Começou a batalha do impeachment, por Bernardo Mello Franco

Da Folha

Começou a batalha

Bernardo Mello Franco

A gritaria que dominou o plenário da Câmara na noite desta terça-feira eliminou qualquer dúvida. Começou a batalha do impeachment, que promete incendiar o Congresso e pode produzir o mesmo efeito nas ruas do país.

O primeiro tiro foi disparado pela oposição oficial, em sintonia com o deputado Eduardo Cunha. Coube ao líder do DEM, Mendonça Filho, a tarefa de questioná-lo sobre o trâmite de um processo contra a presidente.

Os passos seguintes do roteiro são conhecidos. Alvo da Lava Jato, Cunha deve rejeitar os pedidos de impeachment para não aparecer como seu principal articulador. Em seguida, a oposição recorrerá contra a decisão. Se reunir maioria simples, a roda começará a girar contra Dilma.

A operação atingiu seu primeiro objetivo, porque o tema que assombra o Planalto passou a monopolizar o debate. Os deputados se inflamaram, dando início a uma troca de insultos que quase descambou para o confronto físico diante das câmeras.

O líder do governo, José Guimarães, deu o tom da reação petista. Acusou a oposição de golpismo e prometeu resistência popular. “Querem governar o Brasil? Ganhem a eleição”, disse. “Não venham com esse tipo de comportamento, que vocês receberão o troco nas ruas.”

“Golpe foi o que fez a presidente Dilma na eleição, mentindo reiteradamente”, respondeu Mendonça Filho. O deputado Jair Bolsonaro prometeu ir “até o final para cassar essa mulher”. Por pouco não saiu no tapa com Orlando Silva, do PC do B.

O clima está conflagrado em Brasília. Há mais berro do que diálogo, mais provocação do que argumento.

Com o pescoço de Dilma a prêmio, os deputados deixaram de lado um assunto mais urgente: a nova fase do ajuste fiscal. No dia seguinte à apresentação das propostas, a Câmara preferiu bater boca sobre o futuro do mandato da presidente. É uma forma de prorrogar a crise econômica e inviabilizar o pacote, que depende do Congresso para sair do papel. 

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Começou??? Essa já era a

    Começou??? Essa já era a batalha do psdb antes das eleições. Anunciada pelos seus lideres, pelos “colunistas” da midia, pelos comentaristas de TV. Todo dia. Apenas foi acelerando ao longo do tempo.

    1. Pois é, tem gente achando que

      Pois é, tem gente achando que “começou”… Pelo amor de deus….

      A coisa chegando nos “finalmentes”, depois da oposição e a imprensa recusarem o resutado das eleições; ajudarem o bloco de achacadores elegerem o Cunha na Camara, chantageando-o para sabotar o governo ou ter o que é dele saindo das gavetas; impedirem o governo de governar; inflarem qualquer pretexto para declarar o cargo vago….

      E esse pessoal achando que “começou”…

      Ai, ai… Nem daqui a mais 50 anos… Nenhuma ciência é possível nesse país de mentira, hipocrisia, cinismo, por um lado, e ingenuidade e “cavalheirismo” diante de boçais, por outro.

      Pra ficar bem na foto vão deitar “tiorias” sobre os “erros” do governo. Assim como embarcaram na crença de que João Goulart era um “fraco”.

      Talvez venham até afirmar que os golpistas deram o golpe “sem querer”, até. Afinal, o que poderiam fazer, não tinham “outra alternativa”, né?

  2. A Dilma preferiu bater no
    A Dilma preferiu bater no Cunha, no Renan, no Collor e em mais duas dúzias de congressistas, do q cumprir a lei com relação aos policiais federais q a colocaram nas cordas.
    Q decisão estúpida não!…
    Agora o impeachment é o inevitável.

  3. “Afirmação do presidente da

    “Afirmação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi feita ao comentar a pena de prisão de quase 14 anos imposta ao oposicionista Leopoldo López, acusado de organizar os protestos no ano passado que resultaram na morte de 43 pessoas no país; “Estamos vacinando a pátria contra um ‘Pinochet'”, disse Maduro referindo-se ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet”

    Neste caso, a presidenta deveria dar razão em quem acusa o governo dela de venezuelização.

    Todos estes golpistas deveriam estar atrás das grades, até porque são todos ladrões comprovados.

    1. E ……………………

      E é exatamente o que os apátridas, traidores, gafanhotos e entreguistas a soldo de interesses estrangeiros querem !!!!

      Se houver alguém que ainda tenha dúvidas, sugiro pesquisar o que ultimamente vem ocorrendo e tirarem as conclusões óbvias !!!

      Bando de traidores que usando de qualquer pretexto, querem entregar a Nação aos espoliadores !!!!!

      Todo cuidado é pouco, pois o que querem é exatamente isto – dividir para saquear!! Tal como fizeram e fazem aos outros países !!!! 

  4. Então vamos logo para o pau

    Porque já encheu demais o saco.

    Os inconsequentemente que sofram agora as consequências.

    Ou irão dar para trás e aí vai ficar feio. Ou irão entender , em definitivo, com quantos paus se faz uma canoa.

    Ilesos não sairão.

     

  5. Dilma não sai e ponto final.
    Dilma não sai e ponto final. Nem que arranquem as calças pela cabeça, joguem no chão e pisem em cima três vezes. Que reclamem com a mamãezinha deles: “Manhê, Dilma não quer me dar a Presidência”. Chora bébé!

  6. Esse governo já morreu

    Entendo que o estoque de velas é grande, mas vamos logo com esse cortejo porque o corpo já começa a cheirar mal.

    Que o capelão seja breve na missa de corpo presente.

    Aos ora governistas, restará uma lápide onde chorar.

  7. Não tenho dúvidas de que, em

    Não tenho dúvidas de que, em caso de golpe, os primeiros a serem questionados pela turba serão os membros do PIG. Aécio e demais penduricalhos são apenas soldados, que também não sairão ilesos.

     

    Referente a este inconformismo reinante:

    – Supostamente o inconformismo vem de frustração ante a uma certeza absoluta de que haveria vitória.

    – Foi noticiado que, nos bastidores da apuração dos votos no TSE, Gilmar Mendes e João Otávio Noronha supostamente andavam sorridentes e triunfantes no local quando dos resultados iniciais que mostravam Aécio na dianteira. Os semblantes supostamente se alteraram radicalmente com a virada de Dilma.

    – O PSDB mirou quase que automaticamente a apuração com as urnas eletrônicas, levantando suspeitas (sem qualquer indício de prova) de fraude.

    Ante ao exposto acima, fico me perguntando se seria crível imaginar que tenha sido frustrada alguma fraude eleitoral, aos moldes do escândalo “Proconsult”, que daria vitória aos oposicionistas.

    Crível ou imaginação fértil?

  8. Socorro!!!!

    Os larápios estão querendo assaltar meu país !!!   E são quase 300 num só lugar!  Fora os lobotomizados que estão nas ruas! 

    “Vão trabalhar vagabundos ”  !!!   Estamos sustentando uma cambada de malfeitores!!!!

  9. e este “jornalista”, empregado do Otavinho HSBC Frias

    Este noticiador, empregado do Otavinho HSBC Frias, certamente é derivado de gente udenista surgida em Paracatu

    do Príncipe, MG.

    O Luis Nassif conhece a gênese da turma.

    romério

  10. Catastrofico seria o futuro

    Catastrofico seria o futuro do Brasil, caso a oposição derrubasse o governo.

    Seria a vitoria do que ha de pior entre nos, eduardo cunha, aecinho, malafaia, bolsonaro, dem,bancada evangelica, bancada ruralista,bancada da saude e por ai vai.

    Voltariamos aos tempos da Inquisição ou a Idade da Pedra.

    O pre Sal sairia de nossas mãos em segundos.

    Os mais pobres, que melhoraram um pouquinho com os ultimos governos, voltariam a ser mais pobes do que antes.

    O que resta de nossas florestas estariam com os dias contados, a devastação seria total, causando em pouco tempo uma crise hidrica ainda mais seria.

    Seria a vitoria da veja, dos mervais, dos reinaldos e de tudo o que ha de mais decrepito nos meios de comunicação.

    Ninguem se entenderia, porque não seria mais uma disputa entre esquerda e direita, mas entre a ultra direita  tentando ocupar o lugar da direita .

    Não quero dizer com isso que o PT seja uma Brastemp. Um partido com mercadantes, suplicys, cardozos, vargas e os que votam no projeto da filha do Jeferson nem precisa de adversarios para se enfraquecer.

    Mas apesar de todos os erros, ainda é o melhor, ou melhor, o menos ruim entre todos os que existem em nossa politica,  na atualidade.

  11. Amigos,
    Tirar o PT, pode ser

    Amigos,

    Tirar o PT, pode ser bom, …pra alguns!

    Trazer o PSDB-DEM de volta, será muito pior, …pra todos!

    Pensem nisso!

     

  12. Ainda pago para ver.
    Se

    Ainda pago para ver.

    Se derrubarem a presidenta e cancelarem meu voto , vai da merda.

    Acreditem, eu, quase sessentaõ, volto aos meus tempos de junventude rebelde.

    Quem pensa que sou um ancião caído, engana-se. Ainda consigo fazer alguns estragos.

    É melhor parar por aqui.

    Não tentem golpista, vai da merda !

    Vê se pode ! Bando de corrupto e ladrão querendo derrubar uma presidenta honesta.

     

  13. aviso aos coxinhas!!

    sim, vocês tem razão, o governo dilma vai de mal a pior. e isso precisa ter um fim. e vos digo, já tem data marcada, não fiquem nervosos a toa. vocês venceram, dilma entrega o governo a seu sucessor, em 1º de janeiro de 2019.

  14. Não produzirá o mesmo efeito

    Não produzirá o mesmo efeito nas ruas. A gritaria só vem do pequeno grupo de fascistas de ultra direita que a mídia tenta fazer parecer muita gente. Os demais, por menos que gostem do PT, não se exporão a esse ridículo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador