Como Chalita não decide, Leci ganha terreno

do Jornal da Tarde

Leci Brandão é cotada pra vice de Haddad

Confirmado como único pré-candidato do PT à Prefeitura em 2012, o ministro da Educação, Fernando Haddad, deve iniciar agora a busca um vice e outras alianças que garantam a ele tempo de propaganda eleitoral. A lista de favoritos a compor a chapa é encabeçada pelo deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) – que não quer abrir mão da própria pré-candidatura – e passa por PR, PDT e PC do B.

Entre os comunistas, até a deputada estadual e sambista Leci Brandão é cotada. Em seu primeiro pronunciamento como nome oficial do partido na corrida à sucessão de Gilberto Kassab (PSD), Haddad criticou a gestão do prefeito e destacou sua proximidade com o governo federal.

Ao falar de Chalita, Haddad elogiou o parlamentar, mas fez ressalva: “Se for decisão dele e do PMDB a manutenção da candidatura, como me parece a tendência, ele vai ter todo o meu respeito”. O ex-presidente Lula promete fazer “esforço hercúleo” para convencer Chalita a desistir da candidatura.

Na avaliação do ex-presidente, embora os perfis dele e de Haddad sejam parecidos, o deputado do PMDB atrai também eleitores católicos e das classes C, D e E. “O sonho de consumo do Lula é o Chalita”, diz amigo do petista. Sem o peemedebista, o PT passará à segunda opção: atrair um nome do PR, do PDT ou PC do B, que hoje está na base de Kassab.

Além do vereador Netinho de Paula, com perfil popular, petistas lembram de Lecy. Haddad disse que a discussão da vice é “prematura”. A confirmação de Haddad como pré-candidato do PT veio após as desistências dos deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini.

Com isso, prévias marcadas para o final do mês foram enterradas. Nas negociações, petistas paulistanos pediram ao ministro que fosse mais crítico em relação ao prefeito. “O sentimento da militância do PT é de mudança, e não de continuidade”, afirmou Haddad.

“Várias iniciativas do governo federal não chegaram à cidade. Não por falta de vontade do governo. Isso coloca São Paulo em descompasso com outras regiões do País.” O ministro enalteceu a parceria com a União. “Nosso objetivo é promover aliança estratégica e fazer chegar os principais programas do governo federal.

Questionado se as denúncias envolvendo o Enem. “Veja só a situação do paulistano antes do governo Lula. Tinha 10 mil vagas públicas a sua disposição apenas. Hoje o paulistano tem 300 mil bolsas de estudo em todo o Brasil”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador