Como escandalizar um vazamento da Lava Jato

O último vazamento da Lava Jato pelo Estadão mostra nitidamente a estratégia de criar escândalos em torno do nada, visando trazer a operação para 2014.

O título da matéria é “E-mails indicam ‘atuação direta’ de cartel no governo”. O que significa? Que o cartel operou com outros órgãos de governo. Segundo a reportagem, com a Casa Civil e a Fazenda. E, mais grave ainda: este ano.

A reportagem traz detalhes de dois personagens com os quais a “organização criminosa” se reuniu:

“Em um desses informativos, referente ao dia 2 de julho, Tourinho Neto escreve: “Casa Civil – Valdir Simão e Felipe Borim.” Ambos ocupam cargos de confiança e foram indicados em 2014 pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Trata-se de Valdir Moysés Simão, secretário executivo da Casa Civil, que trabalhava como coordenador do Gabinete Digital da presidente Dilma Rousseff”.

 Se fossem reuniões normais, haveria razão para a qualificação dos funcionários? É evidente que não. O normal não é notícia. No entanto, os e-mails reportam reuniões absolutamente normais entre empresas e associações do setor, Casa Civil e Fazenda, visando aprimorar o sistema de obras no país.

A reportagem é típica de um certo tipo de jornalismo policial que tende a criminalizar qualquer espirro de suspeito.

Que tal uma matéria com essa manchete: “Empresas suspeitas bancam cadernos especiais nos jornalões, depois da eclosão da Lava Jato”. A lógica da reportagem é a mesma.

Todas as empresas do cartel são grandes clientes do setor público, incumbidas das grandes obras de engenharia do país. Como tal, mantem contato com todos os setores relevantes do governo. Alguns setores, elas corrompem; em outros, discutem institucionalmente o aprimoramento das condições de construção.

Para o jornalismo-policial, tanto faz. Nuremberg, iceberg, é tudo a mesma coisa, lembrando a piadinha.

Os e-mails suspeitos, que servem de base para a reportagem se referem a um Grupo de Trabalho interministerial incumbido de melhorar o ambiente de construção. É uma ata de uma reunião que juntou a Casa Civil, a ABDIB (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria de Base), o Sinicon entre outros.

De acordo com o e-mail suspeito, o GT está discutindo os seguintes temas

1.     Licenciamento ambiental.

2.     Desapropriações.

3.     Regulamentação do PMI (gerenciamento de projetos).

4.     Análise de propostas de mudanças na 8666.

“O arquivo de Léo Pinheiro abarca temas como obras, nomes de contatos nos ministérios da Casa Civil e da Fazenda, bem como indicativos de que o grupo era consultado por setores do governo antes que decisões internas fossem tomadas – todas relacionadas a obras de infraestrutura no País”.

É um notável furo jornalístico constatar que governo consultava a ABDIB e as grandes empreiteiras sobre obras de infraestrutura.

O jornalismo policial identifica um código suspeito no espaço “assunto” do e-mail:

“No espaço “assunto”, o autor do e-mail escreveu “Comunicado GT Interministerial”. Seus interlocutores são 13 executivos das empreiteiras – a maioria deles a Lava Jato mandou para a cadeia no dia 14 de novembro, quando foi desencadeada a histórica Operação Juízo Final”.

Dali, as suspeitas vão para a Fazenda:

“Para que o andamento de cada intel do Oportunidades possa ser acompanhado pelas empresas, pela Abdib e pelo Sinicon, no que couber a cada um, emitiremos informativos, sempre que houver alguma novidade”, destaca o interlocutor ao grupo de executivos já denunciados pela força-tarefa da Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa”.

É o mesmo grupo que anunciou pesadamente nos jornais depois da Lava Jato. Os jornais são cúmplices?

Para aprimorar a acusação, os policiais identificaram acesso do grupo a informações privilegiadas. E quais são as informações privilegiadas?

“Entre os temas apontados nos e-mails há tópicos que, pelo teor dos textos, indicam para a Polícia Federal o acesso a informações privilegiadas por parte do grupo dentro do governo. No primeiro item, por exemplo, com o tema “Licenciamento ambiental”, está escrito: “Sendo preparada Portaria Interministerial para centralizar no Ibama a coordenação de processo de licenciamento, com determinação de prazos para cada órgão se manifestar.”

De posse dessa informação privilegiada, o mercado de ações deitaria e rolaria… de rir.

No final da matéria, bem escondidinho, o aviso:

“Não há ilícitos aparentes no material apreendido, mas a PF faz uma análise rigorosa sobre todo o conteúdo de correspondências capturadas nos computadores de Léo Pinheiro e dos outros executivos das empreiteiras sob suspeita da Juízo Final”.

Ou seja, era uma não-matéria.

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por isso, toda a vez que ligam oferencendo assinatura…

    … do Estadão, eu atendo com toda a educação, peço todas as informações, pergunto dos cadernos e enrolo bastante.  No final, digo que não assino esse jornal que apóia gente que grita “vai tomar no …” para uma presidente da República em um evento para bilhões de pessoas no planeta.

    Faço isso porque, quanto mais tempo essa pessoa ficar comigo, menos tempo ela vai ter para oferecer esse lixo a outra pessoa.

  2. Nenhuma supresa com esse

    Nenhuma supresa com esse “jornalismo” esclerozado, desesperado e a caminho do túmulo.

    Em contrapartida, toda a raiva contra essa verdadeira anomia do governo  com relação ao Departamento de Polícia Federal que casa, batiza, ata e desacata, à pleno luz do dia contra uma instância superior em termos hierárquicos. 

    Ou a presidente nomeia um Ministro da Justiça que se faça respeitar ou então a travessia até 2018 será turbulenta. 

    Alcançamos um patamar intolerável. 

  3. Direito de Resposta

    O Estadão induziu seus leitores a concluir que Valdir Simão e Felipe Borim são corruptos.

    Esses dois infelizes só podem ficar indignados e com muita raiva. Nada podem fazer, porque não temos o DIREITO de RESPOSTA.

    Tais tipos de escribas (jornalistas não são) utilizam “fontes anônimas”, verbos no futuro do pretério e outros artifícios para manipular a consciência do cidadão-leitor (que ainda paga por essa “informação”).

    Aliás, Nassif, há quantos anos você espera pelo Direito de Resposta na Veja ?

     

  4. depois não sabem porque

    depois não sabem porque perdem leitores e, daqui a pouco, anunciantes. se eu tivesse uma empresa não gostaria de ver o nome veiculado num jornal que mente, distorce, inventa.

  5. Cartel feliz

    Nassif,

    O cartel da imprensa, bastante feliz com a notória tibieza da Comunicação do governo federal e da própria Petrobras, trata de lançar uma versão atrás da outra para manter o assunto Petrobras sob os holofotes.

    O epsódio desta funcionária de 160 mil mensais que não podia bancar a viagem da família a Cingapura é um espetáculo, de uma bizarrice sem tamanho, e o que restou do pastelão ? Um monte de gente a acreditar piamente naquela cretinice.

    Se a tal funcionária está em péssimos lençóis, um fato, tanto faz, pois o show tem que continuar, são milhões de barney simpsons na frente da TV, prontos prá agarrar qualquer asneira que arremessem em suas cabeças.

    Reitero, caso aquele bando do Ministério das Comunicações pretenda enfrentar a midiona com técnica de resultados, deveria procurar saber sobre os múltiplos efeitos das bombas semióticas, de acordo com o Wilson Ferreira, cujo blog acaba de ser censurado pelo Google AdSense, ou seja , trata-se de um blog muito bom.  

  6. Primoroso produto da operação vaza – jato.

    Atenção dr Moro, Assim se condena esta operação juridico-policial a mais profunda inutilidade com absurdo uso de recursos públicos .Dejeto da justiça? brasileira.

  7. A desmoralização já começou

    A desmoralização da operação lava – jatos já está em curso com esse e outros tipos de factoides postados pelos jornalões. Foi feita nas outras duas operações da PF que não deram em nada e as provas foram contaminadas e o trabalho sério não foi reconhecido como prova.

  8. Perdram qualquer vergonha na cara

    Perderam a vergonha na cara. Perderam o sentido das coisas. Estão dominados pelas próprias mentiras que dizem todo dia, possivelmente já creditam nas mentiras que vomitam sem parar. Caluniam sem problemas. São jornais corruptos e jornalistas corruptos. 

    Onde não há justiça tudo é possível. 

    Quem vendeu o PIOR senador da república como ótimo candidato a presidente pode tudo. Coitado dos leitores!

    1. Não demora e estarão vendendo

      Não demora e estarão vendendo factóides e escândalos novinhos em folha em plena 25 de Março, junto com cartas de motorista falsificadas. E ainda darão garantia.

  9. Nao leio mais jornais, nem revistas e vejo TVs – máxime Globo

    Fico apenas nos blogs e, como este, noticiando e debatendo os assuntos com muita imparcialidade.

    A liberdade de expressão aqui é imensa – desde que haja, acredito comportamento, ou seja, sem baixarias.

    Então, não leio mais jornais, nem revistas e assisto a programas de Tvs, máxime Globo, esta que está me fazendo pensar não assinar nem tv paga. Faço-o somente porque gosto de futebol. Mas nem no futebol estão dando folga, vira e mexe batem na Dilma e no governo.

    Leio matérias na internet, mas gosto de me informar aqui, principalmente.

    Chega do PIG.

     

  10. Como escandalizar um vazamento da Lava Jato

    Estou lendo o excelente “Getúlio” de Lira Neto. É assustador porque essa mesma turma na ocasião inventava sem dó ou pejo. Em 1954 publicaram que o Getúlio teria aceito se submeter ao Peron, que seria algo como o rei do Prata. No discurso de Peron que era a “prova” disso era dito que o Getúlio nunca aceitara os convites dele (Peron) para formar com o Chile um precursor do Mercosul. 

    Uns e outros acham uma bobagem desses jornais piguentos. Eu acho é preocupante demais. Ainda mais quando o Ministro da Justiça finge-se de morto continuamente frente a esses “vazamentos” direcionados. É assustador. Os das “elites” não querem largar nadinha da rapadura. Mesmo que arruinem o Brasil, o essencial é não haver justiça social. 

  11. Eu quero saber onde esta o Sr. Alex Sotto,

    ferrenho defensor da grande mídia ocidental. O que o Sr. nos diz sobre isso? Eu te digo uma coisa: se o Nassif errar, se o DCM errar, se o Azenha errar, vou criticar, se errarem de má-fé, nunca mais coloco meus olhos e dedos em seus blogs. Agora, quando erram e agem de má-fé como a grande mídia, tô fora! Não aceito que me façam de palhaço.

    1. Oi ?

      Estou aqui, e meu comentário está aí acima.

      Achei a reportagem bastante esclarescedora. 

      Ou o senhor já sabia que há recursos do Governo que “não podem ser alcançados por outros”, como diz o email do cartel ?

  12. Só se vê no PIG

    Na entrevista que deu hoje à Folha de S. Paulo, ouviu da repórter Andréia Sadi a seguinte pergunta:

    – Os investigadores dizem que o lobista Fernando Soares é um operador do PMDB. Qual sua relação com ele?

    Cunha simplesmente não respondeu. Preferiu falar outra coisa.

    Na Veja

    O lobista Fernando Soares, o Baiano, citado por Paulo Roberto Costa em seus depoimentos, negocia um acordo de delação premiada. Se falar, parte do PMDB arderá em chamas.

    A propósito, Eduardo Cunha andou falando que não conhecia Baiano. Admitiu, no máximo, “ter estado com ele, sem saber quem era”. Elogiado até por adversários por sua memória prodigiosa, Cunha deve ter tido, sabe-se lá porque, um lapso.

    Baiano já esteve diversas vezes na casa de Cunha, no Rio de Janeiro, em companhia de outras pessoas.

  13. ilusão jornalística…

    Nassif, pensei a mesma coisa quando li o texto no Estadão. Um único parágrafo no final da reportagem esclarece que a notícia é uma ilusão jornalística… O objetivo é manter chamadas negativas na imprensa, mesmo que o custo seja perder leitores que usem o bom-senso.

  14. Devem estar recebendo por

    Devem estar recebendo por produção. Produtividade de factóides. É levar e embolsar. A grana está maneira e descolou geral. Só neobobos e manés “ainda” vão nessa onda de “bom jornalismo”.

  15. não leio e não quero

    Não leio nem quero assinatura desta droga nem de graça, infelismente tem muita gente que acredita nesta porcaria que qualquer pessoa de bem e com um minimo de inteligencia sabe que é jornal politico partidario igual a revista veja que de vez em quando aquela moça do telemarket liga para oferecer assinatura sempre digo a mesma coisa não quero nem de graça.

  16. Você só engana seus leitores trouxas, Nassif.

    Você só mostra o lado neutro das palavras, coisa que bandido esperto sempre usa, mas o simples fato de haver tanta gente nomeada em cargo de confiança no meio desta tramoia já mostra as más intenções desde o início quando estas pessoas foram nomeadas.

    1. Daniel da Silva, um nome improvável de um boçal provável.

      Daniel da Silva, sou um fiel leitor e acompanhador do blog do Nassif, mas aqui não há trouxas. Mas há gente estúpida e fascista, que se disfarça a cada comentário para atacar os vencedores das eleições. Você que votou num farsante, cheirador e espancador de mulheres, além de incompetente e preguiçoso, isso diz tudo sobre você. Para dizer asneiras aqui, vá para a Revista do Esgoto. Lá você será bem-vindo. E quando não tiver nada de novo a dizer, cale-se, cálice, cale-se!

    2. Danilo da Silva,

      Tu, nesta segunda, 29.12.2014, as 19:51h, escreveste: “Você só engana seus leitores trouxas, Nassif. Você só mostra o lado neutro das palavras, coisa que bandido esperto sempre usa, mas o simples fato de haver tanta gente nomeada em cargo de confiança no meio desta tramoia já mostra as más intenções desde o início quando estas pessoas foram nomeadas.”

      Gostaria que tu tiveste lido o penúltimo parágrafo do texto, relativo à peroração do artigo jornalístico profligado: “Não há ilícitos aparentes no material apreendido, mas a PF faz uma análise rigorosa sobre todo o conteúdo de correspondências capturadas nos computadores de Léo Pinheiro e dos outros executivos das empreiteiras sob suspeita da Juízo Final”.

      E sobre esse ponto o mote do post: “Ou seja, era uma não-matéria.”

      Por outro lado, sou leitor do blog e não me considero trouxa. A meu singular juízo, a crítica do post é pertinente, uma vez que os autores da matéria vergastada pretenderam produzir um verdadeiro libelo crime acusatório contra o governo, mas culminaram por deambular no vazio, flertando com o ridículo!

       

      P.S.: Sei lá o que disse, mas, modéstia a parte, escrevo bonito! Quase que, ao final, tive um orgasmo intelectual!

       

    3. Você só engana seus leitores trouxas, Nassif.

      O DANILO da SILVA você queria o que? Que o governo dos TRABALHADORES indicasse a TUCANALHA para os CARGOS de CONFIANÇA?

      Quem esta mostrando ser um TROUXA é você, TOLINHO.

  17. Bem, em primeiro lugar deve

    Bem, em primeiro lugar deve se estabelecer o que é um ” vazamento”. 

    Esse processo NÂO corre em segredo de justiça ( não custa lembrar que a CF estebelece a publicidade da justiça a menos que se decrete o contrário ). Penso que estes emails estão no processo, que já teve indiciamentos aceitos e estão lá para serem consultados por qualquer advogado.  ( http://www.jfpr.jus.br/

    Quanto a reportagem, achei bastante interessante. Até mesmo educativa e esclarescedora.

    Boa parte dos cidadãos não tem a mínima idéia de como se dão as relações destes grupos financiadores de governantes e seus governantes.  É bom para o país que esse tipo de relação, a forma como ela se dá, fique mais clara a quem elege os governantes.

    É bom que a imprensa deixe claro o grau de influência desses grupos nas formatações das legislações, do funcionamente dos órgão de governo, nas formas de finaciamento, etc

     

     

  18. tenho evitado usar a ironia, mas..

    tem hora, como essas, quando descobrimos que a polícia federal virou wikileaks. era só o que faltava. a mídia e o judiciário, de mãos dadas, já têm transformado tudo num Deus nos acuda, até eu que não acredito em Deus acho que nem ele nos acude nesse caso da petrobrás. definitivmente, ele não conseguirá provar que é brasileiro. continuo achando que: salve-se quem puder desses salvadores da pátria. ai. é muita boa intenção junta.

  19. O problema do PIG é que eles
    O problema do PIG é que eles são estúpidos além dos limites normais – estupidez tem limites – e não sabem produzir, faturar. ..em cima de boas coisas. Aí partem pra ilações em matérias fajutas. Se o governo pisar na bola…publiquem. Se o PT, PSDB, DEM, PSB. .etc também “pisaram na bola”…é notícia também.

  20. Tourinho Neto, tourinho neto.

    Tourinho Neto, tourinho neto. Há uns tempos atrás havia um Tourinho Neto, que pertencia, à época, ao Judiciário.

    Será o mesmo? Se for, dispensável ler a matéria.

  21. O Moro é o editorialista

    O Moro é o editorialista ????!!!! . . . . . Já??!!! . . . . . . O pai do Moro nao aluga video em locadora de eleitor de Dilma . . . .

  22. Esse é o jornal cujo um dos

    Esse é o jornal cujo um dos donos saiu às ruas com um cartaz : ” Foda-se a Venezuela “.

    Isso ilustra o nivel desse jornal.

    E dos leitores que nele creem.

     

     

     

     

     

     

     

  23. .

    Vazamentos e mais vazamentos, com nomes e sobrenomes, empresários e políticos que não serão punidos.

    Enquanto isso…

    as ações da Petrobrás caindo, caindo, para que o pré-sal seja fatiado à maneira americana.

  24. essa matéria deve ser o

    essa matéria deve ser o exemplo mais

    sintético da história do jornalismo

    sobre nancadas inauditas.

    o cara fala, fala e, no fim, completa:

    tudo o que eu falei carece de verdade.

    nestes últimos doze anos de massacre da grande mídia

    em relação ao governo trabalhista,

    a gente já viu quase tudo,

    mas esta foi  de amargar!!!

  25. Da “Vida Que Quer é Coragem” a “Não ficará Pedra Sobre Pedra”…

    Esses caras fazem o que fazem pelo simples fato que os que prejudicam, com esse terrorismo midiático da desinformação, eleitos por nós para liderarem com coragem, não reagem, não os enfrentam e o pior, mercadantemente se escondem na velha desculpa de não cutucar a onça mesmo quando a vara é longa, como se onça fossem e sabe-se, não são.

    Não esqueçamos que na PF do Paraná o rosto da presidenta da república do Brasil servia de alvo, para alguns delegados treinarem com mais entusiasmo no stand de tiros e decorridos mais de cinco meses da descoberta de tamanha excrescência praticada por funcionários públicos subordinados, nenhuma providência efetiva que inibisse o absurdo com tal desenvoltura, foi sequer preliminarmente tomado, quer pelo Zé da justiça, quer por outro zé qualquer, na ausência costumeira desse.

    Não esqueçamos ainda que faz mais de um mês que a revista de maior circulação no país, extraordináriamente lançou às pressas, edição constituida apenas pela capa, às vesperas da votação do segundo turno, onde sem qualquer evidência minima que fosse, acusava a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula de estarem envolvidos em corrupção na Petrobrás e até o presente momento, apesar das promessas feitas, as pedras permanecem onde sempre estiveram, no muro da vergonha que nos envergonha, pela falta de coragem que a vida quer e que nos foi prometida e está sendo negada.

    O primeiro conselheiro escolhido por Dilma, não é apenas gelada, é polonórdica trincante e imobilizadora; é garantia de água no secadão da Casa Grande.    

  26. LAVA A JATO

       O fato de investigação Lava a Jato envolver o Senador Fernando Collor já é motivo para ir para o STF. E foi divulgado durante as eleições e não houve possibilidades de defesa por parte do Senador que poderia não ter sido eleito. Mas nãot em dúvida de que grandemente prejudicado.

      O Juiz Sérgio Moro mencionou em seu relatório que Fernanod Collor não está sendo investigado. Isso se parece com o BO de Preservação de Direitos utlizado por certos espertalhões que se apressam em fazê-lo para se proteger de dano, acusação ou algo no futuro.

  27. A REFORMA CRUCIAL: Reforma Política.

    A REFORMA CRUCIAL: Reforma Política. Como deve ser? A nosso ver, radical. Poucos partidos, financiamento público. Não ao voto distrital em qualquer de suas formas. Voto nos partidos, com as vagas no legislativo atreladas à eleição majoritária. Listas partidárias e fidelidade. Fim da reeleição ilimitada para o legislativo, etc… O texto do link abaixo reflete sobre o tema:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR8.html

  28. LAVA-JATO TIRA-VOTO, JÁ ERA!!!

    O objetivo da operação LAVA-JATO e do VAZAMENTO SELETIVO, era  tirar votos  DETONANDO DILMA, LULA e PT.

    Tiro pela culatra!!!

    Com os  EMPREITEIROS PUTOS, PRESOS e DEVOLVELVENDO  o DINHEIRO!!!

    Não sei não, MORO!!!

    Vai ser F…  explicar pros MEMBROS do CLUB: ONDE FOI QUE VOCÊ ERROU???

    Exatamente como no julgamento do mensalão, com todo aquele CIRCO MIDIÁTICO armado, em que se viu  sob os holofotes,  o conluio PSDB/PIG/STF, nunca dantes imaginado,  e a CREDIBILIDADE deles, rolando ladeira abaixo…

    Por mais incrível que pareça, nesse episódio,  só o PT e a militância cresceram.

    E plagiando o  “vale a pena ver de novo”, a mesma cena se repetirá!!!

    O mesmo circo, os mesmos holofotes, os membros dos partidos envolvidos, merecedores ou não serão açoitados, enchovalhados e punidos, e mesmo assim o PT e DILMA sairão fortalecidos.

    Justamente pelo RIDÍCULO das manobras BURRAS  e  nada REPUBLICANAS da OPERAÇÃO, facilmente  captadas pela maioria dos eleitores.

    VAPT-VUPT!!!!  E TAMO AQUI DE NOVO!!!

    CUIDADO MORO!!!

    Para não sair dessa  pela porta dos fundos, COMO UNS E OUTROS.

  29. Esse tipo de coisa começa a

    Esse tipo de coisa começa a ficar perigosa para eles mesmos.

    Imagina, assessores do governo se reunirem com líderes empresariais! Com líderes de sindicatos empresariais reconhecidos pelo Ministério do Trabalho! E para quê? Para discutirem as relações comerciais entre as empresas e o governo! E o que é pior, a regulamentação das relações comerciais entre governo e empresas! Aonde vamos parar?!?!?!?

    Daqui a pouco vão querer criminalizar toda atividade econômica.

    Aí começa a ficar bom, no sentido subversivo do termo…

    Quem diria, o Estadão na vanguarda da luta contra o capitalismo.

    1. Sem essas reuniões não seria

      Sem essas reuniões não seria possível o governo saber que tais investigações promovem de imediato um prejuízo de R$ 130 bi, em se falr dos quase R$ 1tri indiretamente e, portanto, cabe o governo parar tom todo essa safadeza

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador