Como Trump decidiu assassinar Soleimani?

Jornais americanos relataram o assassinato do general Qassem Soleimani no Iraque e a decisão tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de liquidá-lo.

do Al-Mayadeen

Como Trump decidiu assassinar Soleimani?

Os jornais americanos abordam a questão do assassinato do general Qassem Soleimani e a decisão de liquidá-lo. Enquanto o Washington Post perguntou como Trump decidiu assassinar Soleimani em seu resort na Flórida, o New York Times, em seu editorial, disse que a pergunta que deveria ser feita não é se o assassinato de Soleimani é justificado, mas se foi uma decisão sábia? Enquanto o “Wall Street Journal” via Soleimani colocar os Estados Unidos em uma encruzilhada no Oriente Médio.

Jornais americanos relataram o assassinato do general Qassem Soleimani no Iraque e a decisão tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de liquidá-lo.

O jornal Washington Post, em seu editorial intitulado “Soleimani era um inimigo, mas isso não significa que a decisão de Trump de assassiná-lo foi sábia.” Discute o assassinato dele.

O jornal acrescentou que altas autoridades americanas achavam que Soleimani estava afrontando os Estados Unidos ao aparecer na capital iraquiana, Bagdá, depois dos eventos ocorridos no país nos dias anteriores, o que significa que ele poderia se mover livremente e sem punição.

O jornal cita uma autoridade sênior dos EUA que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, acompanhou pessoalmente os contatos entre as autoridades de segurança nacional por uma semana após as discussões iniciais no domingo.

De acordo com o “Washington Post”, as autoridades americanas lembraram a Trump que depois que os iranianos derrubaram o drone americano, eles atacaram a Aramco e não responderam. Eles disseram que não responder agora enviaria um sinal de que eles poderiam obter qualquer coisa – de acordo com o que o jornal cita – de um funcionário da Casa Branca.

Autoridades dizem que Trump foi motivado pelo que ele sentiu como cobertura negativa de sua decisão de 2019 de cancelar o ataque aéreo depois que o Irã derrubou o avião de reconhecimento dos EUA. Autoridades disseram que Trump estava decepcionado porque os detalhes de suas deliberações internas haviam vazado e ele se sentia fraco.

Uma autoridade sênior dos EUA disse que os Estados Unidos acompanharam os movimentos de Soleimani por vários dias e mantiveram Trump informado e decidiram que a melhor chance de matá-lo era perto do aeroporto de Bagdá, e de acordo com o funcionário, Trump deu a aprovação final pouco antes do ataque.

Trump também tinha em mente o que aconteceu em Benghazi, e a reação do ex-presidente dos EUA Barack Obama ao ataque, segundo o “The Washington Post” relatou assessores e legisladores que falaram com Trump, e eles sentiram que a resposta ao ataque desta semana à embaixada e ao assassinato de aposentados americanos o faria parecer mais forte comparado ao seu antecessor.

O senador Lindsey Graham diz que Trump estava em seu resort e que o presidente lhe disse que estava preocupado que eles “nos atacariam novamente” e que ele estava pensando em atacar os iranianos, segundo Graham que não havia um plano específico pronto para matar Soleimani.

The New York Times: O jogo mudou!!

O jornal americano “New York Times”, por sua vez, perguntou em seu editorial que a pergunta que deveria ser feita não é se o assassinato de Soleimani foi justificado, mas se foi uma decisão sábia?

O jornal considerou que o assassinato do general Soleimani não é como o assassinato de Osama bin Laden ou Abu Bakr Al-Baghdadi, os líderes da “Al Qaeda” e do “ISIS”, ambos terroristas que não estavam ligados a nenhum governo. Enquanto o general Soleimani era um alto funcionário da República Islâmica e mirá-lo abertamente significa uma acentuada escalada no conflito entre os Estados Unidos e o Irã.

O jornal acrescentou que essa escalada americana é particularmente agressiva, depois que o governo hesitou em responder a uma série de provocações iranianas anteriores, incluindo o ataque às instalações petrolíferas sauditas. Portanto, a questão é por que o governo dos EUA não tomou medidas preventivas de dissuasão antes de levar a situação regional diretamente a um ponto de ebulição.

“The New York Times”, indicou que o assassinato coincidiu com o julgamento de Trump no contexto dos procedimentos de isolamento levanta questões perturbadoras sobre seus motivos reais, especialmente desde que questões semelhantes levantadas pela ordem dada pelo ex-presidente Bill Clinton, para realizar uma grande campanha de bombardeio no Iraque em 1998 em conjunto com as audiências sobre o isolamento dele.

The Wall Street Journal: mirar Soleimani coloca os Estados Unidos em uma encruzilhada no Oriente Médio

No contexto do artigo, o Wall Street Journal citou um oficial militar americano dizendo que enviar mais forças militares para a região não significa que o Irã não retaliará Soleimani: “Os iranianos responderão … eles devem fazê-lo”.

O jornal acreditava que o governo Trump está apostando matando Soleimani com o objetivo de enfraquecer a influência regional do Irã, o que pode forçá-lo a negociar, pois esse resultado pode fortalecer a posição de Trump diante do isolamento e sua preparação para as eleições.

No entanto, o “Wall Street Journal” considerou que o assassinato de Soleimani provavelmente provocaria tensões, geraria represálias do Irã e faria com que os Estados Unidos afundassem mais na região e nos arredores.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá, os americanos acham que o Iran estava criando asas, sendo mais audiciosos.
    Ok.
    Que tal os americanos “se picarem” do Iraque, da Syria, do Afeganistão. Do Oriente Médio?
    Tá na hora de desocupar os países e deixá-los em paz, não acham?
    Ora, estão ocupando outros países e ficam achando isso, achando aquilo.
    Não tem que achar nada. Tem que arrumar as malas e cair fora.
    Voltem para os seus países e parem de se meter nos países dos outros.
    Além de ocupar ainda assassinam com drones pessoas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador