Congresso tenta avançar com reforma eleitoral

Aumento do fundo eleitoral já foi aprovado, mas distritão é prioridade de Arthur Lira; alterações são as maiores desde Constituição de 1988

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O Congresso Nacional aproveitou a pandemia de covid-19 para tentar realizar a maior reforma eleitoral e política desde a Constituição de 1988.

Os debates são puxados pela Câmara dos Deputados, e incluem temas como exigência da impressão do voto eletrônica, mudança na eleição de deputados e vereadores, amarras ao poder de regulação da Justiça Eleitoral, relaxar as cotas para negros e mulheres na política e até mesmo o afrouxamento de punição pelo mau uso das verbas públicas.

Um dos pontos já saiu do papel – o dinheiro destinado ao Fundo Eleitoral foi praticamente triplicado (as verbas para as eleições 2022 podem chegar a R$ 5,7 bilhões). O tema já foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, que pode vetar o dispositivo. Agora, ou o presidente desagrada seus apoiadores no Congresso, ou desagrada sua base eleitoral.

Contudo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tenta liberar a criação do chamado distritão, que prioriza apenas os candidatos mais votados para cargos de deputados e vereadores, o que deve favorecer celebridades e políticos já conhecidos. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador