“Digo aos comerciantes que a culpa do fechamento é do presidente”, diz governador da Bahia. Assista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“Se o presidente tivesse comprado as 70 milhões de doses da Pfizer, as 50 milhões de doses da Sputnik, seriam 60 milhões de brasileiros imunizados. Não estaria precisando fechar a economia e tantas mortes acontecendo.”

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Se a economia vai mal, o desemprego está em alta e, mais uma vez, comércios e outros serviços considerados “não essenciais precisam fechar”, a culpa é do presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem feito uma gestão temerária da pandemia do novo coronavírus, contrariando as medidas sanitárias que visam reduzir a propagação do vírus e sabotando o Plano Nacional de Imunização. É o que avalia o governador da Bahia, Rui Costa.

Em entrevista exclusiva a Luis Nassif, na TVGGN, o governador afirmou que Bolsonaro está com a popularidade “no chão” junto aos baianos. Nem o auxílio emergencial foi capaz de estabilizar uma melhora em sua imagem. “Ele está absolutamente rejeitado e tem razão de ser.”

“Hoje, se o povo sofre, se o comércio tem que fechar, o desemprego está alto, o responsável é o presidente da República. Eu digo aos comerciantes aqui, que têm que fechar seus estabelecimentos para conter a disseminação do vírus: se o presidente tivesse comprado as 70 milhões de doses da Pfizer – que tinha se comprometido a entregar em dezembro, janeiro e fevereiro –  e se tivesse comprado as 50 milhões de doses que nós [Consórcio Nordeste] oferecemos no pré-contrato da Sputnik, só aí seriam 120 milhões de doses, ou 60 milhões de brasileiros imunizados. Não estaria precisando fechar a economia e ver tantas mortes acontecendo agora”, disparou Rui Costa.

“O fechamento do comércio, o desemprego, se deve à incompetência do governo federal em não comprar a vacina, não enfrentar a pandemia”, resumiu.

Para o governador, “daqui a 50 anos, quando as pessoas estiverem discutindo nas universidades o que foi a pandemia no mundo, o mundo inteiro vai dizer que o pior foi o Brasil, que tinha um presidente que dizia para não usar máscara, que saia na rua para aglomerar, que dizia que teria a imunização de rebanho e com isso a pandemia iria embora. E está aí: o País perto de ser o campeão mundial de mortes, chegando a 300 mil mortes. A economia é destruída por causa desse comportamento de negar a ciência e não comprar a vacina.”

Confira o trecho abaixo:

Assista a entrevista completa com Rui Costa aqui:

A entrevista com Rui Costa faz parte de uma série que a TVGGN lançou neste mês de março no Youtube, chamada “O Nordeste e a reinvenção da política”. Comandada por Luis Nassif, as entrevistas contam com a participação de outros governadores da região, que relatam as políticas públicas aplicadas em seu Estado que podem servir de exemplo para a região ou até inspirar um programa nacional para 2022. Clique aqui e confira a playlist.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador