Dilma e o Dispositivo Assis Brasil

Jango, o general Assis Brasil e o primeiro-ministro Tancredo Neves. O neto dele tornou-se conspirador.

No dia 20 de outubro, um observador da cena política, consciente do teor explosivo da Lava Jato, enviou a seguinte mensagem para um dos principais estrategistas de Dilma Rousseff:

“Uma dica para tentar esvaziar de vez o caso Petrobras.

Os dois candidatos jogaram todas as sujeiras possíveis na mesa e elas tendem a se espalhar em ritmos diversos. Contra a Dilma, pesa exclusivamente o caso Petrobras; contra Aécio, uma dezena de casos sem resposta satisfatória.

Imagine a Dilma convocando uma entrevista coletiva para uma tentativa de resposta definitiva ao caso Petrobras, sabendo que não há o menor envolvimento dela com as questões levantadas.

Na entrevista, ela admitiria os problemas da Petrobras e, junto, uma proposta didática para resolver definitivamente a questão.

Tipo:

  1. Em uma empresa grande, demora para informações e pessoas chegarem até o presidente. Precisam passar primeiro pelo guarda, depois pela portaria, fazer cadastro, depois marcar audiência. Tem muitas outras pessoas precisando falar. E não tem como saber, antes, o que é mais ou menos importante. É por isso que algumas pessoas às vezes conseguem burlar os sistemas de controle e praticar malfeitos.

  2. Foi o que ocorreu na Petrobras. Algumas pessoas sabiam o que estava acontecendo, mas não tinham como chegar à presidente. E sem ter a informação, não havia como a presidente agir.

  3. Essas são as principais lições que tiramos do caso Petrobras. Analisando o ocorrido, decidimos tomar um conjunto de decisões para sanar de vez esse problema.

E aí vem o estoque de medidas possíveis: uma auditoria permanente, para receber denúncias; alguém da AGU diretamente ligado à presidência, uma equipe filtrando permanentemente as denúncias“.

Obviamente, a estratégia só teria eficácia se montada antes da eclosão pública da Operação Lava Jato.

Mas não adianta.

O país é outro, os tempos são outros.

Mas às vezes passa a impressão de as estratégias políticas de Dilma são ainda mais inócuas que o Dispositivo Assis Brasil – o famoso dispositivo militar anti-golpe que o grupo de Jango só descobriu que não existia no dia 1o de abril de 1964.

Luis Nassif

56 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Está muito CLARO na foto dos 03…

    … PATETAS :

    – O Jango olha para a direita;

    – O Tancredo olha para a esquerda;

    – O general olha para a FRENTE.

    PERFEITO !!!

    O Jango era presidente e teve que fugir para não morrer… deveria ter RESISTIDO !

    O Tancredo virou presidente e NÃO assumiu… deveria ter RESISTIDO se tivesse princípios e não fosse oportunista. 

    O General virou um NADA, que sumiu no limbo próprio dos fracos e traíras.

    Exatamente como estamos vendo HOJE em muitos personagens…

     

  2. Dia 2, cadeia de rádio e tv,

    Dia 2, cadeia de rádio e tv, pronunciamento de meia hora botando os pratos a limpo, e, na continuidade, mais meia hora de entrevista coletiva para jornalista do blocão, mas também para blogueiros, com tranmissão ao vivo.

    1. Desculpe por isso

      mais dia 3 acordo e vejo que tudo foi um sonho, que a Pres. Dilma continua parada, com  as coisas acontecendo em sua volta e ela sem reação.

  3. O país é outro… e até os

    O país é outro… e até os golpistas sabem disto, vem daí o medo que eles têm de uma guerra civil e de uma derrota militar depois que tudo que eles têm de valor estiver destruido.  

  4. Dilma e Jango são pessoas que

    Dilma e Jango são pessoas que não nasceram pra ser presidente . Chegaram lá porque a História é um baita roteirista. O bom político sabe ver o momento; o estadista antevê; Dilma é um Mister Magoo = vê X e teima que o que viu é Y. . Enfim a virtú dela é baixíssimo. Rezemos que a Fortuna dela compense isso. Caso contrário Dilma será o Pitta do Lula em 2018.

    1. A troll Jô Lima virou Joel Lima agora?

      A “modéstia” dos 2 trolls é a mesma. Dilma nao vê nada, eles é que sabem tudo. Falta de senso de ridículo é um problema. 

    1. Nassiiiiiffff!  O Assis esta

      Nassiiiiiffff!  O Assis esta certo!

      O video de abril, o segundo, fala tudo que “um observador da cena politica” lembrou de sugerir em OUTUBRO!

  5. Ilusão

    Nassif:

    A ver pelo estilo de Dilma em casos anteriores, jamais ela chamaria uma entrevista para dizer que a culpa é dela. Estando ou não envolvida, vai seguir firme afirmando que  não é com ela e que, no que depender dela, “todos devem ser presos e que vai fazer tudo para isso”, mesmo nao podendo fazer nada agora e não tendo feito antes. Ontem o Ministro da Justiça (?) fez declarações muito eloquentes à respeito do cumprimento das leis etc, um blablablá que mal ele conseguia levar à sério. 

    A urgência do que está por vir exige de todos nós que não nos deixemos iludir. O caso é sério e não há como justificar que um esquema deste tamanho tenha passado despercebido por tanto tempo senao pelo fato de que foi útil a muita gente para se manter no poder. Inclusive do PT.

    1. A 15 ANOS

       

      O caso é sério e não há como justificar que um esquema deste tamanho tenha passado despercebido por tanto tempo.

      Já ocorre a mais de 15 anos conforme o MPF.

    2. “Ontem o Ministro da Justiça

      “Ontem o Ministro da Justiça (?) fez declarações muito eloquentes à respeito do cumprimento das leis etc, um blablablá que mal ele conseguia levar à sério”:

      Alguem mais teve a impressao que o excitamento dele se deve ao fato de um golpe de estado estar sendo parido em Sao Paulo e Brasilia?

  6. Nassif, hoje faz 20 anos que

    Nassif, hoje faz 20 anos que você escreveu na sua coluna, na FSP, sobre o filósofo Ortega & Gasset, que descreveu as características dos Estadistas e dos pusilânimes. Valeria a pena você fazer uma análise sobre os Estadistas do Brasil e em que posição se encontra a presidenta Dilma.

  7. Vou ser repetitivo – talvez


    Vou ser repetitivo – talvez alguém não tenha lido antes. Durante a campanha, manifesti que a MARINA SILVA poderia ser a nossa “ISABELITA PERON”: sem noção de onde e quanto estava, assessorada por malucos (no sentido político) de todos os tipos; alvo fácil para um golpe, inclusive militar. Queria saber quem poderia ser o nosso Lopez Rega (El Brujo). MARINA se foi.

    Agora são preocupantes as semelhanças entre DILMA e JANGO; não por coincidência, DILMA começou no PDT, o partido trabalhista reconstruído por Brizola (o PTB é legenda de aluguel…). Uma administração eficiente, que melhorou em muito a vida dos mais humildes. Basta lembrar o legado de JANGO: 13o. salário, salário-família, et allii. Aprovação em todas as pesquisas – tanto que DILMA se reelegeu; JANGO também se reelegeria (sempre segundo as pesquisas) se fosse permitido na época. Mas uma relação complicada com o Congresso, uma extrema-esquerda fustigando de um lado e uma direita rosnando cada vez mais alto de outro. Os mesmo protestos de legalidade dos militares da época e hoje (o Clube Militar reconhecendo a re-eleição…); hoje, também da PF e do MP… Em resumo: o núcleo duro do Estado (Justiça, Segurança, Rel. Exteriores…) capturado pela Direita. Quem se alinha com o governo fica intimidado, pois não há comando (em 64 havia muitos militares dispostos a resistir, mas ficaram aguardando ordens…); e quando os fascistas arreganham os dentes, o governo finge que é normal – caso dos delegados que faziam campanham para A., ofendiam DILMA e LULA e ao mesmo tempo “investigavam” a Petrobrás, justamente um cavalo de batalha da oposição. E imcapacidade de certa esquerda de se mover e agir dentro do aparelho de Estado (acho que o tio Briza sabia…).

    O mais triste será depois ouvir a estória (com e mesmo) de que era impossível resistir mesmo, de que estava tudo tramado, tinha uma frota (hoje, “especialistas”) americana a postos… etc. etc. etc.

    Nem sempre fazer cara de nuvem dá certo – véio que sou, recomendo “Revolução e Contra-revolução” na Alemanha, de L.D. Bronstein (vulgo Trotski). Como de recuo em recuo a esquerda entrega a rapadura para os fascistas…

    Saravá!

    Oremus!

     

    1. Impossivel acredirar que

      Impossivel acredirar que delegados estaduais se comportassem desse jeito, seriam sumariamente afastados e a conduta submetida a corregedoria, sem alarde diga-se.

  8. Kd o homi do dominio de fato(sem provas)

    Em uma empresa grande, demora para informações e pessoas chegarem até o presidente. 

    Toda grande nação que se preze tem um bom serviço de informação, a nossa Abin foi destruida por Gilmar Mendes no episódio dos grampos(sem áudio) inventado por ele mesmo, Demóstenes Torrres e Veja. Por causa dessa invencionice criou-se a CPI do Dantas (sic, dos grampos) que resultou na desmontagem da Abin pq, segundo o Gilmar Mendes, o nosso estado era “policial”…hum…

    E por falar em “estado policial”, kd o Barbosa, o introdutor do domínio de fato(sem provas) na jurisprudência tupiniquim, tá foragido da Justiça? Ninguém consegue encontrá-lo para que o mesmo seja intimado em processo onde é réu em crime praticado contra um jornalista do Estadão. Será que ele(JB) pensa que é deus por ser juiz(aposentado).

     

    1. Nao basta ser burro nao, tem

      Nao basta ser burro nao, tem que ser mentiroso tambem:  quer dizer que manifestacao por intervencao militar eh coisa de PETISTA agora?!

      Quem eh esse analfa, Assis?  Nao eh baixo clero do congresso?

    2. Tô eu aqui, dando risada com a estupidez humana

      Assis, que belo achado. Esse rapaz liderou a grita pelo golpe e agora se considera traído.  Se acha melhor e mais sério do que a escoria que ele convocou. Só rindo.

    3. Aposto uma 10 cervejas !
      O

      Aposto uma 10 cervejas !

      O Lobão leu o blog do Nassif nesses dias, ainda repliquei:

      É culpa do Lobão”.

      Ele tirando da reta porque sabe que vai dançar de dentro prá

      fora.Muito ruim., muito fraco.

    4. Lobão e turma já sentiu o

      Lobão e turma já sentiu o cheiro de queimado, pois alguns que estão na rua pedindo intervenção militar é exigindo que Dilma vista o seu unifomre de comandante em Chefa das força armadas, coloque uma boina vermelha ou expulse que não quiser e mande tods para ruas para combater todo esses dementes

  9. Muralha cronológica

    Qual a razão para que a operação Lava a Jato só trate do ocorreu a partir de 2003? Por que não 1995 ou 1999?

    A Petrobrás era a mesma empresa e a maioria dos personagens também, inclusive todas as empreiteiras.

    Qual a razão para essa muralha cronológica em 2002?

    É tempo de não deixar pedra sobre pedra, inclusive dessa muralha.

      1. Dois erros

        Primeiro corrigir o erro de datas: as investigações vão até 1999, como já foi dito pelo MPF e pela PF. A grande mídia é que não divulga isso, ou divulga torto, como agora que foi dito que há indícios de corrupção na CEMIG e na sua controlada LIGHT, e eles publicam que o esquema se estende “ao setor elétrico”, para envolver ELETROBRAS e suas subsidiárias.

        Agora o de datas: todas as empresas de porte como a PETROBRAS digitalizam os arquivos depois de um certo tempo. Os documentos estão lá, não fisicamente,mas em imagens. É só querer encontrar.

  10. A imprensa de extrema-direita já temos.

    Chega de jogar a culpa em cima dos que se propõem defender os debaixo. E só achar defeitos nos mesmos.

    Afinal criem coragem e falem dos golpistas quem são o que desejam. Por que não falam do editorial do jornal da

    extrema-direita que representa as empreiteiras e a classe burguesa paulista: “O Estado” de SP.

    A burguesia em 54 erra corrupta, em 64 era corrupta, em 2014 continua corrupta. E nunca deixou de dar golpes de

    estado. Inclusive do de agora.

     

  11. Há 15 anos!

    Repito o titulo usado abaixo: 15 anos (ou seja, desde 1999 segundo o MPF) estão fazendo maracutaias em nossa maior estatal, nas barbas da nação, e ninguém viu!

    Tres Presidentes passaram…FHC, Lula e Dilma…e nenhum assessor importante informou que estavam roubando bilhões na Petrobras?

    Ou é a mais completa incompetência ou os Presidentes estão inacessiveis até aos seus assessores mais proximos!

    Como já disse antes, e os orgãos de fiscalização que terminam em ‘u’ pra que servem?

    Como o TCU que é ligado ao Congresso não detectou esses desvios?

    E a PF porque não avisou o Ministro da Justiça?

    1. “Tres Presidentes

      “Tres Presidentes passaram…FHC, Lula e Dilma…e nenhum assessor importante informou que estavam roubando bilhões na Petrobras?”:

      Nao, a nenhum dos 3 aparentemente.

      Marco, a coisa eh tao imensa que disseram aqui no blog que Eduardo Campos saiu do PT quando e porque Paulo Roberto foi despedido por Dilma.  E depois morreu num aviao de graca e com papelada toda falsificada, inclusive o seguro.

      Tem envolvidos DEMAIS nesse caso.  Eh dificil acreditar que um chefe de estado soubesse disso quando tava todo mundo ganhando tanto dinheiro que a policia ja esta atraz so de 600 milhoes ate agora.

    2. 15 de PFL no TCU

      A resposta a sua indagação talvez esteja no fato de o Sr. Eduardo Jorge, que tem uma passado conhecido, ter sido Minstro de FHC e nomeado por este como Ministro do TCU ocupando a sua presidência no momento.

      Agora esta na hora de sua aposentadoria e a Dilma deve colocar lá uma pessoa que realmente se interesse pelas questões técnicas e não as políticas.

      Enfim, se o Sr. Eduarod Jorge não denunciou o segredo era muito bem guardado ou então, bom, perguntem a ele.

    3. Dilma!

      E foi Dilma, que há quase 3 anos afastou os que faziam as maracutaias. E daí ganhou o ódio de muitos! Eduardo Campos foi o mais enfático, afastando-se da Base Aliada. Dilma ganhou inimigos ferozes ao afastar esses diretores. Ela que se cuide, pois contrariou muitos interesses, acabando com a festa.   

  12. Fernando Brito aponta o caminho

    O Supremo Tribunal Federal não pode fingir que não são seus jurisdicionados exclusivos que estão sendo acusados, na prática, por um processo conduzido por um núcleo onde Polícia, Ministério Público e Judiciário, que deveriam funcionar num sistema de freios e contrapesos, atuam numa evidente sintonia política, ao ponto de produzirem supostas acusações a dois presidentes na antevéspera das eleições (…)

    Estamos, portanto, na situação de sabermos se o Supremo Tribunal é mais ingênuo ou cínico que Lobão

    E de “não saber” que há, no meio desta história, um apelo à ruptura institucional e e um ataque à democracia

    Ou, até, piores, porque até o  Lobão foi capaz de dizer isso e nossa mais alta Corte, até agora, não

    1. Alegação

      O Supremo, como sempre, quando não lhe interessa intervir e tomar as providências cabíveis, vai alegar que só se pronuncia se for acionado pelas vias legais. Mas quando interessa fazer política de oposição, ilegal e impunimente, certos ministros, um deles mais explicitamente, não titubeiam em deitar falação na mídia amiga. Amiga deles; do Brasil é que não.  

  13. A Dilma precisa é de povp, ir

    A Dilma precisa é de povp, ir para a galera, ficar agradando muito empresarios e os tais “investidores”  que no final são os mesmo empresarios e mais uns que gostam de ganhar muito sem trabalhar não vai salva-la se a situação chegar a um ponto critico, tem até jorneleco pedidno o impedimento abertamente, e é disso que eles gostam mesmo da democracia de fachada, da democracia sem povo e sem igualdade, o Lula entendeu e quem o segurou quando até aquele senador fraquissimo do RS apertou ele foi o povo, a aceitação popular naquela incrivel pesquisa que deixou todos de queixo caido, se deixarem o povo quieto no seu lugar sem se manisfestar complica.

  14. Não sei

    Essa certeza absoluta que o “observador da cena política” tem da inocência de Dilma é infantil. 

    Seria melhor ele se perguntar quais armas uma pessoa com menos de 10 anos de Partido, que presidiu por 8 anos o conselho da empresa onde agia o cartel da lava-jato, enchendo as burras do partido de dinheiro, inclusive para a camapnha eleitoral de 2010, usou para ser a escolhida.

    Talvez a Marina Silva tenha a resposta.

    E talvez essa pergunta também deva ser feita quando uma zé-ninguém aqui no Paraná, como a Gleisi, depois de quatro anos a frente da diretoria financeira de Itaipu conseguiu dominar todo o partido no Paraná e ser indicada a candidata a senadora e na sequência a governadora, depois de ter sido ministra.

    Acho que esse observador faz umas observações muito seletivas. Se Dilma pudesse ter feito o que ele sugere, teria feito.

  15. OU O GOVERNO ACABA COM A CORRUPÇÃO, OU A CORRUPÇÃO ACABA COM ELE

    REFORMA POLÍTICA É A PRIORIDADE DO ATUAL GOVERNO!

    MAS O QUE É A REFORMA POLÍTICA?

    Política é a organização, direção e administração das nações, o sistema pelo qual são tomadas as decisões coletivas. Reforma política significa modernizar a forma como são tomadas as decisões de nossa coletividade.

    QUAL A ESSÊNCIA DE UMA REFORMA POLÍTICA?

    Observem que o sistema de decisões coletivas do país é muito complexo, e o que queremos é extremamente simples! O povo quer ter direito de participar do debate político oficial, e decidir diretamente as questões que achar mais relevantes. O que é feito, conquistando o direito de convocar plebiscitos e referendos, quando desejarmos, quando houver apoio maciço da população para uma consulta dessas. Porque atualmente, apenas deputados e senadores têm direito de convocar um plebiscito. Nem o presidente tem esse direito! Vejam como funciona o sistema político dos países desenvolvidos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

    Vale lembrar, que plebiscitos e referendos não podem propor nada contra os direitos humanos, as cláusulas pétreas da Constituição, e devem respeitar o orçamento da União. Nesse processo, semelhante a uma eleição, o povo seria informado durante meses sobre o assunto, e ao final, decidiria no voto. A consulta popular praticamente não tem custo ao país, porque normalmente são votadas junto com as eleições regulares; como ocorre nos EUA, por exemplo, onde o povo vota centenas de plebiscitos junto com suas eleições, usando esse direito para fechar todas as brechas deixadas à corrupção; coisa que os políticos se negam a fazer, já que são os principais beneficiados por elas!

    http://www.viomundo.com.br/politica/bolivarianos-eua-fazem-146-consultas-publicas.html

    Somente o povo pode derrotar a corrupção!

    .
    POR QUE PRECISAMOS DA REFORMA POLÍTICA?

    Somos a sétima maior economia do mundo, e pagamos os mais altos impostos. Se o governo não pode pagar mais de 2 mil reais de salário mínimo, como nos EUA, ou mais de 4 mil, como na Austrália; é por causa da roubalheira, e todos nós temos culpa disso, porque nos omitimos.

    Se sobrar dinheiro em caixa, é perfeitamente possível elevar o salário minimo, as aposentadorias, e o funcionalismo, tudo sem gerar inflação! A partir daí, nossas empresas venderiam mais, empregariam mais, e o mercado aquecido elevaria o salário nas empresas privadas também. A reforma política deve servir justamente para acabar com a roubalheira, que impede isso. São 200 bilhões por ano:

    http://www.folhapolitica.org/2013/06/corruptos-desviam-r200-bilhoes-por-ano.html

    .
    COMO PODEM NOS ENROLAR?

    FAZENDO A REFORMA, SEM ACRESCENTAR DIREITO ALGUM AO POVO!

    Duvidam? Os políticos são traiçoeiros, e pensam apenas neles mesmos. A maioria não quer que a gente interfira em seus “negócios”. Quando o povo decide alguma coisa, não tem como eles negociarem propinas com o poder econômico. Muitos defendem o atual sistema descaradamente, mas grande parte fica na moita, como quem não quer nada, mas fazendo de tudo para manter o sistema do jeito que está, sem aparecer e se desgastar.

    A melhor estratégia deles é entrar com uma reforma política superficial. Ou seja, tentarão nos enfiar goela abaixo uma reforma, que não nos acrescenta direitos, e mexe apenas em detalhes do sistema, como a reforma eleitoral. Ou seja, querem usar nossa revolta, para mudar aquilo que lhes interessa, deixando-nos numa situação ainda pior.

    Podem também atender nossas reivindicações pela metade, tornando os plebiscitos apenas consultivos, por exemplo. Ou então ampliar seu uso, sem, contudo, nos dar o direito de convocá- los, mantendo esse instrumento como um direito exclusivo dos deputados e senadores.

    É preciso acompanhar de perto, porque tem um projeto, cujo texto quer introduzir o VOTO DE CACIQUE! Onde quem decide a ordem dos deputados que serão eleitos, são os partidos políticos, não a gente. Observem que pela atual redação, essa votação se daria em dois turnos; mas mesmo no segundo turno, eles prevêem, que a ordem da lista prevalece:

    http://www.folhapolitica.org/2013/06/corruptos-desviam-r200-bilhoes-por-ano.html

    Ou seja, apenas os candidatos mais ricos, e que já estão eleitos, é que estarão nos primeiros lugares da lista. Não teremos mais o direito de mandar metade deles pro olho da rua, como fizemos nessa eleição.

    ,
    POR QUE INSISTEM NESSE SISTEMA DE PAÍS SUBDESENVOLVIDO?

    Por causa da corrupção, pois quando o povo decide, não tem como eles roubarem. Quem vota o orçamento da União é o Congresso, e ali rolam fortunas em propinas, para que beneficiem determinados setores da economia. Por que vocês acham, que a maior parte do nosso transporte é rodoviário, ao contrário dos países desenvolvidos? Pura propina mesmo!

    Antes de ser decido algo, como a construção de uma rodovia, uma refinaria, a copa do mundo, etc; já começam as sondagens da corrupção. Você tem uma opção com o orçamento, pode investir na ampliação de escolas, e comprar equipamentos para modernizá-las; ou fazer uma rodovia. É aí que ocorre um verdadeiro leilão de propinas, que eles dão um nome bonito, chamado “LOBBY”. Ou seja, o roubo pra valer é negociado antes das decisões de onde devemos investir. E se couber ao povo as principais decisões, eles perdem esse poder de roubar o país.

    É simples! Se o próprio povo disser onde quer o investimento, só resta fazer a licitação; e fraudar uma licitação, não gera tanta propina, quanto a decisão de onde investir; porque uma vez decidido, os empresários sabem, que a verba já está garantida, e podem até dividi-la entre eles, de acordo com a capacidade de cada um! Quando os políticos decidem onde investir, o leilão de corrupção gira em torno de quem consegue superfaturar mais as despesas, para aumentar a propina dos políticos, e isso é negociado não individualmente, mas com todo um segmento empresarial. Imaginem o poder corruptivo dessa prática anti democrática! Por que vocês acham, que eles derrubaram o DECRETO PARTICIPATIVO lançado pelo governo, existente nos países mais democráticos e desenvolvidos do mundo?

    EXEMPLO PRÁTICO DO QUE PODERÍAMOS FAZER COM A DEMOCRACIA DIRETA!

    Democracia Direta não significa que devemos decidir tudo, mas sim que podemos decidir aquilo que acharmos necessário, provando nosso interesse, através de abaixo assinados com força de lei.

    Vejam essa matéria sobre o judiciário, querendo um aumento acima da inflação:

    http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/2014-10-31/stf-determina-que-congresso-vote-aumento-de-salario-para-juizes.html

    O aumento do judiciário e dos políticos é feito por lei! Os deputados e senadores estão querendo aprovar o aumento abusivo dos juízes, para justificar o aumento deles logo em seguida…

    Se tivéssemos direto de convocar REFERENDO, poderíamos derrubar essa lei !

    Precisaríamos, para isso, tão somente juntar no número de assinaturas necessárias, para convocar o referendo; coisa que só deputado e senador têm direito hoje, de acordo com nossa lei. A REFORMA POLÍTICA deve garantir esse direito ao povo, para que conquistemos um sistema político igual ao dos países desenvolvidos.

    .
    PROPOSTAS DE REFORMA POLÍTICA NO HORIZONTE!

    .
    CONSTITUINTE EXCLUSIVA PARA O SISTEMA POLÍTICO:

    Acompanhem esse pessoal, eles estão com a melhor e mais avançada proposta de REFORMA POLÍTICA:

    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

    Essa galerinha, que conta com diversos movimentos sociais, realizou um plebiscito informal (popular), onde quase 8 milhões de pessoas votaram em urnas espalhadas por todo o Brasil e pela internet, com mais de 90% apoiando a Constituinte exclusiva!

    Numa Constituinte exclusiva, precisaríamos eleger algumas pessoas da sociedade, para que junto à população, ouvindo o povo, e recebendo sugestões, elaborarem uma nova legislação para o sistema político. O ideal é que o que fosse consenso, passasse a fazer parte definitiva do projeto, e os pontos polêmicos o povo decidisse por plebisito.

    A Presidenta declarou, que a reforma política é a prioridade de seu governo; e nos protestos de 2013 ela já propôs uma Constituinte exclusiva para o sistema político, rejeitada pelo Congresso, e por setores do próprio PT. Se fizermos algo nesses moldes, estaremos não apenas passando a limpo a história do Brasil; porque, pela nossa importância, isso também teria efeito a nível mundial. A Islândia fez exatamente isso, e agora colhe os bons frutos, saindo de uma crise avassaladora, para manter seu povo entre os melhores padrões de vida do mundo. Vejam:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/302887903180212/?type=3&theater

    .
    PEC 286/2013 + PEC 03/2011 COM AS PROPOSTAS ORIGINAIS QUE FORAM RETIRADAS PELO SENADO

    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=585094

    Por que eles não votam e aprovam de uma vez a PEC 286/2013, que é 90% da reforma que as ruas pediram?

    Em Portugal, um dos países menos democráticos da Europa, com apenas 4 mil assinaturas, o povo tem direito de propor leis por iniciativa popular, e o Congresso deles tem 30 dias para votá-las. Aqui precisamos de 1,5 milhões de assinaturas, todas autenticadas nos cartórios eleitorais, o que triplica esse número, quando se faz a conferência delas, chegando perto de 4 milhões. Para piorar, não temos prazo algum para votá-las no Congresso, inclusive tem uma engaveta há anos. Podemos até dizer, que no fundo

    NÃO TEMOS DEMOCRACIA NO BRASIL!

    Antes de engavetarem a PEC 286/2013 na câmara, que veio da PEC 03/2011, o senado retirou da PEC 03/2011 o regime de urgência para as iniciativas populares de lei, e nosso direito de convocar referendo. Vejam como ficariam os direitos do povo:

    __Poderíamos propor iniciativas populares de lei com metade das assinaturas atuais, que são quase 1,5 milhões.

    __Poderíamos propor emendas à Constituição.

    __Poderíamos propor emendas a projetos em tramitação no Congresso.

    __As propostas do povo tramitariam em regime de urgência.

    __Poderíamos pegar assinaturas de apoio pela internet.

    __Caso não aprovassem nossas propostas, poderíamos convocar um referendo, para que o povo desse a palavra final no voto, como se faz nos países desenvolvidos.

    Onde estão nossos atuais deputados federais, que não apresentam emendas para reintroduzir o regime de urgência e nosso direito de convocar referendo na PEC 286/2013? É preciso cobrá-los! Nós demos o emprego a eles, e estamos pagando 30 mil por mês para esses caras. Vamos enviar emails cobrando-os por essas providências.

    Se alguém tem dúvida do caminho que devemos tomar, vejam como é feito nos países desenvolvidos:

    http://www.viomundo.com.br/politica/bolivarianos-eua-fazem-146-consultas-publicas.html

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

    .
    O QUE NÃO PODE FALTAR NA REFORMA POLÍTICA!

    Essa é uma questão matemática, vejam a equação política:

    (REFORMA POLÍTICA) + (COMBATE À CORRUPÇÃO) = (REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO)

    É muito simples!

    A corrupção existe por causa da IMPUNIDADE. E a impunidade existe, porque são os políticos que julgam a si mesmos. No máximo, em alguns casos, eles são julgados por juízes, que eles mesmos nomeiam…

    .
    O QUE É O REFERENDO REVOCATÓRIO DE MANDATO?

    É o direito do próprio povo cassar seus políticos, por iniciativa e voto popular. Se um político é suspeito de corrupção, comete algum ato reprovável pela sociedade, descumpre promessa de campanha, etc; o povo tem direito de pedir sua cassação através de abaixo assinado. Uma vez coletadas as assinaturas exigidas, por força de lei a justiça eleitoral deve colocar a pergunta na cédula eleitoral da próxima eleição, para que o povo decida se quer ou não, que o político permaneça no cargo!

    Qual o bem maior a ser protegido? Os interesses de um político, ou os da sociedade? É claro que a sociedade tem prioridade. Por isso não pode ficar à mercê da lentidão do judiciário. Em qualquer tipo de suspeita, o povo deve ter direito de agir, evitando que suspeitos de um graves delitos, continues tomando decisões em nosso nome. As questões criminais e de indenização se resolveriam na justiça; mas a questão política de continuar ou não como mandatário do povo, isso quem deve decidir somos nós.

    Imaginem o respeito que ganharíamos com isso!

    Eles passariam quilômetros longe da corrupção, e até brigariam, caso recebessem propostas para receber propina…

    Sem saber o que queremos, sem sermos objetivos, sem pedir com clareza e racionalidade, o que desejamos mudar; eles podem nos enrolar novamente!

    Portanto, precisamos de três coisas,

    ESTUDAR, ESTUDAR, E ESTUDAR…

    Não devemos ter preguiça de ler e debater, porque quem sabe o que quer, não tem como ser enrolado!

    Uma coisa é certa, sem mobilização social, sem pressão contra o Congresso, não tem reforma política. Portanto, é bom que todos estejam conscientes, de que precisaremos sair às ruas novamente.

    .
    PRA QUE SERVE O PROTESTO?

    Protesto é a mais nobre forma de liberdade de expressão social! Serve justamente para nos expressarmos, para dizer o que queremos. No protesto, temos o povo falando para os governantes e toda a mídia. É um direito garantido pela Constituição, que todo mundo tem, desde que seja feito pacificamente; e não podemos perder essas oportunidades.

    O PROTESTO MA INTERNET também é importante, não podemos ter vergonha de participar dos debates, e apresentar os estudos que nos chamam atenção, colando seus links nos grupos da internet. Nossos meios de comunicação estão todos comprados. Se a gente não fizer esse trabalho de divulgação, ninguém o fará por nós.

    .
    O QUE É MAIS IMPORTANTE NO PROTESTO?

    Não é o número de pessoas, mas sim nossos CARTAZES! Quem não sabe o que quer, não sabe o que pedir, acaba não sendo respeitado. Portanto, temos que aproveitar o momento, para pedir coisas racionais e importantes. Não dá pra ficar fazendo poesias, e inventando onda. Senão, o protesto acaba, e não conseguimos dar nosso recado. Ficamos feito bobos, sem agregar nada ao debate. Ou seja, desperdiçamos um raro momento do protesto, de cidadania, com coisas banais. Protesto é coisa rápida, não tem todo o dia, precisamos agir de forma muito eficiente.

    Vejam a foto acima no banner dessa postagem, quantos cartazes temos! Imaginem a força disso, se todos exigissem a reforma política, e o aumento dos nossos direitos democráticos, como ter direito de convocar plebiscitos e referendos. Será que eles teriam como nos enrolar?

    No protesto pela internet, o mais importante é divulgar as informações, como as dessa foto. É simples, basta CLICAR NAS FOTOS COMO ESSA, E COMPARTILHAR! Também vale copiar o endereço dessa foto e de outras relacionadas, e colar nos grupos do facebook. Se nossas TVs e jornais não esclarecem o que é preciso à população, nosso trabalho de formiguinha pode chegar até elas.

    Esse material abaixo são fotos com vários estudos, para livre divulgação. Você pode tanto clicar nelas e COMPARTILHAR, como abri-las, COPIAR O ENDEREÇO em seu navegador, e COLAR NOS GRUPOS DO FACE:

    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.300951956707140.1073741826.300330306769305&type=3

    LINKS RELACIONADOS:

    Bancada do governo impede aprovação de PEC, que permitiria o financiamento privado de campanhas. Levando em conta, que isso está prestes a se tornar inconstitucional, significa um grande golpe à corrupção:

    http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/11/pt-barra-votacao-de-pec-que-mantem-financiamento-empresarial-de-campanhas-eleitorais/

    Derrubada do decreto é inconstitucional, e pode ser questionada na Justiça:

    http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2014/11/15/vetar-o-projeto-de-participacao-social-contraria-a-sociedade-e-a-constituicao.htm

    Povo americano exerce diretamente o poder de legislar, fechando todas as brechas para a corrupção (o mesmo ocorre nos países mais desenvolvidos do mundo):

    http://jovempan.uol.com.br/noticias/mundo/americanos-fazem-papel-de-legisladores-com-suas-propostas-para-plebiscitos-2014-11-04.html

  16. Tá fazendo falta as

    Tá fazendo falta as excelentes análises de política da mana Maria Inês Nassif. Poderia convidá-la para fazer umas análises para o Blog.

  17. Esse governo só tem covarde e preguiçoso

    Pronunciamento em rede nacional. Entrevista coletiva. Parta pra o ataque. Chega de defensiva. De correr atras do prejuizo. Tem que ter coragem. Tá todo mundo armando, conspirando, e o governo acha que a melhor estrategia é se fingir de morto? Meu deus …  

    1. PERFEITO

      Concordo plenamente. Sinto que Dilma, querendo não se opor a nenhuma “classe de brasileiros”, não toma partido nenhum; e segue apanhando feio ate entre os aliados, vide porradas do próprio PT. E lá vai ela se isolando…será que não tem nem um único POLÍTICO de verdade no governo, alguém que bata forte na oposição, na mídia? Fala sério.

  18. O “observador da cena política” não observou que:

    1) Toda grande empresa realizada auditorias externas, pelo menos uma vez anualmente como, por exemplo, os relatórios da PricewaterhouseCoopers:

    DFP 2012 (IFRS USD) – Petrobras

    http://www.investidorpetrobras.com.br/

    04/02/2013 – emitiram relatório de auditoria em 30 de março de 2012, sem ressalvas

    2) CGU

    presidência da república controladoria-geral da união

    http://www.cgu.gov.br/relatorios/RA201111201

    24/11/2011 – Brasileiro S/A – PETROBRAS apresentou seu processo de Prestação de … por intermédio das Cartas de Auditoria AE 205/2011 e AE 210/2011

    2) Também não observou que os pronunciamentos que ele pede à Dilma foram várias vezes realizados como os vídeos que disponibilizei em comentário anterior

    1. auditoria externa? tais

      auditoria externa? tais auditorias são amplamente burláveis, como ficou evidenciado pela quantidade de escândalos envolvendo grandes empresas nos estados unidos, que somente foram detectados quando as empresas quebraram eou tireveram imensos prejuízos (caso enron ou a crise de 2008). o mesmo se deu com grandes empresas brasileiras, sendo a última o banco de um empresário famoso chamado abravanel. as auditorias estavam lá, cobraram uma fortuna e foram dribladas com facilidade.

    2. Não estou entendendo,meus

      Não estou entendendo,meus amigos da cia,me informaram que todas as empresas de auditoria sabiam e atestaram,a conduta e  situação das empresas e do sistema financeiro quando eclodiu a Crise Falimentar do Sistema de Governança Capitalista Neoliberal(2008),e vc diz que podem atestar com veracidade coisas de somenos importãncia como a Petrobrás?Ah isso interessa mt a pf do Zé…

  19. PRIVATARIA TUCANA – O Pano de fundo da operação lava-fato.

    Esta operaçào LAVA-FATO, porque pinçada do lixo remanescente  da caixa de pandora do ouro negro, extraído das investigações tardias e selecionadas por políticos oportunogolpistas são deveras insuficientes, para refletir a realidade da corrupção entrenhada nas víceras da política brasileira; tendo no financiamento de campanha por empresas  a expressão mais visível deste submundo. Mas não é só. 

    As Estatais brasileiras e entre elas a mais relevante, a Petrobrás e, especialmente aquelas mais cobiçadas pelo capital oligopolista internacional, sofrem, e passam por enorme pressão, para que o seu patrimônio sofra abalos de ordem econômica e de credibilidade. O mercado real insulfado pelo mercado golpista de opinião, comemoram o constrangimento causado ao governo, e aprofundam as elocubrações conspiratórias, na busca do domínio hegemônico desseas fontes de riqueza e renda.

    Os tempos são outros. É tempo de apuração de corrupção, de renovação e transparência na gestão pública.

    Nos tempos da PRIVATARIA TUCANA o capital hegemônico tinha no Poder Executivo seu fiel escudeiro, seus interesses garantidos por uma elite entreguista. Só não privatizaram a Petrobrax, por falta de tempo e da luta de uma oposição aguerrida.

    Os operadores nos bastidores do poder na era FHC, tratavam as privatizações como todos sabem, “no limite da irresponsabilidade”.

    Quando o Lula ganhou as elições de 2002 e tomou posse em 2003, foi alertado juntamente com a Dilma, dos planos das multinacionais em relação ao petróleo. Que essencialmente consistia em decidirem ao seu bel prazer o destino da riqueza gerada por essas empresas. Ou seja um fluxo constante de riqueza levado pra fora, numa sangria dos recursos naturais e do suor dos brasileiros.

    Ha que se reler dois livros essenciais(A PRIMATARIA TUCANA de Amaury Ribeiro e BRASIL PRIVATIZADO de  Aloysio Biondi), ao deslinde da real postura da atual oposição golpista capitaneada pelos tucanos. Esses livros entre outros, nos dão uma idéia mais realista, do quanto o governo FHC e seus seguidores impuseram de atraso no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. 

    A Revista PIAUÍ de 2009, não me recordo traz uma reportagem, em que o Guilherme Estrela, servidor público de carreira na Petrobrás, alertava o Lula e a Dilma, sobre os planos das multinacionais, com ajuda tucana, para se apropriarem do petróleo do pré-sal.

    A história, é digna de roteiro de filme do james bond, em que havia diretores cooptados pelas multis, que se debandava, levando mapas e informações sobre os estudos desenvolvidos pela Petrobrás, sobre a descoberta do pré-sal. 

    Houve, também, sumiço de maleta com computador( sob os cuidados de multincional americana), que guardavam segredos do pré-sal.

    A mudança de paradigma, de um governo entreguista, onde o príncipe garantidor do saque, mantinha seu genro na ANP, co o objetivo de avalisar o saque; para um governo popular, causou alvoroço na elite branca, que cuidou de levar o que podia, para garantir seu futuro passo.

    O fato é que esta mesma elite, que nunca engoliu o PT, tenta desesperadamente, voltar ao poder, especialmente agora, que o país revela-se potencialmente mais robusto no médio prazo, haja vista o potencial multiplicador do pré-sal alidado a uma política industrial de dentro pra fora.

    Ver o país se desenvolver de forma inclusiva, gerando e distribuindo renda, sem poder abocanhar uma fatia ponderável deste resultado, para fruição de suas regalias utilitaristas, de seus privilégios elitistas, faz com que esta oposição golpista espume a boca feito cachorro-louco, que não bebe água, mas petróleo.

     

     

  20. Ridículo considerar o Aécio Neves um conspirador.

     

    Luis Nassif,

    Um texto absolutamente desnecessário.

    No fundo a única valor que salva em todo o texto é o último parágrafo, e assim mesmo se o considera descontextualizado e então se pode tomar que você diz só e exclusivamente o seguinte:

    “Mas às vezes passa a impressão de as estratégias políticas de Dilma são ainda mais inócuas que o Dispositivo Assis Brasil – o famoso dispositivo militar anti-golpe que o grupo de Jango só descobriu que não existia no dia 1o de abril de 1964”.

    Descontextualizado todo parágrafo, não se sabe o que é o grupo de Jango. Aliás, mesmo contextualizado não se sabe a quem esse grupo se refere. Esse grupo seria os homens de bens a que Marina Silva se referiu ou o grupo era composto exatamente das pessoas que segundo a Marina Silva não seriam homens de bens. Tive que contextualizar a Marina Silva porque ela parece ter algum instrumental que dá a ela condições de a priori saber se se trata de um homem de bem ou não (Por homem eu creio que se refere tanto a homem como a mulher).

    Embora haja a definição do que seja Dispositivo Assis Brasil, a expressão descontextualizada, perde um pouco de sentido. No texto há a referência de Assis Brasil como sendo um general que aparecia em foto junto com Jango e o então primeiro-ministro Tancredo Neves. Foto que, diga-se de passagem, foi bem anterior ao golpe, pois Tancredo Neves foi primeiro ministro de 08/07/1961 até 12/07/1962. E o Regime Parlamentarista se extinguiu em 24/01/1963, sendo primeiro-ministro o jurista e membro do Partido Trabalhista Brasileiro Hermes Lima que tinha assumido em 18/09/1962, quando encerrou o período de Francisco Brochado da Rocha.

    E o parágrafo salva-se porque ele se explica por si só. O parágrafo se presta a fazer uma crítica à presidenta Dilma Rousseff ao dizer que “as estratégias políticas de Dilma são ainda mais inócuas que o Dispositivo Assis Brasil”.

    É uma crítica, mas como a maioria das críticas feitas a torto e a direito à presidenta de Dilma Rousseff podem ser exatamente qualificadas de modo semelhante, isto é, são críticas inócuas, ou então vazias ou frágeis, como eu disse em relação as suas críticas ao ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo no post “Para entender o noticiário sobre Ministério e Lava Jato” de sexta-feira, 14/11/2014 às 21:13, aqui no seu blog e com texto de sua autoria. O post “Para entender o noticiário sobre Ministério e Lava Jato” pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-noticiario-sobre-ministerio-e-lava-jato?page=1

    Deixei o endereço para a segunda página porque lá há um comentário que eu enviei sábado, 15/11/2014 às 01:02, para junto de comentário seu enviado sexta-feira, 14/11/2014 às 14:53, e no meu comentário, eu avalio como sem substância os seis pontos que você censura no ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo. Agora, eu realmente chamei de frágeis seus argumentos em comentário que eu enviei sábado, 15/11/2014 às 16:23, para junto do comentário de Ivan de Union, sábado, 15/11/2014 às 12:30, e o meu como o comentário de Ivan de Union estão na primeira página do post “Para entender o noticiário sobre Ministério e Lava Jato” na sequência de comentário enviado sexta-feira, 15/11/2014 às 23:06, por Maria Carvalho.

    Destaco que tenho sentido muito a forma como alguns bons comentaristas aqui no blog se deixam levar por sua crítica sem questionar muito a consistência do que você diz. Recentemente mencionei o DanielQuireza que incorporou toda sua crítica à política de preços para os combustíveis mesmo agora quando já se percebe o quanto foi inconsistente e inconsequente a sua crítica. Aliás, ela se mostrará ainda mais inconsistente à medida que se esclarecer os escândalos na Petrobras. Com preços menores não haveria menos espaço para corrupção?

    Mencionei o DanielQuireza porque Ivan de Union procedeu de modo semelhante na resposta que ele deu ao meu comentário de sábado, 15/11/2014 às 16:23. Em comentário que ele enviou sábado, 15/11/2014 às 17:32, ele respondeu assim ao meu argumento de que as suas razões contra o ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo “são picuinhas aos quais os comentaristas por solidariedade ao dono do blog dão a importância indevida”. Disse então lá Ivan de Union:

    “Um milhao de prejudicados e a populacao do Acre quase toda “envolvida” na TelexFree NAO sao “picuinhas””

    E esta resposta de Ivan de Union veio exatamente depois de um comentário em que eu digo que a responsabilidade sobre os problemas causados pela Telexfree seria do Ministério Público, e no caso se se configurar crime contra o sistema financeiro, seria de responsabilidade do Ministério Público Federal.

    E voltando a este seu texto lembro que logo de início ele tem duas trapalhadas sem tamanho. Primeiro você chama Aécio Neves de conspirador. O Aécio Neves é um bom vivant. Jamais ele seria um conspirador. A menos que se queria escrever conquistador.

    E depois você dá destaque a um texto pífio que se inicia com a seguinte frase:

    “Uma dica para tentar esvaziar de vez o caso Petrobras”.

    Ora a presidenta Dilma Rousseff pouco pode fazer em relação aos escândalos da Petrobras. Aliás se os órgãos próprios encarregados de evitar os escândalos da Petrobras não conseguiram fazer algo de concreto no sentido de evitar os escândalos, não é a presidenta da República que não tem esta incumbência entre as competências dela que poderá fazer alguma coisa. Aliás nem ela nem nenhum presidente em uma democracia moderna tem esta incumbência.

    Bem, não está na competência da presidenta Dilma Rousseff, mas se há algo que esteja entre as atribuições dela e que possa trazer um bom resultado em relação ao caso Petrobras seria exatamente não tentar esvaziar de vez o caso Petrobras.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 16/11/2014

  21. a mesma história de sempre. O

    a mesma história de sempre. O plano sempre foi claro: bastava o pesidente vistir e assumir de fato o seu posto de comandante em chefe e fazer o que era pedito pelo exército. Jnago não queria pois sempre souber que estava apenas ocupando o lugar, e até indevidamente, de Brizola. DIlma tem a mesma opção, o exército não terá vergonha de ficar vermelho e impor um regime até milhões de vezes mais sangrento do que fez

  22. E o “dispositivo sindical”?

    E o “dispositivo sindical”? Jango também tinha um, que atendia pelo pomposo nome CGT-PUA. Na época, as confederações “horizontais”, intercategorias, eram proibidas. Pois a “CGT” era uma forma de desafiar a lei. Acabou por aí. Manifesto daqui, entrevista dali; e convocação de greve geral depois de dado o golpe.

    Tristemente, a CUT e outras “centrais” que apoiaram Dilma estão no mesmo nível de (des) mobilização. Uma marcha fascista pedindo golpe tinha que ser respondida na hora por uma contramanifestação de 20, 30 ou 50.000 pessoas, em se tratando de Sum Paulo. Teve uma contramanifestação na 5a, com 7.000; mas nada de sindicatos; pelo que sei, só a galera “sem teto” e “diversidades”… vão ficar assistindo? greve geral depois do golpe, com a milícia querendo sangue?

    Oremus…

  23. Se não cair, não vai governar…

    Estou começando a ficar com raiva desse governo. A gente se dana, briga com deus e o mundo pra virar votos certos da oposição, se indispõe com um monte de gente, e o governo fica nessa passividade, levando porrada quietinho, feito escravo no pelourinho!

    Aliás, menos que isso, porque a maioria ainda tinha a dignidade de gritar ou gemer, expressar sua dor e revolta o mais intenso que a situação permitia. E esse governo fica aí quietinho. Que merda é isso? Síndrome de Estocolmo em escala monumental? Está apanhando e achando que ioiozinho vai ficar satisfeito e cansar, daqui a pouco?

    Por pouco não se perdeu a última eleição. O Congresso nos ficou muito mais refratário. Vai governar como, se não contar com o apoio das ruas? E vai mobilizar as ruas como, se continuar quietinho, deixando a direita falar sozinha, divulgar o que quer, isentar seus favoritos e despechar tudo no lombo do PT?

    Tá na hora de Dilma ler A causa da derrota, da Rosa Luxemburgo. Ou vamos com as ruas, com a classe trabalhadora, e entendemos que privilegiar a luta na arena burguesa e dentro de suas regras (que eles mesmos nunca respeitam) só vai nos conduzir à derrota e ao refluxo da classe trabalhadora em direção a um projeto burguês e autoritário, ou aceitamos de antemão a derrota e adotamos seu programa, só tentando minimizar seus efeitos.

  24. Dilma e o dispositivo Assis Brasil

    Realmente, é impressionantte como a presidente ainda não entendeu que o chefe do Poder Executivo tem que fazer Política o tempo todo. Isso significa receber ministros, deputados, senadores, donos dos meios de cominações e todos aqueles que detém alguma parcela de influência na sociedade. Para tocar a burocracia existem ínumeros servidores de alto escalão, a começar pelos secretários-executivos dos respectivos ministérios. Acorda, Dilma!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador