A “boca de Hipopótamo” que o Ibope tentou esconder em nas eleições municipais de 2008

A “boca de Hipopótamo” que o Ibope tentou esconder em nas eleições municipais de 2008

 


Qual a dimensão real da diferença de intenções de votos? Datafolha e Ibope divergem entre si e, talvez, da realidade…

O termo “boca de jacaré” ilustra a diferença extrema entre candidatos em uma disputa eleitoral, quanto maior a diferença entre eles, maior a boca do jacaré.
Ocorre que, neste momento, o Datafolha insiste em mantê-la fechada, no máximo permite um “leve bocejo”, pequena diferença pró-Serra. Mas muitas vezes, exemplos já ocorreram neste sentido, as pesquisas também contribuem para que a “boca do jacaré” não se abra tanto, a ponto de influir no voto dos indecisos e determinar uma derrota acachapante em primeiro turno. Os números apesar de mostrarem as diferenças, mas sem acentuar os contornos dramáticos que as pesquisas eleitorais podem mostrar para as candidaturas fadadas a naufragar nas urnas, combinado com o editorial jornalístico, pretenso imparcial, procuram minimizar tamanhas disparidades com números mais discretos e analisados “por especialistas isentos”.

Uma campanha com uma diferença enorme entre os candidatos, em um momento decisivo como este, pode trazer sérios abalos referentes ao acerto de alianças políticas, fidelidade dos consortes e, principalmente, queda ou fuga de apoiadores financeiros. Sem falar no rumo daquele eleitor indeciso que opta pelo candidato que representa a “onda do momento”.


As bocas de jacaré apresentadas nas últimas pesquisas, somente o Datafolha mantém fechada…

A pesquisa Ibope apesar de apresentar números favoráveis a Dilma Roussef, parece ainda poupar a oposição de todo este contexto nefasto de prenúncio de uma derrota estrondosa, o que poderia abalar seriamente, neste momento, os pilares da candidatura oposicionista e o futuro político de seus principais personagens.

Leia Mais>>
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador