As escolhas do eleitorado

Creio que de certa forma a maior parte do eleitorado já conhece todas as principais opções políticas que estão sendo apresentadas nas eleições, e provavelmente a maior parte do eleitorado está escolhendo o menos pior, e não a melhor candidato ou candidata.

Creio que o processo democrático e o fato de a maior parte do eleitorado já ter passado  por várias campanhas eleitorais, e principalmente o fato que todas as principais forças políticas já terem sua oportunidade no controle do estado, podem explicar o fato de que a maior parte do eleitorado continuarem escolhendo a candidatura do Governo do Presidente Lula, apesar da grande quantidade de denúncias realizadas pela maior parte da mídia nestas eleições.

O caso dos aloprados em 2006 de certa forma já indicava que isto poderia ocorrer em 2010, já que mesmo com a gravidade dos fatos, o Presidente Lula resistiu as denúncias e conseguiu se reeleger.

Creio que se este tipo de denúncias fossem realizadas no início do atual processo democrático nenhuma candidatura teria resistido, por muito menos em eleições anteriores vimos candidaturas serem totalmente inviabilizadas, e despencarem nas pesquisas eleitorais.

Além disso as pesquisas de avaliação do Governo do Presidente Lula, já indicavam que grande parte do eleitorado já se distanciavam das avaliações realizadas pela maior da grande mídia.

Quando o Presidente Lula afirmou que as eleições de 2010 seria um julgamento dos 8 anos de seu Governo com os 8 anos do governo do PSDB/DEM, era nesta experiência do eleitorado que o Presidente Lula estava apostando, para isto seria fundamental manter o a continuidade do processo de distribuição de renda, o fortalecimento do mercado interno, e o avanço das políticas sociais, e isto foi realizado apesar da maior crise econômica internacional vivida pelo capitalismo.

Creio que apesar da importância da internet em viabilizar o contraditório, quebrando o monopólio da grande mídia no acesso das informações, a penetração da internet é muito pequena junto a maior parte do eleitorado.

A internet certamente tem um papel destaque entre os mais jovens, justamente aqueles que tem a menor ou nenhuma experiência eleitoral, por isso não conhece totalmente as outras opções apresentadas nestas eleições.

 

 

 

 

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome