As falhas metodológicas do Datafolha

Por J

Diferenças entre as Pesquisas

Porque o Datafolha difere dos outros Institutos:

Problema 1: a amostra é URBANA, não vai ao RURAL

A amostra por fluxo de ponto (fluxo de pessoas nas ruas) somente vai ao URBANO (85% do país), não vai ao RURAL (15% do país), onde Lula e Dilma Rousseff apresentam percentuais ainda maiores de aprovação. Não há cruzamentos das intenções de voto por URBANO e RURAL.

www.datafolha.com.br 

Problema 2: a amostra é TELEFÔNICA

A amostra coletada equivale a uma AMOSTRA TELEFÔNICA do país. Na entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para checagem. Os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos. 

REGIÃO DO PAÍS

NATUREZA DO MUNICÍPIO

Sudeste

Sul

Nordeste

Norte/ Centro oeste

Capital+Região Metropolitana

Interior

PNAD 2008 / IBGE

DOMICÍLIOS NO PAÍS

Domicílios /Telefone fixo convencional

44,4%

Domicílios / Telefone celular, existência

75,5%

www.ibge.gov.br 

Problema 3: a amostra tem a ESCOLARIDADE errada 

A amostra é somente calculada para SEXO e IDADE, com desvios na ESCOLARIDADE coletada. Na última pesquisa, o ENSINO FUNDAMENTAL aparece com 49,1%, enquanto pelos dados do IBGE é de 55,2%. A amostra privilegia o voto de maior escolaridade. 

 

ENSINO FUNDAMENTAL

PNAD 2008 / IBGE

55,2%

Pesquisa Datafolha 15 e 16/04/2010

45,4%

Pesquisa Datafolha 20 e 21/05/2010

47,6%

Pesquisa Datafolha 30/06/2010 e 01/07/2010

47,7%

Pesquisa Datafolha 20/07/2010 a 23/07/2010

49,1%

www.datafolha.com.br

www.ibge.gov.br 

Problema 4: NOMES DOS CANDIDATOS são apresentados SEM OS PARTIDOS

Os nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos. Como Dilma Rousseff é menos conhecida como a candidata de Lula e do PT, a pesquisa induz os resultados para José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff. 

 

 
 

www.datafolha.com.br

www.tse.gov.br

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome