Datafolha erra também em Minas

No dia 13 de agosto, o Vox Populi registrou o seguinte resultado em Minas Gerais: Hélio Costa 36 x 26 Anastasia, diferença de apenas dez pontos (clique aqui).

No mesmo dia, o Datafolha apresentou sua pesquisa, mostrando Hélio Costa com 26 pontos na frente de Anastasia, 43 x 17 (clique aqui).

Agora, sai a pesquisa IBOPE, confirmando o levantamento do Vox Populi e desqualificando o do Datafolha: 38 x 27 para Hélio Costa.

Da Folha

Após divulgação de pesquisa, Aécio fala em vitória de Anastasia no 1º turno

DE SÃO PAULO

O ex-governador de Minas Gerais e candidato do PSDB ao Senado, Aécio Neves, comemorou o resultado da pesquisa Ibope sobre a corrida ao governo do Estado divulgada hoje.

De acordo com a pesquisa, a diferença a favor de Hélio Costa (PMDB), principal rival de Anastasia, caiu de 18 para 11 pontos percentuais.

Costa aparece com 38% das intenções de voto, um ponto a menos do que a pesquisa anterior, divulgada em 30 de julho. Anastasia cresceu seis pontos percentuais, passando para 27%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aécio Neves disse que a campanha tucana já previa a subida de Anastasia nas pesquisas e afirmou esperar que a vitória do atual governador se dê em primeiro turno.

“Hoje, nós estamos tendo uma notícia que, na verdade, confirma aquilo que nós já prevíamos: quanto mais conhecido o governador Anastasia se torna, maior a intenção de voto em relação a ele. Anastasia é o único candidato que cresce, cresce de forma consistente, enquanto o outro candidato cai. Tenho muita confiança de que o melhor vai ocorrer para Minas Gerais, que é a vitória de Anastasia em primeiro turno”.

Anastasia também se disse satisfeito com a pesquisa, e avaliou que ela mostra que os mineiros começam a identificá-lo com o governo de Aécio Neves.

“Fizemos um planejamento, que está sendo seguido, agora com maior conhecimento do meu nome pelo Estado, a identificação que sou o atual governador, de que fui vice de Aécio e que estou dando continuidade aos nossos programas. Isso tudo sinaliza, naturalmente, que as pessoas que estão satisfeitas com o governo estadual, que ficaram satisfeitas todos esses anos, eles certamente vão continuar o que está dando certo”. 

Por bruno bh

A situação não é tão clara, Nassif, apesar de a tendência óbvia ser o crescimento do Anastasia, a partir da associação tardia entre ele e o Aécio. Veja a Sensus de ontem (22/8):

Uma nova pesquisa do Instituto Sensus, divulgada neste domingo (22), revela que Hélio Costa continua a liderar a disputa pelo governo de Minas. De acordo com o levantamento, Hélio Costa, candidato da coligação “Todos Juntos por Minas”, tem 44,1% da intenção dos votos enquanto Antônio Anastasia, que concorre à reeleição, tem 25,5%. Uma vantagem 18,6 pontos percentuais.

A pesquisa mostra ainda que 1,1% votam em Vanessa Portugal e os demais candidatos, somados, têm 2,2% da preferência. Votos em branco, nulo e eleitores indecisos totalizam 27,1%.

Na simulação de segundo turno, 50,3% dos eleitores dão a vitória a Hélio Costa e Anastasia fica com 29,5%. O número de indecisos e de votos brancos e nulos chega a 20,1%.

1.500 eleitores responderam à pesquisa feita entre os dias 15 e 17 de agosto, em 53 cidades de Minas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 63.004/2010

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador