Índio e a apropriação do Ficha Limpa

Ao contrário do que informou hoje o jornal Folha de São Paulo, o deputado federal Índio da Costa (DEM), não foi o relator do “Projeto Ficha Limpa”.

O relator do projeto, como pode ser facilmente verificado no site do Congresso, foi o deputado José Eduardo Cardozo, do PT:

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=21571

Dezenas de deputados (entre eles, Indio da Costa) apresentaram emendas ao projeto. Na matéria de hoje – sobre um candidato a deputado federal pelo DEM de São Paulo que está preso por estelionato e registrou sua candidatura de dentro da cadeia – a Folha de São Paulo afirma que “o DEM busca associar a imagem do partido à Lei da Ficha Limpa, cujo relator na Câmara foi Indio da Costa (DEM-RJ)”. Não é verdade.

X

Discursos e Notas Taquigráficas da CÂMARA DOS DEPUTADOS:

Regozijo com a aprovação do Projeto Ficha Limpa. Congratulações ao Relator da matéria, Deputado José Eduardo Cardozo. Orador: INDIO DA COSTA, DEM-RJ

Regozijo com a aprovação pela Casa do texto integral do Projeto Ficha Limpa. Congratulação ao Presidente Michel Temer pela condução dos trabalhos da Casa.

Orador: INDIO DA COSTA, DEM-RJ

http://bit.ly/agzaTX

O SR. INDIO DA COSTA (DEM-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, gostaria de registrar minha alegria por este dia. Talvez seja o dia mais feliz para mim neste mandato. 
O Ficha Limpa será aprovado na integralidade do relatório. Saio agora da reunião no Colégio de Líderes e trago esta informação. Todos os partidos que apresentaram os destaques, porque não podem retirá-los, votarão favoravelmente à sua derrubada. Mas os próprios Líderes que assinaram, solicitando os destaques, são contrários aos destaques, o que significa a maturidade parlamentar, comprovada neste País. 
Na semana passada, quando alguns Líderes encaminharam para reduzir do texto a sua robustez, nós tivemos aqui uma votação contrária dos Parlamentares desses próprios partidos, mesmo sendo contrários aos seus Líderes. 
Portanto, é uma demonstração de maturidade do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados. Se forem derrubados hoje, nesta Casa, os destaques supressivos, o texto vai para o Senado Federal. É importante que todos nós, Parlamentares, representantes da população brasileira, cobremos dos nossos Senadores agilidade necessária no voto para que o Ficha Limpa já valha para as eleições de 2010.
Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Relator José Eduardo Cardozo, que fez um trabalho muito competente e benfeito. Solicito a S.Exa. – farei isso mais tarde neste plenário – que volte a concorrer às eleições, porque o Brasil precisa de Parlamentares da estatura dele.
O SR. PRESIDENTE (Beto Albuquerque) – Muito obrigado, Deputado Indio da Costa. 
Reiteramos que o Presidente Michel Temer envida esforços para que esta Casa conclua hoje a votação desse projeto, ouvindo e atendendo, sensibilizados, o desejo da sociedade brasileira. Todos estão de parabéns pelo esforço feito em relação a essa matéria.

X

Mais informações no site do Congresso:

http://www2.camara.gov.br/busca/?q=ficha+limpa&x=0&y=0

Texto da Lei Complementar nº 135, de 4 de Junho de 2010 (LEI DA FICHA LIMPA)

http://bit.ly/de7QWw

Projeto de lei:

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=21571 

Por Mariana Machado Silveira

Nassif,

Com todo o respeito, mas seu post está totalmente fora de contexto. O Indio da Costa foi o primeiro parlamentar a se interessar pelo Ficha Limpa no Congresso. Uniu todos os textos num consenso que resultou no projeto, uniu-se ao MCCE e chamou a atenção dos parlamentares para a importância do Ficha Limpa. Foi relator no grupo de trabalho na Câmara e, só depois, a relatoria passou para o Cardoso. Portanto, creio que esse seu post está equivocado. Atenciosamente,

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador