Os votos de Marina no Recife

Do Valor

Na capital verde do NE, Assembleia domina

Murillo Camarotto | Do Recife
06/10/2010

Na última vez em que esteve no Recife, em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu do governador Eduardo Campos (PSB) a promessa de que seria em Pernambuco a maior vitória de Dilma Rousseff (PT) na corrida ao Palácio do Planalto. Abertas as urnas, a candidata petista obteve no Estado o seu quarto pior desempenho na região Nordeste.

Responsável por levar a eleição presidencial ao segundo turno, Marina Silva (PV) foi quem colheu em Pernambuco o melhor resultado entre Estados nordestinos. Impulsionada por um forte movimento das igrejas evangélicas e por deslizes na campanha petista, a candidata verde obteve 903.655 votos dos pernambucanos, fechando a eleição em segundo lugar, com 20,3% dos votos.

Foi na capital, entretanto, que Marina apresentou o resultado mais expressivo. Ela recebeu 36,73% dos votos no Recife, bem próxima de Dilma, que teve 42,92%. A candidata do PV também ficou acima dos 30% nos principais municípios da região metropolitana, casos de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe. Juntamente com o Recife, essas cidades representam 35% de todo o eleitorado de Pernambuco.

A onda verde contagiou principalmente o segmento evangélico da população recifense. Muitas vertentes das igrejas evangélicas fizeram campanha para Marina, baseadas no fato de ela se declarar praticante da religião. “Foi feito um grande movimento. Ela foi colocada para os fiéis como a candidata que melhor representa os valores que a igreja defende”, afirmou o evangelista André Lucena, que tentou, sem sucesso, uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PV.

Sorte diferente teve o pastor Cleiton Collins (PSC), eleito pela segunda vez o deputado estadual mais votado de Pernambuco, com 137.157 votos. Apesar de pertencer à coligação que apoia Dilma Rousseff, ele garante que fez campanha e votou em Marina Silva, basicamente pelo fato de ela ser evangélica. Além de Collins, foram aleitos outros dois parlamentares declaradamente evangélicos. O pastor Eurico da Silva (PSB) recebeu 185.870 votos e foi o quinto deputado federal mais bem votado em Pernambuco. Na Assembleia Legislativa, o vice-campeão de votos responde pelo nome de Presbítero Adauto (PSB) e obteve 120.175 sufrágios.

Todos eles pertencem à Assembleia de Deus, mesma igreja de Marina, que reúne hoje cerca de 140 mil fiéis somente no Recife. Secretário da entidade, o pastor Renato Mac Cormick também fez campanha para a candidata do PV. Antes de se classificar como “um pastor antipetista”, ele afirmou que o partido de Dilma Rousseff tem planos concretos de prejudicar as igrejas evangélicas, como censura aos pastores e fiscalização severa sobre a arrecadação do dízimo.

O PV também acabou se aproveitando de uma estratégia pouco eficiente do PT e de Eduardo Campos no que tange à campanha de Dilma no Estado. De acordo com lideranças petistas, o governador esteve muito preocupado em se reeleger pela máxima diferença possível de votos e acabou deixando de lado da corrida presidencial. Já o ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva, principal liderança do PT na capital, acumulou a coordenação da campanha de Dilma com a candidatura à Câmara Federal. “É evidente que teve erros”, admitiu o presidente estadual da legenda, Jorge Perez. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador