Partidos de esquerda discutem formação de federações

PT e PSB começaram a conversar após divulgação de minuta do TSE a respeito do tema; debates também envolvem partidos como Rede e PSOL

Jornal GGN – A divulgação de minuta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a formação de federações para a disputa das eleições começou a movimentar os partidos de centro-esquerda e de esquerda em torno do tema.

Diante disso, PT e PSB vão se reunir para conversar sobre a composição de uma ou mais federações entre os partidos de centro-esquerda e de esquerda para a disputa das eleições em 2022.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, as conversas também envolvem partidos como PV, PCdoB, Rede e PSOL, em maior ou menor grau de envolvimento.

Sobrevivência de partidos menores

A federação foi uma forma encontrada pelo Congresso de salvar partidos menores da extinção, além de driblar a proibição da formação de coligações para a disputa de eleições.

Ao compor federações, os partidos são obrigados a atuar de forma unitária pelos próximos quatro anos nas esferas federal, estadual e municipal, sob pena de punição.

Quanto mais robusta a união dos partidos, maior a possibilidade de eleger parlamentares dentro do sistema de eleição proporcional, o que também pode ajudar na sobrevivência de siglas menores.

Pelas regras da legislação eleitoral, os partidos que não atingirem 2% dos votos válidos nacionais para a Câmara dos Deputados em 2022 vão perder o acesso a mecanismos como espaço na propaganda e verba pública.

Leia Também

Moro, a marcha para o estado de exceção, por Luis Nassif

Pesquisa: 65,3% dos brasileiros rejeitam o governo Bolsonaro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador