Especialistas criticam possível adiamento da obrigatoriedade do ABS e airbag

Do O Globo

Analistas criticam possível adiamento pelo governo de regra de ABS e airbag
 
Sindicato pediu mudança. Acidentes de trânsito matam mais de 50 mil por ano, segundo ONG
 
RIO E SÃO PAULO – A discussão no governo sobre o adiamento da exigência de inclusão de freios ABS e airbags em 100% dos veículos fabricados no país a partir de 2014 – motivada pela preocupação com a inflação e pela pressão de montadoras e sindicatos às vésperas de um ano eleitoral – foi interpretada por especialistas como um retrocesso à segurança dos motoristas brasileiros. Acidentes de trânsito matam mais de 50 mil pessoas por ano e deixam mais de 400 mil com sequelas, destaca José Aurélio Ramalho, diretor-presidente da ONG Observatório Nacional de Segurança Viária. O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) estima que o uso do ABS e do airbag pode reduzir em 29% o risco de lesão grave ou morte. Cerca de 70% dos carros são vendidos com o equipamento.

Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, lembra que os carros brasileiros têm apresentado repetidamente as piores notas em testes de impacto:

– É um absurdo. As eleições não podem estar acima da segurança dos cidadãos. Em nome de manter índices de emprego e inflação não se pode abrir mão da segurança. Essas empresas tiveram todas as benesses e deram contrapartida zero. Fora do Brasil, elas não se arriscariam a colocar um carro no mercado sem airbag, sabem que o consumidor não aceitaria.

Sindicato avisado com antecedência

Para a Proteste, que avalia os carros brasileiros há sete anos em parceria com o Programa de Avaliação de Carros Novos Latin NCAP, a segurança sempre foi um quesito que deixou a desejar.

– Se o governo incentiva carro popular, é contrassenso não colocar equipamento de segurança – diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Sobram críticas até sob a ótica do investimento das montadoras. Para Paulo Roberto Garbossa, diretor da consultoria ADK, a mudança faltando 20 dias para a implementação soaria como “brincadeira do governo” pois o planejamento das montadoras é feito com ao menos seis meses de antecedência:

– Está na hora de rever os impostos da cadeia, em vez de ficar no sobe e desce do IPI e vendendo carros inseguros.

A Anfavea, associação que reúne as montadoras, e interlocutora frequente do governo, se afastou da polêmica.

– É importante ressaltar que as montadoras já investiram para equipar a totalidade da produção com os itens – disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan, convocado para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega na terça-feira.

Para Rogélio Golfarb, ex-presidente da Anfavea e atual vice-presidente da Ford, o adiamento beneficia Fiat e Volkswagen, que teriam de retirar do mercado modelos populares, como a Kombi.

– A adoção do airbag e do ABS em todos os modelos pode mudar a participação do mercado – disse Golfarb.

Anteontem, antes mesmo de Mantega afirmar que o governo poderia adiar a obrigatoriedade de itens de segurança, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC anunciava aos empregados da Volks de São Bernardo do Campo que o governo divulgaria medida para os próximos dois anos que permite que os veículos Kombi e Gol G4 continuem na linha de produção.

Em entrevista ao jornal da associação, Santana disse que o sindicato aproveitou a presença da presidente Dilma Rousseff na cerimônia do título de doutor honoris causa recebido por Lula na Universidade Federal do ABC para falar sobre o risco de quatro mil demissões no início do ano.

Nesta quarta-feira, o sindicalista confirmou ao GLOBO que a mudança é um pleito do sindicato. Segundo ele, a questão foi negociada desde o início do ano e envolveu os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, além do secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho:

– Foram dezenas de conversas no sentido de criar uma alternativa que preservasse os postos de trabalho na Volks.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, disse considerar o pedido absurdo:

– Quem compra carro popular é trabalhador, e quem morre no trânsito são os trabalhadores.

 

Redação

7 Comentários

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  1. Escadas voadoras

    O que os especialistas acham da segurança das escadas voadoras bem na altura das nossas cabeças na capota de carros compactos de concessionárias de serviços públicos…?

    Legal né, eles instalam telefone na nossa casa e acertam um ariete na cabeça dos outros. Ou na nossa mesmo!

    Cadê a Associação Brasileira de Medicina do Trânsito?

  2. FHC vetou, Lula aprovou e Dilma implementará (sobre os air bags)

    FHC VETOU, LULA APROVOU E DILMA IMPLEMENTARÁ (SOBRE OS AIR BAGS) – Anteontem circulou uma notícia a respeito do prazo de implementação dos air bags em veículos produzidos no Brasil.

    A notícia era sobre a possível dilatação no prazo final para a adaptação das montadoras, que passaria de 2014 para 2016. Em se confirmando a notícia, é algo de certa forma frustrante. Vamos examinar melhor esta questão e ver que a suposta frustração tem procedência, mas o contexto é de inexorável avanço, em que pese a demora.

    A previsão de colocação de air bags já estava contida na Lei que criou o Conselho Nacional de Trânsito, em 1997.

    Lamentavelmente o então presidente Fernando Henrique Cardoso vetou integralmente o ponto que versava sobre a obrigatoriedade da instalação de air bags nos veículos produzidos em Pindorama.

    Tendo como parâmetro o prazo de concretização da Lei 11.910, de março de 2009 (versa sobre a colocação de air bags), que fica entre cinco e sete anos para a implementação integral (2014 ou 2016), é possível dizer que o Brasil perdeu uma gigantesca oportunidade no passado para realizar ainda antes este avanço em matéria de segurança automotiva.

    Poderíamos ter veículos plenamente adaptados desde o ano de 2002 ou, na pior das hipóteses, em 2004! Isto se FHC não tivesse vetado INTEGRALMENTE este dispositivo lá atrás, em 1997…

    Resumindo, é preciso recordar esses pontos para que todos saibam qual o real motivo do atraso que ainda se verifica nesta matéria. E é preciso dizer também, e em alto e bom som, que enquanto o PSDB vetou os air bags no Brasil, o PT aprovou os mesmos e está implementando agora esta medida.

    Não na velocidade ideal, mas indo no rumo certo, o que é o mais importante de tudo. Ou seja, enquanto uns vetam, outros implementam. Da maneira como a “grande mídia” coloca esse possível adiamento, fica parecendo que o país encontra-se na estaca zero em matéria de air bags e sistema de freios ABS. Isto é absolutamente falso!

     

    Quando se diz que estamos no rumo certo (em que pese o fato de que poderíamos estar adaptados desde 2002 ou 2004), é porque hoje 100% dos novos lançamentos já vem adaptados com air bags e freios ABS. E 60% dos modelos existentes também estão adaptados. É (ou era) em 2014 que se atingiria 100% de implementação destes itens, mas isto não quer dizer que nada foi feito até o dia de hoje.

     

    E vale lembrar que mesmo após o atingimento de 100% da meta (que talvez  fique para 2016), ainda existirão por um bom tempo veículos sem os itens de segurança já referidos. O missivista que escreve estas linhas, e outros milhões de brasileiros, tem um veículo sem os itens de segurança e não tem ideia de trocá-lo em rápido espaço de tempo…

     

    Enveredar por esta abordagem (de que nada foi feito até aqui) é algo lamentável, pois implica em mentira ao povo brasileiro a respeito das reais condições e do real patamar de implementação das resoluções 311 e 312 do CONTRAN.

    1. Com toda esta bajulação

      …O PT ainda não arrumou para você uma boquinha em comissão? Estão negando ao companheiro o que já concederam a muitos, o ingresso na burguesia DAS.

      “O missivista que escreve estas linhas, e outros milhões de brasileiros, tem um veículo sem os itens de segurança e não tem ideia de trocá-lo em rápido espaço de tempo…”

    2. FHC vetou em 1997, o PT

      FHC vetou em 1997, o PT entrou no governo em 2002. A lei é de 2009, com cronograma de  implantação até 2014 e agora a culpa é do FHC?  Se o governo tomar a decisão de prorrogar, por pressão de quem quer que for, sindicatos, montadoras, etc, faltando menos de um mês, mostra a sua incompetencia no gerenciamento desse assunto.

    3. Deixa eu resumir o seu post,

      Deixa eu resumir o seu post, em poucas palavras: como o FHC, há 16 anos, vetou, está OK de o PT demorar 14 anos para implantar uma medida de segurança comezinha em países desenvolvidos, que reduz em 29% o risco de morte ou lesão grave para o classe C que compra carros zero com as medidas de estímulos ao consumo do PT (claro, porque a classe média alta e a elite já tem carros com freios ABS e air bag), tudo isto porque o PT teme perder o poder com essa história de inflação.

      Eu não sei em que medida isto é elogiável. Daqui há pouco vão começar a mencionar o governo Washington Luís para provar que as relações do governo com os movimentos sociais vão de vento em popa.

  3. Devolução e indenização por conta da Kombi Last Edition

    http://carplace.virgula.uol.com.br/donos-ameacam-devolver-edicao-last-edition-se-kombi-continuar-em-linha/

    Donos ameaçam VW com devolução e indenização por conta da Kombi Last Edition

    CARPLACE – 12/12/2013 | Por: Dyogo Fagundes

    Pelo visto, a tentativa do governo de prorrogar a validade da lei que obriga freios ABS e airbags de série em 100% dos carros vendidos no Brasil não será tão simples quanto se imaginava. Isso porque praticamente todas as montadoras já vinham se preparando desde 2009 para cumprir a determinação e mudar os planos de uma hora para outra não será tão fácil. Prova disso é a Volkswagen, que lançou a versão Last Edition como edição de despedida da Kombi e agora terá que se explicar com seus consumidores caso a van continue em produção.

    Conforme explica reportagem do G1, diversos donos da série especial estão se sentindo lesados e traídos. Alguns deles, que pagaram pelo modelo R$ 40 mil a mais que o preço convencional da Kombi, ameaçam devolver o carro à marca ou mesmo entrar na justiça com um pedido de indenização caso a prorrogação seja aprovada. Outros, no entanto, garantem que apesar do impasse jamais irão se desfazer do modelo, considerado de coleção.

    Em nota, a Volkswagen diz que atende plenamente à legislação vigente e que seguirá toda e qualquer nova regra a ser aplicada para o setor automotivo. O governo afirma que anunciará sua decisão até a próxima terça-feira (17).

  4. será que em suas matrizes

    será que em suas matrizes essas empresas são tão ineptas em respeitar a lei, ou são as autoridades brasileiras que não tem hombridade para impor o que manda a lei!

    não há desculpa que justifique o atraso!  somente a corrupção e o pouco caso com a vida de cucarachas!

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