Explode para 700 as escolas ocupadas no Paraná, por Esmael Morais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

Explode para 700 as escolas ocupadas no Paraná; Richa perde a governabilidade

por Esmael Morais

O governador Beto Richa (PSDB) perdeu o controle da situação no Paraná. O quadro é de ingovernabilidade, pois subiu nesta terça-feira (18) para 700 o número de escolas ocupadas na rede pública do estado. A tendência é que o movimento atinja mil nas próximas horas.

Os estudantes se manifestam contrariamente à MP 746 (reforma do ensino médio) e à PEC 241 (que congela os investimentos na educação por longos 20 anos).

Além das ocupações dos estabelecimentos de ensino, duas unidades da Secretaria de Estado da Educação (SEED) — nos municípios de Pato Branco, no Sudoeste, e Maringá, no Noroeste — também foram ocupadas por indígenas, educadores e alunos.

O tucano ainda enfrenta greve na educação há dois dias e nos demais serviços públicos, tais como polícia civil, professores das universidades, dentre outros setores da administração pública estão organizando paralisações nos próximos dias.

O governo do PSDB quer revogar a lei da data-base, acordada ao fim da greve de 2015, que garante reposição da inflação deste ano em janeiro de 2017. Richa comporta-se de maneira intransigente em relação aos educadores.

Por fim, os estudantes e os servidores públicos em greve reivindicam a punição dos favorecidos pelo desvio de R$ 50 milhões da Educação, investigado pela Operação Quadro Negro, que financiaram a campanha de Richa e de deputados governistas — segundo o Ministério Público. Originalmente, o dinheiro seria destinado para a construção de novas escolas no estado.

Sem governabilidade, os servidores e os estudantes podem desencadear uma ampla campanha — plural e suprapartidária — para coletar um milhão de assinaturas pelo impeachment de Beto Richa.

O Paraná possui 2,1 mil escolas da rede pública no estado. São 1 milhão de estudantes regularmente matriculados e 60 mil educadores na ativa (professores e funcionários). Desses, 42 mil estão em greve por tempo indeterminado.

A tendência é que a semana seja fechada com 100% das escolas na greve ou ocupadas pelos estudantes.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este governador não presta

    A lista abaixo é cristalina para quem é Paranaense

    – Esgotou a prefeitura em dois anos, antes de assumir como governador

    – No segundo ano já estava pipocando as noticias que os fornecedores do estados seriam sacrificados pois as contas estavam ruins

    – No terceiro ano fez o maior calote da história e até hoje não sei como a classe média paranaense não se levantou e, pior, votou nele no primeiro turno!

    – Em 4 anos o Paraná caiu para as ultimas posiçoes em termos de ensino

    – Quando ganhou para o segundo turno, disse que era o ok da população para a série de obras que ele tinha executado. Bem, consultem a “lista” de obras de 2011 a 2014. A proposito, a pingela de 100 milhões (que ninguem sabe ao certo quanto custou) se tornou o simbolo de como se torra dinheiro com os “amigos”

    – No começo de 2015 “confiscou” o dinheiro da previdencia parana para “aliviar” o caixa. Aumento em média 40% os impostos de uma só vez para fazer frente a herança maldita da gestão anterior ?!?!? A gestão anterior foi dele!!!

    – Terminou 2015 sem quitar as contas, com 2 pedidos de impeachment que foram prontamente arquivados

     

    E continua ai, andando de helicóptero nos finais de semana e pagando de “bom mocinho”

    1. Esqueceu de mencionar a farra

      Esqueceu de mencionar a farra de dinheiro púbico aplicado na mídia amiga para barrar toda e qualquer crítica a ele, notafamente na Gazeta do Povo e RPCTV, os braços da globo no Paraná.

    2. Mas o povo adora ele!!! O

      Mas o povo adora ele!!! O reelegeu em primeiro turno e elegeu Álvaro Dias para o senado com 77 % dos votos.

      Tomara que Dias suceda Richa como governador, pois aí sua atuação fica confinada ao Paraná !!!

  2. Chicotinho neles

    Beto Richa é uma aberração à frente de um estado brasileiro. Mas é do PSDB, não é mesmo…. Elegem, apanham, reelegem, apanham mais ainda e com tudo isso, o candidato a prefeito de Curitiba com apoio de Richa passou para o segundo turno. Mais chicotada no lombo dos paranaenses, mas mesmo assim é bem provavel que elegerão Greca. E num futuro proximo, Richa vira senador…

    1. Temos que lembrar que aquele

      Temos que lembrar que aquele juiz canastrão protetor de tucanos é de lá. Não duvido nada que as urnas tenham sido manipuladas. 

  3. Nunca esqueçam que o querido

    Nunca esqueçam que o querido rapaz foi reeleito já no primeiro turno com 55% dos votos. Portanto, o bom homem foi vice-prefeito por 8 anos, prefeito por 8 anos e já é governador há quase seis anos, as ‘pessoas boas’ e o mouro o a-d-o-r-a-m!!!!!!!!!!!

    1. Os tucanos aprenderam a

      Os tucanos aprenderam a manipular as urnas eletrônicas. Dificilmente perderão eleições daqui pra frente já que o judiciário (incluído aí o TSE) e a mídia são seus aliados.

  4. Pra esses alunos eu tiro o

    Pra esses alunos eu tiro o chapéu, estão fazendo aquilo que aqueles da paulista de 2015 nunca farão: política para um país verdadeiramente justo e igual.

  5. essa gente não se emenda

    Paranaense parace uma paulista piorado.

    Esta na cara que é mais um incompetente feito o de cá.

    Mas a classe media e os alienados adorammmmmmmmm.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador