Facebook retira do ar 196 páginas e 87 contas ligadas ao MBL, diz Reuters

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Felipe Malavasi/Democratize

Jornal GGN – A agência de notícias Reuters divulgou nesta quarta (25) que o Facebook comunicou a remoção de 196 páginas e 87 contas no Brasil por sua participação em “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.
 
O comunicado não identifica as páginas ou usuários envolvidos, mas a agência afirma ter ouvido de fontes mantidas sob sigilo que a rede era administrada “por membros importantes do MBL”. 
 
O MBL – Movimento Brasil Livre – ganhou notoriedade durante o impeachment de Dilma Rousseff, por ter capitalizado, em algumas cidades, as massas que foram às ruas contra o governo petista. Desde então, o grupo vem crescendo nas redes e entrando para a política, inclusive lançando candidatos a cargos públicos.
 
Segundo a Reuters, as páginas desativadas tinham, juntas, mais de meio milhão de seguidores e “variavam de notícias sensacionalistas a temas políticos, com uma abordagem claramente conservadora, com nomes como Jornalivre e O Diário Nacional.”
 
O MBL atuava de maneira a “divulgar suas mensagens coordenadas como se as notícias viessem de diferentes veículos de comunicação independentes, de acordo com as fontes.”
 
“Não há indicação de envolvimento estrangeiro na rede do MBL tirada do ar nesta quarta-feira, de acordo com as fontes”, acrescentou o portal.
 
A iniciativa faz parte do combate a fake news nas eleições presidenciais.
 
Em nota, o MBL disse que o Mark Zuckerberg é de “esquerda”, que as contas eram regulares e isso poderia ser verificado, e que vai tomar as providências cabíveis para retomar as páginas.
 
O movimento ainda disse que a ação do Facebook contraria a liberdade de expressão e que disseminar conteúdo de direita (liberal na economia e conservador nos costumes) não é crime.
 
O Facebook possui regulamento próprio que diz que contas falsas ferem as políticas da comunidade. Além disso, possui um capítulo prometendo empenho no combate às fakes news. Leia aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MBL inventou outro “fake news” para se defender

    1-MBL NÃO FOI PUNIDO POR PROPAGAR “FAKE NEWS”

    Eles se defendem dizendo que existem veículos da grande mídia e de esquerda que também divulgam notícias falsas… mas a punição não foi por “divulgar fake news”. 

    2-O MBL FOI PUNIDO POR MANTER UMA REDE DE CRIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS

    O MBL mantinha dezenas de páginas anônimas e de falsos “jornais” para criar e propagar “fake news”, na maioria das vezes como se eles não tivessem nada a ver com isso. Além disso existiam dezenas de contas falsas usadas para divulgar as notícias falsas.

    É claro que notícias falsas já foram divulfadas por todos os veículos de informação… porém eu duvido muito que a Globo, Veja ou blogs de esquerda possuam uma rede de criação e propagação de notícias falsas, com dezenas de páginas e perfis falsos.

    Vale lembrar que o citado Mark Zuckemberg foi ao Senado americano acusado exatamente de permitir a propagação de “fake news” que beneficiou Trump, sempre defendido pelo MBL… o tal “viés esquerdista” de Mark Zuckemberg também pode valer como outra “fake news”.

  2. Kim katakokinho e sua gangue
    Kim katakokinho e sua gangue indo esgoto abaixo, depois de ter feito o serviço sujo contra a democracia.

    Chega um momento, depois de limpar o fiofo em que é preciso jogar o papel no lixo.

    É o que o face tá fazendo

  3. É muito duvidoso apoiar sem

    É muito duvidoso apoiar sem restrições essa medida. O que diremos quando esses projetos do grande irmão censurarem blogues de esquerda ? Parece que estamos incentivando uma lava-jato nas redes sociais. Estamos dando munição para os inimigos.

    1. Exatamente………..

      So estou esperando rolar uma “lei da compensação”……………..Ja que cortaram um bando de perfis da galera do mbl/direita raivosa, vamos ver se não vão cortar perfis ligados a esquerda, usando a mesmo argumento de “feikinius”…..pra posar de insentos……o tempo dira……eu poria as barbas de molho, antes de sair comemorando… 

    2. Você foi enganado pelo MBL, não houve censura alguma!

      O MBL nao está sendo censurado. O Facebook também não emitiu juízo de valor sobre o que é ou não “fakenews”… o problema não foi esse. Isso foi usado pela defesa do MBL de forma manipulativa.

      O MBL foi punido porque criou UMA REDE DE CRIAÇÃO E PROPAGAÇÃO DE FAKE NEWS. Os mesmos perfis criaram dezenas de contas e controlavam vários sites de notícias falsas, a maioria anônima. Esses sites nutriam a página do MBL com notícias de diversas fontes diferentes… todas vinculadas às mesmas pessoas. Perfis falsos ainda controlavam várias páginas do MBL e aumentavam o alcance das notícias. Isso é completamente proibido e deve ser combatido.

      A discussão sobre o que é ou não “fake news” deve continuar… e não tem nada a ver com esse caso.

      A grande imprensa e os blogs de esquerda também propagam “fake news” querendo ou não. Porém, desconheço que alguém da grande mídia ou algum blog de esquerda tenha criado uma rede com diversos sites e centenas de contas falsas para propagar e aumentar a visibilidade de notícias falsas.

  4. Esperaram uma presidente eleita ser tirada do poder e o declinar

    da economia de um país acontecerem para retirar estes lixos do ar. Agora que nem à direita servem mais

  5. A moçadinha no twitter

    A moçadinha no twitter lembrando que as agencias Lupa e Aos Fatos, que checaram até carta do Lula no dia seguinte da publicação, ainda não checaram a entrevista-discurso de Alckmin no roda viva do dia 23.

    Estamos no aguardo.

  6. Acho iincrível como há

    Acho iincrível como há pessoas com mais de 30 anos de idade que levam a sério esses moleques picaretas.

    Conheço gerente de Engenharia de montadora que deposita fé cega em Kim Kataguiri, Fernando Holiday, Mamãe Falei, etc.

    É de cair o queixo.

    1. Ter idade não significa que

      Ter idade não significa que são inteligentes, vide Temer et caternva. Ter diploma tampouco, vide Moro, Dallagnoll, a escumalha do RTF 4 e por ai vai…

      Quando as pessoas se apegam a burrice não tem nada que resolva.

  7. Mark Zuckerberg de

    Mark Zuckerberg de esquerda… Esses picaretas que agora fazem da picaretagem profissão são capazes de dizer que o papa é comunista e Jesus mais um judeu esquerdista. 

  8. Interessante.Levantando a bola por que/para quem?

    Muitos se perguntam se o FB é mesmo o que vem a ser chamado de rede social. Fb e mbl estavam nas paradas de sucesso durante o golpe de Estado.. Para mim, é um imenso banco de dados no planeta para fins, primeiramente, de inteligência, ai vem o resto secundário. Vá lá…se um dia começou como rede social não demorou muito para ser apropriado. Inegável a sua influência nas sociedades no mundo inteiro. É uma ferramenta.

    Curiosamente para muitos, e felizmente, o surgimento do mbl, o seu financiamento, o aparecimento da figura triste de suas lideranças juvenis e o seu ativismo durante o golpe de Estado no Br deixou de ser um enigma..

    Ambos arranhadíssimos em credibilidade estão na crista da onda sendo discutidos amplamente…por causa do episódio? É prá rir…..quem vai colocar o quase esquecido mbl nas paradas de sucesso como vítima, perseguido, e por acaso nesse momento tão crucial no impasse político no Br, vai ser será justamente o fb?! 

    Manda quem paga a conta. Crise de consciência só tem quem tem consciência para dar. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador