Faz sentido um governador ter avião no Brasil? Por Paulo Nogueira

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Do Diário do Centro do Mundo

Nunca existiu avião privado para o primeiro ministro britânico.

O assunto de tempos em tempos é discutido. Tony Blair queria comprar dois jatos para deslocamentos oficiais – atenção: oficiais – dos principais integrantes do governo britânico.

Seu sucessor, Gordon Brown, abortou o projeto.

Outra vez o assunto é discutido, agora, entre os ingleses. A resistência é grande. As pessoas acham que é uma extravagância, uma ostentação, algo que distancia ainda mais o governo do povo.

Adicionalmente, nestes tempos de austeridade, os britânicos consideram que não cai bem aos olhos da opinião pública comprar um avião para a elite dirigente.

Depois de uma acalorada discussão, o premiê conseguiu, agora, emplacar um jato privado para ele e seus principais auxiliares.

Para uso estritamente oficial, naturalmente.

Falei disso tudo em face das informações trazidas por Kiko Nogueira, do DCM, a respeito do uso e abuso do jato de Minas por Aécio.

A lista de gente que voou por conta do dinheiro público mineiro impressiona. Vai de FHC a barões da mídia, de parentes a amigos de Aécio.

Quando você lembra do “choque de gestão” tão apregoado por Aécio a vontade é gargalhar.

Aécio nunca foi fiscalizado, nem pela imprensa e nem pela Justiça, e por isso pôde cometer as barbaridades que cometeu sem risco de ser desmascarado.

A mídia sempre o protegeu. Ele conseguiu falar sem cessar em meritocracia na campanha eleitoral mesmo nomeando copiosamente amigos e pessoas da família para cargos públicos em Minas.

Mas há uma questão que transcende Aécio.

Pense nos britânicos e agora pense em nós. Faz sentido um governador ter avião privado? Somos tão ricos assim? Não haverá aplicações sociais melhores para o dinheiro?

O fato é que o Brasil demanda um choque de frugalidade, de simplicidade. Alguma coisa que seja inspirada em Mujica ou no Papa Francisco.

Vigora, em todas as esferas do poder, uma cultura abjeta de ostentação e de utilização sem freios do dinheiro público.

Salários altos, mordomias infindáveis, apartamentos funcionais, carros de alto padrão pagos pelo contribuinte e substituídos frequentemente – é uma orgia com o dinheiro do contribuinte.

Países ricos como os escandinavos são extremamente comedidos no que oferecem a suas autoridades. Juízes pagam sua condução e seu apartamento.

Um país pobre como o Brasil vai na direção oposta.

Isso, entre outras coisas, gera raiva e desconfiança nos cidadãos comuns.

Tony Blair não conseguiu seu avião. David Cameron lutou tenazmente para que o seu fosse aprovado em meio a uma enxurrada de críticas.

Enquanto isso, no Brasil, é tido normal que um governador tenha o seu brinquedinho que voa.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Aviao é a face mais

    O Aviao é a face mais expressiva da ostentação com dinheiro público. A menos conhecida ou visível são os motoristas e carros oficiais para Desembargadores, Conselheiros e Ministros de Tribunais de Contas, Juízes, Promotores, Procuradores e Parlamentares.

    Mais ainda desconhecida é a infindável quantidade de copeiras, garçons e prestadores de serviços em quantidades absurdamente superflúas pelos Tribunais e órgãos administrativos país afora. Concordo integralmente com a necessidade do choque de simplicidade, para que as autoridades voltem – ou tentem – ao patamar da realidade desse país.

  2. Faz sentido um governador

    Faz sentido um governador construir dois aeroportos em terras de sua família, com dinheiro público? Em Minas fez sentido.

  3. Faz todo sentido.

    Quando “”governa”” MG, mora no Leblon (RJ) e badala com assiduidade em Balneário Camboriú (SC). Pode conferir o número de vezes que usou “oficialmente”, o avião para vencer esses trechos. Ninguém é de ferro, você não ia querer que fizesse tudo isso de automóvel, certo?

  4. Todas oa “otoridades” de

    Todas oa “otoridades” de todos os niveis de governo vivem absolutamente fora da realidade, como poderiamos acabar com isso?? Não sei.

  5. Faz sentido sim!

    Aí no fazem testes de bafômetro!!, rs, rs, rs (desculpe Leônidas)

    Além daquele avião, nos morros cariocas deve ter muitos “aviãozinhos” trabalhando para ele.

      1. Verdade, não devemos tocar nesse assunto

        Se o Aecim gosta tanto de avião poderia ter pego uma carreira mais longa, de piloto de avião ou de helicóptero, para voar entre brancas nuvens, mas, as suas aspirações o levaram a sonhar mais alto, no mundo político.

  6. Claro que faz sentido

    A Inglaterra é pobre. O Brasil é rico.

    Por isso que fazem sentido, também, as sedes do MPF e do BC em Brasília, entre outras.

    O povo brasileiro tem que se virar para sobreviver, vítima do conservadorismo corporativista muito presente no setor público e da ganância sem limites do setor privado.

  7. Faz tanto sentido quanto os milhares de auxílios que engordam

     os salários dos juízes, as mordomias que cercam nossos políticos, os juros obscenos que pagamos aos banqueiros em nome de um ajuste injustificável, etc, etc… enquanto as ruas lotam de crianças pedindo esmolas e os miseráveis se aglomeram em barracas nos viadutos de são paulo. Quantas crianças tiveram ou vão o futuro ceifado para o Aécio farrear de avião e o cunha jogar tênis em miami enquanto assistimos a tudo calados? 

  8. Minhas desculpas Raulzito !!!

    De acordo com a nova regra ortográfica, a palavra Pera não é acentuada. Não corrigi o desenho porque estou com preguiça.

  9. Vou ali encomendar um

    Vou ali encomendar um acidente de aviao pro Aecio, viu?  Em dois minutos ele acontece.

    Podem esperar, o cara eh um suicidio aa espera da hora certa.  Se eh que voces querem saber, ele nao tem nem permissao de dirigir o proprio carro na espiritualidade.

  10. A Inglaterra e os aviões…

    A Inglaterra é um país curioso.

    Certa vez eu vi a ex-juiza Denise Frossard afirmar que por lá alguém estava querendo ampliar o número de auxiliares do primeiro-ministro de 3 para 12. Estamos falando de um país rico. Ao mesmo tempo, não faz muito que a família real passou a pagar impostos sobre a renda, antes de 93 a rainha não pagava.

    É óbvio que o primeiro-ministro inglês deveria ter um  jato particular para utilizar na função pública, obviamente. Se a rainha tem avião (para que mesmo?) por que a pessoa que dirige o governo não pode ter?

    Mas enfim, isto é problema para os britânicos!

    1. A Monarqui inglesa NÃO tem

      A Monarqui inglesa NÃO tem avião particular. Em viagens internacionais a Rainha viaja pela British Airwys em voo comercial.

      Em viagens curtas usa os aviões militares da Royal Air Force.

  11. E se o golpe emplacasse e Aécio assumisse?

    Com o Brasi do tamanho de um continente, Aécio gastaria todos os nossos impostos com gasolina de avião. E haja convidados!

    Tem uma caroninha para mim, doutor?

    Quá, quá, quá, quá!

  12. Sendo o Aécio é claro que

    Sendo o Aécio é claro que faz.

    Até porque, o Aécio, idoso acima de 75 anos e indios selvagem, são inimputáveis, ou seja, são uma categoria à parte.

  13. Na minha opinião não faz

    Na minha opinião não faz sentido nenhum nem avião, nem salário para membros do executivo.

     

    Imagine, um(a) presidente e vários governadores que já contam com palácio e todas as mordomias, recebem um salário (gordo, por sinal) e quiçá uma aposentadoria depois de um mandato de 5 anos…

     

    Que eu saiba, os trabalhadores recebem salários para pagar suas contas como água, luz, aluguel e etc. Mas o povo já paga isso para esses pela-sacos do executivo…

  14. Pergunta ainda sem resposta

    Pergunta ainda sem resposta (mais de um ano!): de quem era mesmo o aviãozinho que matou o dudu? Gostaria que a resposta viesse de dona marina ou erundina!

    1. Ora, esse aviao nao tem dono.

      Ora, esse aviao nao tem dono. E isso não incomoda o elevado senso moral de nenhuma das duas senhoras citadas. Nao lhes diz respeito. EStao acima disso tudo. Vai ver é assim mesmo.

  15. É normal para Aecio!
    Quero

    É normal para Aecio!

    Quero ver alguém do PT ou alguém inimigo da mídia ter avião… Por mais austero que seja serão duramente criticados. 

    Já aos amigos…

  16. O ditador Antonio de Oliveira

    O ditador Antonio de Oliveira Salazar, que governou Portugal por quase quarenta anos, jantava no Palacio de São Bento um caldo verde ralo e o repasto só melhorava quando camponeses passvam por lá levando de presente ao Primeiro Ministro leitões e codornas, ai a governanta fazia a festa. Salazar passava fome para não gastar dinheiro do Estado em sua alimentação, isso consta em todas suas biografias. Teve todos os defeitos de um ditador mas poupava dinheiro do Estado

    como religião.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador