FHC, sem medo do ridículo

Na grande crise de 2003, a imprensa foi atrás de todos os ex-presidentes. Três deles se comportaram como ex-presidentes, chamando a opinião pública à razão. Foram eles José Sarney, Itamar Franco e Fernando Collor de Mello. Independentemente de história e linha de pensamento, comportaram-se com a responsabilidade que se exige de um ex-presidente. O único carbonário foi FHC, pequeno, mesquinho.

Não parou por aí. Sua vida pós-presidência tem sido um exercício permanente de mesquinharia, agora, aproveitando-se de uma releitura oportunista da mídia sobre seu governo – meramente devido à necessidade de se criar um contraponto ao governo Lula.

FHC tem colaborado, de forma pertinaz, para destruir sua reputação perante os observadores isentos da história. Fala pelos cotovelos, sem observar nenhuma regra mínima de conduta que se espera de um ex.

Sua última obra prima é esse primor de lógica política:

  • Se Dilma não conseguir as reformas, também não conseguirá governar.

  • A saída que tem, então, é se oferecer para o altar de sacrifícios: se o Congresso der as reformas, ela ofereceria, em troca, seu cargo de presidente, renunciando.

  • Com esse gesto de desprendimento, ela recuperaria sua força política, diz esse gênio da análise política.

E de que serviria recuperar, sendo ex-presidente? Provavelmente para poder participar do chá das 5 na Academia Brasileira de Letras.

Não é fácil para aliados forçar interpretações sobre a era FHC. Ele poderia facilitar a vida dos amigos e aliados não se expondo tanto assim ao ridículo.

Do Estadão
 
 
Tucano avalia que, se propusesse mudanças eleitorais e na Previdência, petista recuperaria força política; caso contrário, restará ‘empurrar o tempo com a barriga’
 
Porto Alegre – Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 30, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que a presidente Dilma Rousseff teria como melhor alternativa para a crise política propor um pacto pelo qual aceitaria renunciar ao mandato mediante a aprovação de reformas que dificilmente o Congresso e os partidos aceitariam fazer por conta própria, como melhorar os sistemas partidário-eleitoral e o previdenciário. “Ou ela assume e chama o País às falas, apresenta um caminho crível para o País e recupera a força para poder governar, ou então ela pelo menos deixa uma marca forte: ‘Eu saio se vocês aprovarem tal e tal coisa”, afirmou o ex-presidente tucano, em entrevista à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS.
 
“Como a presidente está em uma situação tão delicada, tão difícil, de tão baixa popularidade e, ao mesmo tempo, com tanta dificuldade de aprovar qualquer coisa no Congresso, o que seria com grandeza? ‘Olha aqui, vocês querem que eu saia? Eu saio, mas vocês primeiro me deem tais e tais reformas, para criar um clima mais positivo'”, afirmou FHC. Para o tucano, as prioridades dessa agenda deveriam ser as regras das disputas eleitorais e o sistema público de pagamento de pensões e aposentadorias. “Muda a reforma eleitoral, porque esse sistema está fracassado. Mexe a Previdência, porque se não vai falir. Exige umas tantas coisas que sejam anseios nacionais e (diz:) ‘Se fizerem isso, eu caio fora’. Um gesto e, se fizer isso, nem cai fora, porque ganha (força política).”
 
Há pelo menos dois meses, FHC tem defendido publicamente a renúncia como um “gesto de grandeza” para Dilma. Logo após as manifestações contra o governo e o PT de 16 de agosto, : “Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza ­ renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional ­, assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato. Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais”.
 
Na entrevista desta sexta­feira, motivada pelo , em que relata o dia a dia no Palácio do Planalto, FHC se mostrou cético em relação à situação de Dilma. “Do jeito que está, ela pode até ficar (até o fim do mandato), mas vai empurrar o tempo com o barriga sem conseguir resultados satisfatórios”, avaliou. Por isso, segundo o tucano, a renúncia seria o “menos custoso” ao País.
 
“Impeachment é um processo longo. É um debate que paralisa o País. Uma decisão do Tribunal (Superior) Eleitoral que anule a eleição provoca também uma grande confusão, eleição de novo”, afirmou FHC, seguindo caminho diferente do defendido pela maioria do PSDB, que encampa um pedido de afastamento da presidente e contesta a campanha à reeleição de Dilma no TSE. “Tudo isso é muito fácil de falar, mas quem conhece o processo histórico sabe que tem um custo para o país muito elevado.” Ao comparar na semana passada as dificuldades de seu governo com o PT na oposição às enfrentadas por Dilma, FHC disse ao Estado que os tucanos não deveriam agir como os petistas fizeram no passado.

 

Luis Nassif

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “FHC disse ao Estado que os

    “FHC disse ao Estado que os tucanos não deveriam agir como os petistas fizeram no passado”:

    O PT TIROU 30 milhoes da absoluta miseria, nao colocou 30 milhoes de pessoas na miseria.  Quem fez isso foi voce, Fernando Henrique Cardoso.  E seu partido.

  2. Me caiu uma ficha hj: o fhc

    Me caiu uma ficha hj: o fhc tem um filho de verdade, se chama aécio de falso sobrenome neves mas como no Brasil não tem neve, podem chamá-lo de aécio cardoso. Não precisa nem de dna!

  3. Sobre as asneiras em que FHC

    Sobre as asneiras em que FHC é especialista em dizer e que realizou quando foi presidente e continua a realizar, depois de 13 anos fora do poder, não precisamos perder tempo, para comentar. Vou citar uma única frase do conservador jurista e professor de Direito, Cláudio Lembo: “Um ex-presidente não devia falar isso. Eu também acho que ele poderia ter renunciado quando comprou a reeleição”

  4. Como pode falar de ética um

    Como pode falar de ética um presidente que mudou a regra da eleição presidencial em pleno mandato? Teve um juíz que disse que se eu faço aquilo,  é erotismo. Se o vizinho faz aquilo , é pornografia. Diria que pra mídia pró FHC, o jeito que foi implantado a reeleição é realpolitik a la Maquiavel ( que teve o castigo de ter um prefácio de FHC na edição do Príncipe de MAquiável -rs ) . Claro que se fosse o Itamar ou o Lula que fizesse a mesma coisa, seria golpe puro, coisa de político de quinta.

  5. Adeus, FHC, por Leandro Fortes, 23.11.2009

    Leandro Fortes, na época na Carta Capital, publicou no seu blog um texto antológico que não me canso de reproduzir aqui. Dois trechos apenas: (…)

    ” Hoje, FHC virou uma espécie de ressentido profissional, a destilar o fel da inveja que tem do presidente Lula, já sem nenhum pudor, em entrevistas e artigos de jornal, justamente onde ainda encontra gente disposta a lhe dar espaço e ouvidos. Como em 1998, às vésperas da reeleição, quando foi flagrado em um grampo ilegal feito nos telefones do BNDES. Empavonado, comentava, em tom de galhofa, com o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros, das Comunicações, da subserviência da mídia que o apoiava acriticamente, em meio a turbilhão de escândalos que se ensaiava durante as privatizações de então:

    (…)

    “Agora, às portas do esquecimento, escondido no quarto dos fundos pelos tucanos, como um parente esclerosado de quem a família passou do orgulho à vergonha, FHC decidiu recorrer à maconha.

    A meu ver, um pouco tarde demais.”

    Os casos de FHC e Bicudo são muito semelhantes, com a diferença de que o filho do Bicudo veio a público manifestar repúdio ao comportamento do pai, já os filhos do FHC se esqueceram de recolher o pai no quarto dos fundos.

     

    1. Presidente metalúrgico deixa ex-presidente sociólogo com ódio

      Desde 1995 até 2018, o govêrno de São Paulo estará nas mãos do PSDB. Neste tempo, prosperou o estado como pai do PCC.

      O atual governador do estado promoveu sigilo absoluto por 25 anos do Affair Metrô S. Paulo, dizem que voltou atrás.

      vide, https://pt.wikipedia.org/wiki/Escândalo_do_caso_Alstom é uma amostra de como o MPF, e Polícia Federal agem, pois como o Tesouro Nacional é FIADOR dos empréstimos tomados junto ao World Bank, seria atribuição FEDERAL, é o meu e o dinheiro de todos os brasileiros que estão como Fiadores. Fiz denúncia ao MPF-SP à Dra. Procuradora Fairbanks, que achou que não era de sua  atribuição – federal e era, hoje tem um processo sôbre este caso junto ao MPF-SP, está na WEB pois o STF quebrou o sigilo –  e repassou para o MPE-SP, recebi e-mails de 2 promotores arquivando o processo, todos foram, até que um Juiz do TJ-SP arquivou tudo, mas como toda regra tem excessão o PROMOTOR DR. MARCELO MENDRONI, ESPECIALISTA EM ILÍCITOS FINANCEIROS conseguiu desarquivar o caso.

      Bem quando o govêrno federal cortou impostos federais das montadores, para manter emprêgos,  o rico estado de S. Paulo ganhou uma fábula de dinheiro com o ICMS, pois as vendas dos veículos subiram geométricamente.

      Voltando ao sociólogo FHC, que se aposentou com 38 anos de idade, e depois no seu govêrno disse que só vagabundo se aposentava com 50 anos de idade, penso que não se lembrou dele. Circulou na mídia que sua filha era assessora FANTASMA, no Congresso Nacional, e que quando veio à tona, E ela foi despedida, RECORREU À JUSTIÇA.

      Realmente, um metalúrgico nordestino ser chamado pelo Presidente Obama de “ÊSTE É O CARA”, DEVE TER AUMENTADO O ÓDIO DE FHC.

      SOU CARDÍACO, E NÃO VOU MAIS ME ESTENDER SÔBRE OUTROS CASOS, BEM PIORES.

      Caso o Luis Nassif se interessar mando um pouco do material, daria um excelente programa no ESPAÇO CULTURAL, mas

       não sou chegado a me mostrar na tv. Assunto encerrado.

      PS.: Já fiz a CEG – Companhia Estadual de Gás do RJ, pagar algo,  que estimo em 1 milhão de dólares em multas,

      pelos seus excelentes serviços prestados.

  6. Mamma mia, como gostam de

    Mamma mia, como gostam de estragar o nosso dia, final de semana, feriado; esqueçam esse homem, o que ele fez pelo Brasil? Criou uma teoria ridicula sobre a dependencia que coerentemente quando presidente pos em pratica, seu governo foi um dos piores da Historia, senão o pior, o pais sobreviveu por que “Deus é mais”, mas parece que determinada parte da imprensa tem um fetiche por ele, vão se tratar, peguem umas sessões de psicanalise, descarrego, de exorcismo, deixem o povo ser feliz.

  7. Devia ter se ocupado com

    Devia ter se ocupado com construir boa imagem desde… desde faz tempo, desde sempre, como o Lula. Agora vem querer remendar. Agora, ao cair o pano, já era, caro FHC, não dá para apagar o passado tenebroso.

    Em tempo: Esse PSDB e seus primos DEM, SD e sei-lá-mais-que… não tem marqueteiro que dê jeito. Se o melhor que eles têm para tentar vender imagem é FHC, é porque estão mal mesmo…

  8. 3 frases para FHC

    1 – Do Chico Buarque de Hollanda : “Cala a boca, Bárbara”..

    2 – Do ex Rei Juan Carlos ( El caçador) da Espanha : Porque não te calas, Senor Fernandito.

    3 – Em boca fechada não entram mosquitos e saem cobras e lagartos.

    E uma outra minha. Sua hora  se esgotou e já começa a se mostrar gagá.. “O Alemão” está se encostando..Melhor ir para Paris pq se falar bobagens, todos vão pensar que não domina o fancês tão bem.

  9. FHC ganha cachê artístico.

    FHC ganha cachê artístico. Para esse papel. O cachê deve ser alto, vale o papel. Essa última é digna dos humoristas da nova direita. Dilma ofereceria seu mandato em troca das reformas. Quais reformas? Aquelas que compõem o programa de seus opositores. Quer dizer, oferece-se em troca de sua propria derrota. E vai para o chá da Academia, como sugere o artigo. O chá dos mortos-vivos.

  10. No governo do estadista,

    No governo do estadista, sociólogo e intelectual, lá nos idos dos anos 2000, o País completa 500 (QUINHENTOS) anos. O que era para ter sido uma festa cívica popular gigantesca, passou em branco. Foi simplesmente negligenciada, esvaziada. Nem foguete se ouviu! Suspeito, no mínimo.  ¨Esse povinho…¨  ¨Se ainda fosse a França. ¨ ¨Uma lástima ser presidente de um país atrasado, com um povo ignorante, lá da distante latinoamérica.¨

  11. Discordo

    Discordo da opinião. Acho que chegou-se a um ponto em que é necessário uma cararse, no sentido grego do termo. Se o sacrifício é o caminho, pois que seja assim.

    O que não dá é para ver esses cúmplices se abraçando no altar na impunidade enquanto o país naufraga.

    Faça-se uma limpeza, que os pobres sejam expostos e vamos começar novamente. Três anos desse jeito e logo mais estaremos em outra década perdida, num monento histórico em que as condições para algum tipo de desenvolvimento estavam se formando.

     

  12. Curiosa a frase de FHC…

     “Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza ­ renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional ­, assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato. Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais”.

     

    Ele disse isso em Agosto.  Ou seja, falava do Cunha!

     

    Perdeu a chance de ficar quieto.

     

  13. Quem renunciou a FHC foram

    Quem renunciou a FHC foram seus companheiros de partido.

    Em suas campanhas presidenciais, Serra, Alckimin e Aécio trataram de esconder FHC bem econdidinho, Serra chegou a abrir a campanha de 2002 dizendo que era o Zé que iria continuar o governo Lula.

    FHC aproveita o mal momento da economia para aparecer como oráculo que ninguém quer consultar.

    1. FHC me desperta os instintos

      FHC me desperta os instintos mais primitivos, no texto leia-se mau contrário de bom e não mal contrário de bem e a eleição a que me refiro foi a de 2010.

  14. Razões da incontinência verbal de FHC.

    Além de ter um espirito vil, revelado a cada dia pela profusão de declarações com fundamentações idiotas, digo sempre a amigos e conhecidos que o motivo de tal desenvoltura é a maconha  (nada contra) e o viagra (idem). Aos 80, sem mais nada a dever a ninguem, o baluarte da defesa da erva (a única causa digna que ainda advoga), demonstra ter contato diário com a referida planta cada vez que abre a boca a boca, ou escreve. Da mesma forma, sua idade provecta o estimula, ou o impele, a se virar para fazer juz a mocinha que o acompanha agora em sua vida – o que faz do viagra solução natural para enfrentar a cronica disfunção eretil que o aflige diariamente. É claro que combinação das duas substâncias, em corpo tão frágil pela idade, provoca uma profusão de pensamentos delirantes, embasados num vigor químico que não é mais o seu. Tem tambémn o problema  psicologico de anos, de uma arrogancia absurdamente egoica. Mas a interpretação mais generosa que podemos fazer é, pura e simplesmente, senilidade.

  15. FHC é admirável, por isso

    FHC é admirável, por isso invejado por toda essa gente, a começar do espertalhão-demagogo mor, Lula. Aliás, não era Lula que dizia que ex-presidentes deveriam ir cuidar dos netos? Parece que mudou de ideia, pois faz discurso diariamente.

    Nassif é injusto com FHC e leniente com toda a corrupção do atual governo, talvez achando que “é assim mesmo”.

  16. Se este sujeito quer tanto

    Se este sujeito quer tanto assim dar palpite,

    Faço-lhe uma sugestão:

    Sugira a renúncia de Dilma e

    Se comprometa a disputar com Lula a sucessão.

  17. Omissão Imperdoável

    Luis Nassif omite imperdoavelmente a extraordinária e direta contribuição de Fernando Henrique Cardoso para o setor dos catadores de papel reciclável.

  18. Loucura calculada

    Essa insanidade do FHC tem um tanto de método. Qual é, ainda pode se provar.

    Conheço o dono de um pequeno instituto de pesquisas que atende ao PSDB (não somente, mas preferencialmente), com quem sou obrigado a conviver, para não perder outros amigos.

    Logo após a vitória da Dilma, ele já defendia esse discurso, inclusive escreveu e publicou um artigo quase que com as mesmas palavras do FHC. Isso já em 2.014.

    É mais uma ação, dentre muitas, da campanha contra a imagem do PT. No caso do FHC, acho que foi o único dos medalhões do partido que topou implementar essa fase da campanha nos órgãos de comunicação oficiais do PSDB: TV Cultura, Estadão, Folha, O Globo. Outros absurdos virão.

  19. Esse lesa pátria tem alguma credibilidade ?

    Esse lesa pátria tem alguma credibilidade ? A História se encarregará de exumar e remetê-lo de vez ao inferno de Dante.

    1. sociólogo

      Thal,

      O maior dos lesa-pátrias desde Pedro Álvares Cabral, título vexaminoso que carregará para o túmulo, nunca teve postura de presidente do país.

      O sociólogo que sequer consegue comprovar tempo de cátedra suficiente para alcançar a própria aposentadoria, ao pedir a Lula para sair pela porta dos fundos no dia da posse criou para si uma incontornável questão de ordem psicológica e/ou existencial.

      Saiu inteiramente convicto de que Lula logo se esborracharia, pois AFraga tomou diversas “providências” nos últimos 3 meses de 2002, até antecipar desnecessariamente pagamentos de dívida para, assim, entregar o caixa a zero ou próximo dele. Acontece que deu zebra, o torneiro mecânico com nove dedos que não conseguiu estudar deu um verdadeiro baile no lesa-pátria, ao ponto de Lula ter se tornado, em determinado momento, o maior cachê do mundo para seminários, assim como o melhor ponto de referência do país em toda a sua história.

      Ao lado de Getúlio Vargas, Lula será o único presidente a ser lembrado daqui a 60 anos. O homenageado com post continuará tentando o impossível, passar a imagem de pessoa minimamente séria.

      Uma pergunta, quanto tempo o sociólogo resistiria a um ataque cerrado como este que Lula sofre há anos ? Pois é.   

  20. Mais e mais

    E hoje FHC ganha mais espaço na mídia, dessa vez  no programa do Roberto DÀvila. Acho que ele nunca deu tantas entrevistas na vida, nem quando era presidente. Agora virou o oráculo dos jornalistas. Um dos piores traços dele é sempre começar ” eu gosto da Dilma, ela é uma pessoa simpática” – ou similar – antes de detonar com a presidente e seu governo. Desfaçatez total…

  21. Martirização

    Havia no reino da Palestina, um galileo , nascido em belém, que após incomodar muito os romanos e o conselho judaico, foi morto em uma cruz, por ordem de Poncio Pilatos, após pressão dos judeus que viam nele uma ameaça as negociatas do templo e , por conhecerem as suas péripécias junto aos pobres, temiam que ele pudsse revolucionar o local. Os Romanos , arrogantes e senhores de si, viram naquele pobre pregador mais um idiota que acreditava que existisse alguém superior a eles e o seu Imperador. Cultivadores do sarcasmo e do sadismo, após açoitar o pobre coitado colocaram-no em uma cruz para que morresse e para o povo entender que nada  nem ninguém poderia desafiar o poderde Roma e aos detentores do poder em Judá, que fossem mais prudentes com este tipo de gente. Eles  o mataram ,mas a culpa é nossa, que sgundo a Igreja, deixamos ele morrer para nos salvar.O resto da histór todo mundo conhece e personagem também é conhecido. Após meses de torura, o guru da burgesia chque do país vem a público e manda a torturada se entregar para nos salvar. Não seria mais fácil todos os parlamentares renunciarem ?

  22. FHC, O ORÁCULO DA MÍDIA CORRUPTA

    A cada dia que passa, mais o FHC se assemelha ao Beato Salu, aquele personagem aloprado do Dias Gomes, que proferia seu discurso obtuso diante de qualquer situação que julgasse incompatível com a moral e fé públicas. A diferença é que aquele era não mais que uma caricatura engraçada, facilmente identificável até pelos tolos. Já o citado FHC fala, de fato, para uma platéia de mentecaptos específicos, alocados na mídia corrupta, que o repercutirá como oráculo nacional.   

  23. Outono do FHCínico

    O que aflige sobremaneira o vaidoso príncipe dos cínicos é perceber que o outono chega ao fim e junto a possibilidade que não o esqueçam, como o que escreveu, mesmo sem pedi-lo dessa vez.

    Lilliputiano continuado, esperneará até o último suspiro, inconformado com o pé de página que a história lhe reserva no capítulo em que Lula será a personagem central, mesmo com ‘delações premiadas’, ‘pedaladas celeradas’, ‘mídias espirocadas’ e outras ‘mumunhas mais’, proporcionadas por essa “ilibada gente boa” que compõe a vanguarda do atraso do Brasil. Até lá… haja cotovelo, piti de puxa-sacos, orfãos cínicos sem rumo e mídia esbaforida.

  24. FHC

    Vc é a maior prova de que não é a faculdade  e/ou domínio de linguas que trás inteligência a alguém. Um torneiro mecânico lhe passou a perna, sem necessidade de comprar a reeleição..

  25. “Terrorismo moderado”

    Os opositores do governo sírio que pegaram em armas e se tornou terrorista para derrubar o governo, são chamados pelos EUA como “terroristas moderados” como se isto existisse. E, por isto, lhes fornesce armas treinamento e logística.

    Aqui não é diferente nem no incitador da derrubada do governo. Mudam apenas as armas, das de fogo para as jurídicas.

     

  26. Já faz muitos e muitos anos que venho ler os posts sobre FHC

    Na verdade, apenas os comentários – o que disse ou deixou de dizer, nem leio, mas a diversão é garantida nos comentários.

    Pena que ele agora está tão gagá, tão arroz de festa francesa, que até os comentaristas não têm gasto mais sua criatividade com ele.

    A minha diversão está acabando… porque minha paciência já acabou faz anos. 

  27. O FHC deveria entrar num
    O FHC deveria entrar num acordo com ele mesmo, afinal a Dilma sai ou a Dilma fica? A cada dia ele muda de pensamento, num dia diz que a Dilma deveria ficar, no outro diz que deveria sair, no outro que deve ficar… Ô cara, já faz tempo que você está neste: fica/sai, dá para organizar o pensamento?
    Se tem uma coisa que tenho orgulho na minha vida é de nunca ter votado neste gagá.

  28. FHC pedindo socorro a Globo, pois, o Roda Viva não deu IBOPE

    Esta semana tem programa Roberto D’avila com FHC ,pois, ele vomitou no Roda Viva e ninguèm ligou, ninguém quiz limpar sua boca , ninguém quiz perder tempo.

    Quê solidão : O cara é entrevistado em dois proigramas de TV numa semana e ninguém perde tempo com ele.

    A Porca -Mídia publica  quaze diariamente sua opinião e ninguénm dá bola.

  29. Gostaria de resfrecar a memória do FHC

    lembrando-o de que durantes as manifestações pró impeachment, pediram a volta da ditadura, até do Sarney, mas não pediram volta FHC.

    A sorte dele é que os livros de história tendem a ser suscintos e ele não vai passar de 2, 3 linhas o que não dará espaço pra relatar os seus atos rídiculos.

  30. O maior castigo dado ao FHC é

    O maior castigo dado ao FHC é a longevidade.

    Passar anos e anos, dias a fio, corroendo a inveja que sente do Lula.

    FHC, aquele que saiu do governo com aprovação pífia, aquele que deixou o país no buraco.

    A mídia e os midiotas louvam-no pelo Plano Real, plano que só deu certo nos primeiros 4 anos de vida.

    Plano que o Nassif desmistificou por completo em seus escritos.

    Plano, aliás, de iniciativa do presidente Itamar Franco e imposto pelos países credores a vários países.

    FHC entrou  de gaiato no navio do Plano Real.

    FHC caminha para o fim, após 4 derrotas eleitorais seguidas e humilhação diária quando se comparam os resultados do seu governo com os do PT.

    FHC só fala e é ouvido porque existe a mídia cretina, igual a ele mesmo, e seus subprodutos, os midiotas.

    Hoje sua voz é o canto do cisne.

     

     

     

     

     

     

     

  31. O pior ex- presidente

    Alémde ter sido o pior Presidente, é agora, também, o pior ex- presidente. Se tentar a reeleição, o povo come com farofa e vinagrete. Não sobra nada. 

  32. Isso mostra o quão medíocre o

    Isso mostra o quão medíocre o FHC é. Com certeza o estilo carbonário foi orientção de alguém da imprensa pra colocar o PSDB como protagonista da oposição.

    FHC é um nada.

  33. Ele é muito fraco. Mas o
    Ele é muito fraco.

    Mas o ponto triste do texto é dar moral para outros dois lixos que “sabem se comportar”: Collor e Sarney.

    Dois bandidos da pior espécie.

    Sinceramente, não entendo isso que parece ser grave falta de sensibilidade.

  34. ?????

    Alguém pode me dizer que “grande crise de 2003” foi essa? Não seria 2005?

    A coisa que mais me enche o saco na internet é esse negócio do pessoal publicar matéria e artigo sem fazer a mínima revisão. Parece que colocam o ponto final e clicam no “enviar”, sem uma leitura sequer do texto que acabaram de produzir.

  35. FHC é patético.  Como o único

    FHC é patético.  Como o único jeito da história lembrar dele  seria como o pior  governo de todos, ele não se conforma que Dilma  tenha tirado  dele esse título.

  36. Certa feita, após tomar uma

    Certa feita, após tomar uma birras ao fim das aulas na Faculdade de Direito peguei o negreiro * e escutei a seguinte conversa entre um passageiro e o cobrador:

     

    -Você já viu o enterro de um anão?

    -Não.

    -Já esteve no velório de um anão?

    – Não.

    -Já foi à missa de sétimo dia de um anão?

    – Não.

    -Já conversou com a viúva de um anão?

    -Não.

    -Tô falando, mano… anão não morre, ele vira duende.

     

    FHC virou um anão antes de morrer. Mas já quem siga que ele sempre foi um duende no corpo de um gigante. Ha, ha, ha…

     

     * negreiro – como chamávamos o último ônibus que rodava em Osasco na década de 1980.

  37. Mídia corrupta

    Tenho lido alguns textos neste espaço e percebi que a grande questão aqui é a atuação da “Grande Mìda”… porque são incoerentes, tendenciosos, e protegem as “elites”.

    da para perceber, que esta midia aqui, também é bem tendenciosa, basicamente se emprenha em desmerecer o PSDB e valorizar o  PT.

    desta forma, este espaço age da mesma forma que a grande mída, tão tendenciosa quanto…. só que não é grande.

     

    .

    1. Mimimi…

      Nem todo mundo que não é a seu favor é contra você.

      Nem todo mundo que é contra você é a favor do seu opositor.

      O fato de FHC ser medíocre não faz de quem assim o julga um petista.

      Agora me diga que a chamada “grande imprensa” não protege a oposição ao PT e/ou não demoniza o PT que eu te mostro o Manchetômetro.

      http://www.manchetometro.com.br/

    2. Creio que o grande problema

      Creio que o grande problema da educação no Brasil é a interpretação de texto. Haja analfabeto funcional!

  38. FHC só se comporta assim

    FHC só se comporta assim porque temos as empresas de comunicação que temos e uma total falta de pluralismo político nestes meios. A entrevista que ele deu a BBC revela bem o que acontece com um político como FHC quando tem que lidar com perguntas incômodas e com a simples confrontação dos fatos. Podia ter tido pelo menos a inteligência de falar em seu próprio idioma, mas era FHC e a vaidade não lhe permite. Tendo que balbuciar em inglês foi literalmente um Hard Talk para ele.

  39. O FHC, não fosse por outras

    O FHC, não fosse por outras atitudes de puro cinismo, haverá de ser lembrado por dois feitos de grande importância: introduziu na nossa já exótica fauna política a figura do “corno de puta” e é o único escritor presente em lançamento de sua obra póstuma.

  40. E o FHC está preocupado com

    E o FHC está preocupado com isso.

    Ele está senil, babão, cagão e bobão.

    E tem mais, a cada três horas tem que trocar o fraldão que fica  sujo de bosta.

  41.  
    Desculpem pela grosseria.

     

    Desculpem pela grosseria. Entretanto, tratar das cafajestadas desse indivduo sem botar fogo pelas ventas não é tarefa ao alcance nem da alçada de qualquer mortal. Esse sujeito sempre foi uma fraude. Um mentiroso e enganador. Não é por ter apodrecido, digo, envelhecido que se tornou um cabra asqueroso e mesquinho. O cabra, sempre foi um tremendo escroto.

    Orlando

  42. FHC

    FHC não é estadista. Foi alçado à presidente do Beadil por causa do plano real do Itamar e na absoluta falta de concorrência para o Lula. Nunca soube falar bem não tem o poder da oratória nem da gestão articuladora. Está tentando um lugarzinho ao sol pegando uma carona nos revoltados. Esta só contribuindo para sua própria decrepitação moral e mental. 

    1. FHC e sua curta historia

      Incompetente e extremamente vaidoso FHC deveria se recolher na Av. Foch e parar de garatujar de vez sua pequena página na história da política brasileira.

      Felizmente um metalurgico sem PHD veio ocupar um lugar que FHC não teve competência para ocupar.

      Salve Luis Inacio Lula,  da grande família Silva!

       

  43. Conexão Roberto D’Ávila com FHC

    Importante (pra quem olhar pra frente): Globonews, sábado pro domigo, à 00:05 hora, com reprises (acese o site e, se se cadastrar, gratuittamente, pode ver ou rever). Já que estamos num blog de pensamento único (salvo exceções mínimas, irrisórias) ou ficamos num blog-filial, ou vamos direto à matriz-o site-oficial-de-um-partido, ou reflitamos que nem sempre o que um adversário possa dizer nem sempre é de se jogar fora. Sugiro.( Ver tb. mais abaixo p/ Nickname).

    1. é uma qualidade não ter medo do ridículo

      e não acho ridículo um ex-presidente se pronunciar sempre, como e quanto quiser, concorde-se ou não. E – já pensaram?…  – Quem sabe qual vocabulário e adjetivos o ex-presidente usaria diante dos que se usam por aí ?

      (E se ele se importasse em fazê-lo, afinal é o GGN, não é, mesmo ? ).

    1. O melhor é FHC se calar e Dilma ir até 2018

      Por que a Dilma teria de negociar seja o que for com quem quer que seja, sobre seu mandato? O FHC precisa cair na real, se mancar e calar o bico, para tentar preservar um mínimo de dignidade, se é que isso ainda é possível. E alguém me aponte o que pode ser melhor que a Dilma, no contexto político atual, que justifique querer que ela saia? Nossa luta, com cidadãos, vai bem além de defender partido ou uma presidente, mas da estabilidade democrática do país, do não retrocesso, do estado de direito. FHC se cala; Dilma fica.

  44. Relembrando…

    Vale a pena recapitular algumas tentativas mais recentes da mídia golpista, isso para não retroceder muito no tempo, por exemplo: no ano de 1989, do golpe armado pela Globo, no histórico debate entre o Collor e o Lula.

     

    Lembram do epidemia da febre amarela?

     

    Lembram da pandemia da dengue?

     

    Lembram que foi o Lula que derrubou o avião da TAM?

     

    Lembram dos dólares na caixa de Whisky?

     

    Lembram que o PT era aliado das FARCS?

     

    Lembram que não ia ter copa?

     

    Lembram do caos aéreo?

     

    Lembram quando diziam que a Ciclofaixa era coisa de comunista?

     

    Lembram quando diziam que o ENEM seria um fracasso?

     

    Lembram quando diziam tinha uma mansão no Morumbi?

     

    Lembram dos apagões no governo Dilma?

     

    Lembram quando diziam que o Pré Sal só existia na propaganda do PT?

     

    Lembram do caso da Erenice?

     

    Lembram que a transposição do Rio São Francisco era uma fantasia?

     

    Lembram quando falavam que o Luz para todos era uma invenção do governo?

     

    Lembram do caso da tapioca?

     

    Lembram que antes de ser preso o Carlinhos Cachoeira era Editor-chefe da Veja?

     

    Lembram que diziam que o Lula cortou o dedo para poder se aposentar?

     

    Lembram que o PIG arrumou uma amante para o Lula?

     

    Lembram que o Programa Mais Médicos seria um fracasso?

     

    Lembram quando falavam que o Água Para Todos era uma mentira?

     

    Lembram que o FIES era uma mentira?

     

    Lembram que diziam que a Petrobras iria falir?

     

    Lembram que o PROUNI seria apenas uma propaganda de governo?

     

    Lembram quando diziam que o Minha Casa minha Vida não construiria nem 1000 casas?

     

    Lembram que diziam que os aeroportos seria um desastre?

     

    Lembram que os estádios não ficariam prontos a tempo?

     

    Lembram quando diziam que a Copa seria um vexame?

     

    Lembram do caso da blogueira cubana?

     

    Lembram do caso da visita do Aécio e comitiva à Venezuela?

     

    Lembram do grampo sem áudio da Veja e do Gilmar Mendes?

     

    Lembram da Capa da Veja, dias antes das eleições?

     

    Essas são apenas poucas sacanagens que listei aqui, sem fazer o menor esforço de memória. Agora se quiserem se aprofundar mais nas pesquisas entrem no Google e você vai ver que tem coisas muito mais absurdas.

     

    É essa a mídia que quer ser respeitada, é essa a mídia que diz ser imparcial, séria e ética. Pior, tem boa parcela da sociedade que ainda acredita nessas seis famílias que querem continuar mandando no país, nem que para isso mintam, soneguem, trapaceiem, caluniem.

     

     

    http://tijolaco.com.br/blog/gaspari-abre-o-jogo-prepara-se-um-novo-youssef/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador