Fraca não é carne, e sim a ideologia neoliberal, por Fábio de Oliveira Ribeiro

carne1.jpg

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

Aqui mesmo no GGN fiz uma referência ao filme Conan, o bárbaro para explicar o complexo Thulsa Doom do usurpador https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/divagacoes-sobre-o-complexo-thulsa-doom-do-usurpador. Volto ao assunto por causa da contradição ideológica exposta pela operação Carne Fraca da Polícia Federal.

Sobre a própria operação nada precisa ser dito. O tema está sendo intensamente discutido na imprensa e cada leitor pode escolher sua fonte e enfoque. O que me chamou a atenção foi um aspecto pouco explorado até o presente momento.

O neoliberalismo defendido pelo usurpador Michel Temer e pela imprensa que o levou à presidência se caracteriza pela desregulação do mercado. As funções do Estado devem ser reduzidas ao mínimo. Não cabe aos agentes públicos fixar preços e salários, nem fiscalizar as atividades empresariais. Os agentes econômicos devem cuidar de seus próprios interesses, caso contrário eles serão colocados para fora do mercado.

Para os defensores do bem estar social, a qualidade dos produtos colocados à venda deve ser fiscalizada pelo Estado e ninguém poderia comercializar ou consumir excrementos. Num Estado neoliberal perfeito os consumidores podem até mesmo consumir merda, pois a demanda de excrementos será suprida com lucro pelos empresários interessados em embalar e distribuir esta mercadoria. O abismo entre o filme Salò (1975) de Pasolini e o filme The Smell of Success (2009) duplica aquele que existe entre a concepção socialista e capitalista do valor ideológico/comercial da merda.

Em que registro atua a operação Carne Fraca? Os agentes da PF reprimiram com rigor (exagerado e desnecessariamente espetacularizado para alguns analistas) a produção e comercialização de carne fora dos padrões legais admissíveis. Portanto, a PF certamente não atuou dentro de um registro neoliberal. Se o povo estava consumindo carne podre e misturada com papelão sem reclamar, num contexto neoliberal perfeito, não compete ao Estado punir os empresários que fornecem estes produtos.

Antes e durante as prisões realizadas por causa da operação da PF, a imprensa, que lucrou fazendo propaganda da Friboi, Perdigão, Seara, Big Frango, Sadia, etc…, passou a atacar ferozmente as empresas e não o Estado. Curiosa inversão ideológica, os jornalistas neoliberais agem agora como se o mercado de carnes tivesse que ser regulado e fiscalizado por agentes estatais. Se realmente fossem neoliberais, os formadores de opinião não estariam destruindo a imagem das empresas que eles mesmos ajudaram a construir.

No filme Conan, o bárbaro duas ideologias entram em conflito. Thulsa Doom crê que a vontade é mais forte do que o aço. Para provar sua tese, ele faz uma moça se suicidar apenas hipnotizando-a e fazendo-a pular de uma plataforma. Conan, o protagonista, confia apenas no aço, metal com o qual é fabricada a espada que ele usa para derrotar e matar seus inimigos. Quando ficam frente a frente na cena final, o portador do segredo do aço vence a vontade de potência do vilão.

Quem é o vilão no Brasil: as indústrias de alimentos, a Polícia Federal, a imprensa ou o mercado? A imprensa lucra construindo e destruindo as imagens das empresas que produzem e comercializam carne. Portanto, na parte que me toca creio que os barões da mídia, os depositários da fraca ideologia neoliberal, são tão ou mais responsáveis pelos abusos que foram cometidos do que o mercado, a PF e as indústrias de alimentos. 

Assine

Fábio de Oliveira Ribeiro

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “… propaganda da Friboi,

    “… propaganda da Friboi, Perdigão, Seara, Big Frango, Sadia, etc…, passou a atacar ferozmente as empresas e não o Estado”. Tem uma lógica essas empresas para se defenderem terão pagar um fortuna na própria imprensa. Foi assim como Petrobras!! Ou seja, ela, a imprensa hegemônica sempre ganha. 

    Curioso que sempre a imprensa a esquerda que defende sem ganhar nada. Eu por exemplo quando começou a noticia só pensei na imensidão de desempregados…

     

     

    1. Curioso o seu compromisso com

      Curioso o seu compromisso com a imprensa neoliberal. Você se vende em troca de dinheiro ou em troca de imagens?

  2. A falha lógica  incorrida na

    A falha lógica  incorrida na permanente doutrinação liberal midiática está bem observada. Eu aponto outras não menos importantes:

    – permanente  “fabricação” de notícias, independentes de ferir dispoitivos legais ou qualquer bom senso.

    –  pressão sobre agentes públicos para geração de “furos”, mesmo incorrendo em inverdades ou na prevaricação de tais agentes. Sem controle da mídia isto ainda vai piorar e muito. Podemos lamentar a falha eventual de algum empresário, de algum agente público , no caso da PF e seu delegado falante (grilo também). Culpa maior cabe a mídia.

  3. O brasileiro consome mais

    O brasileiro consome mais merda no pig do que na carne brasileira. Sou um carnívoro militante e minha saúde está em perfeita condições. Já quem lê jornalecos e revistas e vê Jornal Nacional sofre de grave enfermidade cognitiva

  4. Todos são culpados. Com

    Todos são culpados. Com relação aos estragos que essa operação vai causar à exportação brasileira, os culpados são a PF e a mídia. Mas o maior culpado é o neoliberalismo.

    Antigamente, os grandes empresários eram pessoas respeitáveis, competentes, éticas, que mereciam admiração. As empresas não eram tão grandes e seus proprietários não visavam apenas lucro. Tinham orgulho de suas empresas, investiam na qualidade de seus produtos, na valorização de seus funcionários, na imagem da empresa. Priorizavam o futuro de suas empresas e não o lucro imediato. O neoliberalismo acabou por criar empresários sem ética, cuja meritocracia se resume a concentrar cada vez mais as empresas em gandes grupos e obter lucros cada vez maiores. A maioria dos empresários antigos acabou vendendo suas empresas e saindo do mercado, por não se adaptar a esse tipo de mercado. Conforme se vê pelas manchetes, se uma empresa/grupo teve um lucro de 3 bilhões em um período e no período seguinte esse lucro se reduz, ainda que pouco, isso para eles é um fracasso. O lucro tem sempre que aumentar, seja a custa da piora da qualidade, da exploração da mão de obra, da elisão fiscal ou do que quer que seja, mesmo que isso signifique apelar para práticas criminosas. Nos países subdesenvolvidos, onde os órgãos de fiscalização são quase sempre corrompíveis, essa situação se agrava muito. O Brasil neste momento é o exemplo acabado disso. O neoliberalismo está se autodestruindo, pois o excesso de poder que os empresários conquistaram e o desespero para conquistar cada vez mais poder e mais lucro, fez com que o mercado passasse a valorizar executivos cujos perfis são de verdadeiros psicopatas sociais. esses executivos não têm a menor ideia do significado do termo “escrúpulo”. Se o neoliberalismo não se modificar, vai acabar destruindo junto o capitalismo, pois sua ganância está levando a uma concentração de renda tão grande, que o povo está ficando sem recursos para consumir. E capitalismo sem consumidor não sobrevive.

     

    1. Eu acrescentaria que além do

      Eu acrescentaria que além do empobrecimento do consumidor esse liberalismo do capitalismo selvagem está conseguindo fazer com que o consumidor tenha consciência de que antes de ser consumidor é um cidadão com todas as possibilidades de organizar-se por fora do capitalismo central. Assim talvez não seja apenas porque a pessoa não tem dinheiro mas também porque, mesmo que tenha, ela prefere comprar e vender em mercados alternativos a esse, do dólar.

      Já viu como se espalham iniciativas locais e descentralizadas de produção de comida, roupa e até bens com tecnologia agregada? Já ouviu falar na Economia Solidária?

      Querer briga com o monstro é certeza de derrota. Mas desprezá-lo, abandoná-lo, isso sim o derrota. Se a gente conseguir separar a cara sorridente do palhaço do Mac Donald’s ou o sorriso bonachão do Papai Noel da Coca-Cola, se desencanarmos de participar da economia centralizada não apenas deixaremos de ser ovelhas num rebanho como estaremos ajudando a desmontar hegemonias e centralizações.

      É triste a sina do agigantados centralizadores a liderar o mundo: dependem de cada um de nós, da mesma forma que qualquer líder depende de que haja liderados, pessoas que aceitem a liderança. Os líderes são mais frágeis que os que ele pretende liderar juntos.

  5. Mais ou menos?

    Na escala do neoliberalismo um governo que apoie o capital brasileiro ganha 10 pontos mas um que destrua o capital brasileiro para favorecer o estrangeiro ganha 100.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador