GGN lança versão em inglês de documentário sobre Sergio Moro

Vídeo mostra casos escabrosos de violações a direitos e excessos cometidos pelo ex-juiz, até então sem resposta à altura por parte dos tribunais superiores

Jornal GGN – O GGN disponibiliza ao público a versão traduzida para o inglês do documentário “Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei”.

O vídeo narra episódios que marcam a trajetória de excessos cometidos pelo ex-juiz a partir da 2ª Vara Federal em Curitiba, depois transformada em 13ª Vara Federal, ou seja, dos tempos de Banestado até a Operação Lava Jato.

Grampos irregulares, prisões alongadas para obter delação premiada, monitoramento de advogados, instrumentalização de setores da mídia, persecução penal de alvos conhecidos ou de desafetos pessoais, parceria com o doleiro Alberto Youssef. Os métodos de Moro ficaram conhecidos internacionalmente após a Lava Jato, mas todos eles foram desenvolvidos desde o momento em que o então juiz assumiu a vara especializada em crimes financeiros, no início dos anos 2000.

Ainda durante o Banestado, criminalistas levaram aos tribunais superiores reclamações sobre as violações a direitos, a suspeição e a incompetência de Moro para conduzir e sentenciar determinados casos. Julgando o caso Catenacci, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, alertou que em Curitiba havia um “juiz travestido de investigador”, mas a Corte não reconheceu ali a sua parcialidade.

Entre os episódios que mais chamaram atenção do público está a prisão de agricultores do programa nacional de aquisição de alimentos, que levavam uma vida humilde no interior do Paraná, e que amargaram meses na cela, sob custódia da Polícia Federal, pois eram considerados “chefes de quadrilha” por Moro e os agentes. Um erro que os traumatizou e só foi corrigido anos mais tarde, quando Gabriela Hardt teve de inocentá-los pela absoluta falta de provas de envolvimento em qualquer crime cogitado por Moro.

Com 74 minutos de duração e quase 150 mil visualizações na versão em português, “Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei” é uma produção liderada pelos jornalistas Luis Nassif e Marcelo Auler com apoio de Cintia Alves, Nacho Lemus, Lourdes Nassif e Patricia Faermann nas entrevistas, produção, roteiro e edição. O vídeo, financiado pelo público via Catarse, estreou em fevereiro de 2021, um mês antes de o Supremo Tribunal Federal, via decisão monocrática do ministro Edson Fachin, anular as duas condenações e mais duas ações penais contra Lula que tramitavam em Curitiba – a maior derrota da Lava Jato até agora.
Antes celebrado até na imprensa internacional, Moro agora é visto como o ex-juiz que usou a toga para se envolver em questões políticas nacionais. Após condenar e prender Lula, dando vitória a Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018, ele foi “premiado” com um cargo no governo, abandonado assim que percebeu que seu poder era limitado. Hoje, é advogado e consultor jurídico. O jornal The New York Times já trata a operação conduzida por ele como o maior escândalo jurídico da história.

O documentário do GGN evidencia como Moro, um homem comum, mediano, foi alçado à condição de “herói nacional” com apoio da grande mídia brasileira e setores do Ministério Público Federal e do próprio Judiciário, para depois mergulhar em um novo ocaso, com a imagem arranhada após as revelações da Vaza Jato e sua passagem desastrosa pelo Ministério da Justiça.

Vale a pena conferir.

Assista a versão em português abaixo:

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador