Governo negocia redução de barreiras não tarifárias com EUA

Jornal GGN – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, foi a Washington para discutir com a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker, a ampliação de medidas de convergência regulatória, harmonização de normas e facilitação do comércio bilateral. Eles também discutiram a redução de barreiras não tarifárias, o que pode facilitar o acesso dos produtos brasileiros no mercado americano.

De acordo com nota divulgada no site do MDIC, a secretária elogiou os esforços e ressaltou os avanços obtidos no último ano, período em que se reuniu três vezes com o ministro brasileiro. “Tenho muito orgulho pela relação sólida que consolidamos entre nossos ministérios. Avançamos muito em toda a agenda que nos propusemos a trabalhar: convergência regulatória, facilitação de comércio, patentes e inovação”, disse Pritzker.

O ministro também se reuniu com membros da Comissão Conjunta sobre Relações Econômico-Comerciais, um mecanismo de diálogo bilateral entre o U.S. Trade Representative, o MDIC e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), no âmbito do Tratado de Cooperação Econômica e Comercial (ATEC).

Foi a primeira reunião da ATEC a reunir as mais altas autoridades dos dois países. Estavam presentes, além de Monteiro e Pritzker, Michael Froman, representante de Comércio dos EUA, e Mauro Vieira, ministro de Relações Exteriores do Brasil. No encontro, eles falaram sobre as abordagens de cada um dos países nas negociações de comércio e investimentos, e buscaram identificar pontos de convergência.

Monteiro, Vieira e Pritzker assinaram um memorando de entendimento sobre infraestrutura, que visa identificar oportunidades de investimentos bilaterais.

O ministro Armando Monteiro se reuniu também com empresários brasileiros e americanos. Ele disse que o caminho para a retomada do crescimento nacional passa pelo investimento em infraestrutura, comércio exterior e reformas microeconômicas no ambiente regulatório e de negócios.

“Uma área em que o ajuste se completou com sucesso foi o setor externo. Tivemos uma redução expressiva do déficit, que hoje é inteiramente coberto pela entrada de capitais. Temos reservas cambiais confortáveis, que afastam a possibilidade de crise cambial. Vamos mostrar a solidez das nossas instituições na saída da crise”, afirmou o ministro.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. redução bilateral de barreiras não tarifárias Brasil/EUA

    Pois agora:” investimentos bilaterais em infraestrutura”. Ah! com a Maria Louca de Curitiba fazendo de um tudo para desmontar nossas emprersas com condiç]ões de realizar a parte brasileira ?????/ Camisa de força já!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador