Governo pressiona e quarentena para disputa eleitoral só deve valer em 2026

Texto está em discussão na Câmara ; caso sancionado até outubro e válido para eleições de 22, pretensões de Pazuello e Moro seriam afetadas

Jornal GGN – A pressão dos deputados governistas na Câmara levou a proposta de quarentena para juízes, promotores, policiais e militares disputarem eleições a entrar em vigor apenas a partir das eleições de 2026.

A quarentena integra a versão mais recente do relatório elaborado pela deputada Margarete Coelho (PP), que pretende mudar toda a legislação eleitoral vigente para que um único Código Eleitoral entre em vigor. A proposta deve ir para o plenário na próxima quinta-feira.

Clique aqui e veja como você pode colaborar com o jornalismo independente do GGN

Reportagem do jornal Folha de São Paulo afirma que a pressão para adiar a entrada do dispositivo que estabelece a quarentena veio do governo e da bancada da bala na Câmara, e inclusive do próprio presidente Jair Bolsonaro, que já afirmou que irá vetar o texto caso as regras sejam válidas para 2022.

A sanção das mudanças até o começo de outubro, e sua validade para a disputa de 2022, iria comprometer as pretensões de muitos militares e policiais que pretendem aproveitar o bolsonarismo para se eleger. Dentre eles, pode-se citar o general da ativa Eduardo Pazuello e o ex-ministro Sergio Moro.

Leia Também

Ramagem presta depoimento sobre ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas

Proposta estabelece quarentena de cinco anos para militares disputarem eleições

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador