Governo zera imposto de importação de armas

Bolsonaro já disse, em mais de uma ocasião, que o ‘armamento’ é uma das bandeiras imprescindíveis para os integrantes do seu governo.

Foto: Gabriela Biló/Estado de São Paulo

Jornal GGN – A Camex (Câmara de Comércio Exterior) zerou a alíquota do imposto de importação de revólveres e pistolas. Até então era de 20%. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Jair Bolsonaro citou o feito em rede social.

“A CAMEX editou resolução zerando a Alíquota do Imposto de Importação de Armas (revólveres e pistolas). A medida entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2021”, escreveu o presidente.

A medida entra em vigor em 1º de janeiro de 2021 e é assinada pelo presidente do Comitê-Executivo de Gestão Substituto e secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys.

Principal bandeira de Jair Bolsonaro, a flexibilização do porte de armas entra constantemente em debates ou falas do presidente. Bolsonaro já disse, em mais de uma ocasião, que o ‘armamento’ é uma das bandeiras imprescindíveis para os integrantes do seu governo.

E realmente é prioridade. Depois da reunião ministerial que frequentou as discussões e redes por vários dias, o governo editou portaria interministerial aumentando a quantidade máxima de munições permitidas para compra no país. Antes disso, na semana anterior, o Exército revogou três portarias que criaram regras para facilitar o rastreamento de armas e munições, a pedido de Bolsonaro.

O gasto em armas estrangeiras totalizava US$ 26,5 milhões até julho deste ano, 97% acima do registrado no período correspondente em 2019, segundo dados extraídos do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), do Ministério da Economia.

A tendência de alta, segundo especialistas, se iniciou no último ano do governo Michel Temer.

Com informações de O Globo.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rapááá´… estamos deixando esse alucinado ir longe e longe e mais longe!
    Quando acordarmos, o pesadelo te´ra se tornado realidade.
    Ele é tosco, adolinquente, amilicianado, ignorante, etc.etc.
    Mas não é burro.
    E é obstinadamente determinado.
    Se Alcolumbre, a esfinge oscilante, e Maia, o conservador irresponsável que ignorou dezenas de crimes para impeachment derem lugar a obedientes e disciplinados presidentes no Congresso com o jogo das verbas, este país estará como nunca uma carreta tri-articulada desgovernada ladeira abaixo.
    Os céus já sombrios darão lugar à tempestades nunca vistas nesta ainda Ilha de Vera Cruz”.
    E quem puder, salve-se…

  2. Como comentário anterior, este louco está indo longe demais.
    Aumentar a quantidade de armas adquiridas e tb a cota de munições, ao mesmo tempo que baixa o custo de aquisição e extingue regras que possibilitariam o rastreamento de armas, só pode ser coisa de um louco.
    As centenas de milhares de vidas ceifadas na pandemia, em grande parte por ineficiência e irresponsabilidade governamental, parece não saciar a sede de sangue deste bando.

  3. Se a milícia já faz o que faz com a população que vive em áreas dominadas por ela, imagino o que não fará se aumentar e espalhar o seu poder. Fica a pergunta: O que acontecerá com os lares de brasileiros e brasileiras, quando a milícia e as polícias souberem que neles estão guardadas armas importadas, novas e modernas?

  4. Mas como o pessoal já comenta trata-se de mais um diversionismo, haja vista que o desgoverno, mesmo ante um crescente no número de contágio e de mortes, nao possuí nenhum plano de de contenção da pandemia ou de vacinação, e ainda estoura validade de testes estocados sob sua responsabilidade. E olha que o min. da saude-SE.
    Afinal, este desgoverno federal é semelhante ao municipal que chutamos aqui do RJ, seja na incompetência, na irresponsabilidade e no desprezo às vidas de seus cidadãos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador