Guedes apela a Fux para dar calote nos precatórios, diz jornalista

Ministro chegou a se encontrar com presidente do STF para tentar reduzir valor, mas a resposta foi sucinta: nada feito

Jornal GGN – O ministro da Economia, Paulo Guedes, apelou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para tentar encontrar uma forma de reduzir o pagamento dos precatórios em 2022.

O encontro entre Guedes e Fux ocorreu fora da agenda do ministro e durante o recesso do Judiciário, segundo a jornalista Malu Gaspar, em coluna no jornal O Globo. Na ocasião, o Ministério da Economia recebeu do STF a ordem para efetuar o pagamento de R$ 89 bilhões em precatórios em 2022.

Guedes justificou que, caso faça esse pagamento, o teto de gastos será estourado e o Bolsa Família (aposta do governo Bolsonaro para a reeleição) não poderá ser ampliado. Contudo, Fux foi direto: nada feito. Resposta semelhante foi dada pelo ministro Gilmar Mendes.

O ministro da Economia tomou outro caminho, ao enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite ao governo Bolsonaro forçar o parcelamento das dívidas acima de R$ 60 mil, à revelia do credor – em outras palavras, tornando o calote institucional, ou então oficializando a pedalada ao empurrar parte da dívida para o futuro.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador