Haddad defende reintegração como medida de segurança, e governo Alckmin ataca Suplicy

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A gestão do prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) explicou que a reintegração de posse deflagrada nesta segunda (25) foi por medida de segurança, pois a área apresentava riscos de desabamento, segundo laudo da Defesa Civil. A ação atingiu mais de 300 famílias assentadas na Cidade Educandário, próximo da região da Rodovia Raposo Ravares, e terminou com a prisão do ex-senador Eduardo Suplicy (PT). 

Haddad disse à imprensa, segundo informações do G1, que não pôde interromper o ato determinado pela Justiça pois havia sido alertado dos riscos que representava para a segurança da comunidade local.

“Liguei para o subprefeito, disse a ele para ponderar sobre a oportunidade da reintegração, mas depois eu recebi um telefonema do secretário de Negócios Jurídicos dizendo que consultados, os engenheiros que avaliam risco entenderam que não havia como manter naquela barranqueira as famílias ali, que se não fosse cumprida a ordem judicial qualquer advento: solapamento, desmoronamento, ia ser imputada a responsabilidade para a Prefeitura, que as famílias não poderiam continuar lá por ser uma área de risco bastante importante”, disse Haddad.

“Hoje [segunda] pela manhã nós encaminhamos os dois secretários ali, tanto o Medeiros [coordenação de Subprefeituras] quanto o Barreirinhas [negócios jurídicos], para informar as famílias sobre esse laudo técnico dos engenheiros. Nós fizemos todo o esforço para eventualmente adiar ou suspender, mas não havia como tomar essa medida em função do grave risco que estava ocorrendo ali. Não consegui falar com o Suplicy”, completou.

O secretário da coordenação das Subprefeituras, Antônio Carlos de Medeiros, afirmou que o “juiz e a PM estavam absolutamente inflexíveis” em relação aos moradores que, junto com Suplicy, resistiram a sair do local.

Em nota, a Secretaria da Casa Civil, do governo Geraldo Alckmin (PSDB) disse que “lamenta que o ex-senador Eduardo Suplicy tenha aproveitado a fragilidade de famílias para tumultuar uma reintegração de posse em cumprimento a uma ordem judicial solicitada pela Prefeitura de São Paulo, dona do terreno”.

Segundo a pasta, já tinham sido realizadas três reuniões prévias e parte das 400 famílias já havia se retirado da área. “O ex-senador Eduardo Suplicy insistiu na obstrução da via mesmo após negociação. A oficial de Justiça Vilma Martins Coelho (funcionária do Tribunal de Justiça de São Paulo) deu ordem de prisão ao ex-senador, que foi encaminhado ao 75º DP para registro de boletim de ocorrência. À PM, coube cumprir a decisão judicial.”

Suplicy disse à imprensa, após sair da delegacia, que resolveu deitar em frente à tropa de choque quando percebeu que o avanço dos oficiais contra os moradores iria terminar em violência. A oficial de justiça que cumpria a reintegração de posse deu voz de prisão alegando obstrução.

 

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Suplicy

    Lamentável o que aconteceu. Acredito que poderia haver violência pois a policia sempre utiliza meios violentos para cumprir qualquer ordem e que a atitude de Suplicy foi para evitar uma maior violência.Os militares jamais poderiam ter prendido Suplicy.

  2. QUEM EH “os

    QUEM EH “os engenheiros”??????

    Todos eles sao tucanos tambem???????

    Nao da pra acreditar de maneira nenhuma -e pra piorar, Suplicy (que tem sotaque estrangeiro!) estava certo a respeito de suas razoes pra fazer o que fez!

  3. Vida longa so velho

    Vida longa so velho supla!!!

    Isso é atitude de verdadeiro homem de esquerda. Sempre ao lado do povo. Suplicy é um herói e ponto final.

    1. Em 24 anos como Senador,

      Em 24 anos como Senador, portanto receberu 288 salarios, não aprovou um unico projeto.

      Apenas protagonizou inumeros factoides de ocasião.

      1. Não tenho como me calar.Sem

        Não tenho como me calar.Sem polemizar,mas você cometeu uma grande injustiça com o Senador Suplicy,Sr.Andre Araujo.Quando nada,uma veleidade.Há dias atrás,doou seus salarios de Secretário da PMSP,a alguma Instituição de caridade.Um pouco mais de prudência.

      2. Nunca foi acusado de corrupção em 24 anos.

        Quem aprova o projeto é ele ou o plenário? Ele pode aprovar um projeto sozinho. Ah e em 24 anos como Senador NUNCA foi acusado de sujar suas mãos roubando dinheiro público.Issao é a ideia dos pragamáticos: se for para passar projetos ferando a diva do povo com vários que o PT fez no governo, vale até ser ladrão,

  4. Ordem Judicial

    A  atitude do grande senador é mais uma prova de que ele é um político. Somente isto. Descumpir uma ordem judicial com enfrentamento de uma força policial é e sempre foi temerário. E a sua causa não é justa neste episódio.Vidas humanas corriam riscos

    1. A PM Tucana (que nunca
      A PM Tucana (que nunca responde por seus crimes) pretendia invadir a área habitada usando uma retroescavadeira e um contingente desproporcional de força. Seria um novo Pinheirinho.

      Suplicy salvou centenas de vidas hoje. E foi preso por isso.

      1. 1.Não foi preso, apenas

        1.Não foi preso, apenas retirado do local por pertubarção da ordem, nada lhe aconteceu.

        2.Não consta que seriam mortas centenas de pessoas, portanto não há como dizer que salvou vidas.

        1. Se fosse um senador golpista,

          Se fosse um senador golpista, a policia tucana teria a mesma atitude,ou, o chefe da polícia ligaria para o governador para saber que  atitude tomar em relação a um senador da república. Esperaria a reposta do governador, ou arrastaria, por ex. o senador Aécio Neves.

          Dúvida cruel.

          Suplicy faz parte dos 4ps. Parece pensamento pueril, mas é verdade.

           

  5. Sem tirar nem por,Eduardo

    Sem tirar nem por,Eduardo Suplicy é o nosso Vitorino Papa Rabo.Quem não é dado à leitura,procurem ler Fogo Morto de José Lins do Rego,obra prima da literatura brasileira.Eduardo é um grande sujeito,se agiganta como figura humana,sempre em harmonia com os seus permanentes ideiais.

  6. Entendo que o Suplicy

    Entendo que o Suplicy procurou defender as pessoas de violências, mas quanto a reintegração de posse pedida pela Prefeitura, estando em uma área de risco, quando chegar a temporada das chuvas e se barracos rolarem ribanceira à baixo com risco de mortes, esses que que hoje reclamam serão os primeiros a jogar pedras no prefeito por não ter tomado atitude de remover essas pessoas de lá. Claro que não defendo violências, porém o Haddad fez o certo em tomar essa atitude para preservar aquelas vidas mesmo estando em época de eleição. Ele poderia deixar pra lá e só agir quando as eleições passassem, mas junto com o pleito vem as chuvas e pior é ser acusado de assassino por não ter feito nada.

  7. Vejo como má fé

    Vejo como mesquinharia política e má fé essas tentativas de culpar O Prefeito Haddad por truculências havidas nessa reintegração, haja vista suas iniciativas para impedir que se chegasse a esse ponto em razão do intuíto maior que a medida visava, ie, evitar as tragédias anunciadas das primeiras chuvas do ano. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador