Hashtag que defendeu marketing “natural” de Bolsonaro foi impulsionada por robôs

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Reprodução Redes

Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – Após a hashtag #Caixa2doBolsonaro estar entre os assuntos mais falados no Twitter mundial ontem (18), depois da denúncia publicada pela Folha de S.Paulo, os apoiadores de Jair Bolsonaro começaram a divulgar #MarketeirosDoJair. Entretanto, enquanto a primeira foi uma onda natural de internautas, a segunda foi estimulada por robôs. 
 
Contraditoriamente, a hashtag foi criada pelos eleitores e aliados do candidato da extrema-direita como uma resposta à denúncia do jornal, defendendo que o marketing político de Bolsonaro era espontâneo, ou seja, que não precisa de conteúdo impulsionado por empresas.
 
Isso porque a denúncia nesta quinta-feira foi de que empresários pagaram milhões em contratos com agências para impulsionar nas redes sociais, principalmente no Whatsapp, conteúdos contra o PT e contra o seu advesário Fernando Haddad. 
 
O caso configura-se crime eleitoral por se tratar de caixa dois, não declarado à Justiça Eleitoral, e financiamento ilegal, porque a legislação proibe doações – em dinheiro ou serviços – por parte de empresas. E foi daí que surgiu a #Caixa2doBolsonaro, que logo assumiu um dos temas mais falados no Twitter em todo o mundo.
 
Mas um levantamento feito pela Trending Botics, uma ferramenta do portal Congresso em Foco em parceria com a FCB Brasil, mostra que 1 em cada 4 tuites da hashtag de resposta dos apoiadores de Bolsonaro foi publicada por “bots”, que são robôs virtuais.
 
Em dados exatos, 24% dos tuítes com essa hashtag a favor de Bolsonaro foram impulsionados por bots. E a hashtag sobre o caixa dois do candidato também foi testada e, em contraposição, apenas 7,5% desses tuítes partiram de bots. 
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enorme gravidade nisto é que possivelmente seja dinheiro roubado

    A dinheirama para fazer estas ilegalidades liberadas e permitidas pela vergonhosa “justissa” brasileira possivelmente não sai pelo banco ou pela contabilidade oficial. É dinheiro de sonegação, venda de carga roubada com farto prejuízo ao erário público. É esta gente que está entregando o país aos ratos.

    1. mesmo esquema de lavagem do narcotráfico…

      sendo que no narcotráfico recebe-se menos e de imediato

      e com eleição, só depois e mil vezes mais

       

      e o leão, que pena do leão, tadinho, virou gatinho com o golpe

  2. Rede de postos Ipiranga vem a
    Rede de postos Ipiranga vem a meses oferecendo um app kilometros de vantagens e outros app, com milhões de downloads. Para validar o cadastro vc precisa informar dados pessoais e de forma compulsória o número de seu telefone. Imagina o tamanho do network para a propagação de fake news via whats.

  3. ministra do tse acha melhor

    ministra do tse acha melhor se pronunciar somente no domingo. Prá que pressa, afinal é um “caso tão banal”, só um crimezinho eleitoral. Vamos aguardar essa reunião, que com toda certeza não vai dar em nada. Pobre país. 

  4. Petição p/Redes Sociais adotarem proposta p/desmascarar fakenews

     Há 2 petições iguais no Avaaz.org e no Change.org requerendo que as empresas de redes sociais e comunicação adotem uma proposta explicada na petição que poderá ajudar muito a desmascarar relevantemente as fake news nas redes.

    Cliquem nos links e se quiserem apoiar é só assinar e compartilhar as petições em suas redes.

    Os links são (respectivamente Avaaz.org e Change,org):

     https://secure.avaaz.org/po/petition/Humanidade_na_rede_mundial_Solucao_para_desmascarar_fake_news/?cGwzomb

    https://www.change.org/p/facebook-solu%C3%A7%C3%A3o-automatizada-para-ajudar-a-desmascarar-fake-news?recruiter=48424928&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

  5. Burlador peidorrento

    Pois é, o peidorrento do bozo não para de burlar a democracia. Caluniador contumaz, espalhador de fake news de forma massiva, com a ajuda de um bando de empresários calhordas, fraudadores de eleições, a mais gritante delas sendo a prisão sem provas do Lula para que ele não GANHASSE de lavada as eleições. Outras fraudes berrantes, essas ainda mais sofisticadas, são, por exemplo, a queda, na sorrelpa do DIA PARA A NOITE, das intenções de votos para a Dilma em MG, mais ou menos como ocorreu com o Suplicy em SP, que teria perdido votos para o major olímpio, coisa que nem a carochinha pode levar em consideração, assim como a vitória, igualmente da NOITE PARA O DIA, de candidatos até então totalmente desconhecidos no RJ, MG, etc. A fraude é muito maior, passa pelas urnas eletrônicas e seus resultados, literalmente, inauditáveis… Que a verdade prevaleça e o bozo, seus familiares e toda a quadrilha vendida aos interesses da burguesia e em associação criminosa com o Steve Bannon possam ir logo para a latrina de onde nunca deveriam ter saído, de preferência mofando na cadeia por ser essencialmente corrupto, empregador de servidor fantasma com o dinheiro público, sonso receptador de 200 mil reais em sua conta bancária provenientes da JBS e ainda criminoso contumaz pelo incitamento e apologia a crimes contra a humanidade imprescritíveis, de acordo com a moderna jurisprudência internacional.

    LULA LIVRE, ELEIÇÕES SEM LULA É FRAUDE! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador