Holanda impede aterrisagem de avião de ministro turco no país

erdogan.jpg

Da Agência Brasil

O governo da Holanda negou a aterrissagem no país do avião do ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, como parte de uma disputa sobre a intenção do político turco de liderar um ato eleitoral em Rotterdam, uma das mais importantes cidades holandesas.
 
O governo holandês alegou riscos para a ordem e a segurança como motivo da proibição. Inicialmente, a equipe do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, estava disposta a permitir que Cavusoglu falasse a um grupo de convidados no consulado em Rotterdam.
 
No entanto, o governo holandês alegou que a convocação maciça aos turcos para que participassem do ato colocou em perigo a segurança pública. O governo da Holanda tentou negociar uma solução com a Turquia, mas, em meio às conversações, Cavusoglu ameaçou publicamente a Holanda com sanções econômicas e políticas.

 
“Isso tornou impossível encontrar uma solução sensata”, afirmou o governo holandês em comunicado. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reagiu rápido, qualificando o governo da Holanda de “nazista” e advertindo que a Turquia poderia bloquear a entrada de diplomatas holandeses no país.
 
“A partir de agora, vamos ver como chegam os seus aviões à Turquia. Claro, refiro-me aos diplomatas, não às viagens dos cidadãos”, disse Erdogan, citado pela agência de notícias estatal turca Anadolu.
 
Cavusoglu planejava dirigir-se na tarde de ontem (11) aos seus compatriotas turcos na Holanda, pedindo que apoiassem a implementação de um sistema presidencialista no referendo convocado pelo governo turco para 16 de abril. A reforma constitucional dará mais poder a Erdogan.
 
Horas após o incidente com o ministro das Relações Exteriores, o carro da ministra turca de Assuntos de Família, Fatma Betul Sayin Kaya, foi detido enquanto ela tentava ir por terra da Alemanha a Rotterdam. As forças de segurança a detiveram primeiro brevemente, na fronteira. Já em Rotterdam, a ministra voltou a ser detida a 30 metros do consulado turco.
 
Vários apoiadores ficaram reunidos por horas com bandeiras turcas fora do consulado do país na Holanda, com uma forte presença policial. A polícia usou bastões e cachorros para dispersar a multidão. As autoridades holandesas pediram à ministra para abandonar o país. Após se negar a sair em seu carro, finalmente, nas primeiras horas do domingo (12), ela foi transportada em outro veículo até a fronteira com a Alemanha sob custódia policial.
 
0gif-tarja-busca_avancada.jpg
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Presidencialismo, sistema do achaque

    Será um erro grave, o presidencialismo é o sistema do achaque, da demagogia, da ditadura travestida de democracia, do imoral acúmulo da Chefia de Estado e da Chefia de Governo nas mãos e na figura de apenas uma pessoa, um verdadeiro absurdo, afinal alguém que vem de um partido jamais poderia ser Chefe de Estado, pois nunca representará o País, esse cargo deve ser de alguém apartidário, somente o Chefe de Governo é que deveria vir das eleições, representando portanto interesses passageiros e problemas da época.

      1. Em memória de Eduardo Prado, in A ILUSÃO AMERICANA…

        Sim, nos EUA parece ter sido o único lugar do mundo que tal sistema PARECE ter dado certo, como bem já mostrava o grande livro A ILUSÃO AMERICANA de Eduardo Prado. Hillary tem dúvidas se dá certo mesmo, e como sempre, tal sistema divide e racha o povo, tanto lá quanto aqui, sem falar do grande poder que há no presidencialismo, e o pior de tudo, o Estado se confunde com o Governo. Além disso há o problema do Executivo e Legislativo, nunca se unem, exceto via cargos e mamatas, não se tem simbiose, diferente dos regimes nos quais o Parlamento é que detém o a soberania. Creio que o presidencialismo será extinto da face da terra com um tempo, não é possível no futuro se ter uma aberração dessa como regime político. Um País é preciso ser equilibrado, e o primeiro passo é dividir a Chefia do Estado da Chefia do Governo, como muitas nações sabiamente fazem. Em 128 anos de existência esse escremento chamado presidencialismo, nascido de um golpe em 1889 no qual se uniram margianis militares, pilantras maçons e ateus da seita positivista do demente Ausgute Conte, só podeira desaguar naquilo que Machado de Assis e o golpista Rui Barbosa já esperavam: um tremendo fracasso, uma estupenda ilusão, um show de demagogia.

  2. O pepino está ficando grave para os países centrais.

    A Turquia sempre foi um parceiro altamente confiável da Europa e dos USA, quando eles tentaram entrar na Comunidade Européia foram barrados pelos motivos mais estúpidos do mundo, enquanto os países do Leste Europeu entravam pelas caronas.

    O problema foi simplesmente que a Turquia tem um dos exércitos mais bem treinados e armados no mundo, está colocado entre os dez maiores, e além disto tentaram derrubar o Erdogan! O que aconteceu, a Turquia começou a se aproximar da Rússia e com a Turquia e a Rússia o acesso ao oriente médio ficou restrito. O resto é bobagem.

  3. Assuntos internos

     Resvalando para problemas, sérios, externos, com Erdogan procurando aumentar seu poder de um lado, e o 1o Ministro holandês, a vespera de uma eleição, querendo posar de machão, visando com esta atitude anti – islamica ( é como a massa holandesa irá comprar ), tentar tirar alguns votinhos da extrema-direita de Wilders.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador