A volta do PRI no México

Da BBC

Depois de quase 70 anos… boca de urna indica vitória da oposição em eleições no México

Pesquisas de boca de urna indicam que o principal partido de oposição no México, o Revolucionário Institucional (PRI), venceu as eleições para governador em 10 dos 12 Estados em que o cargo foi disputado no domingo.

O pleito realizado em 14 dos 31 Estados do país elegeu governadores, prefeitos e assembleias regionais – em dois Estados não houve eleição de governador.

A jornada eleitoral no domingo foi relativamente calma, depois de uma campanha marcada por violência e intimidação, com dois candidatos assassinados ao longo do processo.

Apesar de vencer na maioria dos Estados, o PRI – que governou o México ininterruptamente por quase sete décadas – não obteve a vitória avassaladora que esperava.

As pesquisas indicam que a coalizão formada pelo partido do governo, o conservador Ação Nacional (PAN), e seu aliado, o esquerdista Revolução Democrática (PRD), ganhou em dois Estados até então governados pelo PRI.

A eleição foi vista por muitos analistas como um referendo sobre a gestão do presidente Felipe Calderón – do PAN – marcado pelo aumento da violência ligada ao narcotráfico.

O presidente assumiu o poder em 2006 declarando guerra às drogas e enviando milhares de soldados para regiões consideradas violentas. As eleições presidenciais estão marcadas para daqui a dois anos.

fonte e a notícia integral:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/07/100705_mexicobocadeurna_ba.shtml 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora