Caso Pandora Papers leva oposição chilena a pedir impeachment de Piñera

Câmara dos Deputados deve decidir se acusação será aprovada ou rejeitada; votação deve ocorrer na primeira semana de novembro

Jornal GGN – Os partidos que compõem a composição chilena apresentaram uma acusação formal pedindo a destituição do presidente Sebástian Piñera, por conta de seu envolvimento com a venda de uma mineradora em um paraíso fiscal revelado pelo Pandora Papers.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, tal acusação vem se somar com uma investigação aberta há cinco dias pelo Ministério Público envolvendo a mesma operação – no caso, a venda da mineradora Dominga, realizada em 2010, por parte de uma empresa dos filhos de Piñera durante seu primeiro mandato como presidente do Chile (2010-2014).

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

De maioria opositora, a Câmara dos Deputados deve decidir se a acusação apresentada pelo deputado Tomás Hirsch será aprovada ou rejeitada. A votação deve ocorrer na primeira semana de novembro e, caso aprovada, seguirá para o Senado. O processo deve ser finalizado antes de 21 de novembro, quando ocorre o primeiro turno das eleições presidenciais no país.

Piñera é um dos homens mais ricos do Chile e, após a publicação do Pandora Papers, alega que abandonou a administração das empresas em 2009, antes de assumir seu primeiro mandato como presidente. Desta forma, ele não teria participação na venda da mineradora.

Leia Também

Miséria, fome, injustiça tributária, paraísos fiscais e direito: por que as offshores são um escândalo em si?, por Ricardo N. Mendonça

Escritório contratado para o compliance da Petrobras é peça central do Pandora Papers

Veja o que dizem os presidentes latino-americanos flagrados com empresas em paraísos fiscais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador