Lula, por Fidel

Reflexões de Fidel

Do Cuba Debate

A última reunião com Lula

01 de março de 2010

Eu o conheci em Manágua, em Julho de 1980, 30 anos atrás, durante o primeiro aniversário da Revolução Sandinista, graças aos meus contatos com os proponentes da teologia da libertação, que começou no Chile em 1971, quando visitei Presidente Allende.

Por Frei Betto sabia quem era Lula, um líder sindical nos cristãos de esquerda colocar suas esperanças iniciais.

Era um humilde trabalhador na indústria metalúrgica foi notado por sua inteligência e prestígio entre os sindicatos, na grande nação que emergiu das trevas da ditadura militar imposta pelo império ianque nos anos 60.

As relações do Brasil com Cuba tinha sido excelente até o poder dominante no hemisfério, não sucumbir. passaram décadas desde então, até que voltou lentamente a tornar-se o que são hoje.

CadaCada país teve a sua história. Nosso país resistiu as pressões anormais experiente fases incríveis desde 1959, em sua luta contra as agressões do império mais poderoso que já existiu na história.

Por isso tem um significado enorme para nós o encontro, que acaba de fazer em Cancun e na decisão de criar uma comunidade da América Latina e no Caribe. Nenhum outro fato institucional do nosso continente no século passado reflete a importância semelhante.

O acordo foi alcançado entre a mais grave crise económica que tem ocorrido no mundo globalizado, coincidindo com o maior perigo de uma catástrofe ecológica de nossa espécie, ainda com o terremoto que destruiu a Port-au-Prince, capital do Haiti, o mais desastre humano doloroso na história do nosso hemisfério, o país mais pobre do continente e com o primeiro onde a escravidão foi erradicada.

Ao escrever esta reflexão, apenas seis semanas após a morte de mais de duzentas mil pessoas segundo dados oficiais no país, a notícia chegou dramática dos danos causados por um terremoto no Chile, que resultou na morte de pessoas, cujo número é de cerca de e um mil, segundo dados das autoridades, e grandes danos. Particularmente movido pelas imagens do sofrimento de milhões de chilenos material ou emocionalmente afetado por esse golpe cruel da natureza. Chile, felizmente, é um país com mais experiência em lidar com este tipo de fenômeno, muito mais desenvolvidas economicamente e com mais recursos. Se ele não contava com infra-estrutura mais sólida e edifícios, um número incalculável de pessoas, talvez dezenas ou mesmo centenas de milhares de chilenos, teria perecido. Ele fala de dois milhões de pessoas afectadas e as perdas de entre 15 e 30 bilhões de dólares. Em sua tragédia também tem a solidariedade e simpatia do povo, inclusive a nossa, mas dado o tipo de cooperação que precisa é pouco pode fazer em Cuba, cujo governo foi um dos primeiros a expressar seus sentimentos para o Chile de solidariedade, quando as comunicações eram ainda atolado.

O país agora testa a capacidade do mundo para enfrentar a mudança climática e garantir a sobrevivência da espécie humana é, sem dúvida, Haiti, porque é um símbolo de pobreza têm hoje bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo parte importante dos povos do nosso continente.

O que aconteceu no Chile, com incrível intensidade do terremoto de 8,8 graus na escala Richter, mas, felizmente, mais profundo do que aquele que destruiu a Port-au-Prince, forçando-me a sublinhar a importância eo dever de incentivar passos em direção a unidade alcançada em Cancun, embora eu não tenho ilusões sobre o quão difícil e complexo de idéias será a nossa luta contra o esforço do império e seus aliados dentro e fora de nossos países para impedir a unidade de trabalho e independência de nossos povos.

Eu quero um registro escrito sobre a importância e simbolismo para mim foi a visita e última reunião com Lula, do ponto de vista pessoal e revolucionária. Ele disse que vem e terminar o seu mandato, pretendia visitar seu amigo Fidel, a honra de qualificação que recebi de você. Eu o conheço bem. Não é raro falou fraternal dentro e fora de Cuba.

Uma vez eu tive a honra de visitar a sua casa em um bairro modesto de São Paulo, onde viveu com sua família. Foi para mim um encontro emocional com ele, sua esposa e filhos.Nunca se esqueça da atmosfera e som de casa e que o afeto genuíno com o qual ele dirigiu seus vizinhos, quando Lula já era um famoso líder sindical e político. Ninguém sabia então, se ele seria ou não à Presidência do Brasil, uma vez que os interesses e as forças que se opunham a ele eram grandes, mas eu gostava de falar com ele. Um escritório de Lula não importam muito, estava satisfeito, acima de tudo, o prazer de lutar e fê-lo com a modéstia impecável, que amplamente demonstrado quando, depois de ter sido derrotado três vezes por seus adversários poderosos, só concordou em permitir a nomeação do Partido Trabalhadores de uma quarta vez, por forte pressão dos seus sinceros amigos.

Não tente contar as vezes que conversamos antes de ele ser eleito presidente, um deles, entre os primeiros, foi em meados dos anos 80, quando estávamos em Havana contra a dívida externa latino-americana, que, em seguida, elevou-se a 300 bilhões de dólares e foi pago mais de uma vez. É um lutador nascido.

Três vezes, como eu disse, os seus opositores, apoiados por enormes recursos financeiros e meios de comunicação, ele foi derrotado nas urnas. Seus colaboradores mais próximos e amigos, porém, sabia que era tempo que o trabalhador humilde, era o candidato do Partido dos Trabalhadores e as forças de esquerda.

Certamente seus adversários subestimaram-lo, achei que ele não poderia ter uma maioria na legislatura. A União Soviética já não existia. O que poderia significar Lula do Brasil na frente, um país de grande riqueza, mas do pouco desenvolvimento nas mãos de uma classe rica e influente do meio?

No entanto, a crise entrou o neoliberalismo, a Revolução Bolivariana na Venezuela havia triunfado, Menem foi despencando, Pinochet tinha desaparecido de cena e Cuba resistiu.Mas Lula é eleito quando Bush perdeu o ganha E.U., tirando o rival Al Gore para a vitória.

Iniciou uma fase difícil. Para promover a corrida armamentista e, com isso o papel do Complexo Industrial Militar, e reduzir os impostos para os ricos, foram os primeiros passos do novo presidente dos Estados Unidos.

Sob o pretexto do combate ao terrorismo, retomou as guerras de conquista e de assassinato e tortura institucionalizada como instrumento de dominação imperialista. fatos impublicáveis estão relacionadas com prisões secretas, que expôs a cumplicidade dos aliados E.U. com essa política. Assim, acelerou a pior crise econômica nos ciclos de crescimento e acompanhar o capitalismo se desenvolveu, mas desta vez com os privilégios de Bretton Woods e nenhum dos seus compromissos.

Brasil, entretanto, nos últimos oito anos sob a liderança de Lula, superou os obstáculos, maior desenvolvimento tecnológico, e aumentou o peso da economia brasileira. A parte mais difícil foi o seu primeiro mandato, mas ele conseguiu e ganhou experiência. Com a sua luta incansável, serenidade frieza e crescente comprometimento com a tarefa em tais condições difíceis internacional, o Brasil alcançou um PIB que se aproxima dois trilhões de dólares. As fontes de dados variam, mas todos colocá-lo entre as 10 maiores economias do mundo. No entanto, com uma área de 8.000.000 524 000 quilômetros quadrados, com os Estados Unidos, que tem apenas pouco mais de território, o Brasil só alcança cerca de 12% do Produto Interno Bruto do país para a pilhagem imperialista mundial e apresenta suas forças armadas mais de mil bases militares ao redor do mundo.

Tive o privilégio de assistir à sua inauguração no final de 2002. Ele também foi Hugo Chávez, que tinha acabado de enfrentar o traiçoeiro golpe de 11 de Abril do mesmo ano, após o qual o golpe petroleiro organizada por Washington. Foi o presidente Bush.Relações entre Brasil, da República Bolivariana e Cuba têm sido sempre bom e respeito mútuo.

Tive um grave acidente em outubro de 2004, que limitou severamente as minhas actividades durante meses e gravemente doente no final de julho de 2006, sob a qual ele não hesitou em delegar minhas funções como chefe do partido e do estado na proclamação da 31 de julho daquele ano, provisoriamente, para que eu atribuído um final logo percebi que não seria capaz de cumpri-las novamente.

Como a gravidade de minha saúde me permitiu estudar e meditar, dediquei-me a ele e rever os materiais de nossa Revolução, e de vez em quando para postar alguns pensamentos.

Depois ele ficou doente, tive o privilégio de ser visitado por Lula viajou várias vezes ao nosso país e conversar bastante com ele. Eu nem sempre coincidiu com todas as suas políticas. Eu sou, em princípio, opõe-se à produção de biocombustíveis a partir de produtos que podem ser usadas como alimento, ciente de que a fome é e será cada vez mais uma grande tragédia para a humanidade.

Isso, no entanto, expressá-lo com franqueza, não é um problema criado pelo Brasil e muito menos para Lula. parte inseparável da economia mundial imposta pelo imperialismo e seus aliados ricos e subsidiar sua produção agrícola, proteger seus mercados domésticos e competir no mercado mundial de exportações de alimentos dos países do Terceiro Mundo, em vez obrigado a importar itens produzidas matérias-primas industriais e recursos energéticos de sua própria pobreza herdada de séculos de colonialismo.Compreendo perfeitamente que o Brasil não teve outra alternativa, em comparação com a concorrência desleal e subsídios os E.U. e na Europa, que aumentam a produção de etanol.

A taxa de mortalidade infantil no Brasil é ainda de 23,3 por mil nascidos vivos ea mortalidade materna de 110 por cada 100 000 nascimentos, enquanto que nos países industrializados e ricos é inferior a 5 e 15, respectivamente. Muitos outros dados similares poderiam ser citados.

Açúcar de beterraba, subsidiados pela Europa, roubaram nosso país do mercado do açúcar, derivados de cana-de-açúcar, agrícolas e industriais, trabalhadores pobres e eventual desemprego manteve muito do seu tempo para os trabalhadores do açúcar.Estados Unidos, por seu lado, também tomou as nossas melhores terras e as empresas foram capitães da indústria. Um dia, de repente, tiraram-nos da quota de açúcar e bloqueado o nosso país para esmagar a revolução e independência de Cuba.

Hoje o Brasil tem desenvolvido o cultivo de cana-de-açúcar, soja e milho com alto desempenho para uso em máquinas destas culturas com alta produtividade. Quando um dia eu assisti a filmagem de uma área de 40 000 hectares de terra em Ciego de Avila plantada com soja em rotação com milho que visam a trabalhar durante todo o ano, eu disse: é o ideal de uma sociedade socialista agrícolas, altamente usinadas com alta produtividade por homem e por hectare.

Os problemas da agricultura e as suas instalações no Caribe são os furacões, em números crescentes, destroça seu território.

Também o nosso país tem desenvolvido e assinado com o Brasil para o financiamento e construção de um porto de Mariel, em ultramoderno, que será de enorme importância para a nossa economia.

Na Venezuela estão utilizando a tecnologia agrícola brasileira e industrial para produção de açúcar e bagaço de cana como fonte de energia térmica. Advance equipes estão trabalhando em uma empresa também socialista. Na República Bolivariana de etanol utilizado para melhorar os efeitos ambientais negativos da gasolina.

Capitalismo desenvolvido sociedades de consumo e os resíduos de combustível que gerou o risco de uma mudança climática dramática. Natureza levou 400 milhões ano para criar o que nossa espécie é consumida em apenas dois séculos. A ciência ainda não resolveu o problema de energia para substituir o petróleo gera hoje, ninguém sabe quanto tempo e quanto custaria para resolvê-lo em tempo. Será que você tem dele? Isso foi o que foi discutido em Copenhagen e da Cimeira foi um fracasso total.

Lula me disse que quando o etanol custa 70% do valor da gasolina não é mais produtora de negócios. Brasil disse que ter a maior floresta do mundo, registrando atual progressivamente reduzir em 80%.

Hoje tem a mais alta tecnologia no mundo para a perfuração offshore e de combustível pode ser extraído em uma profundidade de sete mil metros de água eo fundo do mar. 30 anos teria parecido história de ficção científica.

Ele explicou os programas de alto nível educacional que o Brasil pretende levar a cabo.Valoriza o papel da China na arena global. Declarou com orgulho que o comércio com a China montantes de 40 bilhões de dólares.

Uma coisa é indiscutível: o metalúrgico se tornou um proeminente estadista e de prestígio, cuja voz é ouvida com respeito em todas as reuniões internacionais.

Ele se orgulha de ter recebido a honra das Olimpíadas para o Brasil em 2016 no âmbito do excelente programa apresentado na Dinamarca. Também será sede da Copa do Mundoem 2014. Tudo tem sido o resultado dos projetos apresentados pelo Brasil, que superou os seus concorrentes.

A grande prova de seu desinteresse foi a renúncia à reeleição e espera que o Partido dos Trabalhadores continuará a regra no Brasil.

Alguns estão com inveja do seu prestígio e glória, e pior ainda, aqueles que estão a serviço do império, criticou ele para visitar Cuba. Eles costumavam fazer a calúnia vil que há meio século utilizada contra Cuba.

Lula conhecida há muitos anos no nosso país ninguém nunca torturou, nunca ordenou o assassinato de um adversário, nunca mentiu para o povo. Ele tinha certeza que a verdade é companheira inseparável de seus amigos cubanos.

Em Cuba, ele deixou para o nosso vizinho Haiti. Ele vai informar o nosso pensamento sobre o que propomos no que diz respeito a um sustentável, eficiente e barata, especialmente importante para o Haiti. Saber mais de cem mil haitianos foram tratados por nossos médicos e graduados da Escola Latino-Americana de Medicina após o terremoto.Nós falamos sobre coisas sérias, eu sei que o seu ardente desejo de ajudar este povo nobre e sofrimento.

Irei manter uma lembrança inesquecível da minha última reunião com o presidente do Brasil e não hesite em proclamá-la.

Fidel Castro Ruz

1 de março de 2010

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome