Wikileaks: as facções do Exército egípcio

Do Opera Mundi

05/02/2011 – 13:01 | Efe | Londres

Wikileaks: Exército egípcio é dividido em facções

Documentos da diplomacia norte-americana vazados pelo Wikileaks por meio do jornal Financial Times neste sábado (5/2) descrevem o Exército egípcio dividido em facções há muito tempo, ao contrário da imagem de unidade apresentada até agora durante a crise política nesse país.

De acordo com relatório de diplomatas dos Estados Unidos, feito em 2009 por ocasião de uma visita do presidente Hosni Mubarak a Washington, o Exército egípcio não é monolítico, mas está divido em grupos entre os quais reina a desconfiança.

Mubarak, que já adiantou que não se apresentará à reeleição em setembro para facilitar uma transição democrática, tem a tarefa de conter o poder dos diferentes gerais em Forças Armadas em contínuo declive, assinalam os vazamentos recolhidos pelo FT.

Segundo estes, os comandantes intermediários do Exército desprezam o comandante das Forças Armadas e ministro da Defesa, o marechal de campo Mohamed Hussein Tantawi, apontado como mulherengo.

Em 2009, quando elaboraram os vazamentos a partir do Cairo, os militares não viam com bons olhos uma possível sucessão de Mubarak por seu filho, pelo fato de não terminado seu serviço militar, informa o periódico.

Apesar de tudo, os vazamentos revelam que Mubarak tem um firme controle dos altos comandantes das Forças Armadas, cujo papel em uma sucessão é imprevisível.

http://operamundi.uol.com.br/noticias/WIKILEAKS+EXERCITO+EGIPCIO+E+DIVID…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador