“Lado Barrichello” de Dilma explica, em parte, derrota no impeachment

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após o Senado tornar, por 59 votos a 21, a presidente Dilma Rousseff ré no processo de impeachment, aliados reagiram abalados, analisando que a petista teve um claro problema de “timing” para reagir e oferecer uma alternativa ao seu afastamento definitivo.

Há semanas em discussão, a carta aos brasileiros, por exemplo, não chegou aos senadores a tempo de evitar que Michel Temer saísse vitorioso nessa que foi a penúltima votação do impeachment. Na carta, Dilma deve propor que seu retorno esteja vinculado à proposta de um plebiscito por novas eleições.

Aliados avaliaram que Dilma, em conflito interno com o próprio partido, levou muito tempo para optar pelas novas eleições. Nesse intervalo, com a caneta na mão, Temer saiu distribuindo cargos e recursos para os senadores indecisos que até simpatizavam com a proposta de plesbicito.

“‘Esta foi a tônica do governo dela. Até as decisões certas saíram na hora errada’, lamentava um senador petista. Os aliados também criticaram a hesitação em propor novas eleições. Quando Dilma finalmente aceitou a tese, alguns autores da ideia já haviam sido cooptados pelo grupo de Michel Temer”, escreveu Bernardo Mello Franco na Folha desta quarta (10).

O Painel também não perdoou: “Senadores do PT choveram no molhado ao dizer que a presidente afastada ‘perdeu o timing’ da carta de defesa do plebiscito. Atraso em decisões cruciais sempre foi característica do governo Dilma, admitem ex-ministros.”

Há quem tenha avaliado, ainda, que a presidente errou ao não criar nenhum fato político para chamar atenção. De outro lado, houve o apontamento de que a imprensa deflagrou uma operação para evidenciar os atos de Temer e marginalizar os de Dilma, fazendo com que, aos poucos, ela fosse saindo de cena.

O resultado da combinação desses fatores foi o placar de ontem. “Mesmo com Renan Calheiros não votando, aumentou o número de senadores contra a presidente afastada, pulou de 55 para 59. Ela ainda perdeu um voto entre seus apoiadores, passou de 22 para 21”, apontou Andrei Meirelles, em Os Divergentes.

Ontem, a sessão que julgava se Dilma viraria réu ou não sequer havia chegado na metade quando o articulador dos votos pró-Temer, Romero Jucá, anunciava na mídia seu bom humor. Vestido para matar com uma gravata de tubarão, Jucá se dizia em “clima de Copa do Mundo”, pronto para ver o PT tomar uma “catimbada”. O placar esperado por ele era de 60 votos pró impeachment, com margem de erro de um voto a mais ou a menos. Acertou.

“Esses números antecipam o julgamento final. Se Dilma não renunciar antes, daqui a vinte dias o Senado vai cassar seu mandato. Quem diz conhecer um pouco Dilma diz que ela não vai renunciar, não é o perfil dela. É um filme que a gente já viu várias vezes: o ex-presidente Fernando Collor, o poderoso Antônio Carlos Magalhães e, recentemente, Eduardo Cunha sempre negaram essa hipótese com veemência, mas ao final renunciaram”, disse Meirelles.

Por Bernardo Mello Franco

Fora do tempo

Na Folha

Um clima de desalento tomou os aliados de Dilma Rousseff no dia em que o Senado se reuniu para transformá-la em ré no processo de impeachment. Afastada há quase três meses, a presidente não conseguiu virar um único voto a seu favor. Ao contrário: na noite de terça (9), todas as previsões indicavam que ela sofreria uma derrota pior que a de maio, quando foi retirada do cargo.

O desinteresse pelos discursos era visível no plenário. Alheios à tribuna, senadores consultavam os celulares em busca de notícias da Olimpíada. Enquanto os atletas competiam no Rio, a sensação em Brasília era de jogo encerrado.

Fora do alcance das câmeras, os náufragos do governo afastado buscavam explicações para o fracasso anunciado. Muitos repetiam que Dilma perdeu o “timing” para esboçar uma reação. A ideia de divulgar uma carta aos senadores, com os últimos apelos contra o impeachment, teria sido tomada tarde demais.

“Esta foi a tônica do governo dela. Até as decisões certas saíram na hora errada”, lamentava um senador petista. Os aliados também criticaram a hesitação em propor novas eleições. Quando Dilma finalmente aceitou a tese, alguns autores da ideia já haviam sido cooptados pelo grupo de Michel Temer.

Fora do poder, a presidente afastada voltou a esbarrar num problema antigo: a falta de sintonia com seu partido. Na semana passada, a direção do PT a desautorizou publicamente ao rejeitar a antecipação das eleições. Os choques com a sigla desmobilizaram entidades como MST e CUT, que prometiam ocupar as ruas para defender o “Volta, Dilma”.

Cercado pela Lava Jato, Lula também se afastou da defesa de Dilma. Ontem ele desembarcou na capital quando a maioria dos senadores já havia anunciado seus votos. Aliados diziam que o ex-presidente não via mais tempo hábil para salvar a sucessora. Sua missão era discutir o pós-impeachment e a sobrevivência do PT nas eleições municipais

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os golpistas tiveram mais

    Os golpistas tiveram mais quatro votos em relação à ultima votação, e a Dilma menos um.

    Um senador abandonou a Dilma e a Democracia

    Confesso que bate um desânimo.

    1. Já eu, e de acordo com a

      Já eu, e de acordo com a matéria do Professor Vanderley Guilherme dos Santos, salvo engano, acho que a Dilma deveria convocar toda imprensa internacional, e rasgar o seu título de eleitor na frente do TSE. Acho também que todos os Deputados e Senadores do PT e partidos aliados, assim como todos os que não apoiam esse golpe descarado. Mostremos a todos que não compactuamos que esse fisiologismo vagabundo!

  2. corrida maluca

    Barrichelo é ótimo piloto.

    Mas jamais vai conseguir ganhar do Dick Vigarista.

    Muito menos depois da farta distribuição de medalhas promovida pelo “Fora Dick” 

  3. Deveríamos nos orgulhar

    se somos bons mesmo em alguma coisa é em produzir gente sem nenhum carácter. A Dilma tem um milhão de defeitos, nem acho que vale mais a pena discutí-los, mas nada se compara a capacidade do pessoal que decidiu que o país é deles de descer cada vez mais baixo. É nojento.

  4. Tem muito Dudu, Eduardo

    Tem muito Dudu, Eduardo Cunha, inrustido. Melhor ser uma tartaruga, tipo Barrichello, honesto do que uma lebre, tipo “Shumaker”, desonesto. Se ela quisesse fazer conchavo teria feito com o Dudu quando estava no governo, alias têm muitos petistas que preferiam que a Dilma fosse um “Shumaker”. O cachimbo entortou a boca de muitos petistas, pena! Voto na honestidade. 

      1. O animal tu escolhe, o único

        O animal tu escolhe, o único nome de bicho que tu não vai conseguir colocar é de gato, este tem dono, tua companheirada!

  5. Quem da-me a honra de

    Quem da-me a honra de acompanhar minhas intervenções,confirmará o que venho afirmando há dias.Não me restrinjo só ao fato de que o PT,enquanto partido,entregou a Presidenta à propria sorte.O fator mais abrangente dessa historia de mil horrores,é que Dilma demonstra total e completo descaso sobre o desfecho desfavoravel que o Senado imporá a ela.Está pedalando e andando,como rege a boa educação.Como disse,é jogo jogado,já foi,fim de linha,vamos cuidar de outra coisa.Tenho a quase convicção que Lula comunga com esse pensamento,um dia após ele a ser afastada.Ele sabe mais do que ninguém,com quem está lidando.Lula é um animal politico.Para se livararem dele,terão que operar um milagre,de fazer ele desaparecer da face da terra.Simples assim.

     

     

     

     

     

     

  6. Senadores eleitos pelo povo

    Senadores eleitos pelo povo !!!

    Um país no qual um Caiado se elege realmente merece o momento que vivemos !!! 

    Uma cortesia do povo Goiano para o Brasil !!!!

    Um país que elege Serra não quer ser soberano !! Fato !!!

    No fim, o povo chorará lágrimas de sangue !!! E será bem feito Toda desgraça que vier desse impeachment !!

  7. O fácil diagnóstico do “day after”

    Penso que, antes, seria preciso lembrar o que verdadeiramente está em jogo.

    Seria possível vencer o golpe sem sair dessa luta mais sujo do que os adversários? A política comportaria descer a níveis tão intoleráveis. Ou não existiriam limites nessa guerra?

    É preciso lembrar que parte importante dos adversários luta para não ser alcançado pela lei, para estancar a sangria. E que qualquer acordo passaria necessariamente pelas propostas de Jucá. Lembremo-nos de que quem as está bancando é Temer.

    Nesse terreno minado a tal Carta ou qualquer outra proposta teria algum valor prático?

    Mesmo que o PMDB de Temer esteja enlameado até o pescoço é com ele e com o PSDB, igualmente sujo, que os “acordos” se darão. O PT e outros partidos de esquerda foram proscritos desse contexto porque o objetivo sempre foi o explicitado por Jucá: parar com a sangria.

    E essa não é a praia de Dilma. 

  8. Nunca é tarde

    Bem, antes dela desistir e esperar o fim, recomendo que ela lance logo essa carta. Nunca vi uma carta tão anunciada e tão lenta. 

     

    1. PHA não é sério

      Repito o que já afirmei em outros posts: PHA não é sério.

      Basta lembrar  as previsões que ele fez na época da votação do processo na Câmara. Uma barrigada grosseira.

      PHA prega para convertidos como Dilma também fez desde abril. 

       

  9. E agora vamos ver se alguém

    E agora vamos ver se alguém na Folha de São Paulo tem coragem de escrever sobre o papel crucial da mídia e do judiciário no golpe .

  10. Relembrado Joel.Com a devida

    Relembrado Joel.Com a devida vênia do editor do blog,que tem tido uma generosidade impar,homenageio Joel Silveira e Papai(são parecidos em tudo) ao mesmo tempo,com um poema chamado “Bilhete à Felicidade”,que era a marca registrada dele,e recitava-o em mesas de altos paus e redondoros bois,cercado dos seus amigos mais queridos,e eu,garoto de calças curtas,a lhe acompanhar onde quer que ele fosse.Eis o verso final…………”ah felicidade se você soubesse como dói uma desilusão,seria muito mais humana,teria pena do meu coração.Felicidade você se lembra do sonho que me deu sorrindo e que você mesma terminou matando,felicidade saia do meu caminho,prefiro mesmo caminhar sozinho”.As palmas pipocavam na penumbra do bar.Há dois de sua morte,sempre imaginei que Papai era um ser humano muito além do seu tempo,ou muito além do jardim.

    1. Permita-me meus cumprimentos

      Permita-me meus cumprimentos caro Djalma Santos,de grata memoria no campo esportivo.Disse tudo em seu brevissimo comentario ,a me permitir lhe lembrar que a palhacada do dia 17/04 foi a pa de cal.Ela ja tinha caido bem antes,por que o governo Dilma,no segundo mandato,quando o pavao ja andava solto e o sapato Luis XV voltou a moda,nunca teve coordenacao politica.

    2. Entre as inumeras coisas que

      Entre as inumeras coisas que Dilma nao consegue fazer direito…  “cair” nao consta.

      Voces vao ter que enfiar essa “caida” no olho do cu.

  11. lado…

    Não culpem nem Barrichello, nem Dilma. Eles podiam voar dentro da sua gaiola de ouro. Acusaram que o problema era a gaiola e ficaram sozinhos. Dilma governaria com quem? Com traidores, como estamos vendo todos os dias? Qual é a esquerda que tinha as soluções para o Brasil? Aquela que não via politica como profissão? Que não via politica como personalismo, como fabrica de caudilhos e salvadores da patria? Que não via politica como ascenção social e financeira? Qual era a linha politica que detinha as soluções nacionais? Aqueles que creem numa ditadura estatica e imutável, que não aceitam o dialogo, mas revelam todos seus interesses pessoais, como Cristovam, Marta, Marina. Ou politicos que mesmo não participando do barco a naufragar, mantem suas posições como Katia Abreu ou Requião. Quem vocês acham que perdeu o “timming”, o bonde da história, esquerda fracassada?

  12. Discurso

    Li que ela vai fazer um duro discurso, denunciando “golpe de Estado”. Hoje. Dia 10/08/16. Deveria ter feito isso em 22/04/2016 quando foi a ONU.

    Por coisas como estas é possível dizer que não somente perde o timing bem como é possível dizer o lapso de tempo que ocorre. Se com o Barrichello era de segundos ou minutos, nossa presidenta se atrasa em quatro meses. É um tremendo último lugar, isso sim…

     

     

    1. È o que sempre digo meu caro

      È o que sempre digo meu caro Photios.Nossa Presidenta padece de varios mal.Ou está atrasada de menos,ou adiantada de mais.Veja esse comentario que você faz.Esse discurso ao qual você se refere,deve ser ser para ingles ver.No caso em tela,para grego.  

    2. Concordo plenamente.
      E
      Concordo plenamente.

      E muita gente, desde 2011, sempre confundindo ficção e realidade: ela nunca fazia nada para reagir porque tudo, TUDO fazia parte de “um plano infalível”.

      Dilma é tão honesta quanto incompetente.

  13. Eu não acho correto culpar

    Eu não acho correto culpar Dilma dessa maneira. Quer dizer que os senadores não sabem se ela cometeu ou não o crime? Ou sabem que ela é inocente mas esperam que ela ofereça alguma coisa em troca do voto? Se fazer política é isso, realmente ela não foi feita para gente honesta.

  14. Encenadores da República

    Olá debatedores,

    ontem foi demais… Vibrei.

    Tive a oportunidade de assistir à  mais uma da  peça  do teatro brasileiro.

    Fiquei até “altas horas” para ver a linda peça. 

    Confesso-lhes que eu já “suspeitava ”  qual seria a  cena final da estupenda peça.

    Eu só não estou certo ainda, mas acho que o nome da peça é :”Ordem e Progresso”.

    Mas isso “não importa”.

    O que importa e  me motivava mesmo era ver toda a peça com seus atores e  encenadores.  

    Foi lindo…

    Quem não viu  sugiro que pare um pouco para assisti-la.

    Acho que você a encontra no youtube.  Enfim, vale a pena ver.

    Caso não queira ver a peça original,  você certamente poderá acompanhar outras  “versões” devidamente analisadas pelas nossas adoráveis concessões  de comunicação social em horário nobre.

    Portanto, fique atento! “Vale a pena ver de novo”.   

    Quanto ao local, isto é,  o teatro propriamente dito, não  poderia ser melhor.

    Grandioso, vultuso entre outros adjetivos de peso.

    Tudo bem que esse teatro não é  lá  muito democrático para o “público em geral”, vez que  o preço do “ingresso” não é pra qualquer um.

    Você tem que ter “bala na agulha” para entrar lá.

    Vale lembrar que a  boca  da bacia, que representa essa “instituição solída de concreto”,  é grande demais. Além disso, é voltada para baixo. Povão, como eu,  não entra.

    Só entram os representantes das “capitanias hereditárias” , versão século XXI.

    Estamos falando do Cenário Federal. 

    No palco,  “artistas” ilustres representando nossas “instituições sólidas”. Sólidas como o próprio prédio do “Cenário Federal”:  Sólido, feito de cimento, água,  “ferro , areia” etc.

    “Ferro e areia” seriam, talvez, especula-se, a parte das “instituições sólidas”  carinhosamente dirigidas ao povo brasileiro. “Cordial” , “amável” , torcendo para uma medalha de ouro em nossa olimpíada da  “democracia racial”. 

    Todavia, não se preocupem.  Se  o “ouro”  não vier o   “ferro e areia” já está garantidos. 

    Em suma, de um jeito ou de outro ganharemos uma “medalha”. Uma a ser colocada no pescoço. Outra a ser inserida carinhosamente em  nosso corpo e alma.

    Saravá! 

    Enfim, a peça, o cenário, o teatro, os atores,os  encenadores, todos,  formaram  um conjunto emocionante.

    Foi um peça e tanto!

    ————-

    Mas, o melhor ainda está por vir. ( no devir?)

    É que já se encontra em cartaz a próxima “peça” desse teatro.

    Ela deve ocorrer entre os dias 25 e 30 de agosto do corrente.

    E eu não vejo a hora de assití-la.

    Estou ansioso para ver o seu desfecho.

    Será que  chapeuzinho  “vermelho” vai se livrar do lobo mau? 

     Não se sabe… ( eu especulo que não….).

    ————

    Não sei mas alguma coisa me fez lembrar de Hobbes. Sei lá, vá entender…

    Vejam bem:

    Hobbes teria dito há séculos:  O homem é o lobo do homem.

    Hobbes na versão século XXI: Será que o homem é o lobo da vovozinha e do chapeuzinho vermelho.

    Aguardem, cenas dos próximos capítulos…

     

    Saravá!

     

     

     

     

     

     

     

     

  15. O argumento central, tambem

    O argumento central, tambem na chamada, eh beme pobre e ainda culpa a vitima!

    Foi o “lado Peleh” de Lula que lhe causou tantos problemas com os corruptos do Brasil tambem?

  16. Cabeça erguida

    Se cair, Dilma o fará de cabeça erguida.

    Os que votaram contram Dilma não terão a coragem de encará-la olho a olho.

    Obrigado, Dilma, por ter resistido sempre que foi preciso resistir.

  17. Mesmo que tivesse o ” Lado Ayrton Senna”…

    Sucumbiria ao infame golpe dos corruptos. E tudo começou em 2013.  Infelizmente sobram pouquíssimos políticos limpos nesse país. Tudo foi muito bem arquitetado. Lembram daquele vídeo do youtube?  E já é antigo…

    [video:https://youtu.be/tkYATwjAwJk%5D

  18. Antes de construir uma frente

    Antes de construir uma frente progressista, precisamos, mais do que nunca, construir um Estado. Não existe democracia no Brasil. As regras democráticas estão submissas ao poder dos plutocratas.

  19. É um tanto covarde querer

    É um tanto covarde querer culpá-la agora. 

    Vamos là: os únicos culpados pelo golpe são os golpistas. Ponto.

  20. Dona Dilma e o processo decisório

    1. Só quem nunca administrou sequer um carrinho de pipoca é que não consegue entender a importância do processo decisório, a tomada de decisões tempestivas, no timing certo, seja numa empresa ou pior ainda, no governo. Vamos a UM exemplo, apenas um, porém emblemático. Dia 28 de maio de 2012, o senador boliviano Roger Pinto se refugia na embaixada brasileira em La Paz, pedindo asilo político. Só havia dois caminhos, apenas dois, não mais do que dois: ou o Brasil concedia o asilo e transportava o senador em segurança para o Brasil ou entregava-o à justiça boliviana. Entretanto, passaram-se 1 ano e 3 meses sem NENHUMA espécie de decisão, mais precisamente 453 dias. Vamos fazer um exercício de imaginação sobre o que se passou na cabeça da ex-presidenta Dilma. Assim: se eu dou asilo para o boliviano, a direita me aplaude, afinal eu livrei um foragido da justiça do “sanguinário ditador” da Bolívia; se eu entrego o senador bandido para o Evo Morales, a mesma direita e mais a Globo e a Veja comem meu fígado. Resultado, vamos empurrando com a barriga. E assim foi que, em 24.08.2013, alguém tomou uma decisão valendo-se do vácuo decisório. Constrangido e humilhado, Antonio Patriota pediu demissão;

    2. Que raios de relação a ex-presidente criou com seus ministros? Senão, vejamos: 

    1. Edison Lobão – 2 vezes Ministro das Minas e Energia, totalizando longos 6 anos e 2 meses;

    2. Eunício Oliveira – Ministro das Comunicações, por 1 ano e 6 meses

    3. Eduardo Braga – Ministro das M.E. por 1 ano e 4 meses

    4. Jader Barbalho – o filho Helder foi Ministro da Pesca por 9 meses, e Secretário (status de Ministro) dos Portos por 6 m.

    5. Collor – foi grande aliado dos governos Lula 1 e 2

    Dia 11 de maio, o placar foi de 55 x 22, façam as contas, o processo teria sido barrado lá atrás. É triste e dramático um governo não ter 27 votos em 81. 

    1. 1. Em 11 de maio a admissão

      1. Em 11 de maio a admissão do processo foi feita via maioria simples, ou seja, metade mais um dos votos.
      2. Na sua lista todos os citados são do PMDB temerista. Talvez Eduardo Braga poderia ser alguém que dissociasse desse grupo. Sua ascensão ao posto de liderança do governo se deve a Dilma, na tentativa de quebrar o poder de … Romero Jucá, eterno líder de todos os governos.  Mas as conveniencias de poder falaram mais alto.
      3. Dilma perdeu um voto, devido à saída de Walter Pinheiro para exercer vargo no governo da Bahia.
      4. A IURD (Igreja Universal) foi essencial para a vitória de Lula em 2002 e em 2006 e de Dilma em 2010. Crivella pode ser acrescentado à lista como uma das tantas defecções do bloco lulista.
      5.  Jacques Wagner, dito como sucessor de ACM no poder baiano, não conseguir convencer seu vice, Oto Alencar, a votar a favor da democracia.  
      6. Por fim, o poder de convencimento e de influência dos governadores de esquerda (PT e PC do B) é nulo, seja no Senado ou na Câmara. Alguns como Pimentel nem se moveram, sumiram completamente, ninguém sabe, ninguém viu. Talvez seja a primeira crise política da História brasileira em que o governador em exercício de Minas Gerais não possui qualquer protagonismo. 

  21. Entendo ser muito dificil a

    Entendo ser muito dificil a posicao do editor do blog.Alguns comentaristas que nao saberia dizer que procedencia tem9ou vem,diferente do de Kotscho que ja da como favas contadas a eleicao do candidato do Bispo picareta como Prefeito de São Paulo,esquecendo completamente a eleicao passada,jogam  sobre os ombros da Presidenta a culpa maior pelos acontecimentos aterradores vigentes.Pela forma como se manifesta,o editor do blog tem entendimento diferente.Nao posso deixar de registrar que se trata de uma situacao delicada.Ha um detalhe que desfavorece em muito a Presidenta.O regime que vivemos,mesmo com certas anomalias,e o Presidencialismo.Dai,para escapar das maiores responsabilidades fica dificilimo.

  22. A verdade será revelada

    Daqui há algumas décadas, espero que o país venha a saber porque Dilma “facilitou” tanto a vitória da direita neste país. Porque manteve Zé Cardozo no Ministerio da Justiça por tanto tempo, se sabia que ele era sem pulso para enfrentar a fúria da oposição; porque ela vetou a auditoria da dívida pública; porque ela ganhou com discurso de esquerda, e no dia seguine da posse governou com plano de governo da direita; porque endossou aumento de juros, ajuste fiscal de Levy, e outros tantos desastres.

    Um dia dentro de décadas, alguém irá contar :

    que ou Dilma era tucana infiltrada, para ajudar a derrubar o PT;

    ou se vendeu, a troco de dinheiro fez um governo desastroso;

    ou foi chantageada, ameaçada, talvez até torturada  para entregar a esquerda e Lula;

    ou foi apenas tola mesmo, e não sabia a mínima o que estava fazendo.

     

    Um dia a resposta será revelada

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador