Lava Jato lança operação Arquivo X para atacar PT a 10 dias da eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A operação Lava Jato lançou mais uma fase voltada contra o PT para atrapalhar o partido às vésperas da eleição municipal, que ocorre no próximo dia 2 de outubro. Essa é a avaliação do deputado federal Paulo Pimenta, que teceu comentários sobre a Arquivo X, deflagrada na manhã desta quinta (22), pelo Twitter.

Segundo Pimenta, o juiz Sergio Moro e os “Golden Boys” – em referência aos procuradores da Lava Jato – “iniciam a operação #BocaDeUrna”.

Na visão da colunista Helena Chagas, de Os Divergentes, a prisão do ex-ministro Guido Mantega – acusado de cobrar propina de Eike Batista para pagar dívida de campanha – é um “é um tiro de canhão no PT a dez dias do pleito municipal. Atrapalha também a estratégia do ex-presidente Lula, que se tornou réu do juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira, de aproveitar a campanha dos petistas Brasil afora para fazer sua própria defesa.”

Para a jornalista, a prisão de Mantega vai “dominar o noticiário nas próximas horas e dias e aumentar ainda mais a pancadaria em cima do PT. Até porque parece haver fatos novos, como o depoimento do empresário Eike Batista dizendo ter recebido orientação do ministro para fazer pagamentos de dívidas do partido no exterior.”

Helena fez uma ressalva, em artigo publicado nesta quinta: “Ok, se tudo isso ficar provado é mesmo um grande escândalo. A única dúvida que fica é se os delitos dos demais partidos mencionados na Lava Jato – PMDB, PP, PR, PSDB e outros – vão ser objeto de operações antes das eleições do dia 2.”

Pimenta, por sua vez, criticou o espetáculo em torno da prisão de Mantega, que estava no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, acompanhando a esposa em uma cirurgia, após um tratamento de câncer. “Prender alguém no hospital, no momento que acompanha a cirurgia da esposa com câncer é covardia. Não oferece risco, não tinha necessidade”, comentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é só o começo. O pior

    Isso é só o começo. O pior ainda está por vir. 

    O PT vai conhecer, da maneira mais dura possível, o que é republicanismo. 

    Por onde anda o zer republicano cardoso?

    1. Esse aí depois do impeachment

      Esse aí depois do impeachment  sumiu…. se escafedeu. jogou o partido aos leões esse crtino e agora deve estar fazendo uma viagem romântica com a diretora da Isto é. 

      Ambos fizeram bem o trabalho. Agora é só deixar com Moro e os procuradores o resto.

  2. De “Arquivo X” esta operação
    De “Arquivo X” esta operação não tem nada, é como disse o deputado Paulo Pimenta, “Operação Boca de Urna”, que os petistas não podem fazer, mas Mores e seus tucanetes podem, para prejudicar o PT.Bora todos votar PT, contra o bandido militante do Moro.

    1. Depois dessa, vou mesmo.

      Prezados,

      Em 2014, fiz questão de viajar cerca de 500km, para derrotar, em 1º turno, o PSDB – que havia se apossado do governo de MG por 12 anos. Outro motivo da viagem foi derrotar, no estado em que governou, o playboy corrupto, protegidinho da mídia, do MPF e do STF, o senhor Aécio Cunha; não resovida a batalha no 1º turno, viajei de novo, para depositar meu voto em Dilma e derrotar o playboy, a mídia golpista, os criminosos da Fraude a Jato e a direita oligárquica e plutocrática.

      Mesmo sem um candidato de Esquerda com remota chance de ir ao 2º turno, devo viajar e votar, pelo menos para contribuir com o coeficiente eleitoral e eleger algum vereador.

       

  3. Esse complexo

    Esse complexo policial-persecutório-judicial denominado de “Lava a Jato” age obedecendo a  uma cronologia SINGULAR que só a rematados idiotas passa desapercebida. 

     

  4. O verborrágico locutor da

    O verborrágico locutor da Band, o senhor Boechato pra Cacete, o cabra tava tão titubeante pra criticar o sequestro do Guido Mantega ocorrido dentro da Sala Cirúrgica onde acompanhava a esposa operada. Pois, como dizia: o Boechato pra C……comentava cheio de dedos sobre a barbaridade cometida pelos criminosos, digo, do bando de raptores da (falta de) Inteligência da PF. Ao ponto em quê, a própria jornalista tucana Dora Cramer, teve que intervir um, tanto ríspida, com o lenga lenga covarde do colega Chato Boe.

    Ainda acho que, os mauricinhos concurseiros da PF, deram um tiro de canhão, e acertaram nas próprias patas trazeiras…

    Orlando

  5. Prisão de Guido Mantega uma

    Prisão de Guido Mantega uma atrocidade pessoal e lógica

    Mais uma vez se comete uma atrocidade contra toda a lógica e toda a racionalidade que deve nortear as ações da Justiça e da Polícia Federal, patrocinadas em conjunto com o Ministério Público, e que visam destruir pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

    Qual o sentido da acusação contra Guido Mantega.

    Menos de uma semana depois de uma exposição absurda do MPF contra o ex-Presidente Lula, em que este, sem um mínimo de provas, o acusa de ser Chefe de uma organização criminosa que visava um projeto de poder hegemônico do Partido dos Trabalhadores, organização essa que era operacionalizada pelos executivos, ora delatores, Paulo Costa, Nestor Cerveró, Paulo Barusco, doleiro Youssef, empreiteiros diversos  e pelo referido Partido.

    Depois de, por mais de 150 páginas, fazer ilações sem nexo, e tentar ligar o ex-presidente as atividades criminosas executadas pelas empreiteiras e pelos referidos executivos da Petrobrás, como se estes fossem um braço que executaria as ações, comandadas pelo intelecto superior de seu Comandante Lula, temos que, agora, pouco mais de uma semana depois, surge uma nova atuação da Lava Jato.

    E, novamente, em total contradição com a “estória” contada na acusação contra Lula.

    Nesta nova ação, tentam impingir a opinião pública, que alguém com todo este controle e com todas estas peças chaves, Executivos, doleiros, Empreiteiras, teve que usar de seu Ministro do Planejamento, para que este, pessoalmente, interferisse e solicitasse a um outro megaempresário, que cometesse um crime, consistente na remessa de propina para uma conta no exterior e destinada a pagar contas do Partido dos Trabalhadores.

    Pausa. Um minuto.

    Ora, esta narrativa esta em total descompasso com tudo que foi dito a toda a imprensa brasileira há apenas uns dias atrás.

    Não faz sentido que uma organização criminosa com toda a estrutura mencionada pelo Ministério Público, utilize o “Ministro do Planejamento” para atuar como criminoso em um ato direto de corrupção explícita e de coerção a um empresário, que na época era considerado um dos seis mais ricos do mundo.

    Ainda, a história contada de como teria se dado a operação, é um primor de falsidade e falsa imputação, pois serviria para ilustrar a culpa de qualquer um, do atual Presidente Temer a qualquer outro que tenha tido assento no governo ou liderança deste no Congresso Nacional, e, neste período tenha tido contato com Eike Batista.

    A acusação.

    Eike Batista, um empresário que, por sua posição, efetivamente deve ter tido acesso ao então Ministro do Planejamento Guido Mantega.

    Segundo, mas totalmente independente, este empresário faz um contrato com empresa de publicidade.

    Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.

    Pois bem.

    Terceiro, este empresário teria feito um contrato com a referida empresa de publicidade, mas, completamente inverossímil, não foi no interesse dele.

    Prosseguindo.

    Quarto, agora, pressionado para falar acerca de outras atividades, em tese fraudulentas, argui que o dinheiro encaminhado para essa empresa de publicidade, era para… óbvio,…  diriam alguns, para montar toda sua estratégia de mídia e assim viabilizar toda a fraude que foi sua condição de empresário de sucesso e trajetória de empreendedor sério e visionário.

    Grande engano, ele diz, e novamente a grande imprensa, agora coadunada com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça, como sempre, acreditam neste grande e probo empresário de sucesso, que o dinheiro se destinava a pagar políticos, relacionados a fraude contra a Petrobrás.

    Desta forma, com esta delação, se livra de possível prisão.

    E segue a Lava jato e suas contradições.

    Assim, um contrato fraudulento, ilegal, firmado com uma grande empresa de publicidade, que presta serviços a diversas pessoas jurídicas e também atua em campanhas políticas a serviço de quase todos grandes partidos brasileiros – de um momento para outro, atinge um terceiro -, que passa a ser o culpado pela atividade criminosa levada a cabo pelo empresário e a referida empresa de publicidade.

    Sim, porque é este o caso, Eike firma um contrato de publicidade e paga a conta da empresa numa conta no exterior, depois alega que fez isso a pedido de terceira pessoa, que podia ser qualquer uma.

    No caso, segundo a PF o MPF e a Justiça, não foi nenhum dos muitos citados componentes da organização criminosa na apresentação de power point, desta vez, o criminoso, foi, o próprio Ministro do Planejamento.

    O acusado foi o Ministro do Planejamento, assim como poderia ter sido qualquer um outro, qualquer pessoa do governo ou da Petrobrás, ou que pertencesse ao referido partido politico, e que tivesse tido acesso a Eike e poder bastante para ser acusado em nome do governo.

    A escolha desta vez foi de Mantega.

    OU seja, não foi Eike que fez um contrato ilegal fraudulento e corrupto, ele,  pobrezinho, estava sendo corrompido e chantageado pelo governo.

    E mais, um contrato de publicidade, para que, se ele nunca precisou disso, a imprensa sempre fez propaganda de graça para ele, por sua excepcional competência empresarial, que lhe abria portas e espaços na grande mídia, isenta e imparcial e igualmente inocente.

    E novamente vai pelo ralo, qualquer resquício de racionalidade ou lógica neste nosso outrora saudoso  estado democrático de direito.     

     

    1. Exato. A “lógica” que

      Exato. A “lógica” que impulsiona essa Operação agride a lógica. 

      Em comentário anterior feito neste espaço há meses, chamei a atenção para o que denominei de “horizontalidade” nesse processo de corrupção na Petrobras envolvendo executivos da empresa, empresários e políticos.

      Por que assim aduzi?Ora, muito simples: exatamente pelo teor das primeiras delações envolvendo os diretores da Petrobras e alguns empresários. Neles em nenhum momento foi dado a entender que agiram a mando ou sob a inspiração de uma superestrutura política. Ou seja, agiram por inércia considerando que esse já era um padrão que remanescia desde governos anteriores. Tudo ao arrepio de um sistema de governança tão incompetente como irresponsável. 

      E o corolário disso foram o teor das próprias delações e a absoluta falta de senso no tocante a distribuição do butim. Nem falo em diretores da Petrobras, mas em simples executivos de quarto escalão, a exemplo do Pedro Barusco que comprovadamente RECEBEU mais de U$ 100 milhões de dólares em propina.

       

       

    2. A essa altura, a verdade é o

      A essa altura, a verdade é o que menos interessa. Eike pode ter visto uma grande oportunidade agora, já que delações contra o PT estão salvando todos. Roberto Requião fala de acordos de milhões de reais com executivos das grandes empreiteiras. Estão recebendo dinheiro de volta! Esse esquema da publicidade foi manjado por Wanderley Guilherme com relação a João Santana. Não está nada fácil; tudo o que servir para incriminar será utilizado, tudo o que servir para inocentar será escondido, como na AP 470.

      Quando da campanha contra a PEC 37, que o MP empurrou pra dentro das manifestações, os delegados a defendiam dizendo que quando o MP participa das investigações iniciais é ruim para a defesa porque provas importantes podem ser suprimidas, pois o MP visa a acusação do investigado. Ninguém ouviu os delegados e a coisa está aí, a pleno vapor, só que contra um partido.

  6. Atacar o PT antes das

    Atacar o PT antes das eleições? Ué, o partido não está derrotado após os acontecimentos de 2015 e deste ano? Ou as “pesquisas” são furadas? Ou as “pesquisas” escondem algo? Ou alguém tem informação privelegiada? Algo é certo para essas eleições: o número de votos brancos e nulos, somados com a abstenção, será uma enormidade.

  7. Quem são?

    A tal força tarefa faz uma coletiva sempre após uma operação espetaculosa e respondem a diversos jornalistas.

    Fiquei curioso de saber quem são estes jornalistas, pois o que se ouve são perguntas lugar-comum, nada que sugira a parcialidade dos paladinos da MP.

    Pergunto e espero que alguém me ajude – Os jornalistas são da imprensa em geral ou apenas os da imprensa familiar com perguntas ditadas pelos patrões? Quem são êles?

    Obrigado.

  8. Mais um absurdo dessa Lava

    Mais um absurdo dessa Lava Jato.

    Não se surpreendam se a esposa de Mantega falecer em virtude da má recuperação desta cirurgia realizada contra um cancer.

    Como podemos ver, a Big House não tem um remorso sequer, já fizeram isso com Gishiken, agora é com a família Mantega.

    Assustador é ver o regozijo com isso por parte dos comentaristas do G1, Brasil 247 e Folha. Assustador!

    PS: Quero ver qual vai ser o comportamento do deplorável “Carioca do Pânico” sabendo que sua amada LJ afetou a família de sua colega de bancada do programa de Rádio. 

  9. Meu Deus, onde chegamos.

    Meu Deus, onde chegamos. Esses caras da vaza jato simplesmente superaram o hitler em termos de atrocidade. Cara o que esses caras de curitiba tem contra o Pt? O pior de tudo é que eu vi isso desde as primeiras apeóticas operações dessa caras do inferno. Tava na cara que tudo era feito só contr o Pt e principalmente para esconder os crimes de tucanos. O que me deixa mais perpexo e revoltado foi a forma como a Dilma tratou esses sabotadores, Sempre dizendo que os maus políticos queriam abafar essa loucura que foi essa tel vaza jato. Deu corda pra eles fazerem o que quiserem respaldado tudo de forma indireta. Esse coisa que fizeram hoje contra o Guido foi previsível, se levado em conta os precedentes. Porque a Dilma o Zé da justiça não vem a público dar uma satisfação ao eleitor que a elegeu?

  10. Boca de urna

    Muito apropriadamente, esta é operação boca de urna. Mas, como costuma acontecer com quem tergiversa, deram-lhe outro nome. Uma das notícias que li diz que o Mantega foi preso ANTES da cirurgia de sua esposa. Imagine em que estado esta senhora foi para a cirurgia. Isto é coisa de uma preversidade sem tamanho.

  11. Goebbels recebeu aulas desse

    Goebbels recebeu aulas desse pessoal antes de Hitler contrata-lo. Vai ficar pior quando o Morais abrir seu manual de atrocidades.

  12. Se com Cardozo já era moleza, imagina agora com A.Morais

    Não confundir com amorais: é Alexandre Morais, o mini-sinistro da justicia e chefe direto da PF.

    Se sem a chave e a caneta já faziam e aconteciam, imagina agora.

    Upa-lê-lê!

  13. “Teste” resistência dos materiais…..
    Lava jato tem um lado infantil….não só pela cara de bebe do Dallagnol, mas da mesma maneira que as crianças, cada vez vai um pouco mais longe à espera da bronca dos pais….e bronca não vem….Vez por outra “papai ” Gilmar ou “papai” Janota…..se os dois papais não dizem nada, vai indo….pode tudo….é pra testar a”resistência dos materiais, vai empurrando, torcendo,cortando,esquentando para pra observar, se nada acontece,vai um pouco mais longe…Agora, a bola da vez ,eu acho, é “encanar” o Lula….Mas eles vão fazer muitos “testes” ainda, pra ver se passa….Imaginemos que o Lula não aceite ser preso…..que peça asilo político numa embaixada ou outro pais….como é que fica?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador