Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Lula pode inviabilizar direita e construir 2º turno dentro da Frente, por Ion de Andrade

Foto: Francisco Proner

Por Ion de Andrade

A prisão de Lula, insustentável diante das imagens veiculadas pelo MTST é de tal brutalidade que tende a gerar um movimento natural de lealdade total a ele por parte de todos aqueles que o sabem injustiçado.

Essa lealdade vai além da pessoa de Lula, pois se funde com os valores da democracia participativa, do Estado Social, da prioridade aos mais pobres que são os dele e em nome dos quais muito foi feito no Brasil.

Portanto estamos diante de um fenômeno visceral que reverberará na história e na política brasileira por décadas.

O caráter visceral desse fenômeno, que é traço do quanto está vivo, poderia, no arco do curto prazo onde estão as eleições, desempenhar efeito instabilizador sobre o processo estratégico a que as forças democráticas estão convocadas que é o de fazer reemergir no Brasil, preferencialmente nas próximas eleições, a democracia e um pacto social mínimo para a governabilidade.

Na prática essa lealdade (e ela é legítima) poderia produzir um comportamento político sectário, pelo qual nenhum candidato, mesmo no campo democrático poderia ser suficientemente digno para substituir no pleito eleitoral o Lula preso injustamente. É compreensível do ponto de vista humano que muitos possam perceber uma alternativa qualquer a Lula, num cenário como o atual, como traição.

Agrega-se a isso o fato de que a candidatura de um Lula preso político tem um potencial politizador imenso para as maiorias, pois demonstra com clareza meridiana a que destino a sociedade excludente e autoritária do Brasil contemporâneo estão condenados aqueles que almejam construir, mesmo por meio do diálogo e do consenso, uma sociedade menos injusta e assimétrica no Brasil.

Portanto a razão cerebral e a razão visceral apontam para a necessidade histórica e política da candidatura Lula para a presidência da república em 2018 e me incluo entre os que concordam com essa necessidade.

Porém temos que considerar diversos elementos legais e políticos para contextualizar a candidatura Lula num cenário que, até aqui, dá à Extrema Direita a segunda posição. Essa força política, no entanto parece ter chegado ao seu teto e tenderia a ser derrotada por qualquer candidato que a ela se opusesse no segundo turno.

Isso significa que em circunstâncias normais, o Brasil não elegeria a Extrema Direita à Presidência da República.

Entretanto, a legislação eleitoral prevê que se o candidato vencedor da eleição tiver sua candidatura impugnada, os votos recebidos por ele serão computados como nulos e assumiria o segundo mais votado.

Esse risco real de vitória espúria da Extrema Direita; considerando que o Judiciário mantem Lula preso injustamente, e que esse Judiciário, apesar de sabê-lo inocente, não hesitará em cumprir com o seu papel, previsto na Profecia de São Jucá, impugnando a diplomação de Lula; exige um manejo extremamente responsável da sua candidatura que deve assumir em consciência de causa, de que em nenhuma hipótese permitirá ao Brasil o risco de que seja governado pela Extrema Direita.

A certeza disso é necessária e a sua explicitação permitirá à candidatura Lula crescer ainda mais, liberada que estará das preocupações de muitos eleitores, dentre os quais me incluo, de que como efeito colateral de sua vitória pudéssemos resvalar para o mais vil nazi-fascismo, cuja eleição impossível como primeiro lugar não o seria como diplomado em segundo, por impugnação de um Lula vitorioso.

Portanto uma das coisas que a candidatura deve antecipar é que não permitirá em nenhuma hipótese que o Brasil e o seu povo corram esse risco.

Ora, essa afirmação de princípio da candidatura Lula, a ser enunciada o quanto antes, poderia, por exemplo, produzir a desidratação da candidatura da Extrema direita, que talvez tenha enxergado essa janela espúria para chegar ao Poder e dela esteja se aproveitando. Definida em qualquer circunstância a sua inviabilidade, é previsível que a formação dos palanques lhe seja menos favorável. Sim Lula é o maior eleitor e pode com o peso gravitacional que tem, também impedir a chegada ao Poder da Extrema Direita.

Essa desidratação poderia redistribuir os votos para a eleição presidencial e por exemplo levar ao segundo turno outro candidato da Frente Democrática, recém criada, e que reúne o PT, o PDT, o PSB, o PC do B e o PSOL. Se isso ocorrer, a candidatura Lula poderá ir até o fim, pois ainda que venha a ser impugnada pelo TSE, não haveria nenhum risco à democracia.

Não nos esqueçamos que, para a esquerda, uma eleição não serve apenas para eleger os candidatos mais alinhados ao povo. As eleições servem também e sobretudo para difundir o seu projeto de sociedade e para ampliar as bases da sua influência política ajudando-a a construir a sua hegemonia.

Desvencilhada publicamente dos riscos a candidatura voará livre, leve e solta e quem sabe com a sua força de arrasto possa levar ao segundo turno outra candidatura de Frente Democrática.

Esse seria uma bela avenida para a recomposição da democracia nesse sofrido país.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O picolé de chuchu fica com o
    O picolé de chuchu fica com o 2° lugar, não há candidatura mais fácil de a mídia detonar que a de Bolsonaro, PSDB herda seus votos. Neste momento, não há nenhum perigo de a extrema direita assumir o poder no Brasil.

    #Lula2018
    #LulaLivre

  2. A recomposição da democracia

    A recomposição da democracia desse sofrido país passa necessariamente pela liberdade do Lula e sua plena capacidade de autodeterminação em escolher ser ou não candidato.

    Enquanto perdurar sua prisão e interdição de direitos não cabe à esquerda ser responsabilizada pela falta de democracia neste sofrido país.

    Não quer dizer que Lula não possa dar uma rasteira na direita, que tem brutalidade mas falta inteligência.

    Notem o que disse Jaques Wagner: “…Lula é nosso candidato até que alguém diga que ele não pode ser…”

    Quem é esse alguém com todo esse poder? O porteiro que foi testemunha do Moro? Claro que esse alguém é o próprio Lula, que saberá tomar a decisão dentro do prazo limite e de acordo com as circunstâncias.

    Até lá estará liderando a campanha e dando ênfase a formação de um Congresso comprometido com as posições mais a esquerda.

    Lula não costuma errar em política, não é irresponsável e quando assumiu ir para o sacrifício sabia o que estava fazendo e o fez em nome da normalidade e da legalidade, mesmo sabendo que o judiciário lhe estava usurpando a normalidade e a legalidade, de forma que a vitória do campo progressista em outubro não possa ser contestada.

  3. Agora vamos aterrisar…

    O processo de inegibilidade de Lula, andando à velocidade da luz, isto é, obedecendo os tempos mínimos de cada etapa, será decidido antes da eleição do segundo turno. Assim, se Lula vai para o segundo turno, a eleição é cancelada. pois Lula, no dia em que recebeu os votos do primeiro turno ainda não estava inelegível. 

    Eleição cancelada, TSE convocaria eleições para 30 dias. 

    É aí que aterrisamos: neste ambiente, o TSE NÃO VAI MARCAR ELEIÇÕES PARA 30 DIAS !! E sim, para daqui uns 30 anos. 

    Este é o real risco. 

    A esquerda precisa de traçar uma estratégia urgente para não deixar o país cair neste inferno.

    Tomara que algo já esteja sendo pensado. 

     

     

    1. Fraude eleitoral
      Quem acredita nas urnas eletrônicas, certamente acredita que o judiciário brasileiro é sinônimo de justiça.
      A candidatura lula deve ser mantida para desmoralizar completamente o judiciário.
      E essa quadrilha ñ sai de lá por eleição.
      Para que se preocupar com ela?

  4. Eleição???

    Lula é a única força em movimento concreto de luta contra o golpe que rapina o Brasil.

    Pensar em eleição fora da direita e sem Lula, mesmo com argumentação furada, é enfraquecer a única luta contra o golpe.

    Lula foi perseguido e sequestrado e está refém do Estado que se travestiu em instumento facilitador da rapina imperialista.

    Se esta apropriação imoral se justificar num direito natural, constitucional nem existe, por um punhadinho de gente rica, a maioria terá apenas que reunir força suficiente para adquirir o direito natural e soberano para reconquistar o que lhe é tirado, a começar pelo Lula.

     

      1. perdemos ali, neste então…

        a melhor oportunidade de incendiar nossas instituições fascistas de uma vez por todas

        hoje sim, com ele preso e com a condenação sendo confirmada por onde passa, estaremos na ilegalidade

        naquele então, não

  5. Ciro é a última esperança dos golpistas

    Ciro Gomes é, quem diria, a última esperança dos golpisias para continuar com as reformas ou pelo menos manter aquelas que destruiram o Brasil. Candidatos como se vê eles não tem. Portanto, Ciro é a sua única esperança. Por isso mesmo Lula deve manter até o fim a sua candidatura até por que a retirada de sua candidatura seria uma tragédia para a sua própria libertação

  6. fenômenos da matemática pura…

    com o tempo

    quem perde a liberdade, da forma que o Lula perdeu, passsa a não se importar com mais nada

    Pela experiência que ele tem, acredito que vai desistir de ser candidato

    o que, na minha modesta opinião, colocaria a direita numa zona de conforto muito perigosa

    sem ter a quem atacar por obsoleta

  7. Peço desculpas se estou estragando a festa

    Carlos D’Incao é historiador

    O que a prisão de Prestes pode ensinar a Lula

    6 de Maio de 2018, por Carlos D’Incao

    Inscreva-se na TV247 YoutubeCompartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no FacebookABR

     

     

    Há 82 anos Luis Carlos Prestes, o maior líder popular do Brasil naquela época, apelidado de “Cavaleiro da Esperança” por Jorge Amado, era preso pela polícia política de Getúlio Vargas.

    Junto com Prestes também era presa sua esposa Olga Benário. E Olga estava grávida. Mas como Olga era estrangeira, Getúlio decidiu por sua extradição. Mas ela não era qualquer estrangeira, ela era alemã, judia e comunista. Sua extradição era uma sentença de morte…

    Os advogados de defesa lutaram por todas as vias para evitar sua extradição, mas no fim o STF negou os pedidos de clemência, ignorou as leis brasileiras e ordenou sua expulsão do país. Olga morreu em uma câmara de gás em um campo de concentração Nazista.

    Sua filha, Anita, milagrosamente sobreviveu, pois os tribunais nazistas concederam à criança seu direito de viver com os avós paternos. Sim, os tribunais nazistas foram mais humanos do que os tribunais brasileiros…

    Prestes, por sua vez, ficou preso e em isolamento por 9 anos. Seu advogado, o famoso Dr. Sobral Pinto, chegou a apelar ao STF se valendo da Lei de Proteção aos Animais para que Prestes pudesse ter melhores condições na prisão… Tudo em vão. O STF negou todo e qualquer recurso para dar o mínimo de dignidade a Prestes…

    Ao longo dos 9 anos de prisão não faltaram manifestações nacionais e internacionais de apoio a Prestes… Tudo mais uma vez em vão… A justiça brasileira ignorou todo e qualquer apelo para ser “mais clemente e humana” ou tão somente “justa”.

    Precisou uma Guerra Mundial, a derrota do Nazifascismo e a deposição de Getúlio para que finalmente Prestes fosse anistiado e solto.

    E o que podemos aprender com tudo isso? Naquela época a maior ameaça para os donos do poder era Prestes, hoje a maior ameaça é Lula… Não haverá perdão e nenhum alívio para Lula, da mesma forma que não houve para Prestes. Ainda mais se depender do STF…

    A condenação de Lula é pra valer e a ideia é que ele morra na cadeia. Já assassinaram sua esposa, Marisa… Agora chegou a vez de Lula. Não importam os movimentos de apoio nacional e internacional.

    As elites do Brasil nunca se sentiram envergonhadas de suas barbaridades… Com algumas poucas medidas sócio-econômicas, Lula tirou da miséria 40 milhões de brasileiros, o que vale dizer que esses milhões de indigentes nunca tinham sido motivo de vergonha para aqueles que estavam no poder.

    Ser classe dominante no Brasil significa ser, antes de qualquer coisa, cruel e desumano. Não há no seu dicionário a palavra “compatriota” e muito menos “compaixão”.

    Cinicamente está é também a classe dominante mais cristã do mundo…

    A elite brasileira por muito tempo se sentiu aviltada e injustiçada por Lula e pelo PT no poder. Isso não significa que ela não tenha ganhado dinheiro nessa época. Ganhou muito. Mas ela se sentiu aviltada em ver pobre com mais direitos e seu sentido de injustiça é único e só entende quem vive no Brasil…

    Vejamos.

    Ser da elite brasileira é achar que algo foi injusto quando as coisas não foram injustas em seu benefício.

    E essa “injustiça” será cobrada com grande fúria e de forma impiedosa contra Lula e o PT.

    Há muito tempo atrás quando havia o medo (concreto) de uma insurreição comunista no Brasil as elites agiram daquela forma com Prestes… Imagina agora em que não há nem cheiro disso no Brasil…

    Ao que parece as lições do passado não foram muito bem aprendidas pela esquerda. A esquerda até que evoluiu no sentido de tentar criar nesse país um Estado Democrático de Direito de verdade… mas a direita não… ela continua a mesma de sempre… Por isso, Lula só sai da cadeia pela força ou para a forca.

    Esperar pela compaixão ou pelo bom senso dos tribunais brasileiros é delírio ou inocência. O calvário de Lula só está começando… E caberá ao povo e as lideranças de esquerda decidir se vai cruzar os braços e ver Lula morrer na cadeia por um crime que não cometeu ou vai começar a pensar seriamente em agir de forma mais beligerante.

    Alguns dizem que a guerra enfraquece a razão do Homem, mas é importante também reconhecer que a paz enfraquece o seu caráter e o seu espírito, ainda mais quando não lhe faltam razões para lutar.

     

  8. Eleição é só com o nome forte

    Eleição é só com o nome forte da majoritaria?

    Estou doido pra saber qual a estratégia de cada partido considerado progressista, de esquerda ou antigolpe, sei lá,, pra defenestrar esses golpistas do legislativo. 

    O DIAP fez um prognóstico ruim. O índice de renovação do Congresso pode ser baixo. 

    Se bem que, pra renovar e continuar com maioria de direita, a renovação não presta. 

  9. A recomposição da democracia

    A recomposição da democracia desse sofrido país passa necessariamente pela liberdade do Lula e sua plena capacidade de autodeterminação em escolher ser ou não candidato.

    Enquanto perdurar sua prisão e interdição de direitos não cabe à esquerda se sentir ou ser responsabilizada pela falta de democracia neste sofrido país.

    Não quer dizer que Lula não possa dar uma rasteira na direita, que tem brutalidade mas falta inteligência, senão a emprestada da NSA.

    Notem o que disse Jaques Wagner: “…Lula é nosso candidato até que alguém diga que ele não pode ser…”

    Quem é esse alguém com todo esse poder? O porteiro que foi testemunha do Moro? Claro que esse alguém é o próprio Lula, que saberá tomar a decisão dentro do prazo limite e de acordo com as circunstâncias.

    Até lá estará liderando a campanha e dando ênfase a formação de um Congresso comprometido com posições mais a esquerda.

    Lula não costuma errar em política, não é irresponsável e quando assumiu ir para o sacrifício sabia o que estava fazendo e o fez em nome da normalidade e da legalidade, mesmo sabendo que o judiciário lhe estava usurpando a normalidade e a legalidade. Seu sacrifício ao aceitar o jogo do judiciário é para garantir que a vitória em outubro não possa ser contestada, sua ou de quem indicar.

  10. Havendo apoio popular….

    Se Lula, mesmo inelegível por conta de uma injustiça, conseguir a proeza de ter maior intenção de votos que os seus concorrentes, terá a legitimidade que o povo lhe dará para fazer o que bem entender. Uma eleição sem Lula é fraude. Esse é o raciocínio. Os eleitores do Lula, sendo majoritários, poderão simplesmente desconhecer a eleição e colocar em xeque o novo eventual governo. Quem for ungido, sem a participação do Lula, não seria reconhecido pelo povo, pois seria apenas um novo Temer. O povo devia em massa votar pelo deputado e senador do PT e anular o voto para Presidente, a não ser que Lula, na última hora decida indicar o seu substituto eventual. Hoje o foco devia estar no congresso.

  11. A ilusão comove, mas não governa

    A aposta em Lula é de que ele vá conseguir o consenso necessário para governar. Não sei em que planeta as pessoas estão vivendo. É preciso encarar o fato de que as eleições deste ano não vão dar ao próximo eleito, seja quem for, condição de governar com apoio popular. É digno de mundo da fantasia imaginar Lula saindo da prisão e indo para o Planalto, seguido por um séquito de policiais. É melhor que Lula lute por sua liberdade e que essa causa sirva a um propósito maior. Qual? A unidade da esquerda. Atacar outras condidaturas como a de Ciro ou de Boulos faz parte de uma cegueira monumental que nos arrasta ao impasse. A direita está adorando. É preciso superar o sentimentalismo e os ódios engajados urgentemente.

  12. Amigo Íon, além de tudo que
    Amigo Íon, além de tudo que você considerou, precisamos dar especial atenção à eleição de deputados estaduais, deputados federais e senadores alinhados com a reversão do retrocesso imposto pelo golpe.

    Eleger o primeiro Congresso Nacional de maioria de esquerda da história brasileira é o grande desafio das eleições de outubro.

    Não percamos esta perspectiva…

  13. Vitória de Pirro?

    Nassif: já foi dito em seu blog que os golpistas, especialmente os das Armas, não investiram tantos anos arquitetando, dentro e fora do Pais, a situação que viviencia hoje o Brasil (será que não é com “z”?), para perdê-la nas urnas.

    Lembra a eleição de 1974?

    Nery (no tempo em que escrevia coisa confiável) narrou muito bem como o MDB derrotou a ARENA. Hoje o cenário continua o mesmo, porém MDB é a atual ARENA. Com os milicos a reboque, acompanhado de perto pelos corruptos civis e pelas elites, sempre de tocaia na grande mídia.

    Por isto acho que a vitória pode até sair. Mas os da caserna, encabeçados pelos da Praia Vermelha e os verdeolivas quatroestrelas (são os em maior número, mas não os únicos, nas 3 Armas), nunca permitirão que seus amigos, atualmente no poder, percam os postos e as benesses que conquistariam com suado ardil. Tanto, que dominam os Serviços de Inteligência (do Jaburu e outos) e, com a intervenção do Rio, disseram por que fazem jus aos mais de 100 bilhões de reais que consomem dos cofres públicos.

    Se o Povinho não brigar por seus direitos não serão os de farda ou do grupo corrupto de políticos e empresários que o farão.

  14. artigo de Ion

    Achei genial seu artigo. Pergunto: como na prática isso poderia ser feito? Nao acredito que Lula e o PT iriam, por exemplo, recomendar que o povo votasse no Ciro, mas o minimo que eles poderiam fazer seria nao hostilizar Ciro como estão fazendo. Digo Ciro porque é o que está mais próximo do Lula e do PT, pelas suas ideias e sua historia. Alem disso é ele da esquerda que tem mais popularidade. Nao seria ideal se para o 2.o turno fossem dois da esquerda?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador