Maduro pede ajuda à Unasul para impulsionar diálogo na Venezuela

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu o apoio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para reforçar o diálogo que pretende estabelecer com os diferentes setores da sociedade pela paz no país.

“Eu pedi apoio para reforçar a Conferência de Paz da Venezuela e o Diálogo pela Paz”, disse ele no programa de rádio Em contato com Maduro. O pedido foi feito nessa terça-feira (25), em Caracas, a uma missão de ministros dos Negócios Estrangeiros.

Nicolás Maduro pediu ainda à Unasul que participe da Comissão da Verdade, criada recentemente pelo Parlamento venezuelano para investigar os atos de violência que ocorreram no país desde fevereiro último. “Pedi apoio formal, oficial, para que acompanhem a Venezuela em um diálogo de alto nível pela paz com o governo dos Estados Unidos”, acrescentou.

A pedido do governo venezuelano, uma missão de ministros dos Negócios Estrangeiros da Unasul chegou ontem a Caracas, para uma visita de 48 horas, a fim de avaliar a situação.

Além de Maduro, a missão se reuniu com vários líderes da oposição que integram a Comissão de Paz criada pelo governo, de quem ouviram, segundo fontes não oficiais, críticas ao discurso do Executivo, à forma como as forças que apoiam o regime conduzem o Parlamento e à falta de renovação dos poderes do Estado.

Os ministros estiveram ainda com representantes das comunidades evangélica, muçulmana e judaica e devem se encontrar hoje com dirigentes da coligação Mesa de Unidade Democrática.

Há seis semanas são registrados diariamente protestos em várias regiões contra a insegurança, a escassez de produtos, a repressão policial e pela libertação de presos políticos.

Os protestos, que incluem a instalação de barricadas nas estradas, têm desencadeado episódios de violência que já provocaram, pelo menos, 35 mortos e muitos danos materiais.

*Com informações da Agência Lusa

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quantos mortos serão

    Quantos mortos serão necessários para que ele renuncie. O que será necessário acontecer para que se comprove mais uma vez que o socialismo(bolivarianismo) é um  fracasso civilizacional , moral, econômico, social.

    Fica claro a fraude esquerdista, condenam a ditadura brasileira e apoiam ditaduras na AL. fazem uma marcha antifa e apoiam fascistas da Venezuela e Cuba.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ny6fNGCnp_U%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=xYudz2W-9wM%5D

    1. Um verdadeiro festival de

      Um verdadeiro festival de COMBATE Á DITADURA nas redes sociais e na midia tradicional, até a Globo mergulhou de cabeça nas anti-celebrações MAS no mesmo exato momento os donos do festival apoiam a ditadura chavista cada dia mais violenta, foi cassada uma deputada de alto nivel, lider da oposição, Maria Corina Machado, por DESPACHO pessoal do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, sem nenhum amparo legal, quer dizer o presidente da Assmbleia, sozinho, com sua unica assinatura, cassa quem ele quiser e ainda toda essa turma do festival APOIA de joelhos essa quadrilha de Caracas, aqui malham as Forças Armadas dia e noite, lá vale tudo o que condenam aqui.

  2. Depois de comprar briga com

    Depois de comprar briga com meio mundo, expulsar embaixadores e ver a situação piorar a cada dia o ditador venezuelano está pedindo arrego.

    1. Maduro é tão ditador quanto

      Maduro é tão ditador quanto Obama, pois foi eleito em eleições livres consideradas completamente limpas por todos os observadores internacionais que acompanharam o pleito.

      A oposição venezuelana é que está querendo dar um golpe de Estado para implantar uma ditadura de direita, no que conta com o apoio do governo americano, que fornece dinheiro, armas, franco atiradores terroristas profissionais (que eles chamam de agentes da CIA) e espalhando mentiras sobre a Venezuela.

      Somente alguém embuído de muita má-fé e uma tremenda cara-de-pau, pode mentir assim na cara-dura, chamando um presidente eleito democraticamente de ditador.

      Pare de mentir cara, todo mundo percebe essa palhaçada.

      1. Em que democracia do planeta

        Em que democracia do planeta o presidente da Assembleia cassa o mandato de um deputado livremente eleito só porque não gosta dele e por uma decisão pessoal, não foi a Assembleia quem cassou o mandato, foi sozinho o presidente da Assembleia , o truculento Diosdado Cabello e cassou sabe porque? Porque quis.

        Como é possivel dizer que é Democracia porque houve eleições, Fidel Castro tambem sempre disse orgulhosamente que em Cuba havia eleições, agora mesmo tiveram eleições na Coreia do Norte, tecnicamente o cabeçudo Kim Neto foi ELEITO, então a Coreia do Norte é uma democracia plena, não é mesmo?

        1. As eleições da Venezuela não

          As eleições da Venezuela não foram de fachada, observadores internacionais foram unânimes em apontar a lisura do pleito venezuelano.

          Você é um fanático de extrema direita que usa a democracia como retórica vazia. Sua medida é a subserviência aos interesses dos EUA. Quem está do lado dos EUA você diz que é democrático, pode ser a ditadura mais sanguinária, você irá dizer que é democrática. Mas se for divergente dos desmandos dos EUA, você chama de ditadura e sai espalhando mentiras.

          Você é mentiroso, todos os leitores deste blog acompanham os acontecimentos na Venezuela por várias fontes, incluindo relatos pessoais de quem vai frequentemente àquele país e portanto suas mentiras não enganam ninguém.

          O que eu acho uma merda é ver tanta desonestidade intelectual, mesmo que seja tão burra e disparatada que não convença ninguém além da meia dúzia de fanáticos de extrema direita como você, quem também ficam mentindo diariamente neste blog.

  3. Não é uma democracia

    Venezuela: a ditadura escancarando

    Caracas, 24 Mar. AVN.- El presidente de la Asamblea Nacional (AN), diputado Diosdado Cabello, informó este lunes que María Corina Machado dejó de ser diputada de la República al aceptar y ejercer el cargo como representante alterno del Gobierno de Panamá ante la Organización de Estados Americanos (OEA), en Washington.”

    A cassação da deputada venezuelana Maria Corina Machado é a prova definitiva da tirania socialista bolivariana. Se alguém tinha alguma dúvida sobre o regime ditatorial implantado por Hugo Chávez e seus seguidores ela se desfaz a partir desse fato. Em  nenhuma democracia o presidente da Assembléia Nacional pode decidir unilateralmente a destituição de um representante eleito pelo voto popular. Onde está o devido processo legal? A constituição venezuelana, nos seus artigos 200 e 201, é taxativa:

    “Artículo 200. Los diputados o diputadas a la Asamblea Nacional gozarán de inmunidad en el ejercicio de sus funciones desde su proclamación hasta la conclusión de su mandato o de la renuncia del mismo. De los presuntos delitos que cometan los y las integrantes de la Asamblea Nacional conocerá en forma privativa el Tribunal Supremo de Justicia, única autoridad que podrá ordenar, previa autorización de la Asamblea Nacional, su detención y continuar su enjuiciamiento. En caso de delito flagrante cometido por un parlamentario o parlamentaria, la autoridad competente lo o la pondrá bajo custodia en su residencia y comunicará inmediatamente el hecho al Tribunal Supremo de Justicia. Los funcionarios públicos o funcionarias públicas que violen la inmunidad de los y las integrantes de la Asamblea Nacional, incurrirán en responsabilidad penal y serán castigados o castigadas de conformidad con la ley.

    Artículo 201. Los diputados o diputadas son representantes del pueblo y de los Estados en su conjunto, no sujetos a mandatos ni instrucciones, sino sólo a su conciencia. Su voto en la Asamblea Nacional es personal.”

    O regulamento da Assembléia Venezuelana também não concede aos dirigentes da casa competência para excluir um dos seus membros. Foi um ato de força, típico dos regimes totalitários, a decisão monocrática de Diosdado Cabello. 

    O fato que provocou esta situação teve como cúmplice o governo petista de Dilma Rousseff, quando os aliados do regime bolivariano impediram que a deputada venezuelana pudesse usar a palavra na OEA (Organização dos Estados Americanos), como parlamentar do seu país, para denunciar atos e práticas totalitárias do governo. Para contornar o cerceamento imposto à Maria Corina Machado ela foi convidada pelo representante do Panamá para discursar em seu lugar. A justificativa utilizada pela ditadura venezuelana para sacramentar o ato discricionário tem as digitais do PT.

    Algumas outras considerações podemos fazer sobre o acontecimento:

    O ato de Diosdado Cabello não se difere de modo algum das cassações dos parlamentares brasileiros, realizadas sob o acobertamento dos Atos Institucionais, durante a ditadura militar.

    Neste momento que se debate o golpe de 1964, em virtude dos seus cinquenta anos, vemos os petistas agindo como defensores da democracia e criticando os participantes da quartelada, mas basta ir para o outro lado da fronteira que o posicionamento muda radicalmente. Defendem que se faça lá o que criticaram aqui. Os socialistas deixam claro que o apoio aos direitos e liberdades individuais são relativos, apoiam apenas quando interessa ao seu grupo, isto é, antes de se consolidarem no poder.

    A Venezuela repudiou a CIDH, abandonou o órgão ainda durante a presidência de Hugo Chávez, então por quê tanto empenho dos demais bolivarianos do continente em impedir que a deputada Maria Corina Machado utilizasse a OEA como tribuna para denunciar violações dos Direitos Humanos? Afinal para o regime de Caracas ela não tem nenhuma importância, e nenhum dos seus aliados a criticou por isso.

    Qual será o posicionamento da diplomacia petista nesse acontecimento, flagrante desrespeito à cláusula democrática, do Mercosul.

    P.S. Por princípio sou contra qualquer organismo multilateral que se considera fiscal ou juiz internacional. Da ONU ao TPI, passando pela OEA e a CIDH, mas por uma questão de coerência os globalistas petistas deveriam questionar os seus camaradas venezuelanos pelo abandono da Comissão.

     

    1. Agora a escumalha de extrema

      Agora a escumalha de extrema direita do blog está querendo dizer que o fato da Venezuela cumprir as leis do seu país significa que é uma ditadura,

      Tudo para justificar o terrorismo, as mortes e as barbaridades cometidas por bandidos pagos por uma potência estrangeira para derrubar o governo democraticamente eleito, como fizeram na Ucrânia e tentaram fazer no Brasil.

      Os EUA estão financiando teroristas pagos para aterrorizar a Venezuela. Fizeram isso na Ucrânia, tanto que os bandidos que eles contrataram estão reclamando o recebimento do dinheiro que lhes foi prometido para incendiar, bater e matar pessoas de modo a impor o governo que os EUA queriam, derrubando o que foi democraticamente eleito.

      Foi provado que os tiros que atingiram policiais e manifestantes da direita partiram das mesmas armas, usadas por franco atiradores PAGOS POR WASHINGTON.

      Essa deputada foi cassada com base nas leis da Venezuela. Deputados foram cassados no Brasil e nem por isso configura-se uma ditadura.

      A afirmação de que a deputada não fez coisa alguma é MENTIRA. A cassação dela não altera o quadro no congresso da Venezuela e está sendo usada apenas como uma desculpa.

      Os fanáticos de extrema direita estão usando esse caso para mentir e enganar as pessoas, exatamente como fazem aqui mesmo no Brasil, propalando mentiras sempre no sentido de atacar o governo.

  4. Direita Venezuelana sem

    Direita Venezuelana sem votos, mobilizando meia duzia de baderneiros a soldo daqueles mesmos que anarquizaram com a Ucrania, criando desordem e confusao em mais uma tentativa de tomar o poder na marra, para entao venderem petroleo a preco de banana, para vcs sabem quem, e enriquecer meia duzia de plutocratas, cuja intencao e a de implantar uma ditadura sangrenta de direita, aos moldes do Chile de Pinochet.

    La como ca, a direita nao quer o dialogo, a direita nao tem propostas nem quer resolver problema algum. A direita so quer o poder, custe o que custar.

      1. Falou um troll profissional,

        Falou um troll profissional, que nem consegue copiar direito o script que lhe passam no call-center. Boçalidade sem limites.

    1. Como assim sem votos? Tiveram

      Como assim sem votos? Tiveram quase metade dos votos na eleição de Maduro. O pais está rachado ao meio e o presidente inves de abrir pontes para unir o Pais faz exatamente o contrario, joga parte da sociedade contra outra ou será que a Venezuela só tem favelados? A Venezuela sempre teve uma consideravel classe média, hoje hostilizada e obirgada a emigrar, como ocorreu com a cubana, com consequencias desastrosas porque NÃO SE GOVERNA UM PAIS SÓ COM OS MISERAVEIS, um Pais precisa de uma elite social e profissional para fazer a economia funcionalr.

  5. O mesmo golpe dado na Ucrânia

    O mesmo golpe dado na Ucrânia e tentado no Brasil.

    Na Venezuela o golpe irá fracassar, como fracassou no Brasil.

    Acho ridículo os esforços dos trolls fascistas “Aliança” e “Araujo” para tentar inverter os fatos com suas mentiras.

    Notável é a revolta que ambos demonstram contra as opiniões democráticas dos comentaristas do blog, condenando a marcha fascista do dia 22, da qual eles certamente participaram.

    Na Venezuela os fascistas estão promovendo os atos de barbarismo para tentar desestabilizar o governo eleito democraticamente.

    E os dois trolls SAFADOS (e manjadíssimos nestas paragens) QUE APOIAM OS FASCISTAS tentam passar a MENTIRA de que o governo DEMOCRÁTICO da Venezuela seria uma ditadura.

    Enquanto a oposição depender de trollagens de tão baixo nível, que não conseguem enganar nem o mais distraído dos incautos, vai continuar no fundo do poço em que se encontra atualmente.

    1. Não há ABSOLUTAMENTE NENHUMA

      Não há ABSOLUTAMENTE NENHUMA , a mais remota semlehança historica, geoplolitica, economica, militar entre o caso da Ucrania e o caso da Venezuela, não há golpe na Venezuela, há a COMPLETA INSATISFAÇÃO de grande parte da população com a PÉSSIMA situação do Pais, filas de 5 a 6 horas em supermercados e lá chegando não tem quase nada, a compra de frango se limita a meio quilo por pessoa, sequestros e assaltos em proporção inexistes em qualquer Pais, nem na Africa há tal insegurança, se vc chegar ao aeroporto Simon Bolivar e não tiver escolta armada para te levar ao hotel, a chance de ser assaltado ou sequestrado é de 50%, o Pais é um inferno e não houve ainda QUALQUER TENTATIVA DE GOLPE, as forças armadas fazem parte do esquema chavista, só por milagre alguma parte dela tira esse lixo de Miraflores, o Pais pode ir para o abismo com Maduro, que tem o Exercito, as milicias cubanas bem armadas, quase 30 mil e parte dos pobres de Caracas, a outra parte já está vendo a desgraça mesmo para eles com a continuidade do chavismo.

      Porque os fã dos chavismo não se indagam AONDE FOI PARAR O DINHEIRO DO PETROLEO?  Porque não indagam isso inves de invetarem golpes que não se enxergam?

      1. Cê…

        … tem toda razão  AA, digo,  MA… (agente é assim mesmo, sempre trocando de codinome)…  nada a ver Ucrania com Venezuela…  a não ser a grana americana que entra para comprar agentes… esse filme é bem antigo e vem conhecido… aliás, será que vossa senhoria não tinha um pézinho (na sala claro, nada de cozinha) no tal de Ibad?… tinha não?

      2. Como você é mentiroso

        Como você é mentiroso Araujo!!! Que cara de pau!

        Eu comheço pessoas que viajam frequentemente para a Venezuela e sei que você está falando grossas mentiras, mas nem precisaria saber de primeira mão de suas mentiras, mentiras descaradas por sinal (não tem vergonha de ser tão desonesto?), pois e seu exagero é tanto, claramente no desespero de enganar as pessoas, que você mesmo pintou um quadro inverossímil.

        Seu ódio ideológico o deixa cego para achar que as pessoas vão cair em suas mentiras sem se informar, sem ctuzar informações, sem usar o bom senso.

        Vocês da extrema direita tem um ódio tão patológico (patéticas e desprezíveis criaturas que são) que não conseguem se segurar quando o assunto é PT, Cuba ou Venezuela, passando a destilar mentiras toscas achando que todo mundo está cegado pelo mesmo fanatismo fascista que vocês tem.

        A cada mentira tosca que você conta, uma parte da máscara de respeitabilidade que você tenta manter neste blog cai.

        Você pode ser culto e etc e tal, mas é um FANÁTICO de extrema direita, mentiroso e intelectualmente desonesto.

  6. Melhor mesmo é a Arábia Saudita que decapita 2 por mês
    Esses amantes da ditadura adoram impechar os outros de ditadores.

    Bom mesmo é quebrar o esqueleto da república: depor presidente, depor casa legislativa, depor judiciário. Torturar só porque é “esquerdista”. Proibir eleições.

    Injetaram 300 bi de dólares do FMI na economia brasileira e chamaram isso de “milagre econômico”

  7. Vai morar na Venezuela, Petista idiota

    Isso que é fidelidade. Além do Lula não saber de nada, além da Dilma não saber de nada, além da Graça Foster não saber de nada, agora a doença pegou em tudo quanto é petista.

    Não sabem olhar imagens de vídeos que os venezuelanos postam com agentes do governo batendo com capacetes na cara de uma manifestante indefesa.

    Não sabem olhar o desabastecimento e uma fila de dois quarteirões para uma família conseguir comprar UM frango apenas. Não sabem olhar o depoimento em que Henrique Capriles DETONOU as perguntinhas capciosas de Jô Soares.

    Não sabe que as bombas de gás lacrimogêneo que estão sendo usadas na Venezuela estão sendo fornecidas pelo governo brasileiro.

    Petista nunca sabe de nada. É uma auto-prova de sua idiotice.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador