Manifesto pró-democracia causa racha na Febraban, diz jornal

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal ameaçam sair da federação dos bancos; texto deve vir a público nos próximos dias

Jornal GGN – Uma crise interna levou Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a cogitarem a saída da Febraban, entidade organizada em 1967 para representar o setor bancário e da qual os dois bancos estão entre os fundadores.

Em sua coluna no jornal O Globo, o jornalista Lauro Jardim afirma que esse racha se deve a um manifesto a favor da democracia que deve ser publicado nos jornais nos próximos dias. O texto é capitaneado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e outras cem entidades devem referendar o material, dentre elas a Febraban.

Clique aqui e veja como você pode ajudar o jornalismo independente do GGN

Dentre outros pontos colocados pelo texto, destaque para a “grande preocupação” das entidades em torno da “escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas”, e a necessidade de se adotar medidas urgentes para que o Brasil supere a pandemia e volte a crescer.

Os dirigentes da Caixa e do Banco do Brasil entenderam que o ok da federação dos bancos seria uma manifestação política contra o governo de Jair Bolsonaro, e já tem o aval tanto do presidente, como do ministro da economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para sair da Febraban – o que deve ocorrer quando o texto for publicado.

Leia Também

Bolsonaro pode cometer crime inafiançável no 07 de Setembro, diz Lewandowski

Economistas: Espécie em Extinção? Por Fernando Nogueira da Costa

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador