Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Moro, Lula e a hora da verdade, por Aldo Fornazieri

Moro, Lula e a hora da verdade

por Aldo Fornazieri

O juiz Sérgio Moro, como se sabe, marcou a data do depoimento de Lula, na condição de  réu, para o dia 3 de maio. Nas últimas semanas Lula voltou a ocupar grande espaço nas mídias de todas as colorações e nas redes sociais, por duas razões: a aproximação do desfecho de sua situação nas denúncias da Lava Jato e as movimentações em torno da sua candidatura. Os dois movimentos terão uma evolução inseparável e, o segundo, embora possa ser temporalmente antecipado, dependerá inextricavelmente do destino do ex-presidente no Judiciário.

É nesse contexto que petistas e progressistas em geral parecem estar embarcando numa nova canoa da ilusão. Não resta a menor dúvida de que Sérgio Moro, pelas suas parcialidades, pelo uso político sistemático de conduções coercitivas, prisões, delações premiadas e vazamentos politicamente orientados fez parte, de forma ostensiva, do golpe que derrubou Dilma. O golpe, com vários interesses agregados, tinha o como objetivo central retomar inteiramente o controle do Estado por parte da elite nativa, aliada ao capital financeiro e transnacional. Para que este controle seja garantido, o golpe se subdividiu em duas etapas, sendo a primeira, a retirada de Dilma do governo e, a segunda, o impedimento da candidatura Lula em 2018.

A ilusão petista-progressita reside exatamente aqui: a crença de que Moro e as demais forças do Judiciário e do Ministério Público, articuladas com o projeto de afastar os segmentos populares e de esquerda do poder, não terão coragem para prender Lula ou de, alguma maneira, impedi-lo de ser candidato a presidente. Ora, essas forças não teriam pago o preço de destruir a democracia, de aprofundar a crise econômica, de achacar os direitos e o mínimo de bem estar dos trabalhadores para deixar o serviço pela metade.

O lançamento prematuro da candidatura Lula parece conter dois elementos de estratégia: 1) constranger sua condenação nos processos em que é réu; 2) defini-lo como a bala de prata do PT em 2018 e no futuro próximo, pois sem Lula o partido não será capaz de se recuperar no médio prazo. É duvidoso que esta estratégia seja a mais correta por que: a) o lançamento de sua candidatura estreita e restringe o movimento de sua defesa, e b) a sua possível candidatura deveria vir no bojo de um processo de reformulação programática e de construção de um leque amplo de forças para sustentá-la, com uma concepção voltada mais para enfrentar os desafios futuros do que olhar para o passado.

Uma estratégia mais sensata e eficaz parece ser a de criar um amplo movimento democrático e progressista de defesa de Lula, denunciando a parcialidade da Lava Jato, a ação persecutória contra o ex-presidente e a inconsistência jurídica das acusações que são lançadas contra ele. Esse movimento deveria se estruturar independentemente das opções de candidaturas para 2018. O lançamento prematuro da candidatura Lula inibe esta opção. Ademais, esse movimento deveria se articular com as lutas populares contra a reforma da Previdência e das demais reformas retrógradas, com a exigência de renúncia de Temer, com a antecipação das eleições gerais e com o combate à corrupção.

Os testes das esquerdas e a hora da verdade

A atual conjuntura é marcada pelo seguinte paradoxo: existe uma monumental desmoralização do governo Temer e profunda deslegitimação das instituições em contraste com a clara liderança de Lula nas pesquisas eleitorais e, mesmo assim, as forças populares e progressistas não são capazes de promover manifestações significativas contra o governo e contra as reformas anti-sociais. A desmoralização do governo, do PMDB e do PSDB empurra cada vez mais os movimentos que se mobilizaram pelo impeachment a buscar a construção de uma candidatura de direita e a retomar as mobilizações de rua.

A hora da verdade das esquerdas e dos progressistas chegará, mais uma vez, por razões históricas. Tome-se como referência apenas três fatos históricos Em 1964 garantia-se a Jango que ele dispunha de sustentação sindical, social e militar para resistir ao golpe. Jango foi derrubado sem que houvesse resistência significativa. Na campanha das Diretas Já, milhões de pessoas foram às ruas defendendo esta bandeira. Na hora decisiva, os liberais conservadores fizeram um acordo com parte da direita e desaguaram o movimento no Colégio Eleitoral sem que houvesse uma reação dos setores populares e progressistas para garantir as eleições diretas.

Finalmente, no processo de impeachment de Dilma falou-se em “exército do Stédile”, garantiu-se que as forças da CUT “desceriam às trincheiras” para defender a democracia, proclamou-se que “golpistas, fascistas não passarão” etc. No dia 17 de abril de 2016, data efetiva do golpe, quem estava no Vale do Anhangabaú viu algumas milhares de pessoas se retirarem cabisbaixas de desmoralizadas com o acolhimento do impeachment por uma horda de deputados que gerou vergonha e perplexidade no mundo pela sua desqualificação. Não houve nenhuma reação. O próprio comando do governo e do PT errou gravemente de avaliação, pois, dois dias antes da decisão da Câmara, julgava-se que Dilma teria votos suficientes para barrar o impeachment.

As lições da história mostram que os democratas, os progressistas e as esquerdas não foram efetivos na construção de uma consolidada democracia social no Brasil. Nos momentos críticos em que isto poderia proporcionar uma virada, essas forças foram derrotadas até mesmo quanto o elemento militar não interveio no jogo político. A causa principal dessas derrotas está na incompreensão do fator força organizada para promover as mudanças. Negligenciar a organização e o acúmulo de forças políticas e sociais significa perder no jogo institucional quando o país passa por momentos críticos e os avanços conquistados podem sofrer graves retrocessos, a exemplo do que ocorre neste momento.

Se Lula for preso ou impedido de ser candidato o que acontecerá? Esta pergunta não tem uma resposta assertiva. Não basta apenas proclamar que “Lula é meu amigo: mexeu com ele, mexeu comigo”. Esta proclamação só será algo efetivo se existir força organizada capaz de barrar a prisão ou a inviabilização da candidatura de Lula nas ruas.

Independentemente de se apoiar ou não uma eventual candidatura Lula em 2018 é preciso perceber que o jogo do seu destino na Justiça está imbricado com o futuro da democracia. Por isso, a tarefa agora não é definir candidaturas, mas ganhar esse jogo. Caso contrário, os trabalhadores e movimentos sociais sofrerão uma devastadora derrota histórica e a destruição do Brasil será de tal magnitude que serão necessárias décadas para se recuperar. Afinal de contas estamos diante de um governo que destrói de forma sistemática e organizada as linhas de força que poderiam imprimir alguma significação positiva ao Brasil no futuro. Estamos diante de um governo que faz da humilhação e da degradação do povo o seu método de governar.

Queira-se ou não, goste-se ou não, o fato é que a realidade impôs uma imbricação entre o destino jurídico de Lula e o destino da democracia, já que a solução desta equação dirá se o golpe sairá inteiramente vitorioso ou parcialmente derrotado. Neste momento parece que a  possibilidade da consumação completa do golpe é maior, pois, de um lado, as esquerdas críticas ao PT não conseguem compreender o que está em jogo e o PT prefere jogar com uma única bala de prata.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política. 

0gif-tarja-organize.jpg

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Quem entender, me explique.

      Eh sempre um desafio entender esse professor. Lá pelo meio ele ia bem dizendo que as circunstancias tramaram para que a representação do que ele chama de esquerda desabuasse sobre uma única figura que ao mesmo tempo encarna um único partido que nessa figura se sustenta e não existe sem ela.

      Também disse que uma eventual candidatura deveria surgir de um amplo debate nacional e não de uma iniciativa isolada de um homem/partido.

      Um amplo debate esbarraria na resistencia daqueles que ele assume que não aceitam e combatem (fogo amigo?) a única liderança capaz de conduzí-lo. Se estenderia, pelo menos, se arrastaria até 2019, quando todos os insurgentes comunistas já estivessem presos ou deportados. 

      Depois, no final ele revela a sua tendencia neo esquerdista “autentica” academica e partidária ao afirmar que o PT fez questão de ser o carro chefe das tendencias supostamente de suposta esquerda. Vai entender o cumpanhero!!

      1. Vou com relutância ter que concordar com Aldo Fornazieri!

        Passou a hora de amplos debates nacionais, pois se for proposto um amplo debate e se houver mais de cinco pessoas numa primeira reunião para organizar este “AMPLO DEBATE NACIONAL” o que provavelmente é que alguém do poder central mandará prender estes debatedores.

        Mesmo que lula não seja o candidato a presidência a possibilidade de que haja uma eleição a presidência e que até lá o Brasil não esteja desmontado, é a preservação de Lula como alguém que garantiria que a população brasileira colocasse esta Cleptocracia fora do poder e que aí se tenha um rearranjo no país.

        Não tem mais tempo, ou é a Cleptocracia ou o povo brasileiro.

  1. Os golpistas temem prender

    Os golpistas temem prender Lula (Temer deixou isso claro no Roda Amiga), pois não se sabe se isso pode ser o começo de uma revolta na qual o governo não terá como controlar sem apelar a bala – e aí entra-se num caos. Agora, se Lula for preso e a reação seguir o padrão que o artigo mostra – o de resignação – ai é o triunfo de quem manda no país e será o sinal verde para todo o desmanche da constituição de 88. 

  2. O ERRO DE LULA E DAS

    O ERRO DE LULA E DAS ESQUERDAS

     

    Lula e as esquerdas estão cometendo um erro nesta fase de aparente pré-campanha. Aparentemente Lula está viajando o País já em campanha, paralelamente à sua defesa perante os vários processos a que responde atualmente. Será que ele simplesmente imagina que, conquistando corações e mentes da maioria da população, poderá concorrer, vencer em 2018 e Governar como nos áureos tempos de 2003 a 2010 ?

     

    Primeiro virá a dificuldade na eleição. Quem irá financiar a campanha de Lula ou do PT ? Qual empresário, mesmo que ainda confie no Lula terá coragem de o financiar e não terá medo de ser preso ? O PT sozinho terá condições financeiras para tal ? Parece improvável. Lembrando que, apesar de muito pouco ter se falado a respeito, um dos grandes motivos de Dório ter vencido Haddad no primeiro turno, ano passado, foi o custo altíssimo de sua campanha. Jà Haddad não teve recursos como em 2012 muito menos teve a atuação do excelente marketeiro político João Santana, reconhecidamente um dos melhores do mundo em sua área, que está preso em Curitiba já há bastante tempo .

     

    A esquerda e Lula deveriam diagnosticar melhor os problemas do País, e só ai partir para as soluções. E quais seriam esses problemas, que aliás, vêm saltando aos olhos ?

     

    Problemas econômicos: recessão, altíssimo desemprego e situação dramática de vários estados e prefeituras Brasil afora.

    Problemas políticos, de organização do Estado e de usurpação de um Poder sobre outro.

     

    Sem apresentar alguma solução minimamente factível para esses dois grandes problemas a candidatura e a improvável vitória de Lula em 2018 só terão o efeito de desmoralizar ainda mais sua imagem e inviabilizar cada vez mais o País, que vemos, se encontra paralisado depois que a operação lava-jato vem atuando.

     

    O que então as esquerdas e Lula deveriam fazer ? Penso que, principalmente dois pontos-chave: 1) criar uma estratégia economia factível de curto, médio e longo prazos e ter alguém com boa retórica para conseguir passar isso a população diretamente. 2) Uma estratégia, que não vejo como não ser conjunta com outras forças politicas, para que sejam engendradas estratégias para que a 1) possa ser implantada sem o protagonismo do MP, judiciário, PF e TCU sobre a economia e a política nacionais.

     

    Creio que Lula deveria buscar FHC e outras lideranças políticas responsáveis, como Renan, por ex.

     

    Se os políticos não se unirem, as corporações vão efetivamente crescer sem limites e tomar de fato o Poder.

     

    É preciso que seja revista, principalmente o modus operandi da atuação do MP. A cada dia mais tenho certeza que a atuação dessa turma mais prejudica do que beneficia o País. E o que permitiu isso foram as disputas políticas, tanto nacionais, quanto regionais. Enquanto partidos opostos se acusavam e trocavam denuncias, a máquina do MP e judiciário foram crescendo, ganhando corpo, ganhando Poder. O grande problema é que essa turma nada produz. É preciso que se calcule minimamente a relação custo/benefício que a atuação desse grupo, que já se tornou um Poder de fato, representa ao País.

     

    Apenas a título de exemplo. Outro dia tive uma reunião com um secretário de Prefeitura do interior de SP, cidade pequena, em torno de 20 mil habitantes. Desde há um ano atrás, a cidade fora devastada pelo MP paulista, dizem em ataque a uma organização criminosa. Foram presos Prefeito, ex Prefeito, vices, vários vereadores, secretários, empresários, etc. Pesquisando sobre o caso pouco se encontra. Mas vê-se que são mazelas políticas tradicionais como nepotismo, compra de combustível supostamente irregular, licitações de pequenas obras supostamente direcionadas, etc..Não se sabe a ordem de grandeza dos valores supostamente subtraídos. Conversando com pessoas da cidade, inclusive este secretários, ele é peremptório em informar “…conheço as pessoas, houveram irregularidades, porém nada do que o MP diz, nem próximo..”. O grande problema é a terra arrasado que deixam pelo caminho. Todos os contratos da Prefeitura foram levados, ninguém sade de nada, os contratos vencem e não se consegue fazer aditivos sequer de prazos para que os mesmos continuem válidos, os funcionários de carreira todos têm medo de assinar qualquer documento, por mais banal que seja. Há relatos de um empresário, que nada tinha a ver com o tal “esquema”, que se recusou a receber mais de 100 mil, por serviços efetivamente prestados, por simplesmente não querer se meter com essa Prefeitura.

     

    Ou seja, o cenário é de terra arrasado. Obviamente os custos da ação “conta a corrupção” superam em muitos os supostos benefícios da mesma. A questão é que, o conjunto da obra – tanto a suposta corrupção, como a atuação terra-arrasada contra a mesma, e principalmente os efeitos devastadores que vem causando – são vendidos para a população como culpa exclusivamente dos políticos e seu vícios. Quando a realidade não é essa. Quem terá a capacidade de verbalizar junto a população esse discurso, que não é simples ?

     

    O cenário é este, em maior ou menor grau, por todo o País. Em Guarulhos houve algo parecido. Em Ribeirão Preto também, ao contrário do exemplo, estas, duas grandes cidades. Junção de catarse econômica, sem políticas anti-cíclicas por parte do Governo Temer com gigantismo do MP e judiciário para cima de mazelas políticas criando ainda mais terra-arrasada.

     

    Quem será o grande Estadista capaz de alterar essa situação ? Pelo julgar de sua atuação até o momento, não parece ser Lula.

     

     

  3. Concordo com a análise, mas é

    Concordo com a análise, mas é preciso dizer também que a direita, apesar de estar no poder, não tem por ora nada diferente de Bolsonaro ou Doria (ou Alckmin) para propor à sociedade. Isso altera a situação das esquerdas? Não muito, mas indica que há um nevoeiro muito denso a turvar qualquer análise prognóstica que se queira fazer nesse momento. Diante disso, cada lado joga com o que tem sem muita preocupação com a construção de frentes amplas de apoio programático em torno das quais uma candidatura forte possa se apoiar. O resultado disso pode ser uma das eleições mais fragmentárias da história, tal como a de 1989 quando tivemos 22 candidatos. Aquela produziu um Collor e deu no que deu.

     

    1. a estratégia

      A estratégia e acusar o PT de corrupto e do causador dos males do Brasil. Como apoio da midia hegemônica isso será mais leve para a direita. Doria foi eleito com essa abortagem, os deputados de direita do Congresso atual também. 

      A estratégia deve funcionar novamente. 

  4. Nós que não somos políticos

    Nós que não somos políticos profissionais (pois que políticos em sentido amplo todos somos) e que sabemos que há uma grande possibilidade de Lula ser preso ou ao menos de ser impedido de disputar as eleições, temos que ficar aguentando estratégias estreitas e tacanhas de tolos como Rui Falcão, Humberto Costa, Jorge Viana et caterva. Em que mundo esses idiotas vivem? Ou será que estão todos comendo gostoso e dando uma banana para o povo e para o páis?  Existe apenas a luta inglória de alguns poucos nomes: Wadih Damous, Gleise Hofman, Lindberg Farias e Paulo Pimenta. Nas ruas, o incansável Guilherme Boulos.  Onde está a CUT? Cadê o pessoal do MST, sob a orientação do Stedille? E o Ciro Gomes? E as lideranças dos outros partidos que se dizem de esquerda? Precisamos parar de olhar para o próprio umbigo. Se nada de realmente impactante for feito agora, nem mesmo haverá eleições em 2018. 

    1. O Ciro Gomes, eu lhe digo.

      O Ciro Gomes é um oportunista aceitável pela e capaz de se moldar ao gosto das extremas direitas. Eh uma Marina Silva de calças compridas e cara de bravo. Logo nos primeiros sinais de que o Sistema todo se armara contra Lula e o PT saiu declarando que o Lula confundiu a ação política com arrecadação de dinheiro. Que o Instituto Lula não precisava de dinheiro e ele deveria fazer palestras de graça. Só não explicou como é que se iria pagar um batalhão de jornalistas a disposição das quadrilhas midiáticas para fazer o papel da Assessoria de Imprensa, respondendo, ou tentando responder dezenas de calunistas todo o dia que telefonam as 15 horas dizendo que fecham a matéria as 18? E quem sustentaria um batalhão de advogados que tem que enfrentar um exército de servidores públicos corruptos com generosos orçamentos bancados com dinheiro público para bancar as suas manobras de campanha eleitoral exeercitadas diariamente, produzindo denúncias sem qualquer fundamento mas com grande sustentação dos seus comparsas da midia bandida? A militancia, ou o que restou dela, deveria fazer vaquinhas para sustentar toda essa estrutura magnífica, como fizera na arrecadação para pagamento das multas produzidas pelas sentenças encomendadas exaradas pelo STF em 2012/13? Eu lhe digo onde está o Ciro Gomes. Está em cima do muro, esperando o desfecho da tragédia para ver para que lado se inclina.

  5. PT cadê as reformas?

    O PT faz muita força para “derrubar” Lula. A não renovação prometida do partido é a principal delas. A ficha desse pessoal da velha gurada do PT ainda não caiu. A sociedade ainda os tem como corruptos e de alguma forma responsável pela crise que o país atravessa. Se o PT não sinalizar com uma reforma profunda correrá sérios riscos de continuar a ser visto como um partido de ladrões.

    Ouro ponto que precisa ficar claro é que Lula se quiser continuar com credibilidade precisa fazer um pacto com os partidos de esquerda e deixar CLARO seu afastamento das raposas que derrubaram Dilma. Será que fará isso?

  6. O diagnóstico é correto, mas

    O diagnóstico é correto, mas continuo achando que lançar a candidatura Lula é uma estratégia acertada. Joga a coisa ainda mais para o campo político, o que escancara tudo de uma vez. Esse processo sempre foi político, nunca foi criminal.

    Claro que essa candidatura vem no pacote com a denuncia da perseguição, do golpe, pedir diretas-já e apontar todas as sacanagens que o governo Temer está fazendo com o trabalhador. É hora de ir com tudo.

  7. Concordo com a linha central

    Concordo com a linha central do texto: o ar está saturado por esse clima evidente de uma disputa que JAMAIS deveria ocorrer, no caso Lula versus o Juízo de Curitiba. Óbvio que o lançamento oficioso da candidatura do ex-presidente é uma tática que serve a dois propósitos: 1º) Resgatar pelo menos em parte o prestígio do petismo via-a-vis ao processo de deterioração do governo usurpador de Michel Temer bem como a recorrência ao sebastianismo na figura hoje já mitológica do Dom Lula. 2°) O uso da Política como contraponto ao Poder do Juiz Moro, também um ser já mitológico para certo nicho da população. 

    O problema é que isso é muito pouco. As experiências históricas citadas pelo articulista bem provam que as forças políticas reacionárias ou anti-progressistas não dormem de touca. Quando se pensa que estão indo já estão mesmo é de volta. A partir do momento que os vetustos jornalzões claramente antecipam a condenação do ex-presidente ao apelarem para um “determinismo judicial” que contrasta de forma inaceitável com os elementares princípios da Justiça e por extensão do Estado de Direito, trata-se de uma contraposição de cunho político visando constranger um Juiz midiático que por sua vez nunca se incomodou em parecer tendencioso. Ou seja: junta-se a fome com a vontade de comer. 

    O sentimento do autoengano parece, infelizmente, o preponderante nas forças políticas que hoje estão na oposição. A confiança irrestrita de que prevalecerá, enfim, a justiça, dadas as frágeis bases da acusação contra Lula, e que este, finalmente, declarado inocente e fortalecido se lançará nos braços do povo para mais uma empreitada presidencial, entre em choque com a realidade. Tornar inelegível  o ex-presidente após o acaso de toda a classe política, incluindo os “intocáveis” do PSDB, se impõe como A alternativa fora da esfera da Política. 

    A partir desta constatação, é que faz muito sentido e é bem-vinda essa manifestação formal de artistas e intelectuais de apoio a Lula. Entretanto, como bem preconiza o texto, se faz necessário mais unicidade e operacionalidade nos segmentos organizados da sociedade na defesa do que efetivamente está em jogo: o destino da Democracia no país. 
     

  8. Alias, digo mais, professor:

    Alias, digo mais, professor: Se a população não for às ruas defender a Previdência desse ataque que ela vai sofrer, atigindo de maneira direta aqueles que mais dependem dela (Previdência), então saberemos já (desde esta semana em diante) o que o golpismo conseguiu de vitória.

  9. O equilibrio instável se converteria em instabilidade

    “Se você me perguntar ‘se Lula for preso isso causa um problema para o governo?’ Eu acho que causa. Não para o governo, mas para o país. Porque haverá evidentemente movimentos sociais. Toda vez que você tem um movimento social de contestação, especialmente de uma decisão do Judiciário, isso pode criar uma instabilidade.

    Eu até registro que muitas vezes, por mais que você faça, por mais que eu esteja descrevendo aqui a mudança que o governo está fazendo para preservar a integridade do país, da economia, das relações sociais, surge uma noticiazinha qualquer, isso cria uma instabilidade no governo. Imagina a mera hipótese de prisão do Lula. É um ex-presidente, foi presidente duas vezes, pode criar problemas, não tenho dúvida disso”. Michel Temer

    Quem tem c*, tem medo. E o Sérgio Moro não tem c*, ele tem uma cloaca.

  10. Amigos, por favor! Precisa-se

    Amigos, por favor! Precisa-se separar bem estes grupos. De um lado há a esquerda, dividida em três partes:

    1) os partido coministas de verdade (PSTU, PCO, PCB), que são os urisnhos felizes da esqueda. Gente iludida, que acredita de coração no social-comunismo.

    2) o PT e seus feudos PSOL e PCdoB, que fingem representar a esquerda, mas são apenas capitalistas disfarçados.

    3) o PMDB e o PSDB, que brincam de policia e ladrão com o grupo acima, mas que na verdade não passam de aliados, também capitalistas, querendo mostrar que há uma “polarização”. Hehehe

    Do outro lado, a direita: Bolsonaro, Magno e Caiado.

    Isso é o Brasil de hoje. Como representante orgulhoso da direita, apenas peço: não chamem esses partidos social democráticos, oriundos do MDB de direita, por favor! Me ofende!

    1. O futebol da direita

      Gostaria de perguntar ao orgulhoso quadro da direita em qual das pontas pretende se lançar tão logo a oportunidade de fazê-lo se apresente – para tanto, imagino um adernado time de futebol que, na natural busca de algum gol, tente alcançá-lo dando passes e não apenas porradas nos adversários:  

      1 – na hipótese do hipotético passe partir desse notavelmente refinado jogador conhecido por Bolso Ignaro;

      2 – se o lançamento vier do ínclito pastor Magno “Dnit” Malta, e ele, mais recuado – questão de estilo – executar a jogada para a esquerda, em profundidade . . . ;

      3 – e – finalmente – caso o toque venha do ruralista Ronaldinho Caiadão, você devolve a pelota em tabelinha para o fabuloso médico ou conclui para gol?  

      Enfim, são questionamentos. Parti para o terreno do futebol sem maiores pretensões, porquanto de política, pelo que pude depreender de seu esquemático texto, ao não considerar a existência de nuances nos campos da esquerda e da direita, você parece ainda preso demais a esquemas superados, pão, pão, queijo, queijo, algo nesse sentido. 

      O “he he he” ficou engraçado. Continue na senda escolhida. 

      E quando fizer um gol, comemorará, com receio de eventuais maledicências de seu inatacavelmente seleto grupo de torcedores, apenas com abraços dos coleguinhas de traquinagem clubística, ou será firme, ousando ir além na celebração, como a ocasião merece – sugestão: a dancinha do Führer na boquinha da garrafa, em conjunto, creio que será um “must” . . . 

      Prossiga. Você vai longe, rapaz. Só não vai exagerar e sair pela linha de fundo, hem?

      Belas companhias, as suas. Faça bom proveito. São modelos, de virtude, inteligência e sei lá mais o quê.  

       

    2. Não há nada mais ofensivo e

      Não há nada mais ofensivo e depreciativo para a Direita do que ter como seus representantes o ignaro Bolsonaro e os desclassificados Magno Malta e Ronaldo Caiado. Essas são as caras da Direita?  Santo Deus! Livrai o Brasil destes mentecaptos.

  11. Ótimo texto, tem que voltar a

    Ótimo texto, tem que voltar a organizar as bases PRA ONTEM, voltar a entrar nas comunidades, explicar o ataque e a extinção de direitos que estão prestes a sofrer, fazer o que foi feito para construir o PT, de novo, pra ontem.

  12. Reação e ação

    A história se repetirá? É isto que o Aldo indica. Experiências anteriores demonstram uma decepção com os acontecimentos ques e seguiram aos fatos cruciais. Aldo discorre sobre isto, desanimado e desconfiado que não será desta vez que a novela terá um final diferente. Há que se reagir, não só gritar , reagir de forma firme, físicamente. Deixar os contrangimentos da idéia da reação física para trás, pois bonitinhos, civilizados, porém ineficazes. Ninguém deles vai sucumbir a vergonha de suas mentiras e safadezas, até porque as acham corretas a preservar aquilo que sempre foi deles. A reação inicia o processo de retomada dizendo a que veio. Assusta e por certo surpreende. A ação é o momento de enterra-los sob os escombros da própria prepotência e presunção. Depois voltamos ao diálogo, sem aqueles com os quais não se pode , não se interessa e nem adianta dialogar.

  13. Candidatura Lula X Moro

    Sou adepto desta linha de raciocínio aprezentada por Aldo Fornazieri. Não há nenhum indício de que os agentes do golpe não farã tudo para destruir Lula, inclusive de forma física, para que seja possível “entregar a encomenda”… De qualquer forma a possibilidade de resistência da miitância pode ser outro ingredientea reverter algumas possibilidades. Só spero que isso não aconteça como no caso de Getúlio Vargas em que a reação ocorreu apenas após o suicídio…

  14. Lula será preso. Os direitos

    Lula será preso. Os direitos trabalhistas e previdenciários serão aprovados. O povo não quer saber o que está acontecendo, responde sempre que é isso mesmo, que sempre foi assim. E para piorar Temer vai até 2018. 

  15. Não entendi …
    No que uma coisa (a candidatura de lula) impede uma ampla mobilização social?
    Na verdade, é hora do PT autêntico (sem os picaretas da mesma laia q afundaram PMDB e PSDB na lama) voltar às bases e mobiliza-las na defesa de lula, que é a defesa da democracia que é a defesa das conquistas sociais e q está lava-jato não passa de um conluio sórdido entre os marajás do serviço público (juízes e promotores não se consideram servidores públicos), os cleptocratas e a burguesia transnacional.

  16. Não entendi …
    No que uma coisa (a candidatura de lula) impede uma ampla mobilização social?
    Na verdade, é hora do PT autêntico (sem os picaretas da mesma laia q afundaram PMDB e PSDB na lama) voltar às bases e mobiliza-las na defesa de lula, que é a defesa da democracia que é a defesa das conquistas sociais e q está lava-jato não passa de um conluio sórdido entre os marajás do serviço público (juízes e promotores não se consideram servidores públicos), os cleptocratas e a burguesia transnacional.

    1. Ainda não entendemos

      Se ainda há uma possibilidade remota de reverter o golpe dos fascínoras internos e externos, e salvar o Brasil do seu esfacelamento completo e sem retorno, é a união dos brasileiros em torno do Lula.

      Ano após anos, e faz tempo isso, a perseguição implacável sofrida pelo Lula só confirma ser ele, e os que estão com ele, a única força respeitada e temida, capaz de oferecer resistência real aos abutres.

      Merece o seu destino o povo que não se rebela e defende o que um partido, o Partido dos Trabalhadores, e o maior líder popular do mundo contemporâneo conquistaram em apenas doze anos.

      Fome no Brasil foi reduzida em 82% nos últimos 12 anos

       

  17. Lula e Ciro
    Falta às esquerdas o aglutinador; o porta-bandeira e lula é o único cara com estofo para isso.ciro de vice na chapa pode ser o agregador liberal-nacionalista q falta no discurso.
    Não se enganem: os setores nacionalistas da caserna estão indignados com esse assalto ao patrimônio e segurança nacionais

  18. Otimismo
    O movimento de defesa e afirmação de Lula é valoroso, patriótico até. Mas, a meu ver, inócuo para o que se alardeia como “reação”. O país não precisa de reação, precisa de ação. Dilma, a despeito das diferenças e vertentes partidárias, representava um ativo a ser preservado a todo custo e, louvados que foram seus defensores na CEI, incansaveis, as “esquerdas” e “movimentos sociais” não moveram um dedo para sequer protestar à altura da ignomínia que se cometeu contra ela, contra o cidadão que votou – usurpado por uma decisão de negócio tomada pela “casta dirigente” (vejam a fala do Sr. Jucá) – e que vinha sendo cometida contra o país desde a prisão do sr. PR Costa. Tenho a impressão de que a análise é otimista. Há que se ver se teremos eleições diretas em 2018. E se estará Lula em franca defesa de seus direitos ainda em liberdade.

  19. O termômetro

    Na atual situação, o único termômentro que temos para aferir se haverá ou não efevercência é o Lula.

    Eu não tenho muita certeza com a qual a maioria das pessoas e principalmente dos analistas políticos enfatizam que o golpe foi pré arquitetado de maneira milimétrica.

    Acho que posso usar aquela expressão popular para explicar os acontecimentos pós derrota de Aécio para Dilma – a ocasião faz o ladrão.

    Sabe porque?

    É só analisar o desânimo da Globo expressa nas faces de seus comentaristas ao serem obrigados a declarar a vitória de Dilma.

    Se a arquitetura do golpe estava montada, porque a decepção?

    A própria lava jato, para mim, foi algo que veio ganhando volume e impacto porque perceberam que dali poderiam, sem terem a certeza, que daria certo.

    Apareceu e a grande mídia apostou no seu potencial.

    Não foi nada planejado.

    Foi algo de ocasião, dai: a ocasião faz o ladrão.

    Se do lado de lá as coisa acontecem dessa forma, porque não imaginarmos que do lado de cá, também não possa surgir uma situação semelhante para usarmos a nosso favor?

    Discordo do Aldo que as esquerdas estão contando com o ovo.

    Eu pelo menos não penso assim.

    Eu até torço para que isso aconteça para testar as forças progressistas.

    Se não acontecer nada é porque não tem jeito mesmo.

    Mas eu penso que não será tão pacífico assim não.

    Esperemos surgir a ocasião e ai poderei dizer: a ocasião faz o bom ladrão.

    E eu estarei junto.

  20. A história se repetirá. E

    A história se repetirá. E porque não haveria de se repetir? O que temos de concreto são estas e apenas estas considerações do Aldo, de onde se pode concluir que todo frisson que se vê em torno da prisão do Lula e sua candidatura em 2018 nada mais é do que o triunfo da ilusão, do desejo, sobre a realidade, dura. batida, reiterada sem a menor excessão. Não haverá eleições em 2018.

    1. É de saltar os olhos tamanha

      É de saltar os olhos tamanha ilusão na qual estamos submersos, é impressionante como as ciências sociais no Brasil não se detenham a algo tão claro e transparente. Eleições, quiçá daqui a 20 anos…

  21. Ingenuidade?!?!

    Lula não sairá candidato a presidente. Ele não é trouxa. Sabe que não terá chances sem recursos e sem apoios.

    Se elgeu em 2002 como promessa de reconstrução nacional: a esperança; montando um ministério de elite, apartidário, e que deu um tranco de desenvolvimento no país. Descobriu o caminho do financiamento escuso do poder e mergulhou de cabeça nas outras 3 eleições. Mas a fonte secou. Ele vai é arranjar uma doença qualquer pra despertar a pena da população e captar votos para qualquer outro candidato da esquerda que queira apoiar, talvez Ciro, talvez Marina, vai se saber.

    Também não será preso porque Moro, o STF e todo mundo do poder sabe que o PT foi só um moleque travesso que se apossou do poder e fez travessuras corriqueiras, com uma gula enorme e ingênua. O país desde a saída da ditadura está entregue nas mãos de um grupo que reside em sua maioria no PMDB. O Eduardo Campos dizia na sua campanha “Tá na hora de mandar o Sarney pra casa”.  Vivemos no império dos rentistas com o grupelho poderoso nadando de braçadas. Alguns espertalhões perceberam o andar da caruagem e passaram de lambe-botas a presidente do Senado em 2 décadas. Nãocaptaria um voto popular fora de seu feudo. Mas é poderoso senador.

    Os militares entregaram o governo com a condição de indicar  o vice, lembram-se. Ele mudou de partido e acabou assumindo com a morte morrida do Tancredo. E manda até hoje. Saiu da presidência como sabujo vira-latas esculhambado pelo Collor e se reelegeu, pelo Amapá !!!! Aliou-se a Lula e deu-lhe carta branca, e corda curta. E deu no que deu. Isto foi a história recente.

    O próximo presidente, e acredito que se Deus realmente existe ocorrerá ainda este ano, será um político com o perfil do Dória. Ele, o Dória, se sair perde feio, porque vai desmascarar trampolinagem como a que fez o Serra tempos atráz. Mas o eleito será um político íntegro, ainda não salpicado pelo mar de denúncias que assolam o país. Tavez um Magno Malta, talvez um Álvaro Dias, talvez um Crstóvan Buarque. Gente sem máculas e sem exageros.

    JÁ PASSOU DA HORA DA ESQUERDA PARAR DE LAMBER FERIDAS E CHORAMINGAR PELOS CANTOS. Acordem como cidadãos e percebam que é preciso mudar este governo. É preciso mudar a Constituição pra se poder destituir do cargo políticos ou ministros dos Tribunais Superiores sem causar traumas à nação. Pelo fim do foro privilegiado. Por contas públicas para todos os políticos ou juizes eleitos. Pelo voto impresso protegendo o humano e democrático direito de recontagem de votos.

    Havemos de fazer uma nova Carta, sem o ranço da ditadura e sem exagero de poderes. Todos devem ser vigiados e passíveis de punição rápida. Como está atualmente qualquer outro que for eleito será mero reprise do caso PT. 

    1. ..Sabe de nada “inoxente” !

      ……..Eduardo Campos……..

      ……….Tavez um Magno Malta, talvez um Álvaro Dias, talvez um Crstóvan Buarque. Gente sem máculas e sem exageros………….

      Esqueceu de tomar os comprimidos diários de Lexotan ou o Rivotril que o médico recomendou ??

    2. O Lula não vai preso porque não há provas incriminando-o

      Você é tão fraquinho. Ora, Sô Estúpido, o Lula não vai preso não porque o PT era um moleque travesso, pois se fosse por travessura, os políticos de todos os partidos, principalmente do PSDB, do DEM e do PMDB estariam presos desde o século passado. O Lula não vai preso é porque não há provas contra ele, nada obstante tenham vasculhado sua vida pública e privada milimetricamente.

      Vai pentear macacos, seu Diabo Fei

  22. “A ilusão petista-progressita

    “A ilusão petista-progressita reside exatamente aqui: a crença de que Moro e as demais forças do Judiciário e do Ministério Público, articuladas com o projeto de afastar os segmentos populares e de esquerda do poder, não terão coragem para prender Lula ou de, alguma maneira, impedi-lo de ser candidato a presidente.”

    Falar em coragem por parte de moro e todos os demais parceiros / conluiados, é coisa de golpista mané desorientado. Desde quando esses bóstas são movidos a coragem seu mané? O país está nas mãos de gangues, bandidos armados de todas as formas possíveis e imagináveis com apoio de máfia internacional encabeçada por norte americanos e você vem falar em coragem? 

    1. Tem razão!  Mas creio que

      Tem razão!  Mas creio que Aldo usou a palavra coragem sem refletir sobre seu real significado. Com certeza a palavra adequada não é coragem e sim insolência, petulância ou algo do gênero.

      1. Aí tambem é querer demais né!

        Aí tambem é querer demais né! Golpistas não refletem sequer para escrever uma matéria, muito menos para usar uma palavra ou outra! São todos uns bóstas puxas sacos! Né mesmo? kkkkkkkkkkkkkkk

  23. A que ponto chegamos.

    O que temos hoje não é o primado da lei, é o primado da força, do poder. Os que tomaram o poder de assalto sabem disto melhor do que o articulista. Afinal mais do que ninguém sabem que tudo se resume a poder. Não há razão ou convencimento,e por isto tem medo da reação. Isto não significa que não o façam, pois até bicho acuado fica perigoso. Por enquanto estão acuados ma no troppo.  Mas veremos, pois com o poder na mão  mostraram apenas ansiedade, atropelo, falta de visão e pressa para incrustrar na constituição, as  maldades de sempre. Como diz o PSDB, Temer é apenas transitório e está ai para as reformas. Temos então um todo poderoso Temer-oso de se tornar a próxima vítima. Do outro lado temos um PSDB, que vai de Serra a Alckmin, passando por Dória e Aécio. Estes não querem sujar as mãos, embora estejam nisto até o pescoço. Mas pensam que sairão limpos.   Não se trata apenas de Lula e PT, os que estão agora no poder, talvez até prendam o Lula ou até  passem a reforma da previdência mas   vão ressuscitar as massas, ou o fascismo. Veremos.

  24. Eu sei, a torcida do Flamengo

    Eu sei, a torcida do Flamengo e do Corinthians juntas sabem:

    Moro é parcial, antipetista e movido politicamente.

    Se esse cara é pau-mandado dos EUA, se faz parte de uma conspiração maior, se ele oculta algo que poderia configurar traição à pátria ou qualquer outro crime de lesa-pátria, jamais saberemos.

    Jamais saberemos porque a imprensa e a parte da população manipulada por ela apoiam qualquer iniciativa e expediente desse juiz.

    Os métodos dele são bem conhecidos: é se omitindo em certos casos e enfatizando a urgência das investigações e julgamentos de outros casos que a preferência e a omissão ficam patentes.

    Até agora, apenas membros e figuras ligadas ao PT foram presos. Cunha foi uma excessão muito bem pensada para dar ares de imparcialidade.

    Moro e os procuradores se valem de inúmeros métodos e procedimentos para tentar transparecer que tudo ocorre de acordo com o “devido processo legal”.

    Há muitos meios de se conseguir a condenação de alguém, basta encontrar as devidas brechas. A narrativa contra Lula é um ótimo exemplo: até o presente momento, as parcas sustentações das acusações contra ele estão sendo derrubadas paulatinamente. O MP e Moro certamente já teriam condenado Lula caso o ex-presidente tivesse em sua sombra apenas parte dos podres que pesam sobre Aécio e a camarilha de Temer, este último incluso.

    Acontece que embora Lula pudesse ter sofrido algum tipo de tentação por alguma ostentação ilícita advinda do poder, parece não ter cedido a elas. Basta se ater friamente a seu patrimônio.

    Não resta dúvida de que se houvesse o menor indício de contas no exterior, bens ocultos, valores não declarados, Moro e os seus micos amestrados já o teriam explorado e exposto “ad nauseam”, para deleite dos midiotas e da imprensa de massa.

    O desfecho desse enredo torpe será que Lula será condenado mesmo sem provas (como já de muito tempo não é incomum nesse país) e restará a ele e sua defesa tentar desfazer as arbitrariedades do judiciário e do MP na figura de Moro e dos procuradores.

    Isso porque pouco importa para o cidadão médio e para a imprensa a versão factual dos eventos. Pouco importa para a imprensa e para esse judiciário parcial e vendido a verdade dos fatos.

    Quando se deseja condenar alguém a priori, com a motivação política e interesseira, a defesa e o condenado é que têm que se virar para provar sua inocência. Como bem pontuou o jurista Lenio Streck ao Nassif, o MP atua como acusador compulsório e Moro atua em uníssono com o MP. Em momento algum pareceu Moro estranhar ou ponderar as iniciativas e procedimentos dos procuradores. Do contrário: Moro sempre os validou e ratificou.

    Dessa maneira, realmente é ilusório (e é algo lamentável ter ilusão sobre o cumprimento adequado do papel a ser desempenhado por esses agentes públicos) esperar qualquer outra conclusão que não a condenação de Lula. O mensalão, por exemplo, é a prova cabal de que não é preciso provas. Basta convicções, um enredo ainda que frágil, a imprensa a dar aval e propagá-lo que um absurdo jurídico entra para a história e se torna senso comum.

  25. Esse safado de juiz lesa

    Esse safado de juiz lesa pátria tem que morrer.

    Não tenho dúvidas, que por todo mal que vem fazendo com suas atitudes, prejudicando micro, pequenas, medias e grande empresas,com certeza, esse sem vergonha não chegará à terceira idade.

    Apesar do texto, tenho minhas dúvidas se ele tem culhão para prender o Lula.

    Condena-lo, com certeza que vai, agora prende-lo, sei não.

    Se prender,torço para que com a confusão morram pessoas dos dois lados, e a culpa seja jogada no colo desse juiz coxinha, golpista.

    Á favas com o escrúpulos, desejo tudo de ruim para esse Moro.

    Como sei que todos os blogs estão sendo monitorados pelos agente secretos dos golpistas, vou ser claro. Moro quero que você morra, por tudo que fez e faz ao país.

  26. Frente de resistência em torno de Lula já!

    Em geral, não concordo com as análises de Fornaziere sobre os movimentos da esquerda democrática, por muito teóricas e desconectadas com a realidade. Mas reconheço que campo constitucionalista-nacionalista-progressista tem se mostrado frágil ou fragmentado demais para enfrentar o Dragão da Maldade Golpista.

    Mulheres e homens de bem que o compõem passaram as últimas semanas discutindo a importância do uso de véu (não que não seja) e outras tantas levantando suspeitas sobre do por que a ocupação liderada por Guilherme Boulos na Av. Paulista ainda não foi reprimida pela PM ou pela Guarda Municipal. Ou gastando energias em mimimis intermináveis, dizendo que o Golpe foi culpa de Dilma (Oh! Saco…), da sua incapacidade gerencial (Oh! Saco…), política (Oh! SACO…), de comunicação (Mais uma vez: HAJA SACO!).

    O barraco pegando fogo e o povinho discutindo quem escondeu a caixa de fósforo.
     

  27. É urgente unir forças e dar as caras

    O Golpe foi dado pela direita corrupta, mas também pela vadiagem das esquerdas, que pularam do barco governista ainda antes da reeleição de Dilma. Não foram capazes de entender que o que estava em jogo na disputa Dilma contra Aécio em 2014 era a Constituição Federal contra a Barbárie. A Barbárie venceu.

    Agora, quando o barraco está pegando fogo, e nós todos dentro dele, pouco adianta apontar culpados. Óbvio que retomaremos o Poder. Óbvio que, um dia, venceremos a guerra do Bem contra o Mal. Estamos prestes a vencer a 1ª batalha da comunicação que é a de marcar indelevelmente com a rubrica “Golpe de Estado” tudo o que aconteceu em 2016. Mas, por hora, há precisão de entender que podemos MUITO mais que isso.

    Porque o PT ainda não mandou Lula e Dilma para o Nordeste celebrar a Transposição do Rio São Francisco? Ajudo pagar a viagem, se me pedirem.
     

  28. Umas e Outras, Mais Umas que Outras

    A propósito, lembremos que o pior inimigo é sempre o que nos abraça, para não movermos, o pior covarde é o boquirroto que se cala e some no momento de passar-se à ação, pois enquanto uns nascem para fazer, outros vivem para falar e morrem sem nada fazer, de tanto falar.

    Quantos Lulas há na história do Brasil? E “críticos” desse, quantos?

    Afinal, quem vive de certezas morre pela boca e invariavelmente surpreendido.

    1. Se Lula for condenado (não

      Se Lula for condenado (não acredito que seja preso), qual será a reportagem do jornal nacional? Vai ser difícil a famiglia marinho bolar algo convincente. Impossível mesmo. Não há nada para embasar a sua condenação. Dia seguinte, a indignação pairará sobre o país e o mundo, quiça sobre o Universo todo, inclusive o mundo quântico. Famiglia, Moro, Janot (o poodle do PSDB), o usupador Temer, os 140 ladões da câmara, … Será um “Péga pra capar estes insanos”.

  29. E desde quando
    E desde quando quem está a esquerda do PT vai defender o Lula? Figuras como Luciana Genro querem ver o Lula atrás das grades pra tentar “ocupar o vácuo” do PT. Todos sabem que se trata de perseguição mas é melhor apoiar a Lava jato pra mostrar pra esquerda GloboNews que são contra corrupção.

  30. Quem irá derrubar o governo Temer?

    Há duas grandes interrogações do futuro do Brasil que devem ser respondidas com urgência devido ao auto grau de putrefação do governo atual.

    Quem vai derrubá-lo?

    Quem vai sucedê-lo?

    Não há dúvida para nos dias atuais para 90% da população brasileira, que o governo Temer deve ser deposto. Ficou claro para toda a população brasileira que o governo Temer não passa de um bando de saqueadores que baseado na presidência da república esta ultimando o assalto não só aos cofres brasileiros, mas como também a destruição do Estado Brasileiro subjugando a nação as mais cruéis maquinações que se tem notícia contra um povo sem que haja uma guarda pretoriana dando suporte ao saque.

    As notícias de conspirações, múltiplas corrupções do governo e agora de seu aliado e mentor intelectual das malignas reformas o PSDB, que mostram claramente a intenção de saquear o bolso dos cidadãos em geral. Uma perniciosa política econômica está parindo um verdadeiro monstro que devora a economia brasileira.

    Todos estão contra o governo Temer e seus asseclas, porém só faltam duas perguntas a serem respondidas.

    Quem efetivamente vai até o Palácio do Planalto participar a um governo ilegítimo que ele deve sair das dependências do palácio simplesmente porque é um governo golpista, sem a mínima legitimidade e sem o mínimo apoio.

    A segunda pergunta que será respondida no momento que alguém ou um grupo vai ao palácio é a sucessão de Temer.

    Conforme o grupo que for responder a primeira pergunta se definirá a resposta da segunda.

    Se quem for até o palácio for o que restou do governo anterior a resposta é simples e constitucional, a Presidenta eleita e deposta através de venda de uma centena e meio de deputados já conhecidos.

    Se for alguém que não pertence ao governo anterior, mas respeita a constituição a resposta será a eliminação concomitante do presidente da câmara e a posse provisória da Ministra presidente do STF.

    Se ainda quem for para depor forem pessoas que não veem necessidade de preservar a linha sucessória, provavelmente irão até lá com alguém que atualmente é indeterminado que sentará na cadeira da presidência sem nenhum amparo legal, mas que necessariamente deverá contar com um aparato de força que garantirá a base desta a sua sucessão.

    Não vejo um futuro próximo que tenha outra via além destas três, pois já é um consenso que não há mais condições de aturar a Cleptocracia no poder, e pior, uma Cleptocracia que além das suas próprias características de assalto aos cofres públicos e negociatas de última hora, está demolindo a estrutura produtiva do país.

    Alguém terá que achar as respostas.

  31. Quem seria o Brizola de Lula?

    Artigo esclarecedor, como de hábito o são os artigos do Prof. Fornazieri. 

    Em um cenário como o bem desenhado por ele nada deve ser deixado ao acaso ou ser pressuposto. Organizar os movimentos de resistência e tomar as ruas em protesto contra o gole e em defesa da democracia, já tarda. Todavia, penso que no momento atual falta um fator, a agente da deflagração e da mobilização das forças democráticas. Antecedendo o Golpe Militar de 64, Jango só tomou posse graças à Campanha da Legalidade, lançada e liderada por Leonel de Moura Brizola. Quem assumiria esse papel, o de ser o Brizola de Lula? Ciro? Tem o perfil, mas não, acredito, a grandeza.

  32. Tenho certeza de que

    Tenho certeza de que prenderão o Lula e nada acontecerá.

    Os golpistas tem a certeza de que o brasileiro é um bunda mole nato.

    Para os brasileiros vale o ditado: “os cães ladram e a caravana passa”.

    A nossa covardia é de doer.

    Assistimos a destruição do país e do futuro dos nossos filhos impassivos e torcendo para que a desgraça não bata a nossa porta. Porém, quem poderá garantir que amanhã não será nossa vez?

     

  33. A saída está contida na canção do Francisco…

    ….apesar de vocês, amanhã  há de serr outro dia !!

    Relaxem que, mesmo que tentem de todas  as  formas inimágináveis, eles não deterão a  primavera !!

    Já foi provado   e re-provado pela história !!!

  34. Lula deve declarar que irá

    Lula deve declarar que irá disputar a presidência imediatamente. E deve provocar os outros partidos para que façam o mesmo. E que todos declarem quais seus projetos para o Brasil.

    Lula deve usar a política para fortalecer a Democracia, essa é a regra.

    E o Moro? Será engolido pela mídia, já, já.

     

  35. Não concordo com o diagnóstico

    O post indica como sendo um equívoco:

    a) o lançamento de sua candidatura estreita e restringe o movimento de sua defesa, e

    b) a sua possível candidatura deveria vir no bojo de um processo de reformulação programática e de construção de um leque amplo de forças para sustentá-la, com uma concepção voltada mais para enfrentar os desafios futuros do que olhar para o passado.

    Em minha opinião, a sua defesa e a sua candidatura são compatíveis e caminham necessárias juntas. Essa relação candidatura/defesa não é feita para fins jurídicos, considerando que os advogados do Lula fazem um excelente trabalho, mas para explicitar perante a sociedade mais desinformada a característica principal do golpe: inviabilizar Lula. Trata-se da fórmula correta para lutar contra a parceria PIG/Judiciário.

    Agora, no item b, o Aldo da uma voada intelectual ao imaginar que poderia haver “um processo de reformulação programática”. A uma hora destas? A luta deve, pelo contrário, simplificar-se aos olhos do povo.

    A imprensa consegue confundir tanto a opinião pública que a nação vive num salão escuro, cheio de vampiros. A melhor solução é abrir as cortinas e explicitar os fatos. É a nitidez da luz – e dos fatos – o único elemento que poderia voltar a congregar as forças populares, como aconteceu nas primeiras eleições do Lula. “reformulação programática” é conversa de intelectuais, numa hora extremamente inapropriada, onde os nossos concorrentes surgem da forma mais simples e absurda: com roupa de gari ou se batizando no Rio Jordan.

    Apenas Lula consegue “simplificar” com a sua pessoa, o que simboliza a real necessidade do povo brasileiro. Lula não precisa de introdução nem de manual do usuário para entender. Junto a isso, há que simplificar as cores e as bandeiras, rumo a uma nação soberana com justiça social.

    Conversa de boteco contra uma mídia organizada não leva a nada, mas apenas fatos, imagens e conceitos claramente estampados na memória do brasileiro, que identifica com a figura do Lula os tempos melhores que já vivemos.

    1. O delírio do super-herói
      A crença na confiança dá infalibilidade do Lula nos trouxe até aqui, com alianças perigosas e decisões iracionais.
      O culto a personalidade não deveria atrapalhar o diagnóstico, nublar a discussão promovendo a infalibilidade me parece mais do mesmo.
      Como serão as alianças para o pleito de 2018? Mais do mesmo que vimos nos últimos 15 anos? Ou vamos clarear o discurso, simplificar no âmago do essencial e não na aparência.

      1. Grato Juca

        Entendo o seu comentário e em parte você pode ter razão.

        Mas, ocorre que o teu voto e o meu não estão em jogo, mas sim o voto de milhões que assistem bovinamente a TV. O Dória fantasiado de gari e o Bolsonaro sendo batizado no Rio Jordan possuem um fundo de estratégia para esses eleitores.

        A figura do Lula permite penetrar no inconsciente desse universo, que o nosso diálogo aqui, embora correto, não lhes atinge.

      2. O sucesso monumental de Lula foi delírio
        Seu comentário é sobre algo que não existiu, ou seja, fracasso do projeto Lula. O governo Lula, com TODAS as alianças criticadas, foi um sucesso acachapante. Aliás, Lula SÓ poderia ter feito aliança com quem o POVO elegeu, não é ?
        Lula é bala de prata porque é o ÚNICO político genial que existe no Brasil. Como é difícil aceitar a grandeza de LULA !

  36. Deixa ver se eu entendi …

    O prof. Fornazieri também quer tirar Lula da disputa em 2018?? Não precisava tergiversar tanto. Era só dizer. Defender Lula, denunciar a perseguição e defender a democracia não são  incompativeis  com o lançamento da candidatura de Lula em 2018. O professor colaca como se fosse coisas distintas e inconciliáveis. Não são. Perdão, mas eu tenho uma má vontade doida com quadros do PSOL. E eles só agem, a cada dia, para confirmar minhas suspeitas. Querem a “união” da esquerda, mas sem Lula. O PSOL não tem cacife nem direito de dizer isso …

    1. Corretíssima
      O professor é apenas mais um intelectual que morre de inveja de LULA. Como é difícil para este tipo de pessoa engolir a grandeza de LULA.
      LULA é bala de prata porque é um gigante da política, do humanismo. Não foi à toa que Delfim Netto já disse que Lula é o maior economista do Brasil.
      Feliz do país que tem um LULA, triste de quem tem alma pequena para compreender isto.

  37. A fase terminal do desgoverno

    Eu considero que a fragilidade ética, moral e administrativa, que é exacerbada quase todo dia pela coligação usurpadora e golpista, ainda é a prova mais flagrante do acentuado início do fim, que ditará o breve futuro desses golpistas sem futuro.

    Observo que a atuação da direita brasileira, nos diversos campos do poder, se classifica como um fabuloso desastre, afinal não existe planejamento para o crescimento, não existem projetos para o desenvolvimento e entre as principais prioridades apontadas por esse governo ilegal e imoral, não vemos na lista os nomes do Brasil e muito menos da população.

    É importante ressaltar, que esse cenário decadente, degradado e imprudente construído com altas dosagens maquiavélicas, tem que ser denunciado e divulgado espetacularmente para todos os cantos mundo.

    Por outro lado, esse mesmo mundo precisa saber que foi a fraqueza e o despreparo político-social da população brasileira, quem mais contribuiu e incentivou para que vilões antipatriotas ganhassem corpo e conquistassem algumas posições estratégicas no poder público.

    Mesmo com os erros nossos, a maré baixa da esquerda vai se encorpando e se avolumando, muito mais pela ambição, pela ganância, pela arrogância, pelo abuso, pelo preconceito, pela covardia e pelo jogo sujo deles, do que pela vergonhosa e quase nenhuma reação nossa.  

    É de conhecimento geral que estando Lula candidato, a vitória fica muito mais fácil e mais consistente.

    Todavia, caso consigam impedi-lo (eles não desistirão), Lula terá que indicar aquele que ele já deve ter em mente como seu escolhido, que será o seu candidato e que será aquele a quem irá trabalhará de corpo e alma, até alcançar o sucesso de mais uma vitória legal, transparente, democrática e honesta. 

    Parece que o desgoverno, dos golpistas, atingiu sua fase terminal.

  38. Herança da ditadura

    Acho que esta rendição precoce dos movimentos sociais, tem a ver com a herança e legado da ditadura que foi violentíssima ao debelar a guerrilha e luta armada, o movimento estudantil e as greves .

    É claro que também não houve resistência imediata ao golpe em 64, só bravatas. Parece que os movimentos se acomodaram ao jogo político, aos marcos institucionais, à saída eleitoral e desistiu de encampar a luta campal, porque quando o fez foi e é, duramente reprimida. Governos anti democráticos usam da força sem pudores na ocasião das privatizações e agora nas manifestações contra o impeachment – e até mesmo o governo Dilma em 2013 não teve pena dos movimentos sociais ao passar a lei anti terrorismo e reprimir as manifestaçòes contra a Copa do Mundo.

    Enquanto isto assistíamos a horda antipetista de 1,500 invadindo o Palácio do Planalto, empoderada e sem medo ou vergonha de ser golpista.

     

       

  39. Haja paciência

    Aldo Fornazieri esta o tempo todo fazendo a crítica das esquerdas, como se não conhecesse a violência e o poder. As forças progressistas desta sociedade construiram um  estrutura democrática sobre um arcabouço autoritário e oligárquico. Parcela destas forças desde FHC  se mostrou posteriormente um braço armado do entreguismo. Todas as manifestações e toda a oposição que a esquerda fez e continua fazendo (apesar de não aparecer na Globo)  não foi suficiente, contra os milhões que foram pagos a os que em cargos ditos representativos votaram a favor de impeachment e todo o resto. Afora é claro os traidores  que pularam de barco, como o  falso esclarecido  Cristovão ou a invejosa Marta  e outros que se bandearam para o PSDB, aliás que era muito elogiado por Aldo, que sempre defendeu os méritos acadêmicos, de figuras como FHC, que se mostraram apenas incompetentes na gerencia do país. FHC teve que roubar o plano Real de Itamar, e depois teve que defenestrar Ricupero e chamar o garoto de george Soros, o Arminio para dirigir o Banco Central e aqueles garotos formados Bancos Wall Street, para implementar uma política que não funcionou. ( Aqui Dilma errou  chamando Levy) Nada disto é comentado por Aldo que busca os erros na esquerda.  Pois avisem a Aldo que nenhum membro da direita sequer chegou perto de aplicar a sua receita.  Com a ajuda criminosa de uma imprensa que fez questão absoluta de destruir a autoestima do brasileiro, este artigo do Aldo se encaixa nesta eterna posição pseudo crítica que faz questão de dizer que a vítima é a culpada do estupro, como se este golpe fosse gerado por erros da esquerda. Jamais esqueçam que, além da racionalidade, da lógica e da política,  existe força e poder. E desta vez não precisaram chamar a quarta frota  americana, mas apenas a nossa quinta coluna. 

    Verbalizar que Lula não será preso, ou o golpe não passará não é e não foi  uma questão de ilusão mas sim de  luta e da posição. E seria muita idiotice pensar que no calor da luta  verbalizaríamos o contrário.  Não haverá golpe ou não prenderão Lula  nunca foi uma ilusão da esquerda mas sim uma posição diante de tudo isto.  Se lógica houvesse na defesa da democracia, essa lógica teria sempre que reforçar a crença na democracia, e o impeachment e a liberdade de Lula, tem que ser verbalizada para nos diferenciar de grupos que desrespeitam com ajuda das instituições toda a democracia e os direitos dos cidadãos.

      Mas ainda estou esperando de Fornazieri  uma análise mais profunda.   Sabemos  que não se trata apenas das massas mobilizadas ou organizadas.Isto nós temos tido e muitas manifestações são escondidas pela mídia. Massa geradas em cima de uma ilusória luta contra a corrupção apenas fizeram com que uma parcela antes silenciosa mostrasse que se manifestando iriam se diferenciar da maioria da população. Mas esta ilusão não mantem nem conseguirá manter este governo.  Em Santa Catarina uma mobilização de quase dois mêses com milhares de servidores publicos, derrotou estas políticas e esta fazendo a câmara retroceder até mesmo nas emendas de lei. E isto não está na mídia  mas não  vai ficar restrito a apenas uma cidade.

    O que sabemos é que a estrutura política e judicíária do país está na mão de alguns, que amealharam o poder de forma suja e agora sequestraram  todas as estruturas democráticas e as tem como refém.   Pois este governo que está ai, não tem nada do que Aldo está pregando, afinal os golpistas se digladiam a luz do dia, na luta pelo poder.  Este governo é apenas poder e golpe com dinheiro emanado de fora do país e defendendo interesses dos bancos e ruralistas e outrens. Este governo sequer conseguiu se organizar políticamente. Este governo e seus defensores erram todos os dias em todos os sentidos, e tem a maior rejeição de todos os tempos. Seus políticos são políticos de gabinete e apenas vêem o jornal da globo,  e é o suficiente para que não tenha sequer receio  das massas e defendem  uma reforma da previdência ou trabalhista, embora cada vez mais temam a proximidade das eleições.   E esta direita não é uma coisa só, não é monolítica. Seria ilusório supor que poderão manter-se eleitoralmente no poder  diante de tamanho esbulho. A direita se agarra a este governo desesperadamente, tentando incrustrar na constituição todos os seus sonhos o mais rapido possível, através de PECs.  Mas sabem que para se manter no poder ou terão ajuda da  repressão ou terão de escolher um salvador da Patria.

    Um salvador da Pátria ,que aliás, já vem sendo lançado, apesar disto ser escondido devido as ambições de tantos outros que participaram do golpe. Mas sem dúvida a mídia os poderes externos, os poderes financeiros, já escolheram Moro como o possível candidato contra tudo e contra todos.  E o ego de Moro pode fazê-lo  querer enfrentar Lula nas urnas. Mas seus associados tem medo disto.  

    Prender Lula, não é impossível, mas cada vez mais é um ato claramente  persecutório e  já está muito mais difícil, não por ilusão, mas sim por conjuntura. Mas é claro que  o temor  pode levá-los a atos tresloucados  pois preso ou não,  Lula   amplia muito o poder mobilizatório diante de tanto esbulho.  Mas nada mais mobilizador do que a realidade da vida das pessoas  que terá que se organizar politicamente e isto poderá ditar  o resultado final.    

    Mas veremos se esta aventura vai nos levar aonde. Por enquanto só temos que cuidar com as tentativas cada vez maiores de dividir para imperar.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador