Moro percebeu o risco de polarizar com Lula, diz Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Ao que tudo indica, a Lava Jato em Curitiba absorveu a ideia de que Lula mantém seu capital político a despeito da condenação e prisão no caso triplex e, para evitar dar mais municação ao petista, Sergio Moro decidiu recuar de um interrogatório sobre o sítio de Atibaia. Com essa estratégia de ordem política, a Lava Jato mostra que entrou de vez na eleição. “(…) Sérgio Moro já percebeu o risco da politização”, escreveu Helena Chagas, nesta quarta (15).
 
A jornalista ainda lembrou em artigo que o Ministério Público Federal em Curitiba, em outra frente, decidiu atacar Lula pedindo restrições a visitas de petistas cadastrados como advogados, caso de Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad, entre outros. Com isso, os procuradores tentam podar a “interferência” de Lula na eleição presidencial, usando os mecanismos jurídicos.
 
Leia, abaixo, o artigo completo.
 
Por Helena Chagas
 
Em Os Divergentes
 
Lava Jato entra de vez na eleição
 
A Lava Jato entrou de vez na eleição. Desde a semana passada, repercutem no noticiário novos depoimentos sobre assuntos meio requentados, como o de Mônica Moura sobre pagamentos da Odebrecht ao PT, denúncias como a que o Ministério Público fez contra Antônio Palocci e Guido Mantega – aceita pelo juiz Sérgio Moro em relação a este último – e  outros movimentos inequívocos de Curitiba. Se alguém tinha alguma dúvida, surge hoje a petição da força tarefa à juíza de execuções penais contra as visitas a Lula na carceragem da PF.
 
O UOL obteve o documento assinado pelos procuradores da LJ e divulgou há pouco: a força tarefa de Curitiba reclama da “proliferação de advogados” do ex-presidente, que o visitam todos os dias, e diz que o local de sua prisão virou um “comitê de campanha”.  Reclama sobretudo de petistas como Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad que, advogados, tem usado essa prerrogativa para entrar e sair da PF de Curitiba fora do horário das visitas comuns. Pedem à juíza Carolina Lebbos – aquela que não permite nada – restrições a essas visitas.
 
Mais do que atrapalhar a vida de Lula – que, todo mundo sabe, em poucos dias transferirá a candidatura a Fernando Haddad – o gesto expõe a força tarefa e a própria Justiça. Se a petição for aceita, o ex-presidente será vitimizado à máxima potência, num grau que poderá ser facilmente explorado por seu partido na campanha eleitoral. Além de julgado em tempo recorde, preso e proibido de falar, Lula não poderá mais nem receber as visitas de Gleisi e Haddad – e isso reforçará a narrativa da perseguição a ele.
 
Ao que parece, o juiz Sérgio Moro já percebeu o risco da politização e não terá sido outra a razão pela qual decidiu adiar para novembro o depoimento de Lula no caso do sítio de Atibaia, inicialmente marcado para setembro – momento de um confronto esperado entre os dois. Preferiu não arriscar. Com isso, porém, deixa claro que o ex-presidente não será condenado novamente antes das eleições.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em novembro

    LULA já estará eleito no primeiro turno

    e o amigo do traficante, esposo da ladra e vendedor de sentenças já terá se refugiado nos eua

  2. Percebeu?

    sejumoro não percebe nada. A não ser o arrocho da coleira bem puxada pelo dono. Virou no capeta para manter o seu condenado preso mesmo não sendo mais responsável por isto. A alcatéia trabalhou m conjunto para manter o golpe.

    Ele não amansou, ao contrário o seu ódio e o do resto do bando só aumenta!

    Agosto, mês do cachorro louco é mês de dar vacina anti rábica para os cãezinhos de estimação!

  3. “Moro sentiu o risco da politização” kkkkkk!

    Moro não sentiu o risco, o que Moro fez foi politizar, tentando fechar os espaços na  mídia para Lula. O processo todo é político e todos sabemos, portanto o que mudou foi apenas que todo este processo não deu o resultado que esperavam. Tentaram assassinar politicamente e moralmente o ex presidente Lula. Trabalham nisto há muito  tempo. Até Moro sabe que o processo do triplex é uma aberração jurídica,  nos autos condenatórios se pode ler em vários pontos verdadeiras confissões . Moro chegou acolocar em suspeição o Acervo Presidencial, trabalharam para destruir o Instituto Lula, perseguiram filhos, mulher e amigos. Ttudo na ânsia de assassinar moral e politicamente Lula. Portanto Moro não sentiu o risco da politização neste ato, Moro apenas parece estar tomando consciência de que seus trunfos são frágeis diante da dimensão de Lula.  No desespero Moro e MP se apegam à unica coisa que sabem fazer, isto é abusar da autoridade que lhes foi outorgada. Porém, Moro é fera ferida, e ainda perigosa.

    Um ser político como Moro não sentiu o risco da politização, apenas sentiu que suas armas de exposição na mídia não tem mais a mesma força.

    1. Polarizar com o moro? Tá

      Polarizar com o moro? Tá brincando. Não dá pra comparar um gigante da história com uma ameba togada.

       Este loque de toga é tudo, menos burro. Cê já imaginou ele levar um lavada como foi naquele depimento no início do Ano? O todo poderoso do paraná acaba elegendo o LUla ou o seu ungido no primeiro turno. Mesmo assim digo que quando começarem a aparecer as imagens de arquivo, que seja, do Lula e os seus feitos em prol do povo é batata. É Pt no primeiro turno !!!

  4. No ano passado, em setembro,

    No ano passado, em setembro, era lançado o filmeco “A lei é para todos”,

    Este ano teremos em setembro o Expert 2018, com FHC, Clinton, e outros…inclusive do STF

    No primeiro dia teremos a exposição de Dallagnol, Carlos Fernando, Roberto Pozzobon, Diogo Castor e Natuza Nery.

    Bate papo com Pedro Parente.

    E por aí vai os dias.

    E agora ele marca para dia 14 de novembro…vespera de 15 de novembro.

     

  5. Concordo com o Jorge Fernado.

    Estou achando que a retirada do Moro, em alguns inquéritos, faz parte do Jogo deles. Ele vai saido devagar, devagarinho e não mais que de repente estará nos Isteites na casa a sua espera há 2 anos. Lugar onde ele é imexível, e com a proteção toda que merece um funcionário que se mostrou exemplar ! Af.

  6. Os golpistas sentiram o soco no estômago.

    No Boxe há dois comportamentos distintos quando um lutador recebe um golpe no queixo e um golpe no estômago.

    Quando ele recebe um golpe no queixo ele cai e geralmente a torcida contra se levanta e grita, porém quando recebe um golpe no estômago, na altura do fígado e do baço, há um comportamento diferente, ele ainda não cai na maioria das vezes, porém dependendo da intensidade do golpe e da insistência do adversário, a luta está praticamente terminada, mais do que  no primeiro caso o lutador ainda se levanta e vai para o clinche (um lutador que está em desvantagem, abraça o adversário para que ele não bata mais, o juiz deve evitar). Eu já trenei muai thai (quando tinha idade para isto e ja sei o que acontece).

    Pois bem, o que ocorreu com a Lava-jato foi que eles receberam um soco no estômago! Por que? Simples, o programa inicial dos golpistas do ramo de Curitiba era julgar o Lula por mais uma farsa, que se chama o sítio de Atibaia e antes das eleições apresentar outra condenação.

    Com o apoio de Lula crescendo, a farsa da Lava-jato ficando mais patente no Brasil e no mundo, qualquer ação deste tipo, ou seja ações para criar situações ridículas para outras condenações, poderia no depoimento de Lula levar multidões para o julgamento. Então como fica a analogia, os golpistas sofreram o soco no estômago e como ocorre quando este soco é bem encaixado, tremeram as perninhas.

    No Boxe ou qualquer luta de artes marciais como o Muai Thai, é a hora do treinador pular no corner e gritar, ataca que ele sentiu o golpe. Ou seja, quando o lutador sente o golpe, as pernas afrocham a força nos braços diminui e ele só pode tentar o clinche, porém se o outro for hábil, faz um movimento ou para um lado ou para tras e desvencilhando-se do outro, continua atacando com vigor, nunca para de bater.

    A quantidade de pessoas para simplesmente ver a assinatura de um documento, foi ENORME, e em Brasília, distante de tudo. Se o treinador do lado de Lula for inteligênte ele salta e grita, vamos com tudo que sentiram o soco.

  7. A LAVA JATO É UM ANTRO DE POLITICAGEM

    DEPOIS A CÁRMEN LÚCIA VEM COM AQUELA CONVERSA FIADA DE OS MAGISTRADOS NÃO AGEM DE FORMA POLÍTICA – A LAVA JATO É UM ANTRO DE POLITICAGEM, A ILEGAL PGR A ACUSA LULA DE FAZER COMITÊ POLÍTICO DENTRO DA PRISÃO, MAS O MPF, A PGR E O COMANDANTE DA LAVA JATO FAZ POLÍTICA HÁ MUITO TEMPO, AGORA ELE TEM UMA VICE… RAQUEL DODGE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador