Movimentos sociais marcam protesto contra Joaquim Barbosa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Gilson AS

De O Tijolaço

Stédile: Movimentos sociais farão protesto dia 29/05 contra Joaquim Barbosa

A liderança mais conhecida do Movimento dos Sem Terra (MST), José Pedro Stédile, um dos palestrantes neste sábado no Encontro Nacional de Blogueiros, anunciou que diversos movimentos sociais acertaram, na última sexta-feira, a realização de uma caminhada até a sede do STF em Brasília, no dia 29 de maio, para protestar contra a decisão de Joaquim Barbosa de proibir o trabalho externo de José Dirceu.

Ele convocou a todos a participarem da manifestação.

“Os movimentos sociais finalmente viraram reacionários, nós vamos fazer uma manifestação para que se cumpra a lei”, ironizou Stédile.

“Faremos uma manifestação para que o imperador Joaquim Barbosa respeite as leis da Constituição Brasileira”.

A decisão dos movimentos sociais serve como um marco divisor para definir Joaquim Barbosa, definitivamente, como um instrumento da direita reacionária.

Não um juiz, mas um marionete de um setor político e midiático que faz oposição não somente ao governo, mas ao interesse nacional, ao povo e, agora, à Constituição.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É issi aí!

    Chega de lamentar e vamos para a briga!

    Advogados do Dirceu foram para o plenário do STF (excelente começo) e, agora, representantes do povo vão para as ruas a defender o Estado de Direito e a verdadeira justiça.

    1. .

      Esperamos que ABI, OAB e Anistia Internacional saiam da tumba. Dirceu teve que recorrer a OEA por causa da ditadura midiática

  2. Fiquei bem contente com esta

    Fiquei bem contente com esta notícia, afinal alguém ou alguns precisam mostrar-se indignados com essa covardia praticada por JB. Se for um daqueles manifestos que estamos acostumados a ver, provavelmente o número de pessoas será significativo. Reta saber se, com a repercussão antecipada, JB não vai dar umas voltas pela Europa pra fugir da responsabilidade, ou, quem sabe, não vai determinar uma carnificina na frente do STF.

  3.  
    Quem sabe em algum dia o

     

    Quem sabe em algum dia o MST, UNE, CONTAG e Vila Campesina cercam o supreminho e mpf, para exigirem o cumprimento das leis, e ao mesmo tempo, a CUT e seus filiados (petroleiros, bancários, professores, metroviários, ferrovários, urbanitários etc…) cerquem a sede e sub-sedes da Rede Globo para exigirem o fim da ditadura midiática .

    É sonhar alto ?

     

  4. Tenho certeza de que a

    Tenho certeza de que a direitona brasileira colocará uma carreada maior de pessoas numa manifestação maior em favor do Barbosa. Este não é o momento de inflamar os ânimos políticos. É preferível deixar se esgotar os recursos jurídicos para não restar dúvidas de que o perseguidor é quem é: uma pessoa nefasta à democracia. Pessoas próximas de mim que tinham esta coisa como “Deus” já começam a perceber que ela é apenas uma pessoa sequelada, cheia de ódios e que faz uso do seu cargo para satisfazer desejos nada saudáveis. Começam a perceber que as contradições no seu comportamento são extremas, o seu desrespeito à lei é flagrante e seu código de ética baseado no princípio do “aos amigos os benefícios da lei, aos inimigos os rigores” começa a ruir. Ao que tudo indica, até para cidadãos comuns já está ficando suficientemente claro que a dose foi muito elevada, que ele ultrapassou todos os limites. Por isso, no lugar do pessoal dos movimentos sociais, eu não azedaria agora, para não radicalizar posições que venham a impedir a possibilidade de diálogo com estas pessoas e isso acabe impedindo o esclarecimento de que esta coisa merece ser expulsa da Suprema Corte. 

    1. Mesma opinião!

      Por tudo que se tem assistido, a impressão que dá é que justamente forçam uma reação, para tentar encurralar aqueles que defendem os petistas. E com isso, tentar limpar a imagem dessa “justiça”. Acho que a hora é de cautela. 

  5. Lugar de carrasco é na cadeia

    Fiquei feliz com a iniciativa ainda que tardia do manifesto contra esse m. autoritário, carrasco, presidente do STF. 
    Ele nunca deveria estar onde está. Ignora a constituição em benefício de grupos da direita. O lugar dele deveria ser na cadeia.

  6. Protestem contra as diárias de Barbosa

    Deveriam aproveitar a ocasião e protestar contra o uso de 10 ou 11 diárias (totatlizou cerca de 10 mil depois que devolveu 4 mil) pagas pelo Juduiiário a  Joaquim Barbosa nas férias européias. Pelo INSS, devido ao fator previdenciário em má hora inventado pelo sociologo FHC na presidência, levo uns 5 ou 6 meses para receber essa quantia que Barbosa embolsou, sem gastar hospedagens pagas por quem o que convidou para palestras (2) que nada acrescentaram de positivo ao povo brasileiro a quem Barbosa serve (ou diz servir).  Dinheiro do STF não sai do mato.

  7. Como disse certa vez o

    Como disse certa vez o Requião, o MST é uma benção para o Brasil. 

    Stédile é dos poucos que ainda tem legitimidade.

  8. Foi só o Lula abrir a boca

    E todo mundo que estava caladinho também ganhou coragem. Vida longa ao nosso Lula. Senão estamos “FU”

  9. Tem que ser ter cuidado com

    Tem que ser ter cuidado com esses movimento e o que vão dizer.

    Barbosa pode capitalizar e dizer que está sendo perseguido pelas esquerda.

    E é tudo que a direita deseja, fazer o Barbosa de vítima do PT.

    A Globo morre de vontade de dizer que o PT persegue o Barbosa, por este ter colocado os “ladrões” do partido em cana.

    Quem que se ter cuidado, senão o Barbosa pode posar  de vítima após esses movimento.

  10. Como já disseram aqui, que sejam sagazes…

    O movimento não deve ser por Dirceu (embora a origem da injustiça o seja).

    Mas pelo indispensável respeito a lei na Suprema Corte de Justiça.

    Não pessoalizar a questão, pois os adversários e inimigos aproveitarão.

  11. Vamos aguardar a cartada do ministro-carcereiro

    Aguardemos a movimentação de jb com sua já conhecida estratégia de marketing pessoal através da  tortura de “seus presos”(não presos do Estado brasileiro), com certeza ele(jb) tomará alguma medida “drástica” para sair na capa do Estadão quando da manifestação, foi assim no dia da Proclamação da Repúlica, no Dia do Trabalhador…

  12. A devida cautela!

    Penso que a manifestação não deveria caracterizar-se como defesa dos petistas. Tudo pode-se esperar desses ministros, haja vista as incongruências de todo esse processo. Podem, sem querer e na melhor das intenções, piorar a situação dos presos políticos. Intuio mesmo, que talvez seja essa reação que eles aguardam, para barbarizar mais ainda.  A manifestação poderia ser para a moralização do STF e o correto cumprimento da Constituição, mas sem mencionar o criminoso julgamento. Poderiam enfatizar que haja imparcialidade dos ministros. Mas nunca mencionar partido e muito menos os nomes dos injustiçados. Não substimem o momento “estranho” que vive nosso país há 1 ano.    

  13. Até que enfim… de qq forma,

    Até que enfim… de qq forma, parece piada mesmo; o pessoal ter que ir às ruas para que o STF cumpra a lei!!!

  14. RISCO DE PIORA

    Protestar contra os descaminhos do poder judiciário é coisa legítima e necessária, tanto mais em face dos crescentes arbítrios ditatoriais praticados nos tribunais pátrios e do acúmulo de julgados inconstitucionais antijurídicos. Entretanto, a forma dos procedimentos precisa ser adequada ao conteúdo das iniciativas, inclusive porque a respeitabilíssima sabedoria popular recomenda não cutucar com vara curta. Do contrário, há o risco de piorar a situação presente com um perigoso retrocesso ao passado, no qual a inadvertida promoção de desnecessários conflitos exponenciais tende a desvirtuar e, assim, deslegitimar a indispensável defesa de reivindicações justas e inadiáveis. Portanto, ao invés de fazer manifestações em frente às sedes da chamada Justiça, é mais prudente e pragmático protestar diante da OAB e da ABI, pois a solução dos problemas sociais de natureza jurídica deve ser construída através de cauteloso embate institucional, pautado pela ética e por princípios democráticos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador