Combatendo a intolerância na Internet

Nassif, outro dia vc iniciou um post “Multimidia…” com os seguintes dizeres:

“9 de Julho. Que tal interromper a crítica diária a São Paulo – como se SP fossem seus políticos – e montarmos uma homenagem merecida à terra que acolheu sempre os de fora, dos imigrantes do fim do século 19 aos brasileiros de todas as partes dos anos 50 para cá.”

Bem, surgiu um contraponto triste à sua intenção. A verdade é que São Paulo não é MESMO só seus políticos, mas é seus eleitores tb. O que justificaria, em última instância, os políticos. Evidentemente, isso não diz sobre o povo de São Paulo como um todo, mas paira como um câncer sobre esse estado, explicando muita coisa. Depois a oposição acusa Lula e o PT de quererem dividir o Brasil…

Bom, talvez eu seja um tanto ingênuo mesmo, mas sabe que eu ainda sonho com o fim desses sentimentos tão miseráveis?

Enchentes no Nordeste alimentam preconceito em comunidade no OrkutANA IKEDA |

Do UOL Tecnologia

As recentes enchentes no Nordeste, que  causaram 57 mortes, além de deixarem cerca de 100 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas em Alagoas e Pernambuco, viraram motivo de comentários preconceituosos e piadas em uma comunidade no Orkut que prega o ódio a nordestinos. Entre os comentários, os usuários dizem temer que as vítimas venham morar em São Paulo e que virem mendigos. A denúncia sobre o tópico já foi encaminhada à Polícia Federal.

“Pessoal, com essas enchentes do Nordeste, acho que os cabeçudos vão vir em massa para SP, tô muito preocupada com isso”, diz uma usuária no tópico de abertura do fórum sobre as enchetes. Ele foi apagado logo depois que o UOL Tecnologia obteve a cópia da página.

Outra mensagem no fórum da comunidade afirma que ”seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar!”. Para os usuários da comunidade, as vítimas das enchentes irão “procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco” ou “virar mendigos no centro da cidade”.

Além da comunidade com o tópico sobre as enchentes, há no Orkut pelo menos outras nove que fazem referência ao ódio por nordestinos ou pelo Nordeste.

Identificação dos autores

O promotor José Lopes, do Ministério Público de Pernambuco, afirmou que a denúncia – que foi iniciada pela própria imprensa pernambuca – já foi encaminhada à Polícia Federal. “Está mais do que patente que a comunidade prega o racismo e discriminação. Todas as páginas foram impressas e vamos encaminhar um ofício às autoridades competentes para que haja uma investigação”, explicou Lopes ao UOL Tecnologia. O objetivo, segundo o promotor, é que os autores das ofensas sejam identificados pelos números IP dos computadores e punidos.

As comunidades contra nordestinos infringem os termos de uso do Orkut. De acordo ele, o Google pode “remover materiais que, de acordo com os nossos próprios critérios, sejam considerados ilegais, fraudulentos, ameaçadores, depreciativos, difamatórios, obscenos ou questionáveis”.

Entretanto, o Google afirmou que não faz controle prévio do conteúdo postado em suas plataformas, por meio de sua assessoria de imprensa. ”No Orkut, existe um botão em cada página chamado “reportar abuso”, que coloca o conteúdo para revisão do time de suporte. Caso a página viole os termos de uso e serviço do Orkut, ela será retirada do ar”, informa a empresa.

Comentário

Essas comunidades juntam doentes sociais de várias partes do país. O que causa mais espécie é o fato desse preconceito selvagem ter sido insuflado esses anos todos pela crítica política preconceituosa da velha mídia. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador