Netanyahu promete medidas de anexação ‘imediata’ de partes da Cisjordânia se for reeleito

Durante entrevista, Netanyahu também listou suas outras prioridades como a assinatura de um tratado "histórico" de defesa com os EUA, principal aliado de Israel, e "erradicar a ameaça iraniana", sem dar mais detalhes.

© AP Photo / Ohad Zwigenberg
O primeiro-ministro interino israelense, Benjamin Netanyahu, disse que a anexação do Vale do Jordão e outras partes da Cisjordânia era sua principal prioridade entre as “quatro principais missões imediatas”.

 

Um dia antes de Israel realizar suas terceiras eleições legislativas em menos de 11 meses, o premiê israelense prometeu que, se ganhar as eleições, anexará partes do território palestino ocupado da Cisjordânia em questão de semanas.

“Isso vai acontecer dentro de semanas, dois meses no máximo, espero”, disse Netanyahu em entrevista, 24 horas antes da abertura das urnas.

O premiê de Israel comentou que o comitê conjunto EUA–Israel de mapeamento (encarregado de elaborar esta anexação) começou a trabalhar há uma semana.

Durante entrevista, Netanyahu também listou suas outras prioridades como a assinatura de um tratado “histórico” de defesa com os EUA, principal aliado de Israel, e “erradicar a ameaça iraniana”, sem dar mais detalhes.

Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu após a assinatura do documento que reconhece a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã
Presidente dos EUA, Donald Trump, ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu após a assinatura do documento que reconhece a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã – © AP PHOTO / MANUEL BALCE CENETA
O plano de paz para o Oriente Médio apresentado pelo presidente americano, Donald Trump, no dia 28 de janeiro na Casa Branca dá luz verde a Israel para anexar a área e propõe um comitê para estabelecer os limites exatos do território a ser incorporado. O projeto é totalmente contrário ao direito internacional.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador