No Brasil, EUA testarão aliança contra o Irã, apura Jamil Chade

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, o governo brasileiro aceitou sediar encontro entre aliados militares dos Estados Unidos para debater a situação no Oriente Médio e no Golfo.

Reprodução TV Globo

Jornal GGN – O correspondente internacional Jamil Chade, apurou que, dentro do Itamaraty, critica-se muito o comunicado emitido em apoio a Trump. Tal posição coloca em risco interesses nacionais e abandona uma tradição diplomática voltada para o diálogo.

Não bastasse o comunicado, nos dias 5 e 6 de fevereiro, o governo brasileiro aceitou sediar encontro entre aliados militares dos Estados Unidos para debater a situação no Oriente Médio e no Golfo.

O que aparecerá como vitrine é que a reunião é parte do Processo de Varsóvia com função de debater assuntos relacionados à crise humanitária e refugiados, lançado pelo governo Trump no início de 2019. Mas, nos bastidores, a finalidade do projeto é um só: deter o Irã.

As demais potências não se alinharam à iniciativa. China e Rússia alertam que tal Processo é uma forma diplomática abraçada pelos americanos para planejar o Oriente Médio e o Golfo sem o Irã. França também não se alinhou.

Na região, os participantes são os aliados americanos: Afeganistão, Bahrein, Jordânia, Emirados Árabes e Arábia Saudita, além dos israelenses.

Iraque, Síria, Turquia e Líbano, além dos palestinos, também se recusam a chancelar o processo.

Desde o assassinato do general Soleimani os americanos fazem enorme pressão para que os aliados de sempre mostrem ‘unidade’.

Na outra ponta, o Irã anunciou que descumprirão parcela fundamental do acordo nuclear, enquanto o Iraque já ordenou retirada imediata das tropas americanas de seu território.

Reino Unido, Austrália e Canadá se queixaram de que o ato americano ocorreu sem qualquer tipo de consultas com os aliados que enviaram soldados no Iraque.

No Brasil, esse alinhamento com os Estados Unidos contra o Irã não seria do gosto de certas alas das Forças Armadas. Mas a nota foi feita pelo Itamaraty e, diz-se nos bastidores, que a versão preliminar era muito mais alinhada aos interesses da Casa Branca.

“Ninguém respeita quem adota uma posição de lacaio”, alertou um experiente embaixador. “Em vez de defender os interesses do país, defendem os interesses americanos. Assim, nenhum país pode ser respeitado”, disse a Chade.

Tais declarações representam, ainda, um risco para empresas brasileiras, entende outro diplomata experiente.

À coluna, o ex-ministro da Defesa e ex-chanceler, Celso Amorim, alertou que a posição do governo ameaçaria a própria segurança do país.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aliança? Que Aliança? Não tem Aliança alguma. A Diplomacia Brasileira e o Estado Brasileiro apenas ‘baixaram as calças’ para o Governo NorteAmericano, sem propor, nem conseguir nenhuma vantagem. Aliança é Parceria. Aliança é via de mão dupla. O primarismo diplomático deste Governo só demonstra a doutrinação lacaia e subserviente que construímos em 9 décadas, representado pelo ‘AMÉM’ de Osvaldo Aranha na criação do Estado de Israel. O que seria do Estado de Israel sem a aprovação de Osvaldo Aranha?! Qual a vantagem brasileira em se aproximar de Washington e assim se distanciar de China, Rússia, Irã, Nações Muçulmanas? Qual a vantagem brasileira de se distanciar da busca da Liberdade e Democracia, Livre, Facultativa, Plena por toda América Latina com estabilidade e prosperidade financeira e industrial pela aproximação de Bolivarianismos e Socialismos Castristas Toscos dos anos 50? Que várzea !!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  2. O povo Brasileiro é povo PUTA !!! Não é que o Bolsonaro foi eleito apesar de defender os interesses Americanos !!! O Bolsonaro foi eleito PORQUE defende interesses americanos !!!

    Temos uma religião Entranhada no nosso tecido social, uma relião de apátridas e traidores, cujos Fieis vão SEMPRE colocar os interesses de americanos e Judeus a frente dos Brasileiros. De minoritária, essa religião já é enorme, e nos próximos anos, será maioria !!

    Um país no qual a maior parte da população é fiel a outro país não tem razão de existir !!

    O Brasil virou uma colônia de Israel e dos Estados Unidos

  3. Bolsonaro não vai sossegar enquanto não destruir por completo o Brasil…
    demonstra que vai fazer de tudo para trazer o terrorismo internacional para dentro do nosso país

    que Deus que nada, é Terrorismo Acima de Tudo

  4. Já estamos entregue nas mãos dos estrangeiros,por culpa deste inconsequente mimado,que não sabe defender o nosso país, parece que por vingança é um ditador,faz o que quer ao Bel prazer e ficamos todos atados se ação, precisamos virar está mesa antes que fique piorou morreremos,nas mãos deste bandidos bolsobosta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador