No Senado, Requião debate ameaças à soberania com general Villas Bôas

requiao_villas_boas_-_geraldo_magela_ag_senado.jpg
 
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
 
Jornal GGN – Nesta quinta-feira (22), o general Eduardo Villas Boas, comandante do Exército, participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, atendendo à solicitação do senador Roberto Requião (PMDB-PR).
 
O parlamentar paranaense manifestou sua preocupação sobre as ameaças à soberania brasileira, que vão da venda do território nacional para estrangeiros até o sucateamento do sistema de defesa nacional. 
 
Na audiência, o Villas Bôas afirmou que Exército tem se preparado para lidar com desafios contemporâneos, como cortes no orçamento, guerras cibernéticas e inovações tecnológicas. O general disse, também, que foram desenvolvidos seis programas estratégicos e doze estruturantes, com cerca de 50 projetos. 

Na visão do comandante do Exército, o sistema mais necessário atualmente é o SISFRON, que tem o objetivo de proteger as fronteiras do país. 
 
Requião também mostrou preocupação sobre a perda da competitividade da indústria brasileira e os seus efeitos sobre a soberania nacional. Villas Bôas afirmou que, no Exército, há a preocupação com a geração de empregos e de tecnologias com conteúdo nacional. Como exemplo, ele cita justamente o SISFRON, que é implementado principalmente por empresas subsidiárias da Embraer. 
 
Veja mais no vídeo abaixo: 

Assine

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a “sociedade brasileira”

    a “sociedade brasileira” cometeu o erro de permitir que as ideologias da guerra fria dividissem a sociedade. é de uma sabedoria das platitudes. faltam-nos pensadores, disse o militar (talvez nos palácios sim) e pensadores, depreende-se, neutros, como se fosse possível. é fato que não conhecemos o senhor, nunca lemos nada que ele tenha publicado mas sabemos como chegam aos cargos certos homens públicos (mais recente é o ministro supremo que ocupou vaga de outro que morreu em janeiro). vamos dizer o que falta: grandeza de caráter de certos homens/mulheres postos em cargos para os quais levam suas mediocridades.

    1. Concordo. Não falta

      Concordo. Não falta pensamento, mas homens públicos com Interesse Nacional. Hoje todos querem ser importantes e não úteis.

      Por isso vemos a mediocridade de um Governador do Rio de Janeiro que roubava simplesmente para ostentar e alimentar a sede consumista da mulher. idem Cunha et caterva. Uma lástima. Qual a grandeza nisso?

  2. Sentido de projeto nacional

    Sentido de projeto nacional ausente na mente das pessoas, das escolas, das universidades. Caímos no canto da sereiado empreendedorismo individualista, do rentismo de lucro fácil, do financismo oportunista e agora o Brasil é tomado de assalto por um sem número de instituições estrangeiras.

    A Raposa Serra do Sol foi o maior absurdo da história ambientalista mundial. 50% do estado de Roraima inviabilizado, incluindo áreas de fronteiras com países como a Guiana “Inglesa”, num ato visivelmente induzido pelo establishment mundial.

    Há ingerências internacionais sim no Brasil.

     

    1. Mais um……arrozeiro

        Mais um que comprou algo que não conhece, e faz o jogo de latifundiarios se achando de “esquerda nacionalista”, mais um que nem sabe o que significa “arco de defesa norte”, uma das razões para a ocupação pelas forças federais da area definida como ” Raposa Serra do Sol “, mais um que comprou a idéia que a area em questão foi “dada” aos indigenas, que nem sabe, aliás nem a midia nacional se interessa ( Roraima é longe ) em explicar que o Exército e a FAB aumentaram seus efetivos nesta area após a demarcação.

          As CIs ( Comunidades Indigenas ) situadas na TIRSS ( Terra Indigena Raposa Serra do Sol ), são totalmente dependentes dos efetivos da 1a Bgda Inf Selva AMV , como ocorreu recentemente em maio passado quando das enchentes na região, até mesmo o combate a endemias na TIRSS são realizados pelo Exército, em especial o 7oBIS e o 6o PEF, aliás boa parte do efetivo destas unidades é composta de indigenas, inclusive é sempre bom lembrar : Os povos autoctones amazonicos confiam muito mais nas FFAA do que na FUNAI.

          Retirar os arrozeiros ( todos posseiros latifundiarios ), como garimpeiros ilegais, madeireiros ilegais, religiosoa e ongueiros,  daquela região, ao contrario dos detratores midiáticos ( muito financiados por gente bem “estranha”, piores que ambientalistas ), aumentou em muito a segurança de nossas fronteiras em uma região não somente porosa, mas tambem geopoliticamente sujeita a instabilidades regionais, como a questão do Essequibo.

  3. NAcionalista

    Ola

     

    O Almirante Othon  esta preso..e aí????   Pois é  fomos atras  dos americanos….Nossas riquezas sendo entregues  …..Não faltam pensadores…Falta  principios nacionalistas..defendidos por VArgas e Brizola.. è pena que no seio   militares tenham poucos nacionalistas..Sem essa de verde amarelo..camisetas da CBF..Estou falando  das riquezas…Petrobras sendo vendida…O Almirante   Othon  presoooooooooooooooooooo  preso… pelo amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Será que poderemos contar com a farda?

    Será que será com essa farda, que queremos barrar o avanço da entrega definitiva do Brasil, a esse projeto nefasto? Sei não!

    O general salienta nas considerações finais que abordou genericamente, devido ao tempo. Sei!!!! Raso como se mostrou, duvido que teria algo mais a dizer que, por sinal, o considerei um ouvinte do senador Requião, pois o que foi dito, no geral, já são falas desse senador a muito tempo. Estamos é fu!

    Em tempo, ainda deu um moral ao Cristovan Buarque, não é senador? Tá com tudo, né?!…

    1. Tô sabendo ….

      Resultado de imagem para desconfiado gif

       

      Logo mais ele relata ao tchetchegoveín o que de importante aconteceu neste debate e o tchetchegoveín repassa imediatamento ao agente do DoS que faz plantão na Embassy .

      1. Não, ficou claro a afirmação:

        Não, ficou claro a afirmação: Temos que deixar de lado a guerra fria (e nos tempos da guerra fria de que lado o Brasil estava?)

  5.  
     
    O principal  cientista 

     

     

    O principal  cientista  brasileiro na area nuclear está preso…OTHON…Liberdade para ele…O General deveria protestar e exigir sua soltura…

  6. Não acredito em FAs, que bate

    Não acredito em FAs, que bate continencia para o comandante em chefe, traidor, safado, ladrão, corrupto, golpista… e por ai vai.

    Esses milicos tem ódio mortal do PT. Mesmo o prtido tendo feito muito pelas FAs.

    Não duvido que dentro da FAs, Temer e Jungmam tenhão vários admiradores.

    1. É bem mais do que isto.

      O espírito militar é mais ligado ao poder militar (como seria o evidente) e o que eles querem é ARMAS PODEROSAS e RESPEITO.

  7. Venho escrevendo desde 2015 o que segue. Liguem os pontinhos.

    Venho escrevendo coisas do tipo: (no dia 20 deste mês) em: Temer não cai porque temos um golpe tipo Coitus interruptus.

    “O problema principal deste tipo de golpe é que quando as forças armadas do país tem alguma pretensão maior do que ser guarda pretoriana do poder nacional civil, ou mesmo ser gerente interno das grandes nações, no momento que estas se instalam no poder podem vir à cabeça de seus comandantes sonhos de hegemonia regional supranacional. Esta última pretensão, que num mundo multipolar com mais de uma grande nação suficientemente armada, pode num surto de independência local se tornar atrativa, e com isto o objetivo principal do golpe é pior do que abortado, volta-se contra o que se planejava.”

    Ou já em 2015 em Por que a direita descarta uma intervenção militar?

    “Como pode se ver uma intervenção militar nos dias atuais, onde os projetos brasileiros de indústria bélica são mais ambiciosos do que em 1977, um governo militar pode levar a diante um projeto mais amplo não dependente da aprovação Norte-americana.

     Logo o exército brasileiro para um golpe inspirado de dentro para fora do país, com objetivos claros de desestruturar toda a possibilidade de autonomia tecnológica, pode esbarrar numa forte oposição exatamente nas fileiras militares engajadas neste desenvolvimento tecnológico. Talvez nos dias atuais um governo militar não satisfaça nem as elites locais engajadas num programa de internacionalização plena da economia brasileira com privatização em todas as áreas possíveis (ensino, previdência social, energia e outras) e perda da soberania perante as vozes distantes e que comandam remotamente os passos de nossa direita.” Liguem os pontinhos.

  8. a questão do requião foi bem

    a questão do requião foi bem colocada e a resposta do villas boas foi bem elaborada, dado o contexto.

    um não respondeu direto ao outro, mas o conjunto do dito de ambos mostra uma possibilidade de direções próximas  de continuidade dessa conversa, desse assunto, que é absolutamente necessária/o:*

    *…somos grandes demais pra não termos projeto…* como concordaram ambos no fim.

    projeto ali, na cunversa, como projeto de país, não isso que se apresenta no governo e o mais, papo de vagabundo de boteco de esquina, e condicionando tudo errado, incluso parte do humos do debate aqe…

    c/ todo o respeito, pq a questão de fundo precisa ser sustentada a pesar de e ainda.

  9. Gostei do que ouvi

    Foi sincero e principalmente, foi nacionalista e sóbrio!

    Nos dias de hoje isso é urgente e imprescindível!

    No meio de tanta conversa egoísta e caduca que vemos acontecendo por ai, sem fundo brasileiro, achei surpreendente a fala do General!

    Precisamos continuar ouvindo o general pois não compreendi direito o que seria as forças no ambiente social a ideia de forças “centrípeta e centrífuga”!

    Além da instituição, é um parceiro da nação e precisamos estar mais juntos nesse momento difícil onde é urgente termos a visão de um horizonte maior e de maior lucidez…

  10. Embraer…….menos Villas Boas

         Como nossos politicos não sabem perguntar, é bom saber que a resposta do Chinês foi correta, afinal é verdade que o Consórcio Tepro, referente ao SisFron, esta “na coordenação” de uma subsidiaria da Embraer ( SAVIS Tecnologia e Defesa ), mas os sistemas organicos aprovados são em sua maioria de origem israelense ( ELOP – Elbit Systems Eletro-optics ), que em tese, caso ocorra verba e pessoal, nacionalizados aqui pela AEL Sistemas, a subsidiaria brasileira da ELBIT.

           A parte acima ( SAVIS – ELBIT – AEL ) é referente aos sistemas eletroopticos, sensoriamento de area e de solo, já a parte de comunicações, vitais para o sistema a ser integrado pela SAVIS, será fornecido pela norte-americana Rockwell-Collins ( MOU assinado em abril deste ano durante a LAAD ), do qual tambem participa a BRADAR, outra subsidiaria da Embraer.

  11. E sobre a entrega do pré sal

    E sobre a entrega do pré sal pelo pilantra do pedro parente? E sobre a obscura prisão e condenação do Almirante Othon? E sobre a presença de forças norte americanas em exercícios na amazônia? E sobre a suspeita de liberação da base de Alcântara para os gringos? Sei não…desconfio que essas perguntinhas de colegial dos senadores foram combinadas antes com o estrelado aí. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador