O fracasso da sociedade multicultural alemã

Por

BBC Brasil

Atualizado em  16 de outubro, 2010 – 16:36 (Brasília) 19:36 GMT

Europa

Merkel diz que tentativa de criar sociedade multicultural na Alemanha “fracassou” Angela Merkel

Para Merkel, estrangeiros precisam se esforçar mais para se integrar

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou neste sábado que os esforços de seu país para construir uma sociedade multicultural “fracassaram completamente”.

Em uma reunião com as lideranças jovens seu partido – o a União Democrata Cristã (CDU) -, Merkel disse que a ideia de pessoas de origens culturais diferentes vivendo lado a lado pacificamente não está funcionando na Alemanha.

Segundo a chanceler, o Islã já faz parte da Alemanha, mas os imigrantes precisam se esforçar mais para se integrar, incluindo aprender o idioma alemão.

“O importante agora é saber como lidar com essa questão. E a integração é algo crucial, porque o número de jovens no nosso país com origens estrangeiras está crescendo”, afirmou Merkel.

Ela citou o exemplo de Frankfurt, onde duas em cada três crianças abaixo de 5 anos são estrangeiras ou de descendências não-alemã.

Estratégias ineficientes

“No início dos anos 60, nosso país chamou os trabalhadores estrangeiros para vir para Alemanha. E agora que eles vivem aqui, nós costumávamos brincar, dizendo ‘eles não vão ficar, cedo ou tarde eles vão embora’. Mas essa não é a realidade.”

“E é claro que a maneira que estamos tentando construir uma sociedade multicultural e viver lado a lado uns dos outros… Essa estratégia fracassou, fracassou completamente”, disse Merkel, lembrando que as políticas ineficientes dos últimos 30 ou 40 anos não serão corrigidas facilmente.

Segundo a rede alemã Deutsche Welle, a afirmação da chanceler foi uma reação ao discurso de Horst Seehofer , líder do partido União Social Cristã (CSU). Na sexta-feira, ele havia dito que seu partido era contra a integração com estrangeiros e seus descendentes: “O multiculturalismo está morto”.

Há uma semana Merkel se reuniu com o premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e ambos se comprometeram a ampliar os esforços para melhor integrar na sociedade alemã os 2,5 milhões de turcos que vivem no país.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101016_merkel_fracasso_mdb.shtml

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador