O acordo por cima: continuidade do golpe sem Temer, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O acordo por cima: continuidade do golpe sem Temer

por Jeferson Miola

Em paralelo à guerra entre a Globo, a FSP e o Estadão pela primazia de protagonismo na arena política, avançam as costuras no interior da classe dominante para definir as saídas para a crise.

Além dos movimentos dos atores partidários da oligarquia, as entidades empresariais passaram a defender publicamente suas perspectivas.

Nos jornais pode-se observar estes movimentos:

– num Comunicado à Nação, a CNI, sem mencionar o governo e o presidente moribundo, defende que “As reformas trabalhista, previdenciária, tributária e política são imprescindíveis e têm decontinuar avançando”;

– em anúncio de página inteira, o SECOVI [Sindicato da Habitação de SP], também omite o descartável Temer e sustenta que “A agenda de reformas veio para ficar e deve ser obrigatoriamente implantada”;

– FHC sugere um entendimento com Lula e o PT para viabilizar “uma sucessão controlada” [leia-se, indireta] do Temer, como pressuposto para a estabilização do clima político para o prosseguimento das reformas no Congresso;

– a colunista Lydia Medeiros, de O Globo informa que o “alto comando da coalizão partidária quesustenta o governo Temer busca, desde o fim de semana, uma solução para a crise que permita a renúncia do presidente e dê a ele garantias de que não irá para a prisão”. Segundo a jornalista, “Temer já teria concordado com a ideia, e opções como indulto ou pedido de asilo foram discutidas nas últimas horas. Entre os articuladores estão José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Romero Jucá e Renan Calheiros”.

Os parâmetros da classe dominante para a solução da crise estão claros: eleição indireta do sucessor de Michel Temer no Congresso e a continuidade das reformas trabalhista e previdenciária e das agendas antipopulares e antinacionais – ou seja, a continuidade do golpe.

Esta solução requer, porém, o equacionamento de três variáveis: [1] proteger Temer da prisão depois da renúncia ou afastamento, [2] encontrar consenso acerca do nome a ser eleito indiretamente pelo Congresso para suceder Temer e presidir o país até 31/12/2018, e [3] inviabilizar a candidatura do Lula.

Caso não haja uma contundente capacidade de mobilização popular, nos moldes da campanha das Diretas Já de 1984, o desfecho da crise será o acordo por cima fechado pela classe dominante, mesmo que isso possa abrir um período de instabilidade política e de conflito social no país.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para os donos do brasil,

    Para os donos do brasil, pouco importa quem seja o presidente, desde que ele faça o que se espera dele. Só que agora o “presidente” passou a ser uma figura descartável, desde que o nosso maravilhoso congresso continue sob controle e o aparelho montado para promover o entreguismo do patrimônio e riquezas continue funcionando. O “presidente” passou do prazo de validade? Tudo bem, ele será descartado, uma parte dos descontentes se desmobilizará e um novo será “eleito” e “governará” até que seu prazo de validade também seja ultrapassado. Com a mídia, o judiciário, uma bancada de encomenda e o controle dos postos chave do estado, o “presidente” não passa de uma rainha da Inglaterra.

    Em relação ao bafafá de ontem, sobre reinaldo azevedo, fiquei com duas impressões: 1 – Protestar contra mais uma ação contra a liberdade de expressão está certo, mas ninguém deve perder tempo com esta conversa de prestar solidariedade ao sujeito. As pessoas ainda vão acabar ouvindo o homem dizer que não precisa de solidariedade dos petralhas e que a esquerda está tentando usar o caso em benefício próprio. 2 – Será que reinaldo ficou preocupado com o que o trecho revelado continha (nada demais, na verdade) ou será que este trecho foi revelado como uma espécie de aviso, do tipo: “De onde saiu isso, tem muito mais”?

  2. E tudo isso sem o menor

    E tudo isso sem o menor pudor.

    Triste é ver e ouvir trabalhadores defenderem as reformas. Foram convencidos pelo JN que as reformas nos transformará num novo EUA ou quem sabe numa Suécia.

    A classe média não sairá às ruas com medo da eleição do Lula numa improvável Diretas Já. Jamais a direita ganhará eleições diretas. Com toda as provas contra Serra, Aécio, Alkmin, Dória, FHC, PMDB et caterva nunca mais eles ganhrão eleições. Agora será um salve-se quem puder.

    Falta a mobilização CNBB, OAB, Sindicatos, Movimentos Sociais, … Vejo que tudo se passa com muita apatia. A classe média se perdeu e não acompanha mais o raciocínio da elite, que faz o que bem entender com esses carneirinhos.

  3. E o pior erro dessas

    E o pior erro dessas “raposas” foi não perceber o que é a Operação Lava Jato, ou seja, uma operação de Guerra de 5a Geração montada nos EUA para desestabilizar o país e implantar uma nova ordem.

    Ou por serem burros, ou por se acharem imunes, ou por não resistirem aos ganhos do imediatismo político nossas “raposas” (de todos os partidos, diga-se) mais ajudaram do que atrapalharam os “heróis” da Lava Jato.

    Isto só prova o quanto estamos carentes de verdadeiros estadistas, de homens com cérebro nesse país.

  4. COMUNICADO AO CNI E À SECOVI

    COMUNICADO AO CNI E À SECOVI : Volta de Dilma ou Eleições Diretas já, em todos os níveis. Façam suas escolhas, senhores !

  5. Temos que ir pra rua. Não

    Temos que ir pra rua. Não cabe mais aceitar que essa elite, que só tem dinheiro, não tem cultura progressista, continue a ditar as regras do desenvolvimento do Brasil. Hoje são milhares ou até milhões de cidadãos brasileiros que querem dirigir o Brasil para um caminho de iguadades sociais. Temos que ocupar as ruas e assim dizer, basta!!!, FORA ELITE BURRA!!!, RETRÓGRADA!!!, ENTREGUISTA!!! E SUBSERVIENTE!!!.

  6. creoulus malukis

    Secovi, Sni…se debatem para ferrar os seus representados! Quem mesmo irá comprar moradias e bens, após implantados os crimes contra a população, defendidos por estes IMBECIS ?               Estão tentando livrar a cara de treme, fegacê, çerra, plimpig, kunha, mouro, laércio, jucas, taço e do resto da cambada do partido FEDAPÊ?       Mudar tudo para continuar a mesma coisa? Graças a essa alcatéia acima o mais fácil hoje é encontrar cidadão desempregado. Isso num pais que a cada dia fica muito mais pobre?     Há que se radicalizar. Quero saber daonde saiu o dinheiro para o filhote do treme ter patrimônio declarado de mais de dois milhões?  

      

  7. Eleições Diretas Já

    A eleição tem que ser diretas, a constutuição não diz nada sobre isso, remete a lei que diz que contecendo a vacância 6 meses dantes do fim do mandato esta deve ser DIRETA. É exatamente isso que os golpistas estão questionandono STF.

  8. Noticia quente sobre o gravador do Joesley

    Foi descoberto que o gravador estragou ao gravar o Aecim.

    O equipamento travava a toda hora com a linguagem do Aecim e ficava apitando constantemente: o cara é um b…(biiip!) do c…(biiip!!) e etc.

  9. “- FHC sugere um entendimento

    “- FHC sugere um entendimento com Lula e o PT para viabilizar “uma sucessão controlada” [leia-se, indireta] do Temer, como pressuposto para a estabilização do clima político para o prosseguimento das reformas no Congresso;”

    “e [3] inviabilizar a candidatura do Lula.” Que acordo caracú hein ??? O pior é que é capaz do PT topar…

  10. Candidatos indiretos

    O candidato devia ser do partido que ganhou a eleicao, nao? Pode ser qualquer um? Ate um nao politico, que nunca exerceu cargo publico nem nunca teve nenhum voto?

  11. Só não entendi essa

    Só não entendi essa parte:

    ” FHC sugere um entendimento com Lula e o PT para viabilizar “uma sucessão controlada” [leia-se, indireta] do Temer, como pressuposto para a estabilização do clima político para o prosseguimento das reformas no Congresso”

    Como fazer um “entendimento” com o PT, sendo que um dos pressupostos é condenar o Lula? E dar prosseguimento as reformas no Congresso?

    O PT fazer parte de acordo que viabilizem as reformas é cometer arakiri. E Lula condenado não vira mártir, será traidor da classe trabalhadora merecidamente banido da vida pública.

    Ou seja, não rola. Se quiserem entendimento com o PT e com a centro-esquerda, terão que aceitar uma eleição democrática em 2018, sem pré-requisito de condenação do Lula. E que as tais “reformas” terão que ser debatidas com a participação da sociedade civil como um todo. 

    Não há diálogo só com CNI, SEcovi, Fiesp e etc, sem as centrais e movimentos socias. Isso é monológo. E aí não é entendimento. É confronto

     

    1. sinônimo

      “uma sucessão controlada”

      Isso é eufemismo para golpe!

      Lula tiver juizo, que evite até o bairro que o fegacê frequenta. Que mantenha absoluta distância. 

      A turma do pavão mysterioso está mais para çerra, laércio, gilmau e assemelhados.

      Sae capetaaaaaaaaaaaaaa!

  12. Jobim ou Tasso, a situação só vai piorar

    Seja Jobim ou Tasso (como aventam os diários oficiais do golpe), o sucessor de Temer só vai agravar a situação do pessoal do andar de baixo. 

    Primeiro, porque o pressuposto zero é que deem continuidade às reformas ultraneoliberais. Só isso já bastaria pra acabar com um projeto de país mais justo socialmente, pelos próximos 30 ou 40 anos.

    Segundo, porque se aposta em ambos para finalmente aplicar o “estancamento da sangria” do Jucá, ainda que com alguns meses de atraso. Vão partir pro ataque feroz contra a Lava-Jato, alegando “abusos” da mesma. Óbvio, sem que se inclua nesses abusos qualquer coisa feita contra Dilma e Lula…

    A queda de Aécio e o ataque à Temer rasgaram de vez a máscara do consórcio golpista. O sepultamento da Lava-Jato, numa futura ação conjunta do Executivo e Judiciário, via STF, vai carimbar de vez na operação a figura de anti-PT, anulando o propalado discurso de isenção da mesma, que tentaram emplacar com o ataque a Aécio.

    Mas os presidentes sem voto e sem futuro não pensam nisso. Estão lá pra cumprir uma missão: destruir o futuro do país e garantir o futuro dos banqueiros e grandes empresários. O povo continua sendo só um detalhe.

  13. Até não acreditar

    Lula e Dilma, legitimo ex-presidente do Pais e presidente eleita do Pais, podem ser presos, não ha nenhum problema. Toda a malta acha normal serem presos, inclusive, apenas pela mesquinharia de Sergio Moro e força-tarefa. Mas para plutocracia politica, Fernando Henrique mais uma vez, Temer deve ser poupado. Até asilo para o bandido travestido de presidente esta na pauta. Esse Pais não muda mesmo. E la vem a trinca que dirigira o Pais pelos panos, com Meirelles assumindo o timão e passando as reformas à palo seco da população.

  14. Enquanto o morro não descer

    Enquanto o morro não descer essa elite vai continuar mandando. E parece que a galera não aprende: é só ver o potencial assustador dos rolezinhos nos shoppings dos bacanas. O golpe ocorreu porque, a despeito da melhoria de vida através do consumo com crédito fácil e mínima transferência de renda, não foi mostrado o valor da manutenção dos princípios democráticos. Pudera, a PM continuou descendo a porrada e tocando o terror em cima deles, mesmo nos 13 anos de PT. Deu nisso…o povo que conta não tá nem aí…continua ligado na Globo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador