Porque Serra perdeu as eleições

Por Carlos Cunha

Desculpe, mas o artigo é bem tendencioso.

O Serra não trouxe o tema do medo. A “carta aos brasileiros” só exstiu porque havia medo do extremismo do PT – justificado ou não é outra história – – extremismo que alguém aqui no blog falou que era coisa da midia… – e o próprio Lula tratou de diminuí-lo. Não usar este medo na campanha seria no mínimo burrice.

Apelou para o aborto? Quem aqui no blog acha que um candidato que acha que no Brasil existiu uma Ditabranda não deve ser questionado sobre isso? Ou se um candidato é nazista? Ou racista? Ou se o câmbio dve ser R4 1,50 ou R$ 2,00. Eleitor deve ter direito a saber o que pensa seu candidato e decidir pelo que acha importante. Eu nunca votei em alguém que participou da ditadura ou a apoiou. Eu acho isso importante.

Prossegue associando a falta de apoio do Serra em grupos conservadores a uma consciência cidadão. Muito bem. Como se esse eleitorado deixou de votar no Serra agora porque ele foi na missa. Na eleição passada não, só agora. Ora, não seria mais fácil explicar isso simplesmente com: essa parte do eleitorado pensou que o outro candidato é melhor?

Há uma enorme diferença entre ter posição sobre a questão do aborto e obrigar a todos a frenquentarem igrejas. Nosso escritor mistura tudo. Cabe ao condidato a se posicionar sobre posições sociais sim, pois o poder público tem obrigações em relação a ele. O aborto é ilegal por imposição do Estado. Preconceito contra minorias é ilegal porque é necessário a proteção do estado contra este comportamento odioso. Se determinado candidato pensa que isso deve mudar é importante que o eleitor saiba. 

Mais importante: o artigo vincula ao PSDB e à “direita” o autoritarismo, a raiva. Parece esquecer que há quatro anos a campanha do PT e da Marta fala em “é casado, tem filhos?” – e era defendida por alguns aqui -.

Ou seja, o artigo inteiro é uma peça de propoganda na qual se bate em conceitos ruins defendidos pela direita e bons pela esquerda. Mais importante, quando estes conceitos bons podem representar perda de votos – aborto, por exemplo – eles não podem participar do debate político.

O Serra perdeu a eleição porque o outro candidato era melhor. O PT tem Lula e Dilma para agregar e não teve o péssimo governo Marta para atrapalhar. Serra não tinha mais a boa avaliação de Kassab da eleição anterior, e nem um a boa avaliação de seu governo no estado. Mensalação não ganha eleição, pergunte pro Maluf.

O futuro do PSDB é ser um novo PMDB – será que há lugar para dois? – um partido com base municipal, de centro e com muitos caciques brigando por pouco poder nacional.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador