O Capitalismo está se rendendo a Cuba, ou é o contrário?

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Será que o Capitalismo está se rendendo a Cuba ou é o contrário?

Por Wagner Iglecias

via Facebook

Tenho visto por ai alguns amigos, colegas e movimentos de esquerda, a quem respeito muito, praticamente comemorando a ida a Cuba de Obama, de Beyoncé, do Papa e dos Rolling Stones. E provocando os coxinhas com isso. Mas pensemos: será que o Capitalismo está se rendendo a Cuba ou é bem o contrário o que está acontecendo? 

Quando daqui a vinte anos, quando Fidel e Raul já não estiverem fisicamente presentes, quando o Malecón for uma avenida a beira mar cheia de lojas de grifes mundialmente conhecidas e quando os carros da década de 1950 que ainda hoje circulam na Ilha tiverem virado sucata ou relíquia de museu, quem efetivamente terá vencido? 

Óbvio que a experiência de mais de seis décadas de socialismo não será apagada, mas acho que lá por 2035 Cuba será, muito provavelmente, uma social-democracia tropical, pautada pela economia de mercado e muito mais conhecida, pelas futuras gerações, como um belíssimo destino turístico do que como o regime anti-capitalista e anti-imperialista que foi um dia. Só acho.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eh Fábio, estás coberto de

      Eh Fábio, estás coberto de razão. Parte do povo cubano Fábio, em especial os mais velhos, que, liderados por Fidel Castro e seus companheros revolucionários e apoiados no Povo cubano, foram capazes de por pra correr o ditador Fugencio Batista, corrupto bancado por Washigton. Protegido, e fiel aos interesses dos bondosos e democráticos governantes americanos.

      Pois, este mesmo povo e seus filhos que passaram por anos e anos de perseguições por conta de prefirir trilhar uma experiência socialista, somente eles, o Povo que tem dignidade, orgulho e defendem a soberania de seu País a qualquer custo, é que tem moral e definirá, escolhendo o caminho a seguir. Nisso Fábio, você acertou em cheio.

      Um povo que teve a coragem de experimentar. Este povo tem futuro sim. Começaram a construí-lo lá atrás, quando mostraram ser possível sim, mesmo contra todos os capitalista do mundo, resolveram e conseguiram em curto tempo, acabar com o analfabetismo, propiciando escola pública de qualidade, em todos os níveis, e gratuita para todos. Com poucos recursos e sem o apoio do império, aliás, sendo boicotados pelos impeialistas. Mesmo assim foram capazes de desenvolve e implantar um sistema de saúde pública formidável. Formaram e promoveram a capacitação de seus médicos e técnicos montando um poderoso sistema de saúde pública, que  cobre e tem início no pré-natal, ou seja, antes do nascimento até  o final da existência. 

      Tudo isso, para o ser humano estar coberto por assistência médica gratuita e de qualidade reconhecida intenacionalmente. Vale lembrar, ainda, que nos primeiros anos de Cuba proclamar-se único País livre de acatar ordens de Washington nas americas. Completava Fidel: Cuba, é o único território em que nenhuma criança dormira na rua. Até o presente momento, isto é realidade em Cuba. No entanto, não o é no resto do mundo. Inclusive, nos do “primeiro mundo(?)” : USA, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, e etc. e tal. Infelizmente, o mesmo não podem dizer tantos que maldizem Cuba.

      Se isso, por sí só não vale nada, o problema não é de minha alçada.

      Orlando

  1. equivocado

    o autor só esquece-se de um pequeno detalhe na analise:  o “socialismo”cubano teve a colaboração total dos EUA já que durante estes sessenta anos a ilha esteve sobre bloqueio total. A opção pelo socialismo ou capitalismo teria existido se o curso da historia fosse deixado correr SEM este isolamento da ilha. A experiencia cubana a respeito de capitalismo ou socialismo não vale.

  2. Cuba está, sim, alguns pontinhos acima na escala civilizatória

    Tem gente que pensa que em Cuba só tem aqueles carrões dos anos 50. Tá certo que lá os carros de passeio não são incentivados. O que é sensato, aliás. Tanto é que a principal regra do trânsito é “peatones y ciclos tienen preferencia”. Faz muito tempo que os carros cinquentôes são muito mais atração turística do que meio de transporte. Ninguém deixa de ir ao trabalho ou à escola por falta de condução em Cuba. Inclusive porque, de modo geral, e ao contrário do que se vê aqui, o pessoal raramente mora longe trampo ou da aula. Enfim, Cuba está, sim, alguns pontinhos acima de nós na escala civilizatória. Isto, somado ao fato de que a principal conquista da Revolução foi a soberania nacional, me faz acreditar que Cuba será, em 2035, um lugar ainda melhor para se viver.

    1. Você já foi a Cuba?

      A maior parte dos carros dos anos 50 é usada como lotações, exatamente porque o transporte público é absolutamente precário (ônibus lotados e frequências insuficientes). De fato, até há pouco tempo sequer era permitido comprar um carro de passeio, exceto para quem tinha uma licença especial (os médicos cubanos costumavam ganhar essa licença depois de um tempo fora, e comumente a revendiam no mercado negro). Desde o início de 2014 as vendas foram liberadas mas, conforme noticiado amplamente à época, os preços são escorchantes.

      Portanto, embora há muitos aspectos interessantes no projeto socialista cubano, não cabe fazer afirmações que fogem completamente da realidade, coisa de quem tem uma admiração cega pelo pais sem nunca ter ido lá (ou foi e só fez excursões com agências estatais, sem ter contato com o povo de verdade).

      1. Já fui a Havana, onde aluguei

        Já fui a Havana, onde aluguei quarto em casa de família. Andei pela cidade toda, vi pobreza, mas muita dignidade. Ninguém passa fome, não há crianças abandonadas, realmente a saúde, a educação e a segurança são muito boas. Neste último aspecto, salienta-se que ao contrário dos que falam em ditadura não se trata de um Estado policial. E seu povo é sim maravilhoso, culto, e discute bem qualquer assunto. Em cada esquina uma “assembleia”. Quanto à música e dança, nem vou falar…

        Tomara que mantenham suas conquistas populares nessa abertura que virá. Afinal, o povo quer uma graninha pra ter jeans e tênis, mas não quer perder saúde e educação de qualidade. Nem a dignidade de quem fez uma revolução, e se orgulha disso.

         

        1. Cada um escolhe o que vê …

          Cuba não precisa ser um estado policial porque eles têm os CDRs – Comitês de Defesa da Revolução -, que fazem o papel de vigiar os vizinhos, tanto do ponto de vista criminal como para detectar opositores à revolução.

          Também não sei até que ponto é “digno” pedir sabonete para os turistas, como aconteceu algumas vezes comigo, ou ainda um jovem adolescente que me abordou agressivamente dizendo: “dáme un peso, tengo hambre” – achei que ia ser assaltado essa hora. As funcionárias dos museus também me xavecaram muito dignamente rsrsrsrsrs

          De resto, a música e a dança são fascinantes mesmo (muito mais em Trinidad que em Havana – morro de vontade de voltar lá) e o povo é muito simpático. Sem falar dos carros, da arquitetura … adorei o país e pretendo voltar, mas o sistema político-econômico … hummmmmmmmmmm …

  3. É óbvio

    que o capitalismo não está se rendendo a Cuba. A questão não é essa. A provocação aos coxinhas aloprados é justamente no sentido oposto. É para mostrar o quanto eles e suas bravatas –  notadamente a tal “Vai pra Cuba!” –  estão desatualizados. É para mostrar o quanto são ridículos e que suas bravatas não passam de sintoma da burrice e alienação deles próprios.

     

     

  4. Como entrará o dinheiro?

    Acredito ser preocupação do governo cubano a maneira de como tratar o dinheiro que poderá entrar em Cuba. Como investimentos deverá ser bem vindo desde que controlado por legislação onde seja previsto o tempo de permanência. Acredito que Cuba não deverá permitir a compra, por inteiro, de segmentos da produção ou da distribuição para não perder o controle de sua economia. Se permitirem a abertura total de sua economia, sem legislação adequada para conter a voracidade do capitalismo, Cuba poderá vir a ser o 51º estado americano.   

  5. Então…………

    Não se trata de rendição de nenhum país a outro, e sim da globalização a que nehum pais está livre.

    SE os EUA estão querendo aproximação depois de meio séc. é porque algo está no ar!!! O Império não prega prego sem estopa, como diz o ditado, e os otários que ficam “achando” isto ou aquilo, estão apenas fazendo ilações.

    Como é de praxe aos notórios capitalistas ou esquerdistas !!!!

    O povo cubano, merece mais que isto. SEja lá o que as ideologias propõem !!!!!!!!!!!!! 

  6. Se o “Só Acho”, o Cubano Achará…

    Só acho o que tu achas, como tenho absoluta certeza, levará os cubanos a mesmice do resto do mundo: a maioria na pior. Começando pela saúde, passando pelas relações sociais, ingressando à violência e chegando finalmente à educação, consolidando a sustentação da pirâmide em pé.  

    Quem conhece e vivo for, verá, se o “só acho”, o cubano achará…    

  7. A primeira vez que ” vi ” Cuba
    Dizem que a primeira vez a gente não esquece!

    Pois é, a primeira vez que vi escrita a palavra “CUBA” foi numa velha revista semanal portuguesa (época de Salazar) e que falava de prisões e execuções de prisioneiros politicos.

    Não sei porque( Freud explica?) isso ficou gravado em minha memoria.

    Na epoca deveria ter 5 a 6 anos.

  8. É claro que Cuba está se rendendo ao capitalismo

    Ao que parece, Cuba adotará o modelo chinês: toda liberdade ao capital, nenhuma ao indivíduo. Não me surpreende: para preservar o poder, comunista faz de tudo, inclusive acabar com o comunismo.

  9. Questão de Estilo
    Tem os qe prefereem Disney, Miami e NY, ou melhor Manhattan, que New York é bem mais – ou menos para alguns – do que a 5a. Avenida.
    E os qye prefierem belezas humanas em terras mais simples e mais acolhedoras.
    Este post lembrou Itamar Franco: “estamos mais para fusquinhas do que para Mercedes.” Pelo que temos visto no “noticiário” estes dias, ele nunca esteve tão certo…
    Recomendo uma visita à Ilha. Ainda que a simplicidade não agrade, criticar consciente é mais honesto do que de “orelhada”.

  10. vai demorar gerações para

    vai demorar gerações para cuba mudar conforme os  capitalistas acreditam…

    mas o curioso disso tudo é que alguns dos assim  chamados e famigerados

    coxinhas preferem visitar cuba agora pra ver aqueles carros velhos e velhas

    imagens da cuba socialista do que a futura cuba que eles pretendem que

    será totalmente capitalista, igualzinha a todas as outras regiões do mundo,

    a mesmice de sempre….

  11. Breve reflexão de uma cubana na diáspora

    Gostaria de comentar uma breve e sincera reflexão de uma cubana na diáspora: moro no Brasil faz  20 anos e me  habita uma Cuba  que são apenas impressões e memorias, a maioria afetivas, faz muito tempo que não visito a ilha, e por isso não me atrevo a responder tão polemica pergunta, embora percebo que o capitalismo irá avançar lentamente sobre a ilha ( e esclareço que não sou socialista) . Cuba não é apenas seu governo e seu regímen político, tenho certeza que o legado de Cuba para a historia da humanidade é inegável: talento artístico, músicos brilhantes, grandes pensadores, conquistas sociais, senso de comunidade e solidariedade, excelentes profissionais e muito orgulho da sua identidade, tudo isto conforma um patrimônio imaterial formado durante anos e seculos, que será muito difícil ser banido pela oferta material do novo capitalismo.  Cuba ya trascendió en la historia” 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador