O caso Renan Calheiros

Confesso que, na época, o caso Renan Calheiros não me interessou muito. Sabia que havia factóides, mas que provavelmente deveria haver também irregularidades, formais ou mais graves, sabe-se lá.

Agora, o leitor Cláudio Silveira colocou esse comentário no Blog. Publico, mas aguardando que outros comentaristas tragam mais dados sobre o tema.

Por Claudio M Silveira

Nassif,

Estou convencido que a tentativa de cassação foi mais uma farsa da IMPRENSA e dos senadores da SITUAÇÃO e da oposição. Afirmo isto porque decidi acompanhar de perto este caso.

Minha motiviação começou quando, Na TV senado, vi Renan dirigir-se aos senadores e perguntar: De quê me acusam? Um silêncio geral e constrangedor foi a resposta do plenário. Muito estranho aquela mudez, dada a usual veemência verbal daqueles senadores frente aos holofotes. Meu deus, parecia-me clara a resposta: corrupção com empreiteira. Logo a empreitera teria que ser investigada como corruptora. Calar era prudente, para todos, inclusives os autonomeados éticos.

Por esforço próprio consegui e li o relatória da PF sobre os bens do Renan, que a Globo inventou serem forjados; mas não eram. Também li e guardei o voto escrito do Sen Dornelles distribuído por ele para a mídia que não o publicou; exceto o blog Conversa Afiada.

Para conseguir o relatório da PF, movido por minha ingenuidade, escrevi a 6 jornalistas; nenhum conhecia o documento e nem mostraram interesse no assunto. Alguns desses jornalistas eram pródigos em críticas a Renan. O relator Sen Casagrande gentilmente atendeu meu pedido.

Das 30 perguntas do relatório, chamado Laudo de Exame Contábil, saliento duas com suas respectivas repostas, por se tratarem de argumentos amplamente divulgado pela imprensa, inclusive com ironias sobre o preço do gado negociado.

São autênticas, válidas ou legítimas as notas fiscais apresentadas?
Resposta. As notas fiscais do Produtor encaminhadas a exame são autênticas materialmente.

É possível afirmar, com certeza, que os valores das vendas efetuadas refletem a média praticada no mercado de compras e venda de gado no Estado e região em que foram vendidos, ou se poderia caracterirar-se algum tipo de superfaturamento?

Resposta. Sim. Os valores das vendas constantes das NFPs refletem a média praticada no mercado no estado de Alagoas, conforme descrito no ítem iii.3.

Para quem estiver interessado no relatório sugiro pedirem ao Sen Casagrande, não percam tempo com jornalistas.

Para finalizar, sei que não faltará alguém para me julgar um apoiador do Renan. A única coisa que posso dizer é que leiam os documentos que mencionei. Fora disto afirmo que nunca compraria um carro usado dele, como também nunca votei nele, até porque estou geograficamente a muitos quilômetros de sua base eleitoral.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora