O engodo de atribuir a corrupção ao desenvolvimentismo

Em sua coluna em O Globo, a colunista Mirian Leitão levanta uma tese torta, mas que serviu de fundamentação ideológica para a Operação Mãos Limpas, na Itália. A corrupção seria decorrência do fechamento da economia permitindo a prática de sobre preços. A abertura da Itália, decorrente da adesão à União Europeia, teria desnudado esses vícios.

Esse tipo de postura ideológica foi fortemente influenciado pelos acordos de cooperação internacional com o Departamento de Justiça e o Ministério Público dos Estados Unidos.

***

Sérgio Moro copiou a estratégia e o ideário dos colegas italianos. E os Procuradores brasileiros não abriram mão da fornida ajuda dada pelo Departamento de Justiça norte-americano, inclusive apontando corrupção na Eletronuclear – que sequer estava na mira da Lava Jato, mas na mira do governo dos EUA e de sua indústria nuclear. Retribuíram fornecendo subsídios para que o Departamento de Justiça processe a Petrobras nos Estados Unidos.

Para Mirian, a corrupção só floresce onde existem políticas públicas que beneficiam setores e empresas. É uma mania recorrente de ideologizar até respiro.

Com isso, pretende dar uma vestimenta ideológica à corrupção e usá-la em suas tertúlias político-ideológicas.

***

É evidente que quanto mais concentrados os processos de decisão, maior a possibilidade do mau uso do poder concedido. Nesse sentido, as decisões individuais sobre os tais campeões nacionais e o voluntarismo de Dilma Rousseff com seus presentes fiscais, provavelmente comprometeram as ideias desenvolvimentistas por décadas.

Daí a tentar concentrar a corrupção nas políticas desenvolvimentistas vai uma distância considerável.

***

Abusos, voluntarismo, benefícios indevidos são frutos de uma democracia imperfeita, não de linhas ideológicas à esquerda ou à direita. Nas últimas décadas, as grandes corrupções nacionais e globais decorreram da falta de regulação – não do excesso.

***

Agora mesmo, denúncias vindas dos Estados Unidos identificaram no mercado cambial brasileira a formação de um cartel constituído de grandes bancos estrangeiros, visando manipular o mercado de câmbio. Operaram por anos e anos sem serem incomodados pelo Banco Central. O que provocou esse crime: excesso ou falta de regulação?

Curiosamente, o Ministério Público Federal deu pouca divulgação ao caso e o remeteu ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), embora da denúncia constasse manipulação de spreads e golpes nos clientes.

***

Há inúmeros argumentos contra e a favor das políticas proativas de governos.

Pretender que as barbeiragens dos últimos anos sejam intrínsecas a uma suposta nova matriz econômica é o mesmo que supor que a elevação da dívida pública de 15% para 50% do PIB no governo Fernando Henrique Cardoso foi decorrência automática da adoção dos modelos neoliberais.

Em ambos os casos, o que houve foi barbeiragem pura e simples, sem respaldo nas respectivas teorias econômicas.

***

A única diferença entre a corrupção nos modelos fechados e abertos é o grau de sofisticação dos golpes aplicados. Como, por exemplo, o uso de Taxas Internas de Retornos impossíveis na privatização, visando rebaixar o preço dos ativos. Ou apreciar o câmbio em 15% da noite para o dia, enquanto os mesmos economistas que implantavam o real jogavam na queda do dólar no mercado futuro.

Pretender que a mão invisível conduza à economia as virtudes públicas é engodo.

Luis Nassif

83 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parodiando o filósofo Levy Fidelix……
    Masturbação econômica também não produz frutos!
    Tá igual as teses do óciologo de bico grande: esqueçam o que essa gente vomita!

  2. No Brasil, não importa a

    No Brasil, não importa a ideologia econômica. Quando ela está dando certo, ela beneficia muito muito muito mais quem já tem poder ( bancos, empresas ligados ao poder como as montadoras de veículos, os bancos, etc ) e dá umas migalhas pro resto. Quando o sistema econômico dá com os burros n’água, por barberagem, os que receberam migalhas ficam sem nada e os que sempre ganham na pior das hipóteses não irão perder quase nada. 

  3. Desconheço o caso da Itália, mas…

    Desconheço o caso da Itália, mas no Brasil, não tenho dúvida alguma de que a corrupção é um corololário do desenvolvimentismo, o que é perfeitamente lógico. Com o Estado sendo o principal contatante, dezenas de empresas privadas dependem exclusivamente de contratos com o Estado, e obviamente farão de tudo para obter esses contratos. Não por acaso, gandes surtos de corrupção aconteceram nos governos Vargas e JK, sem falar da época do “milagre”, os mais notórios exemplos do desenvovimentismo em nossa história. Esse modelo já estava esgotado desde os anos 80, mas Lula deu uma recalchutada nele e implementou uma espécie de getulismo tardio em seu governo, proporcionando um pico de crescimento que parodiou modestamente os mesmos picos que tivemos nos períodos que citei, mas que reproduziu o pico de corrupção sem deixar nada a dever ao passado.

    A corrupção decorre do estatismo. É uma injunção subjetiva e ingênua achar que decorre de uma “democracia imperfeita”, como se os corruptos não hoivessem sido eleitos pelo povo – lembram o Adhemar rouba-mas-faz? A única maneira de diminuir a roubalheira dos políticos é diminuir a quantidade de dinheiro que passa pelas mãos deles.

    1. Prefeito comentário.

      O mais lúcidos de todos. Os esquerdistas precisam de grana e essa grana vem do Estado e da corrupção. Sem isso eles jamais poderiam competir com o grande capital.

    2. Rapaz, entre a corrupção do

      Rapaz, entre a corrupção do estatismo e capitalismo selvagem privado, eu fico com o primeiro. Depois do ocorreu em Mariana, eu digo que era muito melhor a Vale estatizada. A empresa acaba de divulgar que outras duas barragens oferecem riscos. Só digvulgam porque a outra rompeu, senão poderia ter rompido tudo de uma vez e eles sabiam. #reestatizaDilma

      1. Questão de fé

        Se a Vale fosse estatal, o acidente não teria acontecido? Questão de fé acreditar. E o incêndio da refinaria de Cubatão que destruiu uma favela e matou 93? Foi culpa do capitalismo selvagem privado?

        Se o Estado fosse bom patrão, funcionário não faria tanta greve.

  4. “…voluntarismo de Dilma

    “…voluntarismo de Dilma Rousseff com seus presentes fiscais…”
    Crie uma planilha. Agora, coloque numa coluna quem foram os beneficiados pelas desonerações tributárias. Ok. Agora coloque em outra os maiores contribuidores de campanha na Eleição Presidencial 2014. Entendeu? 

  5. COMENTÁRIO ENVIESADO DA MIRIAM

    Botar tudo na conta da opção de desenvolvimento nacional é realmente muito ideológico, injusto, e ainda parcial.

    Existe corrupção, a qual normalmente é motivada pela ganância pessoal, e isso não é privilégio de empresa pública ou privada, mas provém de cultura popular, antes mesmo da lei de Gerson. Existe também o sistema de financiamento de campanhas políticas, onde, na ação ilícita, existe um componente ideológico e outro pessoal, este último correspondendo à corrupção pessoal relatada anteriormente, do atravessador, doleiro ou funcionário que enriquece. Finalmente, há um terceiro grupo, de ideologia global, baseado na economia crua de mercado, onde ações espertas no mercado permitem que poucos ganhem cada vez mais (o exemplo do Nassif em relação ao TIR – Taxa Interna de Retorno – é muito bom).

    1.    A corrupção ideológica é facilmente combatível e até identificável, se houver vontade do poder público, em geral. Basta extinguir o financiamento de pessoas jurídicas e fortalecer e regulamentar o fundo público partidário. Ainda, junto com a eventual “reforma política”, reduzir a quantidade de partidos e normalizar a sua relação com o poder e com o eleitorado. Hoje isso está uma bagunça, ao ponto que as “bancadas” são mais atuantes e fortes que qualquer ideologia supostamente representada pelos partidos, com raras exceções. Não é possível que, nos tempos de hoje, existam mais do que três ou quatro partidos com opções de desenvolvimento e de administração para o país. O restante é uma mera representação de grupos específicos de interesse, de minorias comportamentais, de religiões, de esporte, de categorias profissionais, de agricultores, de sindicatos e etc.

    2.    A corrupção comum deve ser combatida pela policia, procurando o rumo do dinheiro, do enriquecimento pessoal e dos malfeitos.

    3.    A corrupção congênita e global, da economia de mercado, deve ser combatida no Banco Central, no CADE e nas Bolsas de Valores.

    A operação lava-jato pegou todo o mundo junto e, ainda, da forma equivocada, privilegiando o corrupto comum em detrimento de ações idológicas que envolveram campanhas políticas. O dinheiro do primeiro grupo está quase tudo fora do país, mas, no segundo grupo, grande parte desse dinheiro foi parar nas redes de TV, nos jornais ou nas empresas gráficas, como gastos de campanha.

    O que vemos hoje é uma ação ideológica contra o PT, onde ladrões comuns viraram heróis ou delatores. A justiça devia separar claramente esta tipificação de delitos: Caixa 2 ou corrupção pessoal. Tudo bem, o PT possui ambos os tipos, o Genoino e o Vargas, por exemplo. A população sabe disso embora o Juiz Moro queira tampar uns com os outros, escondendo ações meramente políticas com ações de corrupção pessoal.

    Que tal separar, tipificar e punir diferenciadamente estes delitos? Cada delito acima, ligado à corrupção, é diferente na sua origem, no seu objetivo e na sua índole. O crime político do caixa 2, hoje quase que direcionado para o PT, poderia, eventualmente ser perdoado pelo povo, voltando a dar maioria ao PT, embora sem aceitar a repetição dessa prática. Somente o povo poderá inocentar aos “Genoínos”. A justiça comum poderá sim punir aos “Vargas” e qualquer outro que cometa delitos de ordem pessoal, nisso, o povo até bateria palmas.

    Infantilidade, ignorância ou má fé é o que demonstra Mirian Leitão na sua coluna.

    1. É a velha tese da esquerda:

      É a velha tese da esquerda: usar o regime democrático para subvertê-lo, ou seja, os fins justificam os meios.

      Nada disso, companheiro, roubo é roubo, seja para caixa 2, seja para sustentar a vovó ou para comprar um iate.

        1. Pouco conheço de leis, mas

          Pouco conheço de leis, mas que eu saiba, só existe atenuante no caso de furto famélico. Nos demais casos, o uso que se faz com o dinheiro subtraído é irrelevante. Não importa se o crime foi por motivo ideológico ou de enriquecimento pessoal.

          1. Tem dó dele, Senhor!

            Mas se é exatamente isso que está proposto, extinguir essa ausência de diferenciação.

            A lei penal é excessivamente superficial, quanto a isso. O juiz pode, a seu critério e entendimento, considerar que um mesmo crime, cometido com objetivos e circunstancias diferentes por dois agentes, pode ser tratado de modo diverso. Por exemplo, um homicídio é sempre um homicídio, mas o que é mais grave, o homicídio praticado pelos terroristas de Paris, ou o levado a cabo por alguém em meio a uma luta corporal com o morto?

            Se a brutalidade ou a futilidade são motivos explicitados no corpo da lei, reconhecendo que há homicídios e homicídios, porque o mesmo não pode ou deve ser aplicado nos casos de desvio de dinheiro público? Não deixariam de ser condutas criminosas, mas não se poria no mesmo balaio o caixa 2 eleitoral e o puro e simples enriquecimento pessoal.

            Talvez, é claro, seja muito dificil admitir que o mundo não é preto e branco, que é cinza na maior parte das vezes, mesmo que toda hora sejamos obrigados, pela vida e pelas circunstâncias, a fazer concessões em nossas rígidas regras morais…

  6. O engodo de atribuir a corrupção ao desenvolvimentismo

    Esses discursos prosperam pela leniência da esquerda, nacionalistas e desenvolvimentistas em contrapor argumentos como os alinhados por Nassif.

    No caso dos juros exorbitantes, nos desvios da lavajato quando as empresas são criminalizadas como se fossem máfias constituidas apenas para o crime dá-se a mesma apatia.

    Nos casos, as entidades sindicais de trabalhadores e patronais, mais essas do que aquelas, calam-se. Ao invés de atuarem, os interesses são os mesmos, dispersam-se pela visão pequena e ideológica. Com isso vão-se os lucros e os empregos.

    Já do governo federal nada há a esperar, por lá reina um republicanismo caolho que contempla mais a inação covarde. Dos ministérios que envolvem justiça, economia e trabalho nada acontece. Mudos estavam e calados ficam.

    Esse é o grande pecado de Dilma: a teimosa leniência em nome do “seu republicanismo”. Deixar que os agentes públicos atuem a seu talante, alguns claramente com viés político, em detrimento de um republicanismo atento às distorções individuais.

  7. Cansei dessa gente
    Mirian é daqueles jornalistas que tem uma idiologia e e molda o mundo em volta dela, mesmo com todas as evidencias contrarias.

    Pior é que muita gente acredita.

    Tudo isso dá um cansaço.

    Deviamos dar espaço ás pessoas que realmente pensam e tenham respostas novas para os problemas novos ( e os não tão novos assim)

  8. Similar a politica

    Similar a politica hoje…

    Aqueles que perderam a eleição resolveram TUMULTUAR o processo politico, APOIADOS por seus grupos ECONÔMICOS QUE DEVEM BILHÕES ao povo Brasileiro, alem daqueles que praticam diuturnamente a sonegação de outros bilhões…

    Ainda com interesse de estrangeiros em nossas riquezas e nichos da economia…

    Depois de causar o TUMULTO, vem com o DESCARAMENTO de falar que a SOLUÇÃO DA CRISE QUE ELES CAUSARAM POR PERDEREM AS ELEIÇÕES – É A SAÍDA DE QUEM GANHOU AS ELEIÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Eles causam o problema e colocam que a solução do problema é a vitória deles…

    Se tirarmos os golpistas da vida brasileira, sobrará um ajuste economico MUITO MENOR DO QUE QUALQUER UM QUE PASSAMOS COM FHC E HORDA….

  9. resumo

    Para ser lido d-e-v-a-g-a-r :

    “Sérgio Moro copiou a estratégia e o ideário dos colegas italianos. E os Procuradores brasileiros não abriram mão da fornida ajuda dada pelo Departamento de Justiça norte-americano, inclusive apontando corrupção na Eletronuclear – que sequer estava na mira da Lava Jato, mas estava na mira do governo dos EUA. Retribuíram fornecendo subsídios para que o Departamento de Justiça processe a Petrobras nos Estados Unidos.”

    Isso configura caso de traição à Pátria, certo?

  10. A CAMPANHA MUNDIAL CONTRA O

    A CAMPANHA MUNDIAL CONTRA O CAPITALISMO DE PESSOAS – O desenvolvimento da Italia no periodo anterior e posterior à Segunda Guerra deveu-se fundamentalmente à ação do Estado e ao dinamico capitalismo de pessoas

    que floresceu na Italia desde os tempos florentinos dos Medici e Pitti, dos banqueiros genoveses e venezianos

    que financiaram o navegador Americo Vespucci, descobridor das Americas. Esse modelo de capitalismo é antagonico ao capitalismo institucional anglo-americano, são dois modelos distintos, baseados em raizes diversas.

    O ISTITUTO PER LA LA RECONSTRUZIONE INDUSTRIALE, criado por Mussolini, transformou-se em uma mega holding controlando 400 empresas estatais, inclusive os maiores bancos comerciais, como a Baca Commerciale Italiana, a Banca de Roma, a Banca di Napoli, a Montedison (quimica e eletricidade), a Italia Navegazione, os estaleiros, a siderurgia. No pós guerra veio a ENI-Ente Nazionale Idrocarburi, a vitoriosa petrolifera e especialmente o MEDIOBANCA – um banco de negocios que era o centro do capitalismo italiano, uma associação entre o IRI e grupos privados como Fiat, Olivetti, Giardini, Breda, Asicurazioni Generali, etc. que organizava o caotico meio empresarial italiano. Seu funcador e chefe era Enrico Cuccia, siciliano, quando se aposentou no fim da decada de 70 sua esposa pediu o favor de deixa-lo no banco em uma mesinha no setor de correspondencia apenas para ele não ficar em casa, do dia seguinte em diante era o homem mais importante do Mediobanca e todos se dirigiam a ele, esse é o CAPITALISMO DE PESSOAS e não de instituições.

     O capitalismo italiano desde a epoca dos Medici em Florença era um CAPITALISMO PESSOAL e não institucional, baseado em alianças não escritas, nas relações individuais e de familia, em conchavos e segredos, os ingleses chamavam de

    capitalismo “mafioso” ou de compadres.

    Isso irritava profundamente os britanicos. O establishment financeiro ingles tinha profunda irritação com esse capitalismo

    e a revista THE ECONOMIST e o jornal Financial Times moveram uma campanha de decadas contr esse capitalismo, que tirou a Italia da miseria da Segunda Guerra para ser  um dos capitalismos mais vigorosos do mundo.

    Há um livro de um jornalista ingles do Financial Times que conta essa estoria do Cuccia e detona esse capitalismo dito mafioso e de compadrios, corrupto, secreto, que não dá para ser analisado por relatorios padrão americano.

    Tenho esse livro mas preciso procur-lo. Esse é o capitalismo que foi implodido pela Operação Mãos Limpas sob inspiação

    anglo-americana para “”modernizar”” o capitalismo italiano que tem raizes historicas muito diferentes do capitalismo anglo-americano e é mais antigo, o primeiro grande banqueiro da Italia é muito anterior  a Revolução Industrial britanica,

    na realidade o capitalismo, a contabilidade, a finança bancaria nasceram na Italia e não na Inglaterra, os Medici inventaram a letra de cambio e a nota promissoria quando na Inglaterra não havia banco, os italianos eram banqueiros sofisticados

    Os EUA faz um esforço mundial, através de seus ativistas de Washington, para “”higienizar”” os capitalismos baseados em alianças pessoais como os da India, do mundo arabe, da Russia, de todo o Sudoeste Asiatico, da Turquia e do Brasil.

    Esses ativistas querem implantar as leis anti-corrupção, de lavagem de dinheiro, de padronização contabil iguais as que vigoram nos EUA porque isso reduz a competição desses capitalismos aventureiros com o capitalismo americano.

    Operações internas com essa bandeira do Departamento de Justiça se prestam a fazer esse serviço de “limpeza” porque o “capitalismo de pessoas” e não de instituições são o maior competidor do capitalismo anglo-americano e pode ser mais dinamico e criativo do que o capitalismo das corporações sem dono.

    O preço dessas operações de “limpeza” pode ser alto para os paises “alvo”. Vão perder sem proprio capitalismo que, com seus defeitos é nacional e se identifica com o Pais, para abrir espaço para um capitalismo de fundos de investimento que

    não tem nenhum compromisso algum com o Pais e sim com taxas de retorno e podem tirar todo o dinamismo da economia.

    É um dos casos em que o MODERNO nãda mais é que um “Cavalo de Troia” de comquista de espaços geopoliticos.

     

     

  11. MODELO ECONOMICO

            Uma forma de entender a corrupção é estudar, analisar o próprio rabo. As empresas de comunicação participam ativamente e são um antro de corrupção (como consta no dicionário e no Código Penal).

            Assisti ao vídeo no YouTube de um veterano do Jornalismo brasileiro e ele diz em dado momento: eu fui um fracasso como empresário, se quisesse estava rico. Eu acho que entendi, ele não é do ramo, não gosta, não tem vocação pra cargo executivo, conseguir patrocícinio, mas é um grande Jornalista e se quisesse poderia “fazer acordos”. Esse veterano e todos os Jornalistas pelo que escrevem devem saber tudo sobre como administrar uma gigantesca multinacional, ou qualquer país, pois eles tem solução pra tudo, saem tudo, leram tudo.

           Também há muitos que culpam a corrupção pela miséria existente no Brasil.

           Certa vez encontrei uma biografia de Padre José de Anchieta em quadrinhoos, fiquei sabendo que ele em 1530 já cuidava de crianças e indios famintos. Como pode ser: os frutos estavam nas árvores, o rio ali cheio de peixes, a plantação própria deles.

          

  12. Nassif desmonta Leitão,

    Nassif desmonta Leitão, capítulo II. Muito bom, didático. E ouso dar a palavra final, a diferença da corrupção no desenvolvimentismo para a corrupção no rentismo é que a primeira gera emprego e renda, a segunda desemprego e pobreza. Por isso os patrões da Leitão querem o Lula preso e o FHC solto.

    PS: A dita cuja com certeza acha que tudo que está no filme Inside Job é delírio de bolivariano 

  13. Nota de TREIS REAIS

    A  ML faz comentários para agradar a  FEBRABAN, REDE GOLPE  eo o resto do PIG.

    Suas falas são tão verdadeiras como as notas de  TREIS REAIS!

  14. Corrupção

    Ora…como se não houvesse material sujo nestes quase 20 anos de governo petista. Aliás, muito sujo. A começar da destruição da Petrobras…

    1. Os governos petistas

      Os governos petistas destruiram como a Petrobrás? Descobrindo e investindo no pré sal? Construindo a Refinaria Abreu e Lima?

      Em suas memórias recem publicadas FHC diz que foi avisado sobre a corrupção da Petrobrás e nada fez. Paulo Roberto Costa se referiu a corrupção da época do FHC mas o juiz Moro e seus procuradores messiânicos disseram que não vem ao caso. Os governos petistas quando descobriram casos de corrupção deixaram apurar. E não só deixaram como colocaram a frente da investigação inimigos ideológicos do governo. 

  15. Acho que todos sabem que

    Acho que todos sabem que esses orgãos estatais são umas feras quando falam com os pequenos, mas uns gatinhos manhosos quando se trata de falar com os grandes, mas quando dão entrevistas, meu Deus!!! todos são mais exímios do que o James Bond; a patuléia finge que acredita e o país e o povo continua a serem espoliados……………………ha mais de quinhentos anos.

  16. Corrupção: uma velha senhora

    Caros leitores, sem entrar no mérito ou demérito da referida jornalista, entro direto em fatos reais. A corrupção está na razão direta da falta de boas práticas de gestão, de regulação e de fiscalização. No governo FHC tentou-se adotar algumas boas práticas de gestão, tais como; governos estaduais, municipais e federal não podem tomar empréstimos em bancos estatais para financiarem a si próprios, consequente, financiarem seus interesses eleitorais; ainda no referido governo, foram criadas agências reguladoras, modelo adotado nas mais organizadas economias do mundo, que também são as democracias mais estáveis. O PT jogou tudo isso no lixo. Pedaladas fiscais, que serão pagas por nós, ignóbios contribuintes. Aparelhou e politizou as agências reguladoras, que quase deixaram de funcionar. Afinal, nenhuma coisa nem outra interessava ou interessa ainda ao seu projeto de poder, fundamentado na cooptação de aliados. Gravem isso: querem reduzir a corrupção a patamares aceitáveis (impossível elimina-la), adotem boas práticas de gestão no setor público, regulem a economia e, principalmente, fiscalizem o Estado e as empresas. 

    1. Ah! senhor paulo

      Prazer em saber que as agências reguladoras algum dia, de fato regularam alguma coisa.Elas nasceram de fato para dar emprego aos amigos do PSDB.

  17. Miriiam leitão confia na

    Miriiam leitão confia na desinformação da classe média para dar suas  palpites babacas, ela ganha para passar os recados “dos marinhos” para classe média. è apenas uma “garota de recado”.

  18. Nassif e leitores,
    A linha a

    Nassif e leitores,

    A linha a ser adotada está correta. É preciso desconstruir as fracas teorias e argumentos dos ‘colonistas’ do PIG. É preciso ‘marcação cerrada’ e não deixar que a opinião tendenciosa e partidarizada dos ‘colonistas’ patronais se alastre ganhe adeptos nas classes menos favorecidas. É preciso ‘matar’ o monstro, ainda na fase embrionária. Tem me agradado muito tuas análises e desconstrução das falsas teorias verbalizadas pela Mírian Leitão. Continua assim; não dês refresco. Outros ‘colonistas’ que, como ela, servem de porta-vozes dos donos dos veículos de mídia e da elite financeira, devem receber igual tratamento.

    Da análise apresentada em forma de nota curtas, discordo apenas destes parágrafos: “Pretender que as barbeiragens dos últimos anos sejam intrínsecas a uma suposta nova matriz econômica é o mesmo que supor que a elevação da dívida pública de 15% para 50% do PIB no governo Fernando Henrique Cardoso é decorrência automática da adoção dos modelos neoliberais.

    Em ambos os casos, o que houve foi barbeiragem pura e simples, sem respaldo nas respectivas teorias econômicas.”

    Não, Nassif. Os neoliberais da era FHC (que ainda estão aí, faturando milhões, como é o caso do Armínio (Nau)Fraga) não são ‘puros e inocentes’ como esses parágrafos sugerem. E sabes disso; tanto assim, que há muito o demonstraste no livro “Os cabeças de planilha’ e noutras análises que tem feito.

    1. Barbeiragem pode ser feita de

      Barbeiragem pode ser feita de má-fé, também.

      O próprio texto da Míriam prova isso: concluir que a corrupção é decorrência de opções econômicas não-mercadistas é o mesmo que concluir que como 98% dos assassinos comem pão, se alguém come pão tem 98% de chances de ser assassino.

      Ora, as economias britânica e americana são das mais desreguladas do mundo. E no entanto, todo ano é descoberto um novo grande escândalo envolvendo bancos desses países. Daí devemos concluir que roubalheira empresarial é inerente a modelos mercadistas?

       

    2. Barbeiragem pode ser feita de

      Barbeiragem pode ser feita de má-fé, também.

      O próprio texto da Míriam prova isso: concluir que a corrupção é decorrência de opções econômicas não-mercadistas é o mesmo que concluir que como 98% dos assassinos comem pão, se alguém come pão tem 98% de chances de ser assassino.

      Ora, as economias britânica e americana são das mais desreguladas do mundo. E no entanto, todo ano é descoberto um novo grande escândalo envolvendo bancos desses países. Daí devemos concluir que roubalheira empresarial é inerente a modelos mercadistas?

       

      1. Leia de novo o meu comentário

        Leia de novo o meu comentário e aponte nele qualquer das generalizações que você quer fazer!  Não fiz nenhuma afirmação generalizante. O que disse e reitero é que os neoliberais que compuseram o governo FHC, que desmontaram o Estado Brasileiro, desfazendo de patrimônio e empresas (a pretexto de reduzir uma dívida que foi quadriplicada naquele período devido às estratosféricas taxas de juros, que chegaram a ultrapassssar 45%aa) não são tão ‘puros’ e ‘inocentes’ como o artigo de Nassif sugere. O único que citei nominalmente foi Armínio (Nau)Fraga, esse que tem também a cidadania estadunidense. 

        Muitos dos que se identificam com os neoliberais-conservadores são mesmo assim: usam de agressividade e afirmações totalizantes, na tentativa de intimidar os que pensam diferente deles. Mas aqui no blog não se criam.

  19. Para a Miriam Leitão há duas

    Para a Miriam Leitão há duas hipóteses: ignorância ou má fé.

    Sabendo para quem ela trabalha, a segunda opção é mais provável.

  20. a fundamentação da teoria de dependência

    Com a criação do CEBRAP nos anos 70 e o PSDB em fins dos anos 80, ficou acertado entre os cientistas sociais de corte neoliberais que os brasileiros não poderiam ter um modelo prório de desenvolvimento pois não poderíamos competir – o dogma do mercado –  independentemente com o Centro desenvolvido. Industrialização só se fizéssemos compartilhamento com as multinacionais. Veja-se agora a Vale, por exemplo. Enquanto o Sr. Obama diz Sim, NÓS podemos, a inteligentzia neoliberal como receita para os brasileiros diz nós não podemos!  Os neoliberais atuam na desconstrução de nossa permanente reconstrução. Acredito que chegaremos lá!

  21. Observando do ângulo

    Observando do ângulo feminista: qual a moral e a ética que vige sobre o trabalho de mulheres jornalistas? Só de casos mais rumorosos me lembro da amante do FHC, amante do Renan, mulher do Cunha. Mas mais grave ainda são essas mulheres jornalistas tipo Miriam Leitão que vendem o seu intelecto para os patrões. E viva Cristiana Lobo, Renata Lo Prete, Eliane Catanhede e submissas semelhantes. Agora mulheres jornalistas como Sheherazade e Joice Hasselman são burras, desinformadas e idiotas mesmo.

    Se a luta pelo reconhecimento profissional e intelectual das mulheres produziu profissionais deste calibre com certeza ainda há muito a ser conquistado. No caso de amantes e mulheres de políticos ou de prestadores de serviços para políticos não é a questão moral relacionada a costumes que é condenável, afinal cada um se relaciona com quem quiser: é o fato dessas mulheres não se sentirem impedidas de exercer o jornalismo com imparcialidade uma vez que dormem com suas fontes de noticias. Já as outras que vendem o intelecto pecam contra a independência e afirmação intelectual que é base da luta feminista.
     

    1. Vera Lúcia,
      Gostei muito do

      Vera Lúcia,

      Gostei muito do teu comentário; és muito corajosa. Aliás, teus comentários são sempre muito interessantes.

      Eu tenho interesse em saber tua opinião sobre uma outra ‘jornalista’, ou melhor, colunista, que escreve na FSP. O nome dela é Mônica Bérgamo. Em particular, tenho muito interesse em saber qual a tua opinião sobre a coluna, assinada por ela e publicada no dia 25 de junho de 2011. Na época, eu ainda lia alguma coisa desse jornal piguento e conclamei as leitoras a se manifestarem.

      Abraço,

       

      1. Essas jornalistas me lembram

        Essas jornalistas me lembram Gilmar Mendes. Tem mulher empregada no escritorio do Sérgio Bermudes cujas causas ele próprio julga e tem uma fidelidade canina ao patrão. Que no caso do Gilmar é o FHC e o Psdb. Um advogado meu conhecido participou do último Congresso do Instituto do Gilmar e por convite de um amigo entrou na festa de encerramento na mansão do ministro em Brasilia. Ficou abismado com sua mansão e disse nunca ter visto tantos representantes de bancos e escritórios de advocacia por metro quadrado.

        Ah! E quem abriu o Congresso foi o FHC (cachê de 150 mil dólares mais o dinheiro do “busão?) e dentre as empresas patrocinadoras firme e forte estavam: governo federal,  Caixa, BB, Correios, Bndes e Petrobrás. 

        Mas você me perguntou da Mônica Bérgamo. Dessas todas a Monica é a melhor. Enquanto as cristianas estavam divulgando números mentirosos sobre as passeatas do impeachment, Monica teve a coragem de expor todo o ridículo, a falta de educação e a ostentação da elite dos manifestantes. E dá pra ver que passa recados de várias igrejinhas em sua coluna. 

  22. Falta visão de médio e longo prazo.

    A verdade é uma só: “Quando você é eleito ou você governa para todos ou você comete erros crassos”. Governar é a arte de possuir força, planejamento, sagacidade e capacidade de se impor que faltam para Dilma e não faltaram para outros governantes como Lula e FHC. Talvez pela equipe que os cercava eles fluíram em seus mandatos, cada um com sua vertente, mas conduziram o país olhando para todas as classes, mesmo que priorizando as mais pobres em ambos os casos. Isto quer dizer que setorizar benesses do Estado só leva a distorções econômicas uma vez que a economia é uma engrenagem que se encaixa perfeitamente, ou quase. Se você beneficia o setor de linha branca em detrimento do setor de serviço, logo aparecerão as rachaduras no segundo porque em defesa de seus interesses irão buscar formas de compensação. E assim é com tudo. Como se diz: “A lei é para todos, ou não?”. Mesmo sendo leis econômicas eles não podem criar setores de amores pelos motivos óbvios: corrupção. Vejam o caso das MPs para o setor automobilístico e como citado a desvalorização do dólar em FHC quando tudo indicava a continuidade da força do Real. Portanto talvez Miriam tenha razão, pois mesmo que a intenção seja louvável, sempre haverá uma desconfiança do porque um determinado setor da economia foi favorecido em detrimento de outros. Repito: “A lei deveria ser para todos, não é”?. Quanto a falta de regularização, bem isto é quase abominável no Brasil. A leis que já duram década sem regularização como no setor da construção civil, mas isto é proposital porque atende aos interesses dos poderosos. Conclusão: não há víeis ideológico nem para direita, nem para esquerda, há sim uma falta de visão de médio e longo prazos por quem conduz o país e sua economia.

  23. corrupção e o crime organizado global: tudo a ver!

    seu nassif está coberto de razão: corrupção não tem ideologia nem partido nem causas outras – humanitárias ou políticas ou culturais ou habitus de democracia imperfeita ou palestras edificantes mundão sem fronteiras ou o escambau e tal – senão ser a corrupção movida por grandes lucros, não por uma pequena moral. (chuupa quié di uva… suave nave suave…).

    Parodiando Tony Judt: corrupção e desmazelo moral na vida pública é como a pornografia: difícil de definir, fácil de identificar quando se vê.

    “A mulher de Meyrenil, que fornecia garotinhas, foi entretanto julgada com estrondo. Os jornais escreveram sobre o caso da Rue Cambacérès e reproduziram o seguinte diálogo entre o juiz e a dona do estabelecimento:

    – A senhora não tem vergonha, a senhora, mãe de família, de ter entregue crianças à libertinagem mais crapulosa?

    – Por que teria, senhor juiz? Quando o senhor nos frequentava, achava que eram velhas demais!”

    Lembretes de um especialista (não um classista analógico ativista da causa político-empresarial) do Crime Organizado Global:

    nota explicativa: onde está escrito traficante ou criminoso ou comércio ilícito, por favor, queiram subentender também como corrupto corrupto, político corrupto, governante corrupto, cunhado corrupto, filhos ilustres corruptos, advogado corrupto, consultor corrupto, ministro corrupto, policial corrupto, empresário corrupto, jornalismo corrupto, sindicalista corrupto, player corrupto, lobista corrupto, presidente corrupto, diretor corrupto, mulher de diretor corrupta, doleiro corrupto, gerente-engenheiro corrupto, empreiteiro corrupto, colunista corrupto, estado corrupto, terceira esposa corrupta.

    “O crime organizado e seu comércio ilícito é movido por grandes lucros, não por uma pequena moral.”

    – o que move os criminosos são os lucros e certos valores que são invulneráveis às denúncias morais.

    – o tráfico ilícito é um fenômeno econômico, não moral.

    – a economia é um instrumento melhor de compreensão que os esclarecimentos proporcionados pela ética e pela moral.

    – oferta e procura, risco e retorno são as motivações primordiais dos traficantes.

    – os incentivos econômicos explicam como os traficantes e suas redes se adaptaram e redefiniram incessantemente suas atividades, mesmo ao custo de retrocessos temporários, como longas sentenças na prisão ou ameaça constante de morte. (No México, as capturas espetaculares dos líderes da organização Arellano Felix e do Cartel do Golfo em 2002-3 não levaram à redução do tráfico, mas simplesmente o reorganizaram: novos atores entraram em cena, novas alianças se formaram, e os líderes encarcerados, antes rivais cruéis, criaram, como revelado em princípios de 2005, uma aliança na prisão. “A boa notícia é que o governo do México capturou mais chefões e desmantelou mais cartéis”, um criminologista mexicano relatou ao New York Times. “A má notícia é que isso nada significa.”).

    – a menos que os traficantes enfrentem a redução de incentivos ao comércio – menor demanda, menores margens de lucro, maiores riscos -, é de certa forma infrutífero falar de outros remédios.

    “O comércio ilícito é um fenômeno político.”

    – empresários ilícitos não podem prosperar sem a ajuda dos governantes ou de cúmplices em importantes repartições e instituições públicas.

    – determinados governos tornaram-se os próprios traficantes e chefes criminosos.

    – o tráfico e o crime organizado se infiltram no governo, podendo chegar a assumir o controle de toda uma província ou, até mesmo, apoderar-se de um Estado enfraquecido ou falido.

    – o grande incentivo associado aos lucros envolvidos gera a criminalização dos serviços públicos e da política.

    – são a opinião pública e os políticos que definem a maior parte das expectativas e dos limites que dão forma às iniciativas de combate ao tráfico.

    – é a política quem define o que é um delito, rigor das punições para diferentes crimes e orçamentos aplicados nessa luta.

    – o crime organizado corre o risco de nunca ser plenamente compreendido ou efetivamente combatido se não colocarmos a economia e a política no centro da análise e das recomendações.

    “O comércio ilícito envolve mais transações do que produtos.”

    – tipos de negócios não se distinguem mais. Os comerciantes alternam suas linhas de produtos ilícitos de acordo com os ditames dos incentivos econômicos e das considerações de ordem prática.

    -o crime organizado são agentes econômicos oportunistas que desenvolveram especializações funcionais, não nichos de mercado.

    – em vez de distinguir entre traficantes, contrabandistas, piratas, coiotes, mulas, seria melhor pensarmos nos papéis que eles realmente desempenham: o de investidores, banqueiros, empresários, corretores, transportadores, armazenadores, atacadistas, gerentes de logística, distribuidores e muito mais.

    – empresários do crime organizado como agentes econômicos  oportunistas movidos pelos lucro, fica claro que não há motivo para que eles se restrinjam a um único produto.

    “O comércio ilícito não existe sem o comércio lícito.”

    – estão profundamente entrelaçados.

    – traficantes e empresários do crime organizado tem fortes incentivos para combinar as operações ilegais com empreendimentos legalmente constituídos.

    – os lucros altos acumulados no crime exercem pressão econômica no sentido da diversificação – investir em atividades legais e completamente dissociadas da face criminosa dos negócios ilícitos.

    “O comércio ilícito envolve cada um de nós.”

    – não há uma clara linha divisória entre mocinhos e bandidos.

    – comércio ilícito permeia nosso cotidiano de modos sutis.

    .

    .

    .

    Nos roteiros convencionais de filmes de suspense, detetives aplicavam uma fórmula que os ajudava a elucidar os crimes: “Cherchez la femme”. Procure a mulher. Um comportamento atípico da parte de um homem sempre tinha como principal motivação a paixão despertada por uma mulher. Encontre a mulher, e o quebra-cabeça se resolve sozinho. Um instinto semelhante costuma guiar os pensadores e os homens de decisão nas relações internacionais. Para eles, quando algo acontece no mundo, é caso de “cherchez l’État”. Procure pelo Estado por trás do problema, e você estará no caminho certo para entender a situação.

    A rápida expansão global das redes de comércio ilícito sugere algo bem diferente. Todas as evidências do comércio de armas, drogas, seres humanos, falsificações, lavagem de dinheiro, órgãos, animais, lixo tóxico e tudo o mais – para não mencionar o terrorismo internacional – apontam sempre para a força que as redes internacionais exercem na erosão da autoridade dos Estados, corrupção de empresas e governos legítimos, e usurpação de suas instituições e, até mesmo, seus propósitos.

    Sim, os Estados estão envolvidos.

    .

    .

    .

    Nos países em desenvolvimento e naqueles que fazem a transição do comunismo, as redes criminosas frequentemente constituem o capital investido mais poderoso que confronta o governo. Em alguns países, seus recursos e capacidades até mesmo superam aqueles dos governos. Essas capacidades traduzem-se em geral em influência política. Os traficantes e seus sócios controlam os partidos políticos, dominam importantes meios de comunicação e são os maiores filantropos por trás das organizações não-governamentais. Esse é  um resultado natural em países onde nenhuma atividade econômica pode igualar-se, em tamanho e lucros, ao comércio ilícito e onde, portanto, os traficantes tornam-se o “grande empresariado” nacional. E, quando seus negócios se expandem e estabilizam, as redes de tráfico ficam propensas a fazer as mesmas grandes operações em outros lugares, diversificando suas atividades e investindo na política. Afinal, a conquista de acesso e influência e a procura de proteção governamental sempre foram parte integrante dos grandes negócios.

    Daí não só as redes ilícitas entrelaçarem-se intimamente com as atividades lícitas do setor privado, como também estarem profundamente entranhadas no setor público e no sistema político. E, à medida que se expandem em direção a empresas privadas lícitas, partidos políticos, parlamentos, governos locais, grupos de comunicação, tribunais, exército e setores beneficentes, as redes de tráfico assumem uma influência poderosa – e, em certos países, sem igual – nas questões de Estado.

    .

    .

    .

    Essa história deixou de ser uma simples questão criminal. Diz respeito a uma nova forma de política no século XXI e às novas realidades econômicas que trouxeram para a frente do palco todo um novo grupo de atores políticos cujos valores podem colidir com os seus valores e os meus, e cujas intenções nos amedrontam a todos.”

    ILÍCITO, de Moisés Naím, 2006.

  24. Mas se mercado restrito

    Mas se mercado restrito nacional contribui  p/ corrupção, o que Miriam Leitão tem a dizer sobre a  midia no Brasil concentrado em cinco famílias com a Globo (onde ela atua) tendo aproximadamente 80% da fatia das receitas?

  25. Estão a serviço dos Esteites.

    Para os anglos saxões nós latinos somos corruptos e inventaram um monte de baboseira para justificar o não desenvolvimento de outros povos. Os Estados Unidos são um dos países mais corruptos do mundo, basta ver a crise de 2008 que provocaram mais de US$ 1 trilhão de prejuízo ao povo estudinense, feito por bancos de investimentos e corretoras. A Lockeed, empresa do segmento militar corrompeu os militares alemães para comprar uma porcaria de avião de combate que resultou na morte de dezenas de pilotos. Na guerra do Iraque bilhões de dólares foram desviados. A Siemens alemã corrompeu gente no mundo inteiro. A diferença entre nós e eles é que eles ficam acusando o tempo todo através da imprensa corporativa que controlam  e a lavagem cerebral que fazem em instituições de outros países como  o Ministério Público Federal, que acreditando no combate a corrupção fazem o serviço sujo para o governo dos Estados Unidos. Essa Lava Jato claramente não foi montada no Brasil. Os coxinhas do judiciário e ministério público não teriam tanta informação para fazer o que fizeram. Devem ter sido abastecidos com as informações que a NSA fez no Brasil. Acreditar que esses procuradores e juízes seletivos vão acabar com a corrupção no Brasil é o mesmo que acreditar com o fim da lei da gravidade.

  26. Até a morte podese-se mudar tudo. Depois, nao.

    Ah, Mírian…., até quando serás uma filha da ditadura convertida aos valores invertidos à serviço dos adversários do seu país e sua gente? Mírian tornou-se profissional de aluguel em prol do proselitismo político-ideológico que nao tem limites nem responsabilidade. Desonestidade intelectual prá quem está perdido representa um pequeno valor surpreendido entre os escombros de uma guerra em que os demonios sequer foram exorcizados e o fogo ainda arde. Esperar dela análise isenta, ainda mais sobre regulaçao de mercado, é negligenciar o deserto em que essa mulher vive somado à sua penosa convivencia com os próprios defuntos do seu passado. Mil vezes, M.Leitao nao vem ao caso. Ainda é terra arrasada. Sabemos muito bem quais sao os interesses que ela representa e à quem interessa.

    *A reconciliaçao íntima é uma grandeza que as vezes só chega na iminência morte. 

  27. Não acho que desenvolvimentismo seja causa da corrupção

    O desenvolvimentismo é causa do subdesenvolvimento mesmo. Os países gastadores da Europa todos se deram mal com a crise de 2008: Portugal, Espanha, Grécia, Itália… enquanto a previdente Alemanha saiu da crise como líder incontestável. Na América Latina todos os países que adotaram a linha desenvolvimentista cairam em um caos político e econômico: Argentina, Brasil e Venezuela. A maior parte dos exemplos empíricos indica a falência dos países que apostam nessa linha, mas o pessoal aqui não aprende nunca… E antes que citem os países escandinavos, sempre gosto de lembrar-lhes: Noruega e Suécia, por exemplo, são modelos de bem-estar social, mas também estão entre os 10 primeiros do mundo em liberdade econômica.

    1. “mas o pessoal aqui não

      “mas o pessoal aqui não aprende nunca” quem disse que alguém aqui esta interessado em desenvolver o país, o interesse é e sempre será se dar bem em cima da viuva, para é necessário deter o poder, para isso deve se defender este poder descaradamente sem nenhum compromisso moral.

      Por isso a falta de coerrência nas posições politicas e morais, tudo é permitido desde que não coloque em risco o poder.

  28. Dizer que a abertura leva a

    Dizer que a abertura leva a um grande salto é o mesmo que dizer para uma pessoa abrir sua conta poupança para a população do planeta e para que as pessoas utilizem a vontade sem nenhum tipo de regulamentação. Pegarão todo o dinheiro em segundos. Os impostos de um povo assim como o mercado precisam de uma regulamentação para aqueles que são gananciosos e da falta vivem. Pois não medirão esforços para aumentar sua fortuna diante dos outros com o temor que no futuro alguém tenha mais que ele ou que alguém seja mais poderoso que ele através do dinheiro. Se o ser humano fosse sensato e soubessem que dividem um planeta finito e com recursos finitos, até poderia haver uma abertura de todas as espécies, mas como ainda há entre os humanos aqueles que não medem esforços para possuirem tudo, e tudo até em virtude dos outros e do planeta; uma regulação faz-se necessária.

  29. Basta pensar que o desastre

    Basta pensar que o desastre de Mariana ocorreu principalmente por falta de fiscalização em cima da Vale para entender que essa suposição da Miriam Leitão é totalmente furada.

    De mais a mais, enquanto o brasileiro acreditar que a corrupção é o maior problema do Estado, e não a péssima gestão e as apostas equivocadas de seus governantes, continuaremos nessa mesma draga. Era preferível que Dilma tivesse perdido as eleições não por ser menos honesta, mas por suas atitudes impensadas.

  30. Se tem uma empresa que se

    Se tem uma empresa que se beneficiou de mamatas governamentais foi a Globo, que paga o salário dessa pseud-jornalista. Ela deveria se olhar no espelho, mas é compreensível que não queira fazê-lo…

  31. Bom e então, o que fazer???

    Entendo o comentário do sr. Nassif mas pelo menos a sra Miriam Leitão expôs uma provável causa de todo o lix que temos hoje em todas asesferas de poder público. Daí eu pergunto ao sr .Nassif: qual a sua solução ????

      1. Mas tendo PF e MP(F e E) não

        Mas tendo PF e MP(F e E) não seletivos em suas investigações, com o devido respeito ao processo legal, ao juiz natural, à presunção de inocência, dentre otras cositas…

  32. E até parece que é só em

    E até parece que é só em empresas governamentais que existe corrupção. Esse tanto de recall de produtos de grandes empresas é fruto de que? Da falta de concorrência é que não é?

    Na Operação Zelotes os malandros foram só os agentes públicos? E a Globo, quando tenta cooptar o público para privatizações de empresas públicas não atende interesse nenhum? Só a “ingenua” Miriam Leitão, que nunca foi censurada pelos patrões, acredita nisso. A questão é: nunca ser censurada pelos Marinhos também é uma forma de corrupção?  Afinal o  Sidney Rezende dançou porque emitiu uma opinião contrária aos patrões..

     

    1. “E até parece que é só em

      “E até parece que é só em empresas governamentais que existe corrupção.”

      Em uma empresa privada pode haver corrupção mas quem paga a conta não é a coletividade.

      Segundo ate mais importante o corrupto na empresa publica tem o poder estatal, o corporativismo  ao seu lado. 

       

      1. Será? “Inside Job”, o filme,

        Será? “Inside Job”, o filme, mostra bem como se montam os lucros privados e prejuízos públicos de 2008. É só um pequeno exemplo. A VW e sua falsificação também mostra isso. A manipulação da Libor pelos que são muito grandes para quebrar também mostra como a corrupção privada joga a conta para toda a sociedade. Chega, esqueci que nem você mesmo acredita no que escreve!

      2. Os consumidores não são uma

        Os consumidores não são uma coletividade? Você acha que a corrupção numa empresa privada é de só uma pessoa? Ninguém no entorno sabe ou compactua?

        1. Veja como a coisa muda de

          Veja como a coisa muda de acordo com os interesses.

          N textos defendendo os corruptos da lava jato, agora viraram a cabeça são contra a corrupção.

          O país vai quebrar se fecharem as mineradoras, 1% do PIB vai ser perdido etc..

  33. a tese da mirian é a da

    a tese da mirian é a da direita, que vem roubando

    há quinhentos anos impunemente e continua descaradamente.

    e aproveita para jogar a culpa num governo de cunho

    popular que pelo menos tenta mudar a eterna exploração

    patriomonialista dos  conservadores da elite brasileira.

  34. A ordem dos EUA, sob

    A ordem dos EUA, sob orientaçao da CIA, FBI, NSA…., é derrubar o PT, Lula e Dilma…, acorda Brasil, fomos invadidos e estamos sendo dominados…, sao varias frentes de ataque internos com manipulaçoes midiaticas e juridicas: ACORDA BRASIL….,Foi um ato terrorista planejado contra a Cidade de Mariana tem que ser investigada, eles querem a PETROBRAS….o PRE-SAL e a Amazonia??? ACORDA BRASIL:   orgaos corruptos do MPE, TJ, TC, PGE, PF, MPF dormem nos colchoes recheados de dolares ganhos nas corrupçoes do PSDB, DEM, PPS, PP, PTB e parte podre do PMDB e a REDE GLOBO. Tudo isto , com a cumplicidade do STF, STJ, CNJ: ACORDA BRASIL….ACORDA MINAS GERAIS, ACORDA ESPIRITO SANTO…..vao lutar pelos seus direitos de viver…..vao: Temos que divulgar, sempre, para o Mundo, divulgue Cidade de Mariana foi e continua sendo TERRORISMO, os órgãos públicos após uma semana, esta começando a surfa, bem lentamente, uma vergonha ou já foram comprados???  divulgue, divulgue  também o Terrorismo praticado pelo Alckmin contra os professores e alunos das escolas publica…..divulgue, divulgue, divulgue….sem parar, sem parar, sem parar. Estamos vivendo momentos de uma guerra oculta, onde o Brasil esta sendo entregue com o seu pobre povo humilde de graça, pela segunda vez, para o EUA e Inglaterra…ou vc acham que os procuradores, marinhos, juizes bandidos de toga fora fazer o que no EUA, recentemente, acordar, o GOLPE BRANCO DO JUDICIARIO esta cada vez mais claro….tem que ir pra RUAS e se arma se for necessarios, pois, o nosso PAÍS esta sendo tomado de dentro para fora, esta tudo organizado e orquestrado??? ACORDA POVO BRASILEIRO……,
    Tem que haver uma investigaçao internacional, pois os institutos publicos estaduais e federais estao todos nos bolsos do PSDB, totalmente corrompidos, nao escapa ninguem? Essa calamidade misturada com genocidio praticado pelo FHC, Serra, Alckmin, Aecio, Anastazia, prefeitos de Mariana e AL/MG na epoca das autorizaçoes sao todos culpados, ONDE TEM PSDB, NADA MAIS IRÁ CRESCER: Prefeito de Mariana, que foi destituido em junho/2015, Celso Cota do PSDB por roubo….ficou no seu lugar Duarte Junior do PPS, entao nao mudou nada, roubalheira continua a todo vapor, entao esta tragedia tem culpados, SIM…, PSDB, PPS, DEM??? e o MPE que come file de salmao, file mignon no lanchinho da tarde, e depois vao aspirar uma farinha royal do AECIO, vai investigar e engavetar
     

    Podridão do PSDB!!!

    Eles os corruptos e corruptores do Brasil, que estão Camara e Senado Federal, Judiciario estao aprovando leis que atenta com a liberdade e a democracia do POVO BRASILEIRO. Temos que criar uma FORÇA POPULAR, com MST, CUT, e todos os trabalhadores, estudantes, intelectuais e pessoas idôneas e famílias do bem, reagir, ir para ruas e se necessarios extipar, extinguir, degolar este cancer que esta matando o Brasil, o PODRE JUDICIARIO, que presta serviço ao PSDB, DEM, PPS, Rede GLOBO e etcs? Um tempo passado, vi no mural, “juiz bom é juiz morto”, creio que estamos voltando a este tempo??? Pois, é impossivel nenhum JUIZ DE VERDADE nao vê o que esta acontecendo neste Brasil, as pessoas idoneas e honesta sendo atacadas e presas, sem provas, sem crimes, sem culpas. Eles da imunda direita tem criadouros de cachorrinhos bandidos de toga nas sua propriedade, por isso são protegidos 24 horas por todos os dias, por isso eles continuam a roubar os cofres públicos a cada segundo, e levar o dinheiro para paraísos fiscais, como vimos na CPMI DO BANESTADO, CPMI DO CACHOEIRA, SATIAGRAHA, CASTELO DE AREIA, SANGUESSUGAS, MENSALAO TUCANO MG, TRENSALAO TUCANO SP, ROUBOANEL, LISTA DE FURNAS que envolve todo o PSDB, de cabo a rabo, mas nao anda, pois os B.T., travaram???, Venda doativa do BANESPA para o SANTANDER do cunhado do Serra, falência da NOSSACAIXA feita pelo Serra, Cunha, familia que eles estao tentando livrar, Aecio e sua irma que foram denunciado para o tudo Mundo ver e eles, estao blindando-os?, o helipóptero da cocaina dos Perrelas e AL/MG que sumiu nos poroes imundo do podre judiciário, Serra e familia, Daniel Dantas e Irma, Alckmin e familia, Beto Richa e família, Cedraz e família, Nardes e família, mais recente a Operaçao ZELOTES(167 bilhoes) que eles(PF, PGR, MPF, STF) estao contaminando e desconstruindo com atos ilegais, ……tudo para defender os Marinhos, Frias, Mesquitas, RBS, Nardes,CEDRAZ, Globo, Bradesco, Bank Boston, Gerdau, Santander, PSDB, DEM, PPS e etcs…..tudo bem organizado pela CIA, FBI e NSA……é para pensar!!!! e pensar muito, temos

    que agir, o POVO tem que ser acordado………

    https://www.youtube.com/watch?v=cv9R3h8BqrI

     

    https://www.facebook.com/video.php?v=1214052078610352

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2015/11/familias-estao-sem-perspectiva-de-reinicio-relata-mab-6375.html

     

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/cidades-suspendem…

    http://cartamaior.com.br/

    http://www.redebrasilatual.com.br/…/o-papel-da-samarco…

    http://www.revistaforum.com.br/…/frias-da-folha-saad…/

    http://o-espinhoso.blogspot.com.br/…/o-negociador-das…
    http://www.jesocarneiro.com.br/…/por-prescricao-justica…

    https://jornalggn.com.br/…/a-implosao-sistematica-de…

    http://br29.com.br/executivos-da-andrade-gutierrez-citam…/

    http://www.conversaafiada.com.br/…/nunca-se-roubou…
    https://www.youtube.com/watch?v=vO8vPa_H71g
    https://www.youtube.com/watch?v=pet_sdhEtP8
    http://www.diarioliberdade.org/…/content/article.html
    https://br.noticias.yahoo.com/…/exclusivo-jornalista-e…
    http://br29.com.br/jornalista-global-solta-os-cachorros…/#
    http://www.conversaafiada.com.br/…/obama-esta-na-lava-jato

    1. Golpe contra o Brasil em curso faz tempo.. Eua e neocapital

      Concordo que o que está aqui escrito não são teorias de canspiração não. É fato, estão nos ”papando” de mansinho. É so ver bem a cara do Obama diante da Dilma e até, antes, quanto ao Lula.

       

      Leiam O QUE DIZ o indicado ao premino  Nobel de 2015, o cientista inetlectual brasileiro, radicado na Alemanha, MONIZ BANDEIRA. Leiam.

       

      Acho melhor unir esquerda e direita no Brasil, porque a encrenca neocapitalista colonizará as duas correntes politicas: tanto a ladra esquerda quanto a burra direita……..

       

      E eu? vou pra Bolivia, sei lá…. 

  35. Míriam, motivo de riso.

    Sinceramente, esta senhora tem tantas credibilidade quanto o Maílson! Ninguém com juízo leva suas patacoadas a sério.

    E o “jornalismo” Global dá pena. Quando não é a “Leitoa”,  é a “Renatardada” (apelido “carinhoso” dado pela redação da “Folha de São Paulo”, contado para mim por amigos que trabalharam lá) e as “fanhas” da CBN!

    É realmente trista a decadência!

  36. aposentados desprotegidos

    Congressistas confirmaram o veto de dilma que deixa aposentados ferrados com seus beneficios…

    E dilma refém do pmdb que é quem realmente Governa…

    Bem, certos petistas, políticos, funcionarios de esta tais lucraram muito, demais…

    Assim, por qual MOTIVO pensariam nos  veios…

     

    ‘ 

  37. FACIL FÁCIL

    A solução parece fácil fácil, como vemos nos comentários.

    O difícil, talvez impossível, é convencer o Estado a prover essas mudanças.

    Quanto à ML, pelo que se comentava há alguns anos, talvez décadas atrás, ela só faz o que é possível para ela já que,por não corresponder ao Padrão Global (melhor Padrão Bossal), ela não teria como expor sua figura na medina de forma tranquila, então, já que o de fora não agradava a saída foi vender o de dentro, mas, aí, só se usasse para ratificar os valores do DNA da Vênus Folheada à Prata é o que temos e teremos dela, desde e para sempre.

  38. Eu já estou de saco cheio de ouvir falar neste assunto,

    Como  se em algum momento houvesse havido uma sociedade sem corrupção, sem que uns tentassem esbulhar os outros para ficar com a maior parte.  O mais incrível é que em nome da luta contra este mal, inevitável ao meu ver,  vidas e riquezas são destruídas aos milhares.  Hoje no Brasil se assiste a um campeonato para ver quem é o mais implacável contra a corrupção.  De um lado uma presidente que, egoisticamente, quer passar para a História como a incorruptivel, e para isto mantém um ministro da justiça que suporta e apoia todos os desmandos em nome de uma luta anticorrupção, “doa a quem doer” .  De outro lado uma oposição, com uma longa história de corrupção, se aproveita da idiotice do governo para jogar sobre ele todos os males que ela mesmo forjou ao longo de nossa História.

    Sinceramente, o mundo dos falsos  puritanos em que vivemos, é o pior mundo possível para qualquer mente sadia, capaz de aceitar que um mal aconteça para evitar males maiores.  

    Sim, estou de saco cheio, mais com o governo do que com a oposição.  Esta não me desiludiu, pois nunca me iludiu. Mas o governo que eu ajudei a eleger?  Por que estes sacripantas não pararm com este campeonato e voltam os seus olhos para o mundo real que os  rodeia? Por que não agem contra este turbilhão colocando um fim neste sofrimento?  Por que não olham para o futuro e digam: Mais vale um futuro melhor para milhões de brasileiros do que ver um corruptozinho  qualquer pegar alguns anos de cadeia.

    1. Aproveito para comentar

      que a política do “doa a quem doer” vai é doer no lombo do povo, já que os ladinos conseguem se safar facilmente.  Os ladinos pegarão alguns anos de cadeia, mas milhares de famílias ficarão mais uma eternidade na pindura e nas insuficiências devido a esta política insana. 

  39. O juiz Loro é um papagaio

    O juiz Loro é um papagaio preso ao puleiro por uma corrente. 

    Os papagaios falam. Ou melhor, repetem as frases que os ensinam a repetir. A grande questão é: Quem está ensinando ao juiz Loro as frases a serem ditas em seu “trabalho” diário? 

    Como juiz, os ensinamentos a Loro, do ponto de vista da doutrina do Direito e da jurisprudência, não possuem nada de substancial. Ao contrário, Loro é um juiz medíocre. Tenho certeza de que os operadores do Direito sabem disso. Loro é um papagaio que voa somente no campo virtual. No campo da realidade, não passa de um juiz papagaio que deseja escapar urgentemente de sua vida medíocre, preso que está a um puleiro por uma corrente. E pior, não tem consciência disso. 

    A Rede Globo e suas demais mídias seguidoras dão a Loro a sensação de que está em um estágio de muito poder. Virtualmente, a Globo se encarrega de colocá-lo no imaginário do país. Deu-lhe prêmio e sua cara tem sido estampada na tela das televisões da maior parte do Brasil. Quem nunca ouviu falar do juiz Loro, o papagaio que manda prender?

    Segundo o post, Loro “copiou a estratégia e o ideário dos colegas italianos,…”  “…que serviram de fundamentação ideológica para a Operação Mãos Limpas, na Itália.” Talvez tenha sido por isso que foi escolhido para ficar preso ao puleiro. A denominada Globalização saía das pranchetas dos detentores da riqueza mundial. EUA e Inglaterra lideravam e davam o norte para o neoliberalismo. Ou seja, isso é coisa velha, do começo dos anos 90. Loro não tem noção de história e, muito menos, de economia. Posteriormente, a Globalização iria mudar tudo. Quem estivesse no poder e quisesse se locupletar teria uma bela e desimpedida estrada para fazê-lo: O FINANCISMO! 

    Loro é um papagaio muito burro! 

    O post informa:

    “Sérgio Moro copiou a estratégia e o ideário dos colegas italianos. E os Procuradores brasileiros não abriram mão da fornida ajuda dada pelo Departamento de Justiça norte-americano, inclusive apontando corrupção na Eletronuclear – que sequer estava na mira da Lava Jato, mas na mira do governo dos EUA e de sua indústria nuclear. Retribuíram fornecendo subsídios para que o Departamento de Justiça processe a Petrobras nos Estados Unidos.”

    Mas há a possibilidade de que Loro não seja tão burro. Talvez esteja ciente do acima transcrito. Se for assim, Loro continua burro, mas tem um quê de esperteza, sabendo aproveitar as oportunidades em seu favor.

  40. Ocê não me convenceu não

    Nassif

    Bora argumentar melhor, tá obvio que carteis como das construtoras e montadoras é prato cheio pra corrupção. O que é melhor pedir puxulé para 10 empresas ou para 100? Em 100 vaza a jato….Já para 10 vira jantar no figueira rubaiat na faixa!

  41. Se desenvolvimento for sinônimo d ecorrupção

    então quero uma sociedade corrupta…. as outras opções: voltar a idade da pedra ou a estagnação.

     

  42. Se desenvolvimento for sinônimo d ecorrupção

    então quero uma sociedade corrupta…. as outras opções: voltar a idade da pedra ou a estagnação.

     

  43. Corrupção é atribuição

    Corrupção é atribuição exclusiva da infiltração privatista no que é público.

    “Vote em mim. Vou levar a eficiência das empresas privadas para o setor público.”

    De fato empresa privada é eficientíssima em corromper o estado, catar o que é de todos para concentrar em si mesma. Legalmente ou não.

    “Ah, mas quem pediu ‘caixinha’ foi o fiscal, não fomos nós que oferecemos.”

    Pois é… fiscal privatista. Além do que, se o fiscal pediu, a empresa pagou. Isso quando o filho do dono da empresa não é cunhado do fiscal.

    Tem é que afastar todos esse “arrumadinhos” do estado, isso sim.

  44. “Democracia “imperfeita”? Mas

    “Democracia “imperfeita”? Mas qual seria o modelo perfeito de Democracia?

    Partindo dessa premissa (falsa), o autor do texto supõe que haja uma Democracia perfeita, e que ela seja capaz de funcionar como mediadora “perfeita” dos conflitos de classe em um sistema (perfeito) capitalista.

    Não, caro amigo, a corrupção é endêmica ao modelo econômico de concentração de riqueza sob a égide da compra de força de trabalho para gerar lucro.

    A lei, a formalidade, o Estado, as regras e normas são “anomalias” que impedem a realização do ideal (liberal ou intervencionista) capitalista.

    miriam pitonisa erra, mas erra menos que o autor do blog…Pior que ideologizar tudo (no ponto de vista dela é correto, porque seu trabalho é travar a luta ideológica travestida de “imparcialidade analítica”) é desideologizar tudo, como pretendeu o autor do blog.

    1. O modelo perfeito de democracia

      O modelo perfeito de democracia é aquele onde o governo faz o que o comentarista quer.

      De resto, a corrupção não é endêmica ao modelo econômico de concentração de riqueza sob a égide da compra de força de trabalho para gerar lucro. A corrupção é endêmica a qualquer sistema que permita que ela ocorra. Se fosse assim, não existiria corrupção sob regimes comunistas que não compram a força de trabalho nem geram lucro. Então, de onde vieram aquelas máfias que surgem após a queda desses regimes? Elas foram geradas instantâneamente no dia seguinte à mudança para o capitalismo? É claro que não. Aquelas quadrilhas já existiam desde muito, incrustradas na opaca burocracia do sistema e atuando sobretudo no mercado negro. Um regime fechado e sem transparência é o ambiente ideal para gerar corrupção.

  45. Nassif não foi bem nesse

    Nassif não foi bem nesse texto, confundindo neo-liberalismo com ausência de regulação de mercado, quando seu antônimo deveria ser o protecionismo de mercado, exatamente o que Mirian Leitão ataca. Exatamente o que derruba há anos nossa competitividade. Tenta justificar o injustificável dizendo que a corrupção num sistema fechado é culpa de uma “democracia imperfeita” e não dá ausencia de concorrência. No mais, temos o de sempre, discorre com bastante parcialidade pra agradar a maioria do público do blog.

    1. Perfeito

      Esse comentário mostra que não é preciso um longo texto cheio de palavras para explicar o óbvio. A miragem de uma “democracia imperfeita” pressupõe que o povo é perfeitamente honesto, e são os desvãos da democracia imperfeita que levam os desonestos ao governo. É falso. O povo é tão (des)honesto quanto os políticos, e os empresários são tão (des)honestos quanto o povo – é o temor da concorrência que os obriga a ser eficientes.

  46. A Miriam têm limitações normais para o entendimento das questões

    Fora isto é assalariada da Globo.

    Para que exista um programa de governo imune a interpretações limitadas com críticas rasteiras, ingênuas e maldosas é preciso que este programa se assente em bases imutáveis,  incorruptíveis, ai, deste alicerce sólido e natural, desabrocham as ramas das diversas ações de competênica governamental blindadas a interpretações errôneas.

    Sem isto, são estas acusações soltas no ar, que dotadas de leveza insustentável, sombreiam as fimbrias a princípio e o corpo principal das políticas públicas com o passar do tempo, criando penumbra e umbra nas trivialidades da vida.

    Cobrar da Míriam, talentosa, mas mera jornalista o que o governo não faz, não me parece justo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador